Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Fabi 08/06/2024

Não fique com medo dessa leitura, esse livro é simplesmente uma das melhores coisas que você vai ler!

Muito bem humorado e te deixa 1000x mais culto de tanta referência que o machadão coloca! O homem era o bruxo mesmo.

E que final? Eu que estava me divertindo e dando boas risadas durante o livro todo, me arrepiei e fui arrematada por esse fechamento!

Ansiosa para continuar o MCU: Machado Cinematic Universe com Quincas Borba! Kkkkkk

Thalita Teixeira 08/06/2024

Obra muito bem escrita, um clássico. Para quem nunca leu Machado De Assis, recomendo começar por esse livro. Leitura rápida, com capítulos curtos.

ArtyEPinguyn 07/06/2024

Foi minha primeira vez lendo Machado de Assis e confesso que fui procurar opiniões no YouTube sobre o livro haha
Apesar de ser um livro fora da minha zona de conforto, me senti confortável enquanto estava lendo ele. Com toda certeza sinto que posso não ter pegado toda a profundeza dele, mas foi uma ótima primeira experiência com literatura brasileira.

Leticia.Boldo 07/06/2024

Memórias póstumas de Brás Cubas
Acho que é bom começar a descrever o livro pela dedicatória "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas memórias póstumas", com essa frase se dá ideia que o narrador é mesmo Brás Cubas e não Machado de Assis.

Esse livro foi escrito por Machado de Assis em 1881, até onde pesquisei, e sinto que ele deu vida a um personagem tao vivo, dando um legado ao Brás Cubas, um personagem que de tantas aventuras e amores, partiu.

Não foi uma leitura fácil, mas valeu a pena.

Luiz 07/06/2024

Machado de Assis, o primeiro debochado
Comumente falo sobre minhas impressões sobre a leitura mas dessa vez vou deixá-la fazer o trabalho por si só:

[?] Ora bem, há em todos nós um maníaco de Atenas; e quem jurar que não possuiu alguma vez, mentalmente, dous ou três patachos, pelo menos, pode crer que jura falso.

[?] Por que é que uma mulher bonita olha muitas vezes para o espelho, senão porque se acha bonita, e porque isso lhe dá certa superioridade sobre uma multidão de outras mulheres menos bonitas ou absolutamente feias? A consciência é a mesma cousa; remira-se a miúdo, quando se acha bela.

[?] Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.

Alysson.Bezerra 07/06/2024

Mais um elogio
A minha resenha de Memórias Póstumas de Brás Cubas possivelmente ficará perdida dentre tantas que certamente conseguirão tecer elogios melhores. Contudo, uma vez terminada a leitura, é justo gastar alguns instantes para honrar a memória dos autores, o defunto autor (Brás Cubas) e o autor defunto (Machado de Assis).

Se em sua origem o livro era interessante pela sua narrativa e crítica social, o passar dos anos fez com que ele atingisse ainda o posto de documento histórico. O retrato de um Rio de Janeiro dominado por uma elite superficial e decadente é tão interessante quanto atual.

Para alguns a linguagem pode parecer um bocado rebuscada e as referências talvez sejam antiquadas. Mas para os mais curiosos, o livro consegue ensinar bastante. Fico feliz de tê-lo lido.

Bruna.Oliveira 07/06/2024

Amo Machado, mas minha irmã me apresentou esse e eu fiquei abismada com essa obra. Amo cada linha desse livro.

Suh 07/06/2024

Então...
Estava querendo ocupar meu tempo pra ficar longe do celular, fui a biblioteca pública da minha cidade e ja que estava todo mundo falando desse livro , resolvi dar uma chance , ja que nunca o tinha lido no ensino médio...e que bom que não o fiz. Duvido muito que com 15 anos eu ia compreender nem metade das contemplações que Brás faz no livro, ele usa de muitas metáforas e referências pra passar sua mensagem , as metáforas eu compreendi quase todas (acho que a idade ajudou ), mas ja as referências ...essas são condizentes com a literatura da época e mesmo com as notas de rodapé , criar uma linha de interpretação ficou meio entrucado. Porém acho que daqui a alguns anos vou reler e ter novas interpretações.
Uma observação pessoal: sei que temos que levar a literatura brasileira para nossas escolas , mas se vc pegar um jovem, que nunca foi insentivado a ler e lhe entregar um livro como esse ,acho que dificilmente tomaria gosto pela leitura.

Sandrað· 06/06/2024

Dispensa comentários
Memórias póstumas dispensa comentários. Eu já tinha lido há muitos anos atrás mas com o comentário da estrangeira elogiando o livro trazendo nova visibilidade ao livro, resolvi reler e a releitura foi uma experiência incrível. Aliás, Machado de Assis é incrível!!! Só leiam Brás Cubas! Só leiam Machado de Assis! ?

Igor.Banin 06/06/2024

Uma coletânea de pequenos capítulos com rasgos geniais. A literatura do século XIX geralmente não me atrai, mas reconheço a genialidade.

Felipe | @fe.ituras 06/06/2024

Foi a terceira leitura que fiz de Machado de Assis, mas o primeiro romance que li. O modo como o autor ignora os padrões da época e cria um protagonista que narra sua história após a morte, quebrando as regras dos romances estabelecidos, é transformador.

O capítulo VII é o ponto alto da genialidade de Machado de Assis. Um delírio onírico narrado por Brás Cubas que demonstra toda a incrível capacidade de escrita do autor. O sarcasmo e a falta de filtros com que Brás conta sua história complementam essa malícia.

Apesar de tudo isso, em diversos momentos, me senti perdido e distante do protagonista. Alguns devaneios me distanciaram dele e exigiram certo esforço para permanecer preso à história. No entanto, trata-se de uma obra inteligente e sagaz, um clássico da nossa literatura que vale a pena ser lido.

Lisa 06/06/2024

Essa foi uma leitura muito diferente das que tenho feito nos últimos anos. Li esse livro na escola, mas de forma bem desleixada, então aproveitei o hype e recomecei. Que experiência ótima!! O Machado de Assis transforma essa história de forma TÃO rica em conhecimento com as analogias mais profundas possíveis, eu curti demais! Não tem como não indicar pra todo mundo.

emymiranda 06/06/2024

Ao verme que? [?]
?não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria?
essa obra termina desse jeito, inexplicável.
tenho 14 anos, então ler isso talvez tenha sido um pouco desafiador para mim? mas nada que uma pesquisa no google não resolvesse o problema.
Eu super indico esse livro pra quem quer começar a ler machado de assis, ao contrário de outras pessoas que falam muito bem de dom casmurro EU não consegui terminar (achei deveras chatinho, mas pretendo finalizar). Machado de Assis merece toda a fama que tem, sua genialidade já naquela época era de se invejar.
??????????

Raiza 06/06/2024

Não é o tipo de leitura que eu gosto e costumo ler, mas como eu queria expandir meus horizontes, decididas uma chance.
O processo foi interessante, mas também cansativo. Demorei muito pra terminar, mas tão porque o livro é ruim, e sim porque não estou acostumada com a escrita, na verdade, quase parece que eu estava lendo outra língua.
Me arrependo de não ter lido mais minuciosamente e com a mente aberta, assim poderia ter usufruído melhor, mas o prazo da biblioteca me impediu.

Suzart1 05/06/2024

Um livro clássico bem diferente do que se espera
Geralmente quando pensamos em um livro clássico, imaginamos logo algo bem maçante, um livro que você fugiria e morreria de tédio ao ler na escola.

Mas ao ler Memórias Póstumas de Brás Cubas nos deparamos com uma narrativa fluida, com pitadas de ironia, romance e comédia (e claro, toques de um português antigo que te leva a reler algumas vezes até entender, ou não).

São capítulos curtos, que pulam de lembranças e lembranças, mas que prendem e divertem o leitor. Fica a curiosidade em saber qual o próximo passo do autor e personagem principal, Brás Cubas. Fico feliz em ter dado chance ao livro!