Joseph Fouché Stefan Zweig
Stefan Zweig

Resenhas - Joseph Fouche

Mi_ 04/05/2024

Joseph Fouché, Stefan Zweig.

Um livro histórico, a biografia de um homem desprezível, mas surpreendente na inteligência e audácia- até mesmo para Napoleão Bonaporte.

Shirley.Peixe 03/05/2024

Gostaria de ter gostado mais...
Nunca havia ouvido falar sobre o Fouché (ou pelo menos não me lembro). Foi uma bela de uma camuflagem dentre os registros históricos quanto a influência dele no período retratado neste livro, porque homenzinho cabuloso esse aí, vamos combinar.
Em pesquisas pela internet até é possível achar alguns registros da presença e participação dele, mas são praticamente menções diante do que realmente aconteceu.
Apesar de ser bastante curioso acompanhar o rei da manipulação, o professor e inspiração de toda politicagem da qual se tem conhecimento, não me empolguei tanto com a leitura.
A estrutura de texto me cansou um pouco. Me pareceu que eu precisava ter um pouco mais de "background" sobre o cenário da época e os envolvidos. Muitas foram as personalidades mencionadas, assim como as classificações de poder da época, e como eu não saí anotando nomes, nem pesquisando a todo momento, me perdi diversas vezes. Não posso dar culpa ao texto exatamente, mas isto atrapalhou a experiência.
De toda forma, o livro tem um conteúdo interessante e o negócio às vezes é tão absurdo que você acaba questionando se é verdade, embora saiba que é. Não duvido que o Zweig possa ter floreado um pouco, afinal não é uma biografia tradicional e sim detentora de um formato ficcional (sem contar as próprias limitações de se conseguir as informações, como mencionei anteriormente), mas trás realmente informações verídicas.
Enfim, achei uma leitura válida, mesmo com as dificuldades apresentadas.
Quem sabe em uma futura releitura, eu possa ter mais repertório para usufruir melhor do texto.

Lucas Alves 14/04/2024

Uma revolução nunca vista e uma política previsível
Joseph Fouché: retrato de um homem político é um livro que nos mostra um lado da Revolução Francesa que não conhecíamos, as origens do texto comunista que não sabíamos e um lado da política um pouco previsível. Stefan Zweig, amigo de grandes intelectuais e artista desde a Primeira Guerra Mundial, nos apresenta aqui, neste livro, um perfil psicológico do homem que ele considera um dos mais poderosos de sua época. Em seu prefácio, Zweig já deixa claro qual é a intenção de sua biografia: alertar-nos sobre o que já passamos em (1914-1918), onde afirma que as decisões de importância histórica universal sobre guerra e paz foram tomadas não conforme a razão ou a responsabilidade, mas por indivíduos ocultos, de caráter duvidoso e discernimento limitado.

O livro apresenta a ascensão de Joseph Fouché, iniciando com a narração de como o homem franzino e comprido conseguiu se tornar o mais poderoso da França. Em meio ao desenvolvimento de sua vida, tanto física quanto psicológica, Zweig nos mostra os bastidores da política e da Revolução Francesa. Não aquela que vimos na escola, ou que discutimos na faculdade quando falamos da ideia de liberdade, mas aquela que deu o nome de ?O carniceiro de Lyon?, a Joseph Fouché. Com o objetivo de traçar e mostrar um perfil psicológico desse traidor, intrigante, miserável, réptil escorregadio, desertor profissional, alguns dos adjetivos que Zweig usa durante a formulação deste livro e do personagem. Ele com maestria nos faz sentir em um livro de ação, às vezes com tramas políticas que nos fazem se sentir ansiosos, às vezes em um livro de terror que nos faz temer a alma do homem. O livro é magnífico, Zweig consegue durante toda a história aqui desenhada formular um perfil com todos os aspectos possíveis de um homem político e de uma política que dificilmente muda e nos alerta para um aspecto que é: ?apesar da boa intenção do homem, o poder pode corrompê-lo, tornando-o sanguinário e irreconhecível.

Cdmm 06/04/2024

Para o fã de político
Todos os cidadãos do planeta deveriam ler este manual da psicopatologia na política. É impossível crer em boas intenções políticas nos dias de hoje com tantos exemplos de malfeitos por toda a História da Humanidade. Fouché é um retrati de, senão 100%, quase a totalidade da classe que deveria nos representar.

Mariana Rodrigues 31/03/2024

Joseph Fouché
Maquiavel da era moderna, político foi considerado por Balzac um dos personagens mais interessantes da história da França Com imbatível talento narrativo, Stefan Zweig oferece um perfil psicológico do homem político, investigando essa carreira construída atrás do palco principal e buscando descobrir o segredo de sua força. Capaz de abraçar qualquer ideologia e aceitar qualquer cargo, amoral, urdidor, que traiu a Igreja e todas as instituições da Revolução Francesa, que derrubou, entre outros, Robespierre, Lafayette e até Napoleão. Fouché só não traiu a viciosa e insaciável sede de poder que o colocou no papel do mais abjeto governante da era moderna. Um único partido mereceu sua lealdade até o fim da vida: o mais forte, o da maioria. Durante o combate, Fouché não definia posição; no final do combate, alinhava-se ao vencedor. Os girondinos caíram, ele ficou; os jacobinos foram expulsos, ele ficou; o Diretório, o Consulado, o Império, o Reinado e outro Império desabaram, e Fouché ficou - sempre disposto a abrir mão de qualquer caráter ou convicção. Complementa essa edição um afiado posfácio de Alberto Dines, maior especialista em Zweig, que contextualiza o livro e aponta perigosas semelhanças com a atualidade.

Nathy 31/03/2024

Joseph Fouché
Este é meu primeiro contato com o autor, aclamado por suas biografias. Também foi uma oportunidades de conhecer este personagem tão pouco conhecido na história. Joseph Fouché é realmente desprezível, entretanto, surpreendente.

Vanessa1073 26/03/2024

Primeiro de tudo: QUE DELEITE ESSA ESCRITA!!!

Zweig conseguiu me conquistar de primeira com esse livro. Foi meu primeiro contato com o autor e estou encantada com os detalhes, a forma de escrever, o texto enxuto e rico.

Sobre a obra, isso sim é política na sua forma mais crua e bizarra. Eu nunca sequer ouvir falar de Fouché, mesmo lendo outras obras sobre essa fase histórica. Ele foi um homem muito inteligente, mas um escroto rsrs

Quando concluí a obra fiquei me perguntando o motivo dele ser ignorado pela história, mas faz sentido... Robespierre, Napoleão e todos os demais perderiam tal vigor histórico se Fouché estivesse nos livros, filmes, evidenciado de alguma forma.

Thelma 21/03/2024

Biografia de um verme
Pior que são muitos iguais a este Fouché que rastejam pelo mundo político afora. É bom ler uma biografia de um ser ignóbil desses para abrir nossos olhos.

Léia Viana 20/03/2024

Clube Biblioteca Tatiana Feltrin - Livro de Março
"...a pena de todos os historiadores franceses, sejam monarquistas, republicanos ou bonapartistas, enche-se de fel quando escreve seu nome. Traidor nato, intrigante miserável, réptil escorregadio, desertor profissional, alma mesquinha de policial, amoralista deplorável, não lhe poupam nenhum insulto..."

Joseph Fouché, um desconhecido para mim, se não fosse ler a respeito em
uma nota na obra "Os Miseráveis ", de Victor Hugo, foi um político e um ser humano da pior espécie e Zweig destrincha, o que era (e o que ainda é), fazer política e ser um político, o quão cruel foi a Revolução Francesa, a ascensão e queda de Napoleão, e deixa claro que foi bem possível que Fouché tenha escrito o primeiro manifesto comunista.

Fouché, para mim, não tinha coração e nem alma, o que ele tinha era ganância e sede de poder, revestido de frieza e muita esperteza. Entretanto, como pode alguém assim ser capaz de amar e ser fiel a sua única esposa?

A escrita de Stefan Zweig é linda, uma delícia de ler. É o primeiro livro que leio dele e gostei muito do estilo.

Luana:) 18/03/2024

Primeira biografia escrita por Zweig que leio e depois dessa fiquei com vontade de ler as outras.
Joseph Fouché foi um homem que mesmo trndo nascido em uma família simples, conseguiu; através de muitas estratégias, traições e oportunidades; se tornar um dos homens mais importantes da França.
Com esse livro da para perceber o quanto o autor parece indignado, mas ao mesmo tempo admirado pelas decisões que Fouché tomou para se destacar e se tornar cada vez mais poderoso.

Thais 14/03/2024

Se não fosse pela Tati Feltrin e Victor Hugo em Os Miseráveis, certamente nunca teria lido a respeito de Fouché.
Quem foi este homem e como sua inteligência e perspicácia fizeram dele um dos políticos mais poderosos da Revolução Francesa, deixando até mesmo Napoleão admirado.
Incrível biografia narrada por Zweig, onde a cada página você vai querer descobrir mais um pouco sobre este homem genial e maquiavélico.

Maria17661 06/03/2024

A incessante busca pelo poder
Uma figura pouco conhecida que, por mais que tenha sido um homem sem escrúpulos, é necessário reconhecer a sua importância história.

Um homem não confiável que perto da sua morte tentou alcançar o esquecimento.

Acho importante a leitura para conhecermos todos os feitos que Joseph Fouché tentou se desvencilhar.

EduardoCDias 05/03/2024

Figura quase desconhecida
Surpreendente biografia sobre uma personalidade pouco conhecida. Zweig manobra com maestria a vida dessa figura execrável e tão importante na história da França. Delícia de leitura cativante!

Hallisson 01/09/2023

Retrato de um político como não deveria ser
O livro já tinha tudo para dar certo por ter sido escrito por Stefan Zweig, mas a combinação do escritor com o tema do livro (Joseph Fouché) é fenomenal. Me surpreende essa figura que passou por cima da Monarquia, da Revolução Francesa e até mesmo de Napoleão Bonaparte é tão pouca conhecida. Aqui temos um retrato de um homem que não tem escrúpulos, que está do lado que ganha e que só se preocupa consigo mesmo. De uma frieza impactante, ele veio do nada e enfrentou as maiores personalidade do séc. XVIII, se tornou o segundo homem mais rico da França e por muitos o mais temido da Europa. Uma figura fascinante.