My Year of Rest and Relaxation

My Year of Rest and Relaxation Ottessa Moshfegh

Resenhas - My Year of Rest and Relaxation

barbara 04/04/2022

jss essa mona tem cada ideia muito doida,, o final da reva previsível coitada da queen fly high angel
barbara 04/04/2022minha estante
e a protagonista frutinha to nem ai

lelourensz 28/04/2022minha estante
Literalmente quando li anos 2000, já sabia que algo ia ser relacionado ao 911

barbara 28/04/2022minha estante
simm aí quando ela falou das torres gêmeas selou o destino da reva tadinha

cecibjs 11/11/2022

Um vazio reflexivo de propósitos
O livro é muito bem escrito, mas não funcionou para mim. Não gostei da forma que foi apresentada a depressão pela personagem principal, além de que, me fez entrar em um profundo loop depressivo.

iozorb 25/01/2023

É um livro interessante e bem peculiar. Os personagens não são nem um pouco gostaveis e suas ações e pensamentos são totalmente fora da curva e repudiantes, mas, ao mesmo tempo, todos tem esse desejo de sobreviver no seu próprio corpo que é totalmente identificável.
É como se fosse um livro de filosofia escrito ao contrário com todas as lições sendo como não viver, como não ser feliz (como um existencialismo invertido) então acredito que você tem que pensar muito pra pegar algo dele.
Tenho críticas principalmente a quantidade de remédios tarja preta que o livro cita nomes e como usar, além da romantizção de seu consumo. Tem muito preconceito (o que talvez faça parte do "aprendizado ao contrário", mas preconceito é preconceito) e a leitura nao flui, já que e impossível gostar dos personagens.
Foi uma leitura boa no geral que me fez pensar bastante.

amanda weibel 10/01/2022

um dos piores livros que já li na vida. porém, surpreendentemente, a leitura eh extremamente fluida e até me prendeu algumas vezes.

não acontece literalmente NADA aqui. fui até o final esperando uma melhora, mas nem isso. final de mErda

Maria Eduarda 09/01/2022

Final péssimo, um pouco irritante mas viciante. Personagem absurdamente autocentrada mas nao tem nada a ver com a depressão e os traumas horriveis dela, parece uma Carrie de SATC dopada ! Apesar disso, uma bela crítica a péssimos psiquiatras e thetahealers ??

Rapha Russi 14/10/2022

Não sei o que dizer, apenas sentir
Em alguns momentos me identifiquei demais com a personagem principal e já tava começando a pensar "e não é que seria uma boa ideia passar uma ano dormindo?"

E vamos de terapia.

marcelli 16/12/2022

livros que eu fico?
não sei se gostei. não sei se indicaria pra alguém.
sei lá, só sei que me prendeu, achei inovador.
detesto simplesmente todos os personagens apresentados.

anpanjulia 07/09/2022

um livro um tanto esquisito. uma pessoa me parou numa estação de trem pra me dizer que não conseguia ler essa autora por ser muito dark, mas eu discordo, a autora escreve bem e de uma forma que te prende na história, por mais maluca que ela seja. a personagem principal precisa muito de terapia pois não sabe reconhecer as própria emoções ou expressa-las (não a culpo, pois mais doida que ela só a mãe dela). ela é má com a melhor amiga e apática para com a vida que vive, mas pelo menos reconhece os próprios privilégios. o final é um tanto... não sei explicar. gostei do livro, mas não achei muito mais do que isso.

Malu 10/02/2022

Intenso
Fiquei o livro todo pensando na Lila quando leu o livro da Lenu que falava da realidade do bairro "feio, Lenu, feio, feio", ela disse isso aos prantos; foi mais ou menos assim que me senti lendo esse livro, não é bonito, é real e puro.
Achei toda a trama do porquê ela queria dormir por um ano inteiro muitíssimo interessante, essa forma de escapar da realidade.
A autora foi genial ao abordar o estado mental da narradora e ao mesmo tempo ela ser arrogante, mesquinha e egocêntrica não deixando nenhuma chance do leitor sentir simpatia pela protagonista.
Apesar de ser um livro com uma escrita super fluida e abordar temas importantes de uma forma fantástica não é possível ignorar o quanto é problemático em alguns trechos e também que não é um livro pra ser romantizado!
É uma leitura completamente maluca e não sei se recomendaria pra alguém...

emma 17/07/2023

Mto ruim. eu tô mto puta pq n tem nenhuma reflexão significante, nada! além do mais super irresponsável. Se vc gostou pq se identificou? Sinto mto, n faz sentido pra mim e n faz sentido alguém ter gostado pq n te leva a NADA

LAvia 28/11/2022

se vc se identificou com a personagem,vá pra terapia meu bem
honestamente a personagem principal me lembra aquele meme da Isabela boscov uma pessoa amarga, negativa, hostil. Mas retrata bem a apatia de uma pessoa depressiva, que não quer viver naquele momento, que o passado é uma coisa difícil de ser lembrada e constantemente os pensamentos trazem lembranças difíceis, o presente é uma coisa penosa de ser vivida e o futuro é um peso. Me identifiquei em certos momentos com a personagem (e quem não né) mas o final deixou a desejar

priscillaa. 02/09/2023

Quando iniciei este livro eu não sabia o quê esperar, a premissa por si só é extremamente intrigante e até um pouco absurda ? uma mulher que decide entrar em um estado de hibernação por 1 ano inteiro, a fim de escapar dos problemas e da monotonia cotidiana.

Porém este livro me gerou um impacto que eu genuinamente não estava esperando. Em especial a profundidade dos personagens. A maneira como Ottessa Moshfegh conseguiu escrever personagens tão odiavéis e ao mesmo tempo tão palpáveis, principalmente a nossa narradora/protagonista, que durante toda a leitura conseguiu me assustar em cada uma de suas descrições, me fazendo refletir sobre o quão arrogante e ríspido um ser humano consegue ser. Odiei a protagonista do início ao fim, mas saber que essa foi a intenção da autora desde o início tornou tudo um pouco cômico.

O final me decepcionou um pouco, apesar de eu ter previsto os acontecimentos finais, eu esperava que houvesse um impacto maior/ um capítulo mais detalhado sobre o encerramento, entretanto apesar de tudo, o objetivo do livro foi alcançado, a protagonista enfim chegou em seu ano de descanso e relaxamento.

freakingjules 08/01/2022

altas expectativas em vão
bom, não vou mentir, eu esperava mais desse livro. todo mundo que eu vi lendo disse que era incrível, que retratava perfeitamente o estado da personagem, então resolvi dar uma chance.
mas eu não achei tudo isso. é um livro bem diferente do qual eu tô habituada, os personagens são bem mais reais, há diversos temas importantes e que foram abordados de maneira sutil ao longo do livro. também achei interessante ver a perspectiva da personagem, a qual acreditava que não tinha nada de errado com ela e como ela lidava com as situações.
o lado ruim é que a narrativa é meio arrastada, a forma como a autora escrevia não me prendeu em nenhuma parte, o que me motivou a terminar foi por pura curiosidade, e, ainda assim, achei o final meio decepcionante. criei expectativas demais e no fim não foi tudo isso.