Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Mih 11/09/2010

Um livro de tamanha genialidade não poderia mesmo ter menos de 775 abandonos numa rede de leitores de Crepúsculo e auto-ajuda.

Diego 27/06/2012minha estante
Atualmente 1486 '-'
Triste realidade

Deby 10/08/2012minha estante
Já que é pra contar...
1578 no momento.
Ainda não o li, mas com certeza o farei.

De.emilio 02/09/2012minha estante
Bizarro isso, o que acho pior é a baixa nota dele apenas 3.9. Um dos melhores livros brasileiros =/

DuDepp 12/09/2012minha estante
Devo falar em defesa daqueles que não leram. O fato de eu não ter lido não me torna um ser medíocre e tampouco fã dessas modinhas do tipo Crepúsculo. Eu simplesmente não consigo ler devido à forma dele de escrever. Eu tentei ler, mas tinha de parar de hora em hora para conferir o dicionário por desconhecer a palavra. E é cansativo parar a leitura para procurar uma palavra. E como você quer que nós, que vivemos no século 21, leiamos com facilidade algo que foi escrito no século 19? É um tanto difícil. Já tentei ler Machado de Assis e José de Alencar e simplesmete desisti por causa da linguagem. É cansativo. E ainda assim, não me torno inferior a quem leu por um motivo como este.

Camilla 24/09/2012minha estante
1 - Por Crepúsculo ter sido "modinha", não podemos julgá-lo ruim antes de o ler. Eu li Crepusculo e gostei. Não é um livro genial, mas é um livro bom de ser lido.(E só como obs.: Pelo que vi no perfil da sr. "Mih", ela mesma já leu Crepúsculo.)
2 - Por que uma pessoa que gosta de ler auto-ajuda é inferior à qualquer outro tipo de leitor?
3 - O fato de uma pessoa não gostar de determinado livro (Memórias Póstumas de Brás Cubas) não significa que essa pessoa é medíocre. O gosto por determinado estilo de leitura não define a sua inteligência.

Mih 24/09/2012minha estante
Camilla:
1 - Não tô julgando pela modinha. Tô julgando pela qualidade. Ah, e eu li Crepúsculo. E, sim, é uma bosta.
2 - Auto-ajuda não é literatura.
3 - Não significa que a pessoa é medíocre, mas que tem gostos medíocres. Você pode discordar, mas na minha opinião é basicamente a mesma coisa.

Dudalak

A graça desse livro é justamente ele ter sido escrito a tanto tempo e conseguir ser absolutamente atual. Se esforce um pouco mais, estude um pouco mais e tente ler de novo. Não é um livro 'difícil'. Passa longe disso. É um livro que te faz pensar e rir MUITO, e a "forma cansativa" da escrita é um dos melhores aspectos do livro. Pena que a molecadinha de hoje em dia tem preguiça do que é mais complexo.

Murillo 11/10/2012minha estante
é, esta em 1700... é uma dó

Charmene 08/11/2012minha estante
Eu li Crepúsculo e leio auto ajuda. Isso não justifica abandonar Memórias Póstumas de Brás Cubas. Achei mais fácil de ler do que a confusão que é a série 50 tons, por exemplo. Li tudo que Machado de Assis publicou, meu favorito é Quincas Borba.

Machado de Assis era um gênio, e não é a toa que Memórias Póstumas de Brás Cubas é um marco na literatura brasileira.

hearjuliaroar 13/11/2012minha estante
Concordo com a dudalak

Edla 10/03/2013minha estante
Não se pode comparar Crepusculo com Memorias são totalmentes diferentes de generos diferente! Crepúsculo é muito bom.... despertou interresse de varias outras pessoas lerem, não axo que se deve comparar mais sim RESPEITAR!

Aline Stechitti 17/03/2013minha estante
A pessoa escreve AXO e pede respeito kkk
Desculpa, não resisti o comentário.

Paulinha 11/04/2013minha estante
Acho que ao invés de fazer um comentário tão desrespeitoso em relação a outros tipos de literatura, é necessário fazer uma análise: a maioria das pessoas são obrigadas a lerem esse livro. Dificilmente uma coisa que você é obrigada a fazer se torna prazerosa. Logo daí a quantidade de abandonos (incluindo a mim). Você tem todo o direito de ficar indignada com a quantidade de desistência de um livro que é um marco pra literatura brasileira, porém daí a ofender quem gosta de outros gêneros é demais. Cada um tem um gosto, afinal, o que seria do mundo se todos gostassem das mesmas coisas. Pra mim, escolha medíocre é a escolha que uma pessoa faz quando usa um espaço que deveria ser pra analisar o livro em questão, e o usa pra ofender os demais livros.

Hellen 18/04/2013minha estante
Leu Machado de Assis e já acha que é o poço de cultura.

Talvez se você levasse um pouco em consideração que muitos abandonos acontecem porque infelizmente no Brasil a leitura de livros como este é obrigatória para provas escolares ou vestibulares, você não estaria fazendo um comentário tão infeliz quanto este. Acho muito válido os leitores iniciantes começarem por livros mais leves e não logo de cara Machado de Assis ou Graciliano Ramos, por exemplo. Aposto que você não começou a ser uma leitora através do Memórias Póstumas de Brás Cubas, então não desmereça o trabalho dos demais autores, até os de auto-ajuda.

O restante, faço das palavras da Paulinha as minhas.

Ricardo 31/05/2013minha estante
Já passam dos 2000, me assusta muito.

Renata 01/06/2013minha estante
Isso não foi um comentário muito feliz, é um erro desmerecer e comparar outros gêneros, eu AMO fantasia, já gostei de crepúsculo, e realmente gosto de literatura clássica, mas não consigo me entender com Machado de Assis, até gostei de Dom Casmurro, mas acho que José de Alencar escreve melhor, é claro que isso é a minha opinião, pode se indignar com os desistentes, mas não ofenda os outros gêneros

Murilo 06/06/2013minha estante
Quanto mimimi. Quanta gente chorando por nada. Para aqueles que acham difícil a leitura, ou para aqueles que consideram "Crepúsculo" ou "50 tons de cinza" bons livros realmente não tem nem como começar uma discussão. Alguns dizem que não tem como comparar esses livros com o "Memórias..." Não tem mesmo, pq esses livrinhos de madame não são literatua. Quem fica cansadinho de pegar o dicionário, ou acha difícil tem mais é que ler Paulo Coelho mesmo.

Pati 30/06/2013minha estante
Machado de Assis realmente foi um genio e talvez muita gente (como eu) não soube aproveitar sua obra. Não que Memórias Póstumas seja ruim, a ideia é inteligentíssima mas observe em que contexto a pessoa leu. Eu fui obrigada a ler pra fazer uma prova, tem gente que prefere outro tipo de literatura, há que se respeitar.

DouglasNT 27/07/2013minha estante
"Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem..."

Machado já sabia ;)

Dave 03/08/2013minha estante
Escória do universo esses pseudo-gênios. JAJAJAJA Vão ler bula de remédio ao invés de ficar falando asneira no Skoob. Imaginem essas pessoas conversando pessoalmente? "Tipo assim, já é, vixi, aí sim, mano, mermão". Falam igual todo mundo!
Tudo um bando de merdinha pseudo-intelectual querendo ser grande na internet (aliás, muito mal).

John 21/08/2013minha estante
Falou tudo...

Roany 30/08/2013minha estante
Lamentável ler uma "resenha" dessa ao vir aqui procurar algo que me acrescente. Lamentável.

Amanda 01/09/2013minha estante
Falou tudo!

Patriciareadsss 21/09/2013minha estante
Acho uma falta de respeito pessoas que leem clássicos ficar menosprezando e julgando o gosto dos outros.

Edison Garreta 07/10/2013minha estante
Só acho que julgar a inteligência alheia baseado em gostos pessoais apenas diminui a inteligência da própria pessoa que julga.

Laís 11/10/2013minha estante
Lamentável ainda ser obrigada a ver esse tipo de comentário. Tipo de gente que leu meia dúzia de clássicos e já acha que pode julgar as outras pessoas. Ah, por favor, né?

Klerval 21/10/2013minha estante
Concordo plenamente. Pelo menos este livro está entre os 100 mais lidos.

Michel 23/05/2014minha estante
eu li inteiro, mas é muito chato.

Micaela 24/05/2014minha estante
Desculpa, mas comparar livros clássico com livros atuais que estão na moda é um tanto quanto incoerente.São décadas de diferenças, publico diferente e ate mesmo motivações diferentes para escreve-los.Enquanto a grande maioria dos livros da atualidade tem com objetivo principal o entretenimento do leitor, os clássico,principalmente Machado de Assis, tinha como maior objetivo as criticas a sociedade da época, como o egoismo,o adultério e entre outros.E na minha opinião ninguém que começa a ler livros por sua própria vontade começa por clássicos, ate porque não tem grande maturidade para isso.

Aron 09/12/2014minha estante
Minha cara Flávia, existe uma diferença entre leitura, música, produção fílmica engajada e desengajada com a realidade, que dane-se diretos das pessoas sobre o que ler, ela tem que ter responsabilidade e discernimento mental e juízo para saber o que é bom para si, para o intelecto, para com a realidade em que vive e não debruçar-se nessas baboseiras de vitrine de loja que carecem de comprovação mais sistemática, refletindo apenas em crenças pessoais do autor, que ele extraiu de suas próprias experiências ou da experiência de outros próximos a ele em prol somente de lucro

Suz 15/12/2014minha estante
Lendo os comentários dá pra perceber que esse povo não sabe ou não entende que Crepúsculo, 50 tons e auto ajuda NÃO SÃO literatura e jamais serão.
Encarem os fatos, literatura é cânon.

Guilherme 30/12/2015minha estante
Já vai pra lá de 2.600. Péssimo.

Matheus 02/03/2017minha estante
Atualizando: 2793 abandonos. Talvez o índice de abandono caia este ano e o próximo, considerando que este livro constará na lista do vestibular da FUVEST.

Lucas 25/03/2017minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
finalmente, alguém sensato

A Holdford 13/12/2018minha estante
2.984 :'(

Bruno 17/04/2020minha estante
Irônico esse comentário vindo de alguém que ja leu a série Crepúsculo completa, e aparentemente, a julgar pelos seus livros lidos, nenhum de alto ajuda (como pode insinuar que são ruins?). Uma leitora de tamanha genialidade, nao deveria ter esse tipo de preconceito literário... Lamentável!

Gabi 22/05/2020minha estante
Cult nem é gente

Resenhas Horizon 26/05/2020minha estante
ler clássicos difíceis de entender não te faz melhor do que quem lê crepúsculo ou auto ajuda, e se você tem esse pensamento então já é pior.

AISLAN 20/06/2020minha estante
Olha, estou lendo Machado e estou gostando muito. Sobre esse ou aquele livro ser melhor, acho que é subjetivo, no contexto de "ler mesmo". Quando se diz respeito a um mudo acadêmico em que são analisados outros critérios, ceros gêneros e livros tem maior relevância. Acho que é isso.

annacê 25/06/2020minha estante
Que "resenha" desnecessária, se você gosta tanto desse livro deveria exaltar ele e não diminuir leitores de outros tipos de livro, você só está fazendo com que mais pessoas sintam desinteresse em lerem esse livro. O seu comentário é de 2010, espero que hoje em dia você já tenha se educado e tenha aprendido que menosprezar outros tipos de leitores não te faz melhor.

Laura Rezende 26/06/2020minha estante
Em 2020 eu estou ouvindo Memórias Póstumas por meio de audiolivro porque não é meu estilo de leitura, já em áudio consigo acompanhá-lo. Entendam que os gostos variam de pessoa para pessoa e isso não faz alguém melhor ou pior que ninguém. Só pelo fato das pessoas estarem interessadas neste título clássico devia ser algo comemorado. #pas*

CrAsley0 25/07/2020minha estante
Boom, vamos lá. Não ia comentar, mas não resisti. Amo os clássicos, tenho um amor imenso pela literatura brasileira, desde Machado á Jorge. Mas sou extremamente eclética com as minhas leituras, toda leitura é válida, toda leitura soma. Li quase todos os livros de Machado, mas de vez em quando tenho umas quedinhas pelos romances clichês teen. Não entendo a necessidade das pessoas de desmerecerem os gostos alheios. Fico tão triste em ver leitores dizendo que tal livro não é literatura. Literatura é cultura. Literatura é arte. Toda produção é válida, não curte tal gênero, não leia. Mas não desmereça aqueles que gostam de ler.

Geyh.R 29/07/2020minha estante
Cris, eu gosto mt dos livros clássicos, me Apaixonei na escrita de José de Alencar, mas tbm meio mts outros gêneros e como escritora, lê esses comentários preconceituosos é de desanimar. Imagina sua obra que dedicou tempo, pesquisa, e persistência ser desconsiderada literatura? É o fim

annacê 30/07/2020minha estante
Eu só fico imaginando que já se passaram 10 anos e esse cara ainda recebe notificação de esporro dos outros leitores por causa do comentário babaca que ele escreveu kkkkkkk

Isabella.Clouddie 22/08/2020minha estante
Eu ia dar esporro, como disse a Ana, mas vi que já tem 10 anos o comentário kk A comparação não faz sentido, e nenhum gênero literário é menos que o outro. Quem gosta de fantasia que leia fantasia. Quem gosta de autoajuda que leia autoajuda. Gosto é igual **, cada um tem o seu, e ainda bem. Seria uma merda todo mundo ter gostos iguais.

mühlen 30/08/2020minha estante
Toda leitura é válida.

Bryan.Caratti 15/09/2020minha estante
triste verdade

Warlasjr 20/10/2020minha estante
Oi mih, já faz dez anos desde seu comentário, queria saber se você cresceu e deixou de ser arrogante?

kkkk

eita

annacê 21/10/2020minha estante
Adoraria que ele respondesse o Warlasjr kkkkkkk

Bryan.Caratti 21/10/2020minha estante
Eu tbm kk mas pelo jeito essa pessoa nem entra mais no Skoob. Fez pouquíssimas postagens e faz mó tempão que não interage com a comunidade.

Flávia 22/10/2020minha estante
gte, na moral, deixa a guria ser tonta sozinha.

Flávia 08/12/2020minha estante
soberba a sua tb, né? espero que em 4 horas vc tenha percebido que ñ vai consertar a estupidez do mundo com estupidez.

Flávia 10/12/2020minha estante
bem, tomara que em 2 dias vc tenha amadurecido o suficiente e parado de usar subterfúgios secundários pra fugir a um "debate" que vc msm iniciou, garota estúpida.

Bryan.Caratti 10/12/2020minha estante
meninas, não briguem

annacê 10/12/2020minha estante
Aí depois de 10 anos ainda é engraçado voltar aqui pra ler os comentários KKKKKK

Bryan.Caratti 10/12/2020minha estante
haueauheuaeuaeuaheauhu

Dave 12/12/2020minha estante
Eu só queria parar de receber notificação de uma coisa que comentei 7 anos atrás. kkk

Bryan.Caratti 12/12/2020minha estante
Huehaeyauha

Bryan.Caratti 12/12/2020minha estante
Autoajuda é literatura sim

annacê 12/12/2020minha estante
Meu deus Dave kkkkkkk eu tô recebendo notificação a 4 meses, se ainda tivesse depois do 7 anos eu ia procurar meu comentário e apagar pra acabar com isso kkkkkk

Auri 13/03/2021minha estante
Li crepúsculo e amei, li memórias póstumas e gostei também. Ruim é não ler nada de jeito nenhum e pior ainda é ser fiscal de leitura dos outros

annacê 14/03/2021minha estante
Já que as notificações continuam chegando pra mim, resolvi dar uma pequena informação que eu descobri agora mesmo, essa menina é uma hater, vocês podem olhar as outras "resenhas" no perfil dela. Ela é uma criatura irritante e triste que não gosta de nenhum livro que ler, um ser humano digno de pena. Esse aqui foi o único comentário "bom" q ela fez claramente só conseguiu diminuindo outros livros. Parece que ela faz de propósito até....

Flávia 14/03/2021minha estante
Foda-se se ela é hater. Foda-se o q ela faz e pq faz. Comentei essa porra há milênios. Hj teria apenas ignorado. O que não da pra ignorar são essas notificações milenares que não acabam nunca.

annacê 14/03/2021minha estante
Kkkkkkkl Uma dica Flávia, exclua seus comentários aí você vai parar de receber, eu tô quase fazendo isso

Flávia 15/03/2021minha estante
Isso não funciona no Skoob, Ana. Ao menos não até da última vez que fiz. Mas quer saber? Esqueci um ?foda-se?. E foda-se as notificações. Isso não é um debate. Ou ao menos não deveria ser. A guria nem fez uma resenha... partiu ler meus livros em vez de comentários.

Juu 13/05/2021minha estante
Eu estou lendo Crepúsculo e Memórias Póstumas ao mesmo tempo, eu considero os dois literatura e aliás na minha opinião os dois são maravilhosos.

Elvis 23/05/2021minha estante
Os cultos leitores de clássicos querendo julgar leitura alheia, aceita que esse livro é chato.

isa 23/05/2021minha estante
Você está propagando um grande preconceito literário sabia

Nanna 04/06/2021minha estante
Chego aqui com dez anos de atraso. E é fenomenal essa treta da década kkkkkk

isa 04/06/2021minha estante
Gente essa é a maior treta em comentários que eu já vi kskwkwkkwa

annacê 04/06/2021minha estante
Eu nunca exclui os meus comentários só pra poder acompanhar pra sempre essa treta

cami 20/07/2021minha estante
não aguento quem se acha superior por ler esse tipo de livro kkkkkkkk

Ãngela ð¼ 28/07/2021minha estante
Estou aqui a uns dez minutos kkkkkk

Flávia 03/08/2021minha estante
DuDepp, como diria o filósofo "ng é obrigado" rsrs
na minha primeira tentativa de ler, me ocorreu o msm, pus de molho por uns 3 anos, hj é um dos meus favoritos. pd ser q nunca role pra ti. mas se permita tentar de novo. de preferência com leitor digital por conta do dicionário. brás cubas é um fanfarrão. dentre outros adjetivos, acho o livro mto engraçado.

Namira 11/08/2021minha estante
Seloco Skoob tem mais de 10 anos

Flávia 11/10/2021minha estante
na boa, gte. isso tá parecendo o programa do ratinho. que tal a gte procurar algo melhor pra ler ou escrever?

Marcos.Azeredo 21/10/2021minha estante
Li todos os romances do Machado, e o Memorias póstumas foi o que mais gostei.

Wendel82 30/11/2021minha estante
Não acredito que até aqui existe esse tipo de gente que julga o que o outro consome...péssimo comentário.

gigvieira 22/12/2021minha estante
foi a resenha mais ridícula que já li nesse site kkkkkkkk
não há nada mais ridículo do que pessoas que se acham superiores só porque lêem clássicos. isso só mostra que você não sabe nada sobre literatura

O viciado 02/02/2022minha estante
Realmente triste a educação do nosso país. Só estou lendo agora com 23 anos de idade porque na minha época não tinha a capacidade de lê-lo.

Lau 14/02/2022minha estante
Essa resenha envelheceu como leite kkkk

annacê 16/02/2022minha estante
mano eu ainda recebo notificação mesmo depois de 2 anos que eu comentei nessa "resenha" KKKKKKKKKKKK

Emília 11/03/2022minha estante
Todo mundo quer ser dono da razão. Todo mundo se ofende por pouca merda. Superem o comentário da menina.

Emília 11/03/2022minha estante

Dave 11/03/2022minha estante
Diz pra superar o comentário e tá aqui comentando, como se tivesse ofendida pela ofensa que os outros tomaram do comentário. Makes sense, eh?

Lily 09/04/2022minha estante
Um comentário ridículo que realmente faz sentido ser de 12 anos atrás.

luluzito 12/06/2022minha estante
na época de seu lançamento, o memórias teve seu auge, e o possui até hoje já que é um livro muito importante da nossa literatura, no entanto, querer comparar uma obra clássica com livros atuais destinados ao público adolescente é forçar bastante a barra, ambos possuem suas diferenças e se conquistaram público é pq souberam cumprir o que prometeram

CHARLENE IZABELLE 18/06/2022minha estante
Kkkkkkkk

JAssica 19/06/2022minha estante
Estou lendo agora, depois de ter abandonado há 4 anos atrás. Estou lendo porque esse livro marcou a literatura brasileira e; além disso, a escrita de Machado de Assis é espetacular

giodond 22/06/2022minha estante
Concordo com a Camila. Elitismo não.

gustavo 04/07/2022minha estante
livro incrível maravilhoso

Arthur.Manara 30/09/2022minha estante
O que há de mais genial na literatura brasileira!
O Bruxo do Cosme Velho é o maior patrimônio brasileiro.

Emília 08/10/2022minha estante
Eu li na época do colégio e abandonei. Na época não consegui ler A mão e a luva, sem abandonar também. Hoje, já pensei em ler e ver o q acho, agora q tenho mais experiência como leitora. Talvez minha experiência seja melhor qcsa última vez.

Coelho 29/11/2022minha estante
Há 12 anos levando esporro por ser babaca kkkkk

Flávia 03/12/2022minha estante
coelho, tamo junto. um monte de idiota falando da idiotice alheia. daqui 12 anos eles acordam rsrsr

Lívia 05/01/2023minha estante
Galera que tá reclamando da escrita: tem livros "piores". E mesmo assim nem todo mundo consegue ler. Machado de Assis não é direto na escrita fora as citações em outros idiomas e comparações de certas coisas com outros livros. É sim uma leitura complicada para certas pessoas.

Flávia 07/01/2023minha estante
Livia, quem são ?certas pessoas?? E quem é vc? Alta literatura não foi feita para alimentar ego. Seje menas. Menos ainda do que vc já é.

MarianaD13 10/01/2023minha estante
KKKKK O COMENTÁRIO CULT DA GATA

MarianaD13 10/01/2023minha estante
KKKKK O COMENTÁRIO CULT DA GATA

annacê 10/01/2023minha estante
não acredito que eu ainda tô recebendo notificação KKKKKKKKKKKKK que ódio já se passaram anos que eu mandei essa pessoa se foder e agora tô pagando por isso

goodbyedarth 11/01/2023minha estante
2023 e essa discussão continua tão atual! toda leitura é válida

Daniela408 21/02/2023minha estante
"A minha idéia, depois de tantas cabriolas, constituíra-se idéia fixa. Deus te livre, leitor, de uma idéia fixa; antes um argueiro, antes uma trave no olho"

Parece q alguém pulou essa parte...
Molequinha passando pra dizer q Mih, vc é muuuitooo escrota. Em pleno século 21 querer vir definir um conceito de literatura e gostos medíocres. Vai aprender a ler e interpretar alguma coisa meu bem?

kongFuKenny 25/02/2023minha estante
Não consegui pegar o que têm de tão grandioso nesse livro

Vou reler daqui a uns anos, quem sabe eu descubra

dpss 27/04/2023minha estante
spoiler: vc não é superior por ler machado de assis.

Dandara59 06/05/2023minha estante
É um livro bom, mas não é a obra prima de Machado de Assis, das obras eu acho a mais sem graça. Mas é de extrema relevância para a literatura brasileira.

wend_show 21/06/2023minha estante
Estou lendo e agora gostando. Demorei um pouco pra gostar; acho que tava me acostumando com a linguagem.

emilybarbosa 17/07/2023minha estante
Eu, sendo uma pessoa que leu tanto crepúsculo quanto alguns livros do Machado de Assis e outros clássicos, só posso dizer que seu comentário é simplesmente estúpido, no sentido literal da palavra.

IzaBrum 03/09/2023minha estante
Gente, os comentários KKKKKKKKKKKKK, a Camila já entendeu que fez merda, ou não, já que não atualiza o skoob há anos. Nem deve ter o App mais. #pas

Nana 07/09/2023minha estante
atualmente mais de 4 mil em outra edição

Rafael 11/10/2023minha estante
Eu só queria encontrar onde conseguimos ver o número de abandonos haha

Leandro623 23/10/2023minha estante
Um livro legal.. com uma funcão metalinguistico incrivel e real .

JosA225 27/12/2023minha estante
Leitura gostosa. Narrado do ponto de vista de um morto. Ideia genial. Só Machado de Assis mesmo.

Nanna 28/12/2023minha estante
Até hoje eu recebo notificação desse negócio! Feliz ano novo ?

fairy2 20/01/2024minha estante
O eco que deve fazer na cabeça há 13 anos

LauroJr 20/01/2024minha estante
"O mundo era estreito para Alexandre; um desvio de telhado é o infinito para as andorinhas."

L 11/02/2024minha estante
5.444 abandonos ?

Saffire 20/02/2024minha estante
Não sou do tipo que curte gêneros de auto ajuda, e muito menos a saga Crepúsculo. Atualmente meu gênero favorito é a literatura brasileira. Mas preciso confessar que ler esse tipo de comentário me faz revirar os olhos, gênero literário não mede a intelectualidade de ninguém. Meu sentimento é de pena, pois só escreve isso quem carece de validação e necessita se autopromover.

AndrAa58 15/12/2023

O que ficará?
Brás Cubas, o herdeiro que nunca se viu compelido a "trabalhar para comprar seu pão", emerge nas páginas de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" como um personagem peculiar e, de muitas maneiras, um precursor de uma mentalidade niilista no contexto brasileiro. Sua vida, aparentemente desprovida de propósito, encontra consolo na singular conclusão: "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

Machado de Assis, com sua genialidade inigualável, realiza algo extraordinário nesta obra: transforma o objeto de sua crítica em um protagonista cativante, honesto em suas falhas de caráter, irônico e irreverente. Ele tece uma teia narrativa na qual o leitor se torna amigo e confidente do protagonista, um defunto autor que não esconde nada, pois para ele, as coisas são, ou melhor, foram como foram.

Acompanhamos Brás Cubas em sua jornada pelo Rio do século XIX, testemunhando seus amores e dissabores. No entanto, notamos que não há eventos dignos de nota, nenhum acontecimento marcante que justifique sua existência. O vazio existencial permeia cada página, tornando-se a característica mais marcante.

Li recentemente Viktor Frankl, e sua influência talvez me leve a sugerir que, além da crítica social, Machado utiliza o tema do livro para discutir a importância de encontrar sentido na vida. A ausência de ações "significativas" resulta em um esquecimento total após a morte, uma folha em branco. Brás Cubas recusa-se a permitir que sua história termine assim, em branco, e em seu delírio de morte, escreve sua autobiografia. Nem mesmo a morte é obstáculo ao seu último desejo: deixar um legado. Apesar de não ter conseguido realizar seu emplastro, ele deixa sua marca.

Quanto à classificação da obra, ela se torna um desafio intrigante para mim. Seria uma comédia, uma tragédia ou talvez uma tragicomédia? Seria um marco do realismo brasileiro ou um precursor do modernismo? Talvez seja tudo isso e mais um pouco, uma obra que transcende rótulos, refletindo a complexidade das experiências humanas que Machado de Assis tão habilmente captura em suas palavras.
Pri.Kerche 15/12/2023minha estante
Nossa, Andrea, arrasou na resenha?esse texto bem q poderia ser um prefácio do livro!!

Rogéria Martins 15/12/2023minha estante
Concordo com a Priscilla!

AndrAa58 15/12/2023minha estante
Muito obrigada, Priscilla e Rogéria ? ? esse é o meu livro favorito do meu autor nacional favorito ?

Pri.Kerche 15/12/2023minha estante
Tb é meu autor nacional favorito! Difícil é dizer qual dos romances dele gosto mais??

Te entendo, Priscilla ?

V_______ 15/12/2023minha estante
Isso sim é uma resenha de respeito ! ???

Obrigada Vinícius ?

Craotchky 15/12/2023minha estante
Excelente texto e observações, Andréa!

Michela Wakami 15/12/2023minha estante
Arrasou, Andréa. ??????????????????????????????????

Michela Wakami 15/12/2023minha estante
Também quero deixar registrado aqui: Machado meu autor Brasileiro favorito.???

AndrAa58 16/12/2023minha estante
Muito obrigada, Filipe e Michela ?

Vanessa.Castilhos 17/12/2023minha estante
Andréa, resenha sensacional!!! Amei!! ?????

AndrAa58 17/12/2023minha estante
Muito obrigada, Vanessa ??

Pamela565 20/12/2023minha estante
Já li, amo Machado mas irei reler com calma e saborear

Janaina Edwiges 26/02/2022

"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas Memórias Póstumas"
Memórias Póstumas de Brás Cubas nos inspira inúmeras reflexões e debates, mas neste comentário gostaria de destacar um pouco mais do viés histórico. Embora a narrativa seja feita por um membro da elite, Brás Cubas, bem nascido, mimado, ansioso pela glória e que devido a sua boa fortuna, nunca precisou ganhar a vida com o suor do rosto, a história permite ao leitor perceber a desigualdade na composição da sociedade brasileira da época. Os jogos de poder são revelados, indicando quem fazia parte deles e os que ficavam à margem. É possível constatar como a estrutura econômica e política durante o período imperial era dominada pelos mais ricos e como boa parte da população estava condenada a uma vida inteira de penúria, de dificuldades e de exclusão das decisões e posições de poder.

Uma personagem que bem representa a camada dos mais desprovidos é Dona Plácida, uma mulher que nasceu “para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital”.

A obra evidencia toda crueldade gerada pelo sistema escravista, que era oficializado e plenamente aceito na época. Há uma passagem em que vemos o tratamento que uma criança escravizada poderia receber do Sinhozinho, o que causa bastante tristeza e repulsa ao nosso olhar atual: “Prudêncio, um moleque de casa, era o meu cavalo de todos os dias; punha as mãos no chão, recebia um cordel nos queixos, à guisa de freio, eu trepava-lhe ao dorso, com uma varinha na mão, fustigava-o, dava mil voltas a um e outro lado, e ele obedecia - algumas vezes gemendo -, mas obedecia sem dizer palavra, ou, quando muito, um ‘Ai, nhonhô!’, ao que eu retorquia: ‘Cala a boca, besta’!”

Para mostrar como a escravidão era uma instituição social de trabalho compulsório complexa e de certa maneira flexível, o livro traz o exemplo de um ex-escravizado, que se tornou proprietário de escravo. O mesmo personagem Prudêncio, que tanto sofreu na infância. A Historiografia mostra que, após libertos, os escravizados eram rotulados de forros ou alforriados e traz evidências claras de que muitos libertos possuíam escravizados, mesmo sendo considerados de categoria inferior. Possivelmente, esta flexibilidade contribuía para a própria manutenção e reprodução do sistema escravista.

Recomento bastante a leitura de Memórias Póstumas de Brás Cubas. O início do livro exige uma atenção maior do leitor, pois traz muitas referências culturais e literárias, deixando a narrativa menos fluida. Por isso, é recomendável dar preferência para edições com notas explicativas e comentários. No entanto, a medida que os capítulos avançam, a leitura se torna mais dinâmica, sendo impossível desgrudar do livro até o final.
Marisa 26/02/2022minha estante
Mais um comentário belíssimo da nossa amiga Janaína!!

Fabricio268 26/02/2022minha estante
Fantástico, Janaína!! Amei a resenha. Estou virando seu fã ?

Janaina Edwiges 27/02/2022minha estante
Obrigada, amigos! Fico feliz que tenham gostado do comentário! Gosto muito de compartilhar as impressões com vocês ?

Maria 28/02/2022minha estante
Adorei!

monica.carneiro.750 28/02/2022minha estante
Muito boas suas considerações Edwiges. Esse livro tem um tom bem humorado mas faz também várias criticas a elite da época. A desigualdade social é de fato bem presente na obra do Assis. Penso que a moda Europeia e a incorporação de hábitos e termos franceses reflete bem isso. A elite vivia no Brasil ignorando e sugando os mais pobres e alienada pensando "estar ou ser Europa (França)". Beijo. = )

Janaina Edwiges 01/03/2022minha estante
É realmente um livro muito bom, Maria! ?

Janaina Edwiges 01/03/2022minha estante
Obrigada pelo comentário, Mônica! Concordo suas palavras. Historicamente, os mais pobres sempre foram deixados de lado. As decisões políticas sempre ficaram a cargo dos interesses das elites. Sempre bom livros que nos fazem pensar sobre a imensa desigualdade social neste país. Como você muito bem disse, este livro tem um tom bem humorado, mas mesmo assim nos permite fazer estas críticas! Bjos ?

Maria 01/03/2022minha estante
O livro é um dos melhores da nossa Literatura e a sua resenha lhe fez justiça. :D

Maria 01/03/2022minha estante

Janaina Edwiges 12/03/2022minha estante
Obrigada, Maria! Fico feliz que tenha gostado da resenha :)

resenhasemsentido 22/04/2022minha estante
que resenha maravilhosa, Jana!!!!!!!

Fernando Lafaiete 24/10/2017

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Uma "resenha resposta" para os pseudo-intelectuais do Skoob.

Memórias Póstumas de Brás Cubas é o livro que inaugurou o realismo no Brasil. Publicado pela primeira vez em 1881, a obra prima de Machado de Assis foi fortemente criticada por não trazer uma narrativa convencial e positiva. Ainda assim, ao longo do tempo, a mesma se consagrou como uma das histórias mais importantes da literarura brasileira e se tornou um marco na literatura Internacional.

Machado de Assis foi um grande estudioso e seu conhecimento em literatura e em questões linguísticas chega a ser invejável. Este conhecimento se reflete solidamente em sua narrativa. Ele foi responsável pelas primeiras traduções realizadas de Os Trabalhadores do Mar de Victor Hugo e de Oliver Twist de Charles Dickens, duas das maiores obras-primas da literatura universal.

Em seu clássico realista, acompanhamos a "jornada" de Brás Cubas, o defunto autor, que após a morte decide escrever um livro de memórias. A narrativa não é linear e é regada de ironias, pessimismos, momentos oníricos, poéticos e muitas vezes reflexivos.

Brás Cubas é um protagonista difícil de se gostar. Ele é apático, quase nulo de sentimentos, o que faz com que seus relacionamentos interpessoais soem todos como superficiais e sem propósitos. Tal personagem não tem um objetivo palpável na vida e sempre almeja/deseja aquilo que não pode ter. Ele é pessimista e sempre apresenta opiniões pejorativas e desnecessárias sobre as pessoas as quais ele se relaciona. Todas as relações do livro carecem de sentimentos mais tridimensionais, e o que encontramos nada mais é do uma unilateralidade sentimental crua que mesmo assim ainda traz peso narrativo mais que significativo.

Nesta obra também nos é apresentado pela primeira vez Quincas Borba que acabará se tornando posteriormente o protagonista do clássico que levará o seu nome e que será considerado o segundo livro da trilogia realista de Machado de Assis.

Memórias Póstumas de Brás Cubas é um livro considerado por muitos como sendo de difícil leitura. Ele tem uma quantidade absurda de abandonos aqui no Skoob. Lendo algumas resenhas aqui postadas, me deparei com opiniões bem problemáticas (em minha percepção) acerca deste assunto. Quais são os reais motivos de tantos abandonos? Seria uma questão relacionada ao intelecto dos leitores brasileiros ou seria uma questão de incompetência da administração cultural da literatura em nosso país?

Antes de entrar no cerne destas questões, quero reforçar que esta minha leitura não foi inédita. Li este livro pela primeira vez aos 15 anos e odiei. O mesmo me deixou por um tempo traumatizado sobre livros clássicos. Somente com esta releitura e levando em consideração minha atual bagagem de leitura, pude constatar a genialidade de Machado de Assis.

Antes de voltar as questões que levantei anteriormente, preciso reforçar também, que assim como em Vidas Secas de Graciliano Ramos, Memórias Póstumas também possui um capítulo famoso, considerado por críticos literários como sendo uma perfeição narrativa. O famigerado capítulo 7, denominado de "O Delírio", apresenta o encontro do protagonista com a Natureza/Pandora que o indaga sobre qual seria o verdadeiro sentido da vida. É uma passagem bonita, poética e onírica. De fato uma verdadeira perfeição narrativa que resume bem o livro que possui um personagem central que vive sem viver.

Agora vamos retroceder as questões que tanto faço questão de introduzir nesta resenha. Muitos afirmam que tais abandonos são frutos da incapacidade dos leitores brasileiros em assimilarem uma narrativa mais truncada por simplesmente estarem acostumados com livros modinhas como Crepúsculo e livros de autojuda, que muitos afirmam não ser literatura. Quero frisar aqui que li toda a série Crepúsculo e não me envergonho disso. Tais livros foram extremamente importantes para a minha formação como leitor e não só os li como pretendo um dia relê-los. E se você já tentou ler Machado de Assis (por este livro ou por qualquer outro) e não conseguiu e abandonou, não se envergonhe e nem se incomode com isso. Você não é menos leitor do que eu ou do que qualquer outra pessoa. Você apenas não estava preparado(a) para ler este autor neste momento, assim como aconteceu comigo aos 15 anos. Não tem nada a ver com intelecto, tem apenas a ver com o momento certo de ler determinado autor. Não se obriguem a ler nada, a leitura precisa ser um processo agradável e engrandecedor e não algo respaldado pela obrigação. A obrigação literária é que é a grande culpada na questão do distanciando dos jovens em relação a livros clássicos.

Sobre as milhares de críticas que leitores de autoajuda recebem dos pseudo-intelectuais que afirmam que este gênero não é literatura; apenas lhes dou um conselho: "Ignorem estas críticas inúteis." A organização de palavras que resulta em um texto que lhe apresenta algum tipo de conhecimento, reflexão e divertimento, é literatura. Até a bula de remédios é literatura. Não confundam o que é literatura, com o que é texto literário e texto não-literário. Auto-ajuda não é texto literário, mas é sim literatura no seu âmbito mais profundo.

Julgamentos, afirmações, e expressões como sub-literatura e outros termos pejorativos não existem de maneira sólida nos estudos literários. Tais coisas nada mais são do que invenções de leitores que sentem a necessidade de inflamarem seus próprios egos diminuindo outros leitores. Em um país onde o número de leitores é medíocre, tais agressões de leitores para leitores são injustificáveis. Qual o sentido de escrever uma resenha inferiorizando outros leitores levando em consideração seus gostos literários? Na atual situação de nosso país, devemos incentivar a leitura e não desanimar as pessoas a lerem Independente de seus gostos pessoais.

Não tive nenhuma dificuldade em relação ao vocabulário do livro. A única coisa que enxerguei como sendo um possível problema são as diversas referências literárias e menções a pessoas célebres. Mas não se preocupem, as notas de rodapé estão ali para anular este possível empecilho, e portanto, devem ser lidas. Não as evitem!

Memórias Póstumas de Brás Cubas é um livro excepcional, com uma narrativa incrível e com uma estrutura sensacional. Apesar de ser um livro genial, ele não deve ser usado como parâmetro intelectual para leitores. Na verdade, nenhum livro é genial à este ponto. Inferiorizar pessoas que não leem clássicos é atitude de quem deseja se reafirmar como intelectual. Muito triste encontrar esse tipo de atitude em uma rede social onde o que deveria prevalecer é o amor pela literatura no geral!
Carolina1364 24/10/2017minha estante
Linda resenha!

JANEREINANDO 24/10/2017minha estante
Parabens! Amei a resenha.?

Pedro 24/10/2017minha estante
Excelente resenha Fernando! Mais do que gostei, principalmente no tocante aos preconceitos literários. Eu também li o livro em questão quando tinha aproximadamente 15 anos e detestei, porém ao ler a sua resenha fiquei com vontade de reler.

Sempre quando estamos lendo nos remetemos a outras leituras, pelo menos eu. Agora estou lendo "Formação do Brasil Contemporâneo" (Caio Prado Jr.) e me espanto com a quantidade de preconceitos explicitamente expostos, principalmente com negros e índios, para se ter ideia o autor escreve o seguinte: "Sabe-se que até hoje os índios de Goiás ainda não estão inteiramente dominados, e formam um dos últimos redutos de índios selvagens do país." (p. 61) e "A comarca do Norte de Goiás sofria duramente da hostilidade dos índios (...) e mesmo parte da outra margem em que se estabeleceram a colonização. As suas incursões se repetiam periodicamente, e não se conseguira, ainda em princípios do século XIX, pacificá-los ou os repelir definitivamente." (p. 61) Esse livro é até hoje considerado como um clássico e lendo as poucas resenhas que dele encontram-se aqui no Skoob é observável uma concordância implícita e explicita (da maioria). Alguns argumentam que é necessário ler sem incorrer em anacronismos, porém uma coisa é uma escrita literária ou etnográfica voltadas para o realismo outra completamente diferente é uma escrita evidentemente pautada no preconceito. Neste ponto acho que é necessário rever algumas das obras que são consideradas como "clássicas", não estou falando de Machado de Assis, pois para tal tipo de julgamento, referente a ele, eu teria de reler.

Sua resenha me fez lembrar muito de quando Paulo Coelho foi indicado para Academia de Letras, choveram críticas. Porém, Paulo Coelho tem uma escrita fluida e agradável, isso não há como negar. Uma escrita acessível. Além dos pseudointelectuais aos quais você se refere, Fernando, eu acrescento também os intelectuais nocivos (que incomodam-se muito quando a população começa a ler e tentam de todas as formas desestimular, pois são temerários de sua "posição"), afinal de contas ninguém começa a ler os livros mais complexos e mesmo que comece por tais é praticamente certo que não irão entender e provavelmente criar uma antipatia pela leitura. Acho que alguns dos livros literários que são leitura obrigatória no ensino médio deveriam ser revistos, pois requerem um maior grau de amadurecimento e carga de leitura. Não precisamos afastar ou desestimular os pouco leitores que temos aqui no Brasil, pelo contrário, necessitamos pensar em formas de aumentar esse número.

Ainda sobre essas questões de preconceito, ontem mesmo eu presenciei uma cena terrível. Estava em uma livraria que também funciona como cafeteria, na cidade que moro (Garanhuns - PE) e um adolescente entrou pedindo dinheiro. Quando ele chegou em uma determinada mesa um "sujeito" falou maios ou menos o seguinte: - "Saia daqui, se não eu vou chamar a polícia para lhe enviar para FUNASE" (antiga FEBEM, que ainda hoje funciona basicamente como uma unidade prisional para menores de idade que lá podem ficar até os 21 anos).
Depois comentou: "- Fica pedindo, depois fica ai. Não vai querer trabalhar. Depois vai pegar e assaltar quem lhe deu esmola."
Em outra mesa tinham dois homens conversando, aparentemente eram religiosos. Conversando sobre teologia, conversando relativamente alto para que as demais pessoas do estabelecimento escutassem sobre sua "erudição", teve momentos em que chegaram até a conversar sobre A cidade de Deus de Agostinho de Hipona. Sabe o que um deles tinha comentado quando o adolescente chegou em sua mesa (foi antes do que eu já contei): - "Você de novo!" e fez uma expressão de reprovação e virou o rosto.
Eu ainda tentei me controla e não falar nada, porém não me contive. Levantei e falei mais ou menos o seguinte: - "Você deveria ter vergonha na cara. Queria ver se teria essa mesma atitude com um político corrupto. São por conta de pessoas com uma mentalidade preconceituosa como a sua que o Brasil encontra-se nesse estado.", para o que falou de chamar a polícia, paguei minha conta e retirei-me.

Sabe, Fernando, não é somente uma questão de que algumas pessoas se acham melhores por estarem lendo um determinado gênero literário em detrimento de outros, é o elitismo preconceituoso entranhado em nossa sociedade, principalmente entre aqueles mais letrados ou que assim se consideram, mesmo sem o ser. Como você mesmo, bem colocou, determinadas leituras são mais complexas que outras, necessitam de mais maturidade, conhecimento e quando vamos treinando (com leituras mais simples) fica mais fácil compreender o mais complexo. E as pessoas que tem um determinando nível de conhecimento têm clara noção disso.

Desculpe-me pela prolixidade e mistura de assuntos, mas sua resenha me remeteu a muita coisa e de certa forma eu estava com isso entalado na garganta.

Fernando Lafaiete 24/10/2017minha estante
Que bom que gostaram da minha resenha. Eu já estou cansado de ver tantas resenhas que reforçam a inferiorização literária. Acho isso um saco e de fato me irrito! Como você mesmo citou Pedro; pior que os leitores que se auto-intitulam intelectuais através de comentários ou resenhas pejorativas; são os reais intelectuais que dão entrevistas ou postam comentários que reforçam estes aspectos desnecessários do mundo literário. Um bom exemplo disso é a aclamada autora Ruth Rocha que afirmou que Harry Potter não é literatura. Fiquei muito surpreso com o fato desta tão bem sucedida autora fazer um comentário tão idiota como esse.

Eu também já passei por situações revoltantes em livrarias. Já fui julgado por pessoas que me consideram inteligente por simplesmente estar na sessão de livros de fantasia. Este é mais uma coisa que as pessoas deturpam... Elas esquecem que inteligência é algo subjetivo e mais uma vez vez eu repito: NÃO tem nada a ver com preferência literária. Mas eu espero que as pessoas parem de ficar julgando os gostos dos outros e passem a se preocupar com coisas mais importantes.

E não se preocupe com comentários prolixos Pedro. Gosto dessas interações e aprendo muito com estes debates nas resenhas!

ROBERTO468 24/10/2017minha estante
Machado, Incrível. ??

Fernando Lafaiete 24/10/2017minha estante
Não curte Machado Junior?? Em questão de escrita ele é impecável!!

ROBERTO468 25/10/2017minha estante
Amooo nosso eterno Machado.

Fernando Lafaiete 25/10/2017minha estante
Que bom! Espero que o momento dele ser lido chegue pra todo mundo. Porque lê-lo na hora errada pode de fato fazer com que as pessoas peguem raiva do livro e do autor.

Kmilab 13/06/2021minha estante
Parabéns. Ótima resenha. Eu havia tentado ler aos 16 anos e não havia gostado. Acabei abandonando. Atualmente, com 29 anos, eu decidi tentar ler de novo e me surpreendi pois adorei a construção textual, os personagens, pensamentos e reflexões. Fluiu de uma forma que jamais imaginei que iria gostar. Considero o melhor livro de Machado. Ele mostra todo seu domínio textual e intelectualidade.

Fernando Lafaiete 20/07/2021minha estante
Que bom que gostou Kmilab!! Eu tive a mesma experiência que você. Só gostei muito quando dei uma segunda chance anos depois de tê-lo lido na escola. S2

Andre.Trovello 24/11/2022

Um morto muito louco ?
Rapaziada, vou revelar algo nesse momento.
Algo que jamais foi dito antes.
A maioria de vocês vai discordar, mas, que fique claro, essa minha conclusão foi feita após anos de análises, pesquisas e avaliações minuciosas, visto que sou um estudioso do assunto e devo ser tratado como tal.
Dessa forma, dado um contexto onde você, leitor, discorde de minha prova cabal acerca da literatura brasileira, a culpa recai única e exclusivamente sobre a SUA consciência e sugiro que busque conhecimento e ajuda pra se libertar desse estado de escuridão da mente.
Dito isso, aqui vai minha contribuição.
Posso??
Tão preparados??

Mano, vocês não vão aguentar kkkkkkk

MAS LÁ VAI:
Machado de Assis era um GRANDE escritor.
?????????

Sim, eu acabei de dizer isso e estou ciente das consequências que tamanha afirmação pode trazer. Sei que vocês haters estão nesse momento espumando nos comentários e procurando me cancelar no twitter, mas era algo que PRECISAVA ser dito. Depois de anos de anonimato, esse excelente autor low profile pode finalmente descansar tranquilo, ciente de que saiu da cena underground literária para figurar entre os top 10 mais vendidos do BookTok brasileiro.

NÓS TE VEMOS, MACHADO, NÓS TE VEMOS!

Agora parando de palhaçada, vamo falar do que interessa.

Esse livro é muito injustiçado. Apesar de ser considerado um dos maiores da literatura BR, também carrega o fardo de participar daquela maldita listinha do vestibular da Fuvest, o cemitério da saúde mental, que atrai a ira e antipatia de milhares de adolescentes anualmente.
Volta e meia essas bombas-relógio hormonais ambulantes declaram seu completo ódio a Machado e a uma infinidade de outros autores clássicos em todas as redes sociais existentes e, pra ser sincero, concordo com eles. Nos tempos remotos de 2018, quando ainda estava órfão de universidade, este garotão aqui que vos escreve simplesmente não leu nenhuma obra obrigatória, indisciplina que me garantiu a vaga direta na facul, pro desespero daqueles que acreditam em karma. Em minha defesa, ler vários livros de 200 páginas enquanto se está tentando assimilar conhecimento de 3 anos de médio pra passar numa prova de 90 questões não é exatamente a prioridade de um estudante, principalmente quando, em algum lugar do Youtube, algum abençoado fez um resumo exato de tudo que se precisa saber.
Entretanto, também acho justo ter essas obras na lista, já que são livros que têm muito a dizer tanto sobre nosso país quanto sobre nós mesmos, e grande parte das pessoas não teria contato com eles se não fosse pela escola.
Ou seja, nesse assunto não tô do lado de ninguém, vocês que se resolvam por aí.

Depois de toda essa discussão que envolve o nome do livro, hora de falar sobre o conteúdo dele.

E QUE CONTEÚDO HEIN, PQP!!
Reza a lenda que, em certa manhã do século XIX, Machado de Assis catou uma caneta-tinteiro BIC, apontou pra burguesia carioca da época e falou "ó, vocês são assim, viu". O resultado foi "Memórias póstumas de Brás Cubas", na época conhecido como "Os riquinhos também morrem".
Em 300 páginas, o barbudinho do Cosme Velho consegue fazer uma critica tão ácida e certeira à sociedade que muitos dos temas do livro se aplicam até os dias de hoje. Através de um narrador burguês, enviesado, mimado e, por vezes, de índole bem questionável, são tratados temas como privilégio, injustiça, escravidão e poder, intercalados com algumas das coisas mais lindas e humanas já escritas. Num mesmo parágrafo, Brás Cubas consegue ferir 5 direitos humanos diferentes e, ao mesmo tempo, falar algo sobre o amor extremamente sensível e identificável, que te faz pensar "Por que eu to concordando com esse mano??".
Essa é a maestria deste livro: criar personagens ambíguos, extremamente polêmicos, porém sempre reais.

Toda essa surra de conhecimento é oferecida de forma expressa. Machado não precisa de capítulos de 40 páginas (to falando com você, Gabriel García Márquez) ou frases intermináveis de 1000 palavras (~cof cof~ William Faulkner ~cof cof~), tudo que precisa ser dito é feito em uma folha. Duas, se ele acordar prolixo. As vezes ele nem usa palavras, só lança um "capítulo XX", uma página cheia de pontos finais (em arial 12, justificado, porque isso aqui não é bagunça) e diz "se vira". E o pior, são os melhores pontos finais que você vai ler na sua vida!
Como ele sabia que o ponto era melhor pra aquela ocasião??? Por que não vírgula??? Ponto de exclamação??? Aspas??? Letras gregas??? Enfim, são coisas que só quem nasceu pra isso entende.

Não acho que consigo falar mais sobre esse livro. Nem vou tentar explicar o que é o capítulo da Borboleta Preta, não tenho palavras pra descrever. Esse livro é incrível e atemporal. Machado sempre tem algo a dizer, seja por suas próprias palavras, pela boca de um professor de cursinho ou de uma vídeo aula no Youtube. Até mesmo pelo filme.
Leiam!

Agora com licença, vou descansar porque daqui a pouco tem jogo do Brasil e estou completamente iludido.
??????????????????

Abraço,
Paz ??
Milena.Saleh 24/11/2022minha estante
Falou tudo que eu não consegui falar na minha resenha de duas linhas de tão sem fala que fiquei depois de ler essa obra prima. Parabéns.

anicca 25/11/2022minha estante
2x0 já garantimos contra os portões sérvios, vamo que vamo ????

p.s.: ótima resenha, as always

Gabrielle 26/11/2022minha estante
Que resenha sensacional

Andre.Trovello 08/12/2022minha estante
@Milena esse livro deixa a gente completamente sem reação msm kkkkkkk

Mto obgg ????

@liz mtoo obgg ????

Ta tudo dando certo esse ano, o hexa ta cada vez mais próximo kkkkkkk
Que venha a Croácia agr ????

@Gabrielle obrigadooooo ??????

monteirobiaaa 08/12/2022minha estante
Que resenha boa. Com certeza um dos meus livros favoritos da vida, não consigo expressar com palavras o que foi essa leitura

Andre.Trovello 13/12/2022minha estante
@MonteiroBia obgg ????
Machadinho deixa a gente sem saber o q dizer msm kkkkkkk GÊNIO!

Alec.Ferreira 06/07/2023minha estante
Olha nunca gostei tanto de um Post, disse muitas verdades vestibulando aqui ?? então sei do que falo quando se trata de experiência sobre leituras obrigatórias de vestibular. O último livro que li foi Angústia de Graciliano Ramos, a leitura não era torturante mas nossa como me desagradou, nunca tinha me chateado tanto com um livro KKKKK, teria abandonado ele se não fosse o vestibular. Agora estou lendo Quincas Borba de Machado de Assis (também leitura obrigatória) Mas nesse caso estou amando é engraçado como são semelhantes os protagonistas quando se trata de caráter duvidoso e amores complicados. Em relação a escrita eu acho completamente diferente uma da outra. Senti um tiquito de culpa de não ter gostado de Angústia PORQUE POXA, ERA O AUTOR DE VIDAS SECAS, como eu poderia estar odiando? Mas descobri agora que a minha sensação é normal, agora me sinto mais em paz.

Michela Wakami 11/12/2023

Esse livro narrado por um defunto, trás a genialidade do autor, que sempre me surpreende.
Dei muitas risadas lendo esse livro, e também tive vontade de antecipar a morte do defunto em outros momentos.

Verdade seja dita, o nosso protagonista não era flor que se cheire.
Gleidson 11/12/2023minha estante
Maravilhoso, né? Eu sou muito fã do Machado e esse é o meu favorito dele

Michela Wakami 11/12/2023minha estante
Machado é espetacular. Também sou muito fã dele.
Muita gente tem esse livro como favorito do Machado, assim como você.

Vanessa.Castilhos 11/12/2023minha estante
Adorei, Mi!! Nos divertimos com essa leitura, boa demais! ??

Sim, amiga.?????

AndrAa58 12/12/2023minha estante
Foi muito bom lê-lo com vocês Michelle e Vanessa. Se não fossem vocês, não teria lido e descoberto porque é o Meu favorito dele.??
Estou com você na preferência, Gleidson ?
Muito obrigada meninas ?

Michela Wakami 12/12/2023minha estante
Eu também amei ler com vocês, meninas.
Que maravilha! ????
Obrigada, meninas pela companhia.???

Michela Wakami 12/12/2023minha estante
Eu amei ler com vocês, Andréa.
Que maravilha! Machado. ??
Obrigada, meninas pela companhia de vocês.???

Pri.Kerche 21/02/2024minha estante
Brás Cubas era um fanfarrão kk

Naza 09/08/2021

Genial
Confesso que em anos atrás, sempre achei esses livros da literatura brasileira bem chata. Minha meta em janeiro era quebrar esse paradigma, e de tanto enrolar, terminei essa coisinha espetacular. Fico me perguntando "o porque n ter lido isso antes!". Que história fantástica. Me encantei tanto que já quero ler outros desse e outros autores da litert brasileira.
Jorge Armando 09/08/2021minha estante
Tente ler qualquer coleção de contos do Machado. Você vai gostar!

Larissa Alferes 09/08/2021minha estante
Como estudante de Letras que fui li vários e releio também! Adoro Machado, pra mim o melhor da literatura brasileira!

Marina.Sales 09/08/2021minha estante
Esse livro é fantástico!

Naza 09/08/2021minha estante
Vlw pessoal. Já querer ler outros dele. Essa história tem uma parte que me fez ler várias vezes, achei frases perfeitas e com teor de grande reflexões. Obrigado a todos.

Sou apaixonada por Dom Casmurro! E Esau e Jaco também

Larissa Alferes 09/08/2021minha estante
Helena, Iaiá Garcia, Quincas Borba deveria ser seu próximo pois tem ligação com Memórias, enfim!!!!

Naza 09/08/2021minha estante
Anotado rs.

Cristianaps 29/08/2023

Histórico
Um livro que apesar de ser escrito em 1881 tem
muita coisa a ser aprendida, principalmente o contato do personagem com o leitor. Confesso que não é uma leitura muito fácil, é desafiadora.

Apesar de ser uma leitura obrigatória, vale a pena se deleitar e aprender com o Brás Cubas. Quando se lê sem a obrigatoriedade da obra, se capta muito mais . Indico!
Rute.Severo 29/08/2023minha estante
Eu amo esse livro! Quero fazer uma releitura dele ?

Fábio Yeshua 29/08/2023minha estante
Concordo. Um excelente livro, com uma história arrebatadora . Pena que a maioria o lerá apenas por obrigatoriedade.

Cristianaps 29/08/2023minha estante
Tentei ler ele no ensino médio não consegui e dei outra chance e foi ótimo! Entendi muito mais e captei muita coisa amei ??

Fábio Yeshua 31/08/2023minha estante
Eu falo sobre isso com os alunos no cursinho. O livro é bom, o problema é ser obrigado a ler determinada obra. O problema, geralmente, não está no livro.

Cristianaps 31/08/2023minha estante
Sim Fabio é verdade, a obrigatoriedade acaba criando um bloqueio nas pessoas, eu mesma fui voltar depois de algum tempo pós ensino médio pra dar mais uma chance e me surpreendi, porque quando você entende a história e tantas coisas que ela trás, o resultado é gratificante, e quando você vê que se trata de uma obra antiga mas que escrita, bem montado pra epoca, foi genial a sacada do Machado de Assis. Pesquisar sobre o livro e tudo que ele trás me ajudou também a me interessar ainda mais na obra . E hoje não me arrependo de ter dado a segunda chance ?

Fábio Yeshua 31/08/2023minha estante
Vou mostrar seu comentário para os meus alunos rsrs

Cristianaps 31/08/2023minha estante
Boa Fábio haha

Yasmin284 06/01/2024

Entregou o q eu esperava, mas eu esperava ser chato
Bem, eu entendo o livro ter sido lento, até porque é um livro escrito a mais de 100 anos, mas mesmo assim, outros livros desse período não são tão cansativos assim, outros livros do próprio autor são mais interessantes. Sobre a história, é cada coisa kkkkkkk, tem uma parte que ele começa a divagar dum elefante é as nuvens e ele monta no elefante e na nuvem kkkk, nessas partes eu ria. Mas tem algumas coisas bem qualquer coisa. Mas enfim, só dei 2,5 porque a escrita é realmente boa, a história q não colabora.
Thayzea 06/01/2024minha estante
Realmente, ler Machado não é pra todos os gostos

LuaGaspar 06/01/2024minha estante
não prometeu nada e entregou o que prometeu

Gabriela1214 06/01/2024minha estante
Amei a sinceridade kkkkkkk

mluisad 06/01/2024minha estante
kkkkkkkk gosto muito desse

Ana 06/01/2024minha estante
Acho legal ler Machado pelo repertório. Li na época da escola e não gostei, dei uma segunda chance depois de um tempo e entendi que existem leituras que são para épocas diferentes na nossa vida. Machado é cultura, é um clássico e é necessário para literatura.

Tammara.Martins 06/01/2024minha estante
Como assim chato? É incrível

Lorena368 06/01/2024minha estante
Eu achei isso de certa forma bem legal, porque é só a vida de um cara qualquer que nunca conquistou nada de muito grande, então porque seria "interessante"?
O conceito é maneiro mas pra ler é uma vez e nunca mais

Alê | @alexandrejjr 25/10/2020

Viva Machado!

É. Machado de Assis é tudo o que dizem mesmo. Obra singular da nossa literatura, “Memórias póstumas de Brás Cubas” é mais que uma simples leitura em nossa vida, é um acontecimento.

Erudito, satírico, irônico, filosófico, pessimista. Romance inesgotável, é uma obra que dispensa uma única interpretação. Você vai rir com Brás Cubas, você vai sentir raiva com Brás Cubas, você vai pensar com Brás Cubas. Inovador em forma e conteúdo para a sua e para nossa época, Machado faz dos leitores muito mais do que simples espectadores, rejeita a simplicidade dessa função e faz de nós parte integrante da história narrada por seu defunto-autor. A leitura das memórias póstumas é uma singela forma de tentar clarear nossa escuridão perante esse mundo que desconhecemos profundamente.

Definitivamente umas das melhores leituras que já fiz na vida, “Memórias póstumas de Brás Cubas” é “o” clássico brasileiro. Vale aqui um conselho para jovens leitores - e no momento que escrevo tenho apenas 24 anos - que buscam se aventurar nas desconhecidas e profundas águas machadianas: importante procurar ter a sensorial experiência de ler o romance em edições mais dedicadas, que possuam notas de rodapé e/ou textos críticos que nos ajudem a entender um pouco do turbilhão de ideias que se mesclavam na cabeça do autor à época em que escrevia.

Muito mais do que indicar Machado de Assis, em especial esse livro, é preciso saber como podemos espalhar o quanto é sublime a ficção machadiana, uma ficção que entendeu como poucos a sociedade brasileira e falou de igual para igual com os grandes pensadores da nossa existência sobre as agruras que assolam a humanidade, tudo isso na periferia do mundo, parafraseando a célebre análise de Roberto Schwarz. Viva Machado!
Vitor 25/10/2020minha estante
Livro da minha vida. Genial.

Alê | @alexandrejjr 25/10/2020minha estante
Livraço, Vitor.

Jamile.Almeida 26/10/2020minha estante
Machado é rei!

Alê | @alexandrejjr 26/10/2020minha estante
E eu descobri isso só esse ano, Jamile. Pode isso?!

Jamile.Almeida 26/10/2020minha estante
Importante é que descobriu! Ta super valendo!

Henrique Gripp 28/08/2023minha estante
você acha que faz muita diferença a edição no caso desse livro?

Alê | @alexandrejjr 29/08/2023minha estante
Eu acredito que sim, Henrique. Quanto melhor contextualizada a edição, mais rica fica a experiência e melhor aproveitada é a genialidade do Machado!

Yasmin.GonAalves 27/01/2023

Oq a falta de terreno pra capinar faz
O momento de eu gostar desse livro durou, no máximo, dez páginas. Ele passou a ser muito chato principalmente quando apareceu o Quincas Borba. O Brás Cubas é um cara que não tem um serviço e, por isso, só conversa fiado o livro inteiro. Fica invejando as conquistas dos outros sendo que ele nem se esforça. É uma pessoa totalmente inútil pra sociedade. Totalmente ignorante a tudo.
Foi uma baita luta pra eu terminar esse livro. Foi muito arrastado e desinteressante.
Félix 28/01/2023minha estante
Ama clássicos ???

Yasmin.GonAalves 28/01/2023minha estante
KKKKKKKK para com isso ?

Alessandra.Ribeiro 29/01/2023minha estante
Caraca eu acho que nunca vou ler resenha mais sincera

Yasmin.GonAalves 29/01/2023minha estante
Aí eu só me estressei com esse livro amg kkkkkkk

Clara 29/01/2023minha estante
A leitura está muito arrastada aqui também.

Lucas 01/02/2023minha estante
Eu tô sentindo exatamente isso kkkkkkkkkk

Yasmin.GonAalves 01/02/2023minha estante
Tmj então lkkkkk

boemillys 08/05/2020

machado é incrível, o ensino BR que não é
a narrativa do machado é impecável, os livros são interessantes d+++.... é uma pena que enfiem esses livros goela abaixo de crianças de 13 anos, fazendo as mesmas odiarem clássicos da literatura brasileira
Raiany Távora 08/05/2020minha estante
Não adianta mudar a idade. Pode ser 13, 15 ou 17 anos. Apenas 1% dos alunos leem os livros recomendados. Professor de literatura sofre com o descaso dos alunos e a falta de interesse. A leitura tem que ser incentivada em casa e isso não acontece. Amo Machado desde sempre. Meu preferido é o José de Alencar, mas ganhei gosto por causa da minha mãe. Professor só ajudou.

boemillys 08/05/2020minha estante
Sim, claro, a leitura sem o incentivo dos pais é muito mais difícil de chegar até alguém - quanto mais a de um clássico. Ainda assim, deve ser levada em conta a idade. Uma criança de 13 anos geralmente não tem maturidade o suficiente pra entender um livro como Dom Casmurro ou Capitães de Areia e conseguir apreciar devidamente.

Raiany Távora 08/05/2020minha estante
Mas não se passam os livros inteiros. Capitães de Areia é uma obra para Ensino médio. Machado só é abordado com criança usando adaptações e trechos. O uso da literatura brasileira na sua totalidade entra a partir do 1° ano do Ensino médio. Deu aula de literatura brasileira para 6° e 7° ano do Ensino fundamental e depois para 2° e 3° ano do Médio. Não é só maturidade. É interesse. O professor pode virar do avesso, uma grande parcela cresce ouvindo que é chato ler. Ouve que nossos clássicos são difíceis. Então não querem. Já chegam na sala odiando o que não conhecem. A culpa não é do professor ( na maioria das vezes ), mas do preconceito com a literatura nacional. É terrível dar aula para quem já berra que odeia livro velho kkkkkkkkkkkkk

dei*

boemillys 08/05/2020minha estante
Simmmm, justamente isso. Eu acredito que a maturidade deve ser levada em conta, e nas escolas onde estudei aplicaram os livros na totalidade ainda no fundamental. De modo algum acredito que a culpa seja dos professores, mas sim do sistema de ensino que não estimula nem valoriza nossos escritores, professores e, infelizmente também, os clássicos.

Raiany Távora 08/05/2020minha estante
Professor está sofrendo com a falta de valorização há anos. Vem piorando e a educação também. Português e literatura ( minha área ) apanhou junto com os profissionais de história. É triste! Eu nem falo nada da área voltada para escrita. A situação é caótica e está ficando insustentável. Larguei uma profissão por outra próxima e acabei no meio termo kkkk Tá ruim, mas seremos positivos! Ainda há quem gosta dos clássicos.

missi-dominique 15/02/2024minha estante
Amei sua resenha, Matilda! Parabéns. Pretendo reler esse, quem sabe ainda esse ano ?

Matilda_books 15/02/2024minha estante
Que bom que gostou Dominique! Também gostei da sua do livro Helena, Machado de Assis é um grande escritor mas também erra. Ainda bem que temos senso crítico e não o colocamos num pedestal, como muitos leitores brasileiros e que o consideram imune a crítica.

missi-dominique 15/02/2024minha estante
A maioria das obras que já li dele foram leituras da adolescência, na época eu gostei muito, mas tinha outra cabeça. A experiência de leitura agora, que estou um pouco mais madura, é muito diferente. Ainda preservo muita estima por Machado e confesso que é bem difícil pra mim criticá-lo; faz parte da minha história, da construção da minha identidade. Por outro lado, romper com esse "endeusamento" também representa muito pra mim. É possível gostar de um escritor sem passar pano nos erros, concordo contigo sobre exercer o senso crítico.

Matilda_books 15/02/2024minha estante
Aguardo ler sua resenha de Memórias Póstumas de Brás Cubas, agora que irá o ler novamente com um olhar mais maduro. Eu tenho 18 anos, essa idade eu diria que é o muro que divide a adolescência da vida adulta.

Matilda_books 16/02/2024minha estante
Gostaria de acrescentar, que já li outros livros de Machado como Dom Casmurro e O Alienista, mas a história de Brás Cubas não me agradou tanto quanto os outros, acredito que isso se deva por ser a primeira experiência de realismo no Brasil. Esse foi apenas um ensaio para que ele tivesse o título com mérito de destaque no realismo brasileiro.
Se não lhe for incomodo, me envie no privado o seu user do Instagram para te seguir, gostei de trocar ideia contigo ??

missi-dominique 16/02/2024minha estante
Combinado! Tô tentando ler em ordem cronológica, o próximo é Iaiá Garcia (primeira leitura).
Obs: Quem me dera ter a sua mentalidade com 18 anos! Eu era o pó do pó da terra, uma vergonha. Vou acompanhando suas outras leituras por aqui.

juliarfs 31/05/2023

Masterpiece!!
Finalmente posso falar que sou a Júlia, estudante de Letras, que leu Memórias Póstumas de Brás Cubas e amou! E pra completar o pacote: aulas e aulas de discussões na faculdade, acho que cheguei bem perto da felicidade.

Brás Cubas está preocupado em mostrar a essência de uma sociedade que vivia de aparências, esse tema é comum em diversas obras, mas poucas conseguiram me imergir tanto na leitura. Eu me senti lendo uma grande fofoca contada por um DEFUNTO (defunto autor e não autor defunto).

A escrita é tão elaborada, é como se ao ler eu tivesse degustando um vinho docinho.

O tanto que amei esse livro não cabe aqui e o quanto ele pode ser explorado e estudado me deixa com expectativas de releituras. Eu com certeza serei a professora que vai passar Machado de Assis para os alunos. Todos deveriam ler esse autor que virou minha referência de literatura.

Citando meu amigo Brás Cubas: ''A obra em si mesma é tudo: se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se te não agradar, pago-te com um piparote, e adeus.''
goodbyedarth 31/05/2023minha estante
Que resenha linda, tô enfeitiçada!

juliarfs 31/05/2023minha estante
obrigada ???

GioMAS 06/06/2023minha estante
Adorei!

GioMAS 06/06/2023minha estante
Vou te seguir, pq amo resenhas mais elaboradas, essas que dá pra sentir a empolgação pingando das letras! Ahhaah

juliarfs 08/06/2023minha estante
aaaa que amor ????

EduardaMarquess 17/03/2023

De início achei que não iria curtir. Li outras obras de Machado, mas esta foi especialmente complexa, mas findei me adaptando e a leitura passou a ser bem mais fluida e envolvente. Não desenvolvi afeto pelo protagonista, mas isso não é nada surpreso, e até esperado nesta obra, então tudo normal por aqui. Impressionante o que o autor faz, você não gosta do que tá rolando, discorda dos personagens, dos seus princípios e ações, mas curte a história e acha a escrita fantástica. Vai entender...

Cito a última frase do livro, como exemplo do que acabei de dizer: "não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

Discordo completamente, ao mesmo passo que considero um fechamento porreta. Genial!

priscyla.bellini2023 17/03/2023minha estante
Cancelada por não dar 5 estrelas, mas feliz demais que tu gostou.

EduardaMarquess 17/03/2023minha estante
Se serve de alguma coisa, eu fiquei na dúvida. Talvez rm uma releitura, quando eu for mais cult

Você já é.

EduardaMarquess 17/03/2023minha estante
N vamos exagerar, até um dia desse meu repertório era formado por dan brown e augusto cury kskskksk

priscyla.bellini2023 17/03/2023minha estante
Pô, descobri que Augustu Cury lança umas heresias, né? Nem tenho vontade de ler. Só li um livro dele, em partes e abandonei, Dan Brown tu já sabe, li 4. Ksksk