A uruguaia

A uruguaia Pedro Mairal

Resenhas - A uruguaia

Guilherme 22/08/2020

O quê posso fazer? Gosto desse tipo de leitura. Sobre relacionamentos, sobre convivência, sobre as rotinas decadentes, livros tecidos com a fina malha humana. O livro é relato de um dia na vida do personagem para a sua esposa. Nisso penetramos a trama complexa e delirante das relações, melindres, prazeres e raivas. Uma leitura fluída, prazerosa, contemporânea, com forte sangue latino-americano.
Um boníssimo livro, lerei outras obras de Pedro Mairal.

Nelissa 23/08/2020

A Uruguaia é um livro de escrita bastante envolvente e que traz questões reais que aproximam o leitor, embora muito do que é demonstrado do personagem principal já sejam coisas ?batidas?, é um livro que vale a pena ler. Traz reviravoltas e desfecho interessantes.

Paula 18/09/2020

Fluido e regional
Quem já pisou no Uruguai vai se sentir super representado. Há nuances do povo e pais que são muito perspicazes. Em alguns momentos há citações igualmente sagazes sobre o Brasil. A escrita e as vezes muito crua, de tão sincera. Por isso mesmo, de alguma forma, todos vão se ver neste dia em Montevideo narrado pelo autor. Escrita na forma de uma carta a sua esposa, este livro é uma pequena luz na literatura sul-americana da atualidade.

Silvio 31/12/2020

É uma leitura muito fluida, para sentar, relaxar e ler em uma tarde. Gostei muito de relembrar todos os lugares que estive quando viajei para o Uruguay (o Terminal Tres Cruces, Pocitos, a Rambla, o Parque Rodó, Av. 18 de Julio, Cabo Polônio, Valizas).

Flaviatrevisan 01/01/2021

Curti
Romance leve e despretensioso com trama envolvente. Daqueles que se lê do início ao fim de uma vez só.

Débora 02/04/2021

A Uruguaia
Uma leitura leve e dinâmica. Uma abordagem sobre a masculinade frágil e o encontro com os desfechos necessários na vida. Divertido e objetivo na medida exata.

Ramon 02/04/2021

Interessante
O livro é bom. Tem a pegada da escrita latino-americana com a riqueza de detalhes das cenas e dos lugares. A narrativa envolve, mas não é uma história que te abraça. Por ser considerado best-seller eu esperava mais, considerei superestimado.
Mas vale a leitura!

Marcio.Caldas 02/11/2022

Indicação certeira
A partir de uma indicação da Internet, fui apresentado a uma leitura cativante, de um autor com facilidade pra escrever sobre a vida cotidiana. É salutar acompanhar os medos, sufocou, dúvidas e hesitações do personagem através de suas páginas.

Natalia.Barros 13/06/2021

Ao contrário de muitos outros livros, nesse você não vai gostar muito do personagem, e não tem nada de errado nisso. Você torce o tempo todo pra que ele se f**a mesmo, rs. Bem típico de hétero com o orgulho ferido escrever um livro repleto de detalhes (que eu apostaria que ela não teria perguntado) para a ex esposa. E isso tudo só torna o livro ainda mais interessante. Vale a pena ler!

Paulo 28/11/2022

O Insuportável
Todos nós conhecemos um Lucas, típico esquerdo macho que ama jogar a culpa nas circunstâncias da vida e não em suas atitudes. Diz que é amor e trai a esposa (diversas vezes), diz que não vive sem o filho e que é o seu fardo, diz que ama a esquerda e mesmo assim sonega e é roubado, que é sustentado por terceiros e mesmo assim acha motivos para se achar superior... estou cansado desse tipo de gente e muito mais ainda de ler sobre esse tipo.
Se eu soubesse que seria com isso que iria me deparar, nem o livro teria comprado e contribuído monetariamente com o escritor. Livro com um cunho autobiográfico gigante, Lucas é Pedro, como ele diz nas páginas finais, que escreve daquilo que lhe acontece.
Talvez o que valha seja que no final, depois dessas circunstâncias o terem prostrado, ele finalmente consiga enxergar suas atitudes e tenha sua redenção.
Bi 16/02/2023minha estante
Li várias resenhas atrás de uma que fosse assim, sincera. Acho que está na hora de parar de romantizar gente escrota.

26/12/2021

A crise de meia idade dos millennials
Ótimo livro sobre a crise de meia idade dos millennials, que questionam o casamento apesar de amar o parceiro, que querem aventuras mas também uma vida ordinária, e que visualizam no horizonte novas formas de amar e ser feliz (algo que as novas gerações já tem como padrão). Excelente livro.

Bru 15/04/2022

O enredo basicamente trata de uma confissão do marido à esposa, com seus sentimentos e desabafos, que lhe acabam sendo libertador.
Achei confusa algumas partes, com detalhes exagerados que deixam a leitura cansativa.
Algumas reflexões muito validas é que tornou, ao meu ver, a leitura menos maçante, tal como o conceito amplo de família ao final e sobre relacionamentos.

Lorena 09/01/2022

Leitura fluida e rápida. Eu particularmente adoro essa pegada cotidiana e pouco fantasiosa, de vez em quando faz bem pra cabeça ler sobre possíveis realidades.
É narrado em primeira pessoa e é interessante acompanhar as linhas de raciocínio do Lucas, o protagonista.
Basicamente fala sobre a vida ?mais ou menos? dele, com uma ponta de humor aqui e ali, algumas mediocridades e MUITO da vida adulta mediana. Traição, problemas no casamento, problemas financeiros, paternidade e maternidade?
Gostei bastante do final, o jeito no qual o autor encaminhou a trama foi bem resolvido, nenhum ponto sem nó, com Lucas e Catalina se tratando como adultos que são. Fiquei feliz com a forma que terminou o livro, de verdade! Tudo sempre se resolve kkkkk