Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...




Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas


3632 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


juliesf 03/06/2024

Gênio

às vezes meio complexo, não dá pra aproveitar 100% do livro na primeira leitura (para o meu nível)
comentários(0)comente



Isabela354 02/06/2024

A forma que Machado prende a atenção do leitor é de admirar. Segundo livro que leio dele e, mais uma vez, uma experiência sem igual.
comentários(0)comente



Maryana99 02/06/2024

Sublime como nada igual
Da certeza da morte, Machado de Assis nos conta sobre a vida.
O difunto autor aqui nos envolve da única certeza que todos temos: um dia vamos morrer. Da certeza se gera a maior dúvida de todas: como viver?

A genialidade de apresentar não um autor difunto. Pois, o próprio Brás Cubas não se via enquanto autor da própria vida, estava perdido e mergulhado em conflitos internos para se preocupar em se trabalhar e melhorar enquanto pessoa. Ele era um difunto autor, pois só quando morreu conseguiu enfim se ver enquanto agente da sua vida e de suas escolhas, e assim narrar a história não da sua morte, mas da sua vida que estava completa. Finalizada??.

Ele foi o que foi. Isso é conclusivo. Sem máscaras, Brás Cubas não se importa de ser julgado e assume seu caráter duvidoso, afinal a vergonha é um sentimento de quem está vivo, e ele não pertence mais ao mundo dos vivos. Um livro inteligente, engraçado e profundo. Cômico ao estilo ?vamos rir para não chorar?. Ao final você tem certeza de não existe um outro livro igual a esse. Ou que chegue aos pés! Obrigada Machado, você é meu orgulho nacional.
comentários(0)comente



beatrizlima_ 02/06/2024

"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas."

Relendo machado de Assis para a uerj,e sempre pensando o quão incrível ele era como escritor sempre fazendo críticas pela ironia e abusando de perguntas sarcásticas.
Esse livro mostra como Brás cubas levou uma vida tão superficial e fútil,e que suas próprias escolhas levaram a esse fim.
conclui que perdemos tempo com coisas sem valores,e no final saímos sem nada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Drikahk 02/06/2024

Bom
Uma leitura atípica é muito difícil, pensei em desistir algumas vezes. Achei o final muito abrupto.
comentários(0)comente



JAlia372 01/06/2024

É errado dizer que eu esperava mais?
Honestamente, não achei nada demais, nem grandioso. Terminei a uns minutos e estou aqui pensando se li o mesmo livro que todo mundo. Há reflexões interessantes, críticas também. E o jeito "sem filtro" de Machado é o que mais gosto em suas obras definitivamente. Mas não sei, realmente não tem nada demais aqui. Me sentindo genuinamente muito mal por não ter gostado tanto quando devia aparentemente.
comentários(0)comente



tavinescada 01/06/2024

Quando o cara é gênio, é outra coisa
Esse Brás Cubas não podia ser uma crítica melhor à elite brasileira. Acho que não existiria personagem tão chato e desprezível quanto esse crápula. E o Machado de Assis, não satisfeito em ter a melhor premissa da história (a de fazer um defunto autor, da elite brasileira, que vai contar tudo de forma sincera porque, afinal, morreu), é gênio a cada capítulo que passa. Os únicos momentos negativos que eu tive nesse livro foi por causa do protagonista ser esse trem aí; chato até não poder mais.
comentários(0)comente



Ivan.Litenski 01/06/2024

Estou sendo audacioso ao tentar escrever sobre uma obra que deixa qualquer um em silêncio, mas tento deixar alguns singelos comentários.
"Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, é narrada pelo defunto Brás Cubas, que, do além-túmulo, oferece uma visão irônica e cínica de sua vida e da sociedade brasileira da época.
A estrutura fragmentada e não linear do romance, com capítulos curtos e digressões filosóficas, revela a habilidade de Machado de Assis em manipular a forma narrativa para explorar a subjetividade e a complexidade do protagonista. O uso da ironia é central na crítica social do autor, que expõe as hipocrisias, vaidades e corrupções da elite brasileira com uma sagacidade mordaz. Além da crítica social, a obra mergulha em questões metafísicas e existenciais. Brás Cubas, ao narrar suas memórias após a morte, questiona o sentido da vida e a validade dos valores morais e sociais.
comentários(0)comente



Grativas 01/06/2024

Livro muito bom, a história tem grandes plot twists, mas o meio do livro é bem chato o ritmo diminui de mais e fica difícil chegar no final
comentários(0)comente



coqueirojoanna 01/06/2024

Imagina vir ao mundo sendo um Machado de Assis
Esse homem tinha apenas uma missão e ele deu o NOME

não é uma leitura que vc vai conseguir fazer uma vez e aproveitar 100%, e também nao é fácil, em vários momentos me questionei se português br era mesmo a minha língua nativa ?

mas nem por isso deixa de ser uma leitura incrível, apesar de eu não conhecer quase nada do autor, é um livro que dá vontade de reler, fiquei com muita curiosidade pra saber mais sobre essa e outras obras do Machado

uma VERGONHA não ter lido antes, mas também que ótimo que o tiktok está fazendo muita gente assim como eu kkk lembrar e dar uma chance pra ler esse livro

espero que aconteça o mesmo com mais autores brs
comentários(0)comente



Isa Coll 31/05/2024

Uau! que livro!
Acho incrivelmente incrível o jeito que Machado se estressa em seus escritos!

Toda a história te comove, são vários mistos de emoções. A cada capítulo eu ficava mais "??".

Já comprei a minha blusa "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver, dedico como saudosa lembrança essas memórias póstumas".

Perfeito! Super indico!
comentários(0)comente



Fernanda.Duart 31/05/2024

Machado é Machado né
Que genialidade de escrita! Que arrependimento de não ter lido inteiro quando mais nova!
Desde o ensino médio, já peguei para reler algumas vezes, e é incrível o quanto ao longo do tempo e da maturidade, esse livro vai se transformando em algo mais...vai se abrindo, vai se mostrando...
Cada vez que releio, me sinto mais burra e menos capacitada, mas incrivelmente feliz!!!

Brás Cubas não tem nada de polido, de politicamente correto...não tem vontade nenhuma de impressionar e de mascarar seus defeitos. Por ser um defunto autor, está pouco se lixando para o que o leitor pensa (muitas vezes até xinga o leitor, o que é hilário). De uma ironia e de um sarcasmo invejável, descreve sua vida de forma crua e amarga...
Uma vida sem nenhum tipo de heroísmo, sem nenhum "plot twist", sem grandes marcos e reviravoltas... simplesmente uma vida...
De um cara egoísta, mimado e sem escrúpulos. Por vezes soltando alguns pensamentos e filosofias não originais, mas marcantes. O que faz com que tudo seja melhor.

Machado foi realmente e com certeza, o melhor que tivemos.
comentários(0)comente



Maria 31/05/2024

Cada vez melhor
A cada vez que o leio, o livro fica melhor. É muito bom lê-lo depois de um tempo, com mais maturidade, tanto na vida quando na literatura, e com mais paciência para ler e reler certas passagens. Machado de Assis é, para mim, um dos melhores autores brasileiros, se não o melhor.
comentários(0)comente



Joy 31/05/2024

Obra prima de Machado
A magnificência da escrita do Machado de Assis está presente neste livro! Que maravilha são as reflexões(bastante filosóficas) sobre a vida e a morte, o desenvolvimento do personagem e o enredo por si mesmo. Gostei bastante, adoro essa crítica maquiada de humor, dessa forma que só o Machado soube fazer. Palavras não são o suficiente para descrever o deleite que são suas obras, apenas leiam. Em resumo: meu romance favorito ainda é Dom Casmurro, mas como sempre, esse tmb não erra!! Recomendo.
comentários(0)comente



3632 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |