My Year of Rest and Relaxation

My Year of Rest and Relaxation Ottessa Moshfegh

Resenhas - My Year of Rest and Relaxation

Soares129 05/11/2023

Muito bom não recomendo (se eu tivesse lido esse livro 6 meses atras em uma condição mental minimamente pior tinha ido de arrasta

Camomila4 14/05/2022

Descanso e relaxamento
A protagonista demonstra um ego intelectual inflado que lhe causa apenas agonia. Ela luta contra uma depressão que não sabe que está lá, seu escape é o sono enquanto seu corpo tenta desesperadamente sobreviver enviando sinais. O final é pacífico e trás consigo uma estranha calma. Ela não tem nada, é amarga e rude, tem comportamentos duvidosos mas em algum pequeno nível você se identifica com algo.

laura3954 21/11/2023

Apenas não.
Eu nunca irei perdoar a internet por ter hypado esse livro e eu nunca irei me perdoar por ser influenciável.
Não dei meia estrela porque, infelizmente, já li coisas piores, mas esse não passa longe.

emi 01/02/2024

My year of rest and relaxation
Tem anos que eu vinha enrolando pra ler esse livro. O motivo foi as opiniões divididas sobre ele, muitas boas, muitas ruins. No fim, eu gostei.

Não é um livro cheio de surpresas (seja lá se há alguma surpresa nele), ele é monótono, já que conta a história de uma mulher depressiva que resolve dormir por um ano. Ainda assim, não senti a leitura cansativa, era desgastante, mas pelo simples motivo que não é fácil ler sobre alguém com um transtorno mental tão difícil de interpretar. Cheguei a me sentir exausta cada vez que fazia uma pausa na leitura.

A personagem principal, que não tem nome, é difícil de por em palavras exatamente meus pensamentos sobre ela. Uma hora eu me identifico e sinto compaixão, em outra ela é o pior ser humano do mundo.

Em geral, é um bom livro e a escrita é brilhante. Recomendaria.

Aline | @42.books 29/05/2022

A premissa desse livro é bem particular, e foi o que me moveu a começar a leitura. Com uma história meio fantasiosa e uma personagem intrigante, esse livro é uma experiência bastante única. Gostei muito de como tem um tom de absurdo misturado com realidade, e de como as várias camadas dessa hibernação da protagonista são trabalhadas durante a leitura. Achei uma boa surpresa.

nhazusa 15/11/2023

Sensacional
Incrivelmente bem escrito, me fez simpatizar com a personagem principal mesmo ela sendo uma verdadeira 🤬 #$%!& . acho que dentro de todas as mulheres tem uma mulher que nem ela, que é má sem necessariamente a intuição de ser má, ou mesmo ligar pra isso. 10/10

júlia 17/10/2022

acordadíssima vendo a narradora dormir
durante quase trezentas páginas, eu acompanhei a narradora sem nome mencionado em um ciclo vicioso de tomar remédios para estar cada vez menos acordada vivendo. é um pouco estranho aceitar um livro inteiro de uma mulher se drogando e dormindo, ainda mais quando se trata de uma protagonista um tanto rude em diversos momentos. isso me faz entender as críticas negativas, e não foi motivo para me fazer desgostar da história, muito pelo contrário.

não consegui encarar o livro como um lugar em que nada estava acontecendo, a depressão da narradora estava a todo vapor, e me prendeu demais. foi um mergulho em uma mente completamente exausta e desesperada, de uma maneira que eu nunca experimentei em nenhuma outra história. Ottessa foi genial com o sono e o afastamento da própria vida que a protagonista necessitava.

apesar de ter amado todo o desenvolvimento, não sei se compreendi bem o final. achei bonito e quase chorei, mas me passou a ideia de que todas as escolhas erradas da protagonista para lidar com a doença fizeram sentido. se o ?renascimento? dela funcionou no final das contas, ótimo, torcia por ela, mas não sei se gosto do fato do processo ter sido dado como eficaz.
Sami 30/12/2022minha estante
Eu achei que ela tinha ficado maluca no final do livro.

Duda 16/10/2022

My Year of Rest and Relaxation
Foi o primeiro livro que eu li escrito totalmente em inglês, algumas partes foram confusas mas consegui entender com o contexto.

A narradora, que narra em primeira pessoa, cansada de viver, decide tirar um ano para dormir. Ela conhece uma psiquiatra, a Dr. Tuttle, que é provavelmente a pior médica de toda a literatura. As cenas das consultas com ela eram bem cômicas, mas no fim a narradora sempre conseguia remédios pra dormir, com a desculpa de que ela tinha ?insônia?. Até mesmo depois de perceber que seus remédios estavam deixando ela inconsciente por dias, o que poderia ser BEM perigoso, ela continua tomando eles.

A narradora tem uma amiga muito próxima, a Reva, e elas formam a amizade mais tóxica que já vi. A narradora não se preocupa em ter um propósito de vida, em ser algo para alguém, ela não se preocupa em ser produtiva nem em fazer as pessoas gostarem dela. Ela simplesmente não gosta do conceito de viver, acredito eu. Mas Reva parece querer sempre suprir as percepções que os outros tem sobre ela, se esforçando para criar uma ?personagem?. Sinto que Reva realmente se importava com o estado da narradora, mas não ajudava muito, até porque ela não queria ser ajudada, e deixava isso bem claro.

A morte de seus pais foi impactante na vida da narradora. Claramente teve um efeito no psicológico dela, mas ela tentava sempre reprimir esse sentimento.

Tem também o Trevor, que é muitos anos mais velho que a narradora, e é o típico babaca. Foi meio deprimente ver o quanto ela era dependente da sua relação com o Trevor, por mais tóxica que seja. Ele acaba se casando com outra mulher.

No fim, quando a narradora finalmente consegue ter uma visão do futuro, mesmo que mínima, tudo desaba novamente quando a Reva acaba morrendo no 11/09.

Amei a obsessão da narradora com a Whoopi Goldberg, e o fato dela ser aparentemente perfeita, mas mesmo assim ter uma infinidade de problemas e agonias pessoais, tendo uma forte indiferença com a vida, contradizendo o comportamento que sociedade esperaria de uma mulher como ela.

Eu poderia descrever esse livro como extremamente feminino, pra mim faz sentido.

julia 22/02/2022

Insuportável e fascinante
Depois de muito se arrastar até a metade, o livro se transforma em uma maravilha descritiva, de forma que não se pode negar a importância dos momentos de difícil leitura como parte de um processo único e intrigante da protagonista (que termina o livro sem nome). Tão surpreendente quanto essa construção, é a personagem de Reva, melhor amiga da narradora. Reva brilha através do papel, Reva é tão especial quanto qualquer outro elemento do livro ? e Reva cresceu, antes de mergulhar no infinito. Foi um prazer conhecê-la e também conhecer uma nova narradora. Observo que sento falta de um epílogo. Sentir um pouco mais do gosto das palavras de Ottessa Moshfegh ? que deslumbrantes se desenrolam em literalidade e abstratismo simultaneamente ? e também das personalidades detestáveis, transformadas em apego ao longo do livro.

Acho que nunca demorei tanto para ler um livro e estava convencida de que rasgaria nota e avaliação terríveis por aqui. Mas é difícil não admitir que se trata de uma obra de arte ? a ser apreciada com delicadeza, dentro de um tempo subjetivo, mas que não deixa pontas soltas e mergulha da forma mais profunda possível na relação de uma personagem principal com a vida.

mirtiloazedo 06/03/2023

Não tem nada de Lana Del Rey
Essa mana além de racista, é maluca
simplesmente, uma puta privilegiada que acha que pode justificar a depressão dela em tudo, principalmente no fato de ela ser uma tremenda babaca egoísta.

cecibjs 11/11/2022

Um vazio reflexivo de propósitos
O livro é muito bem escrito, mas não funcionou para mim. Não gostei da forma que foi apresentada a depressão pela personagem principal, além de que, me fez entrar em um profundo loop depressivo.

Malu 10/02/2022

Intenso
Fiquei o livro todo pensando na Lila quando leu o livro da Lenu que falava da realidade do bairro "feio, Lenu, feio, feio", ela disse isso aos prantos; foi mais ou menos assim que me senti lendo esse livro, não é bonito, é real e puro.
Achei toda a trama do porquê ela queria dormir por um ano inteiro muitíssimo interessante, essa forma de escapar da realidade.
A autora foi genial ao abordar o estado mental da narradora e ao mesmo tempo ela ser arrogante, mesquinha e egocêntrica não deixando nenhuma chance do leitor sentir simpatia pela protagonista.
Apesar de ser um livro com uma escrita super fluida e abordar temas importantes de uma forma fantástica não é possível ignorar o quanto é problemático em alguns trechos e também que não é um livro pra ser romantizado!
É uma leitura completamente maluca e não sei se recomendaria pra alguém...

soheecut0 04/03/2023

Validando minha existência as a lazy whore
A protagonista é totalmente maluca and i can relate?

É um livro bastante pesado do início ao fim, tem umas partes que você fica querendo parar de ler justamente pelo fato de só acontecer merda atrás de merda com a protagonista mas em geral é uma leitura que te traz alguns questionamentos sobre si e como você tá lidando com a sua vida.