A uruguaia

A uruguaia Pedro Mairal

Resenhas - A uruguaia

Lorena 09/01/2022

Leitura fluida e rápida. Eu particularmente adoro essa pegada cotidiana e pouco fantasiosa, de vez em quando faz bem pra cabeça ler sobre possíveis realidades.
É narrado em primeira pessoa e é interessante acompanhar as linhas de raciocínio do Lucas, o protagonista.
Basicamente fala sobre a vida ?mais ou menos? dele, com uma ponta de humor aqui e ali, algumas mediocridades e MUITO da vida adulta mediana. Traição, problemas no casamento, problemas financeiros, paternidade e maternidade?
Gostei bastante do final, o jeito no qual o autor encaminhou a trama foi bem resolvido, nenhum ponto sem nó, com Lucas e Catalina se tratando como adultos que são. Fiquei feliz com a forma que terminou o livro, de verdade! Tudo sempre se resolve kkkkk

10/11/2022

A uruguaia
Romance de leitura rápida. A escrita é como uma conversa, o protagonista narra um dia de sua vida pontuado por diversas informações de passado e futuro.
Gostei bastante.

"Será que é porque a gente só presta atenção naquilo que nos diz respeito e por isso recorta do infinito caos cotidiano exatamente o que nos toca?"

isa.dantas 09/04/2019

Uma leitura gostosa e divertida num livro bem escrito. Bom pra ler numa sentada.

Pamela.Baena 13/10/2019

Em "A Uruguaia", acompanhamos os trajetos e pensamentos do narrador-personagem Lucas, no auge de seus 45 anos, imaturo, egoísta e inconsequente. Só poderia ser uma história sobre um escritor fracassado. O escritor portenho em questão recebe um adiantamento para a produção de dois trabalhos que mal existem na ideia. Devido à inflação argentina, vai ao Uruguai retirar seus dólares para trocar no câmbio clandestino de sua cidade, planejando um bate-volta de ferry, a travesia pelo Rio da Prata que conecta os países vizinhos. Usando a busca do dinheiro como desculpa, Lucas marca data e hora para trair a esposa com uma uruguaia conhecida em outras ocasiões, não se contentando com as frustrações dos encontros anteriores. Ridiculamente imerso em si mesmo e em sua paixão por uma uruguaia idealizada por meses, o encontro acaba decidindo os rumos da sua vida. Os países são como personagens, quase culpados pelo desfecho. Pelo menos as paisagens são bonitas.

gabi.acervodagabii 27/08/2022

queria não ter lido tantas resenhas sobre "a uruguaia" antes do livro propriamente dito. sempre via citações sobre liberdade, e isso foi frustrado, pois achei a leitura um tanto superficial e o protagonista, babaca. ora você tem empatia por pereyra, ora torce para que ele se dê mal.

não me apeguei ao livro provavelmente por ser curtinho. no entanto, alguns pontos são muito interessantes, como o paralelo entre traição e perdão, a rotina nada romantizada de ter um filho e a urgência de se revisar o formato clássico de família.

enfim, leitura rápida e muito fluida. é um bom livro para ressaca literária, mas não muito além disso.

Cassia_kk 20/06/2022

Leve e fluido
"Se você não aguenta a vida experimenta uma vidinha"

Esse livro é legal, dá p ler de uma sentada. Não é o melhor livro da vida, mas tem coisas muito interessantes no decorrer da história.
É bom acompanhar as reflexões do personagem principal, que uma hora odeia e em outra vc tá com dó.

Gostei bastante.

26/12/2021

A crise de meia idade dos millennials
Ótimo livro sobre a crise de meia idade dos millennials, que questionam o casamento apesar de amar o parceiro, que querem aventuras mas também uma vida ordinária, e que visualizam no horizonte novas formas de amar e ser feliz (algo que as novas gerações já tem como padrão). Excelente livro.

Gilson 26/02/2020

Uma narrativa sensível sobre os fracassos da vida
Pedro Mairal apresenta neste segundo livro uma sutileza narrativa ímpar que irá agradar aos leitores que admiram o bom uso das palavras. Uma história de fracassos pessoais, amores proibidos e relações tumultuadas, inclusive deixando um grande mistério em aberto para que o leitor decida a participação de Guerra.
Um livro para ler e reler sempre colocando sob perspectiva nossa vida.

Flaviatrevisan 01/01/2021

Curti
Romance leve e despretensioso com trama envolvente. Daqueles que se lê do início ao fim de uma vez só.

Juliana Ribeiro 07/07/2020

Uma boa leitura
O livro é uma leitura boa, agradável e rápida.
O protagonista é um escritor argentino, que vai até Montevidéu buscar um adiantamento em dinheiro vivo, para escapar do câmbio oficial. A viagem é também um pretexto pra encontrar Guerra, que ele havia conhecido há alguns meses.
A narrativa é interessante. As descrições são muito boas, para quem conhece Montevidéu e Buenos Aires é bem bacana para revisitar as cidades.
Tem trechos bem divertidos e momentos de tensão, mas achei que o final deixou a desejar. Não pelos acontecimentos, mas pela escrita. Acho que poderia ter desenvolvido melhor o desfecho.
De toda forma é uma leitura bem agradável, recomendo.

Guilherme 22/08/2020

O quê posso fazer? Gosto desse tipo de leitura. Sobre relacionamentos, sobre convivência, sobre as rotinas decadentes, livros tecidos com a fina malha humana. O livro é relato de um dia na vida do personagem para a sua esposa. Nisso penetramos a trama complexa e delirante das relações, melindres, prazeres e raivas. Uma leitura fluída, prazerosa, contemporânea, com forte sangue latino-americano.
Um boníssimo livro, lerei outras obras de Pedro Mairal.

Nelissa 23/08/2020

A Uruguaia é um livro de escrita bastante envolvente e que traz questões reais que aproximam o leitor, embora muito do que é demonstrado do personagem principal já sejam coisas ?batidas?, é um livro que vale a pena ler. Traz reviravoltas e desfecho interessantes.

Marcio.Caldas 02/11/2022

Indicação certeira
A partir de uma indicação da Internet, fui apresentado a uma leitura cativante, de um autor com facilidade pra escrever sobre a vida cotidiana. É salutar acompanhar os medos, sufocou, dúvidas e hesitações do personagem através de suas páginas.

Submarino 04/10/2022

Uma história de amor diferente...
Um livro super diferente e direto sobre uma história de amor meio torta. Não é sempre que a gente se depara com uma narrativa tão legal e real sobre os problemas do casamento e da vida fora dos contos de fada.

Paula 18/09/2020

Fluido e regional
Quem já pisou no Uruguai vai se sentir super representado. Há nuances do povo e pais que são muito perspicazes. Em alguns momentos há citações igualmente sagazes sobre o Brasil. A escrita e as vezes muito crua, de tão sincera. Por isso mesmo, de alguma forma, todos vão se ver neste dia em Montevideo narrado pelo autor. Escrita na forma de uma carta a sua esposa, este livro é uma pequena luz na literatura sul-americana da atualidade.