Um pai: puzzle

Um pai: puzzle Sibylle Lacan

Resenhas - Um pai: puzzle

Fernanda Samico 25/02/2024

Um pai puzzle é um curto livro de memórias de Sibyle Lacan, sobre seu pai, o psicanalista Jacques Lacan. Mas conta também a história que todos nós contamos, quando fazemos análise, sobre pais e filhas. Na sua sutileza particular, tocou o universal de todas nós.

Sara.Franca 04/02/2024

Um pai, tão pouco, mas pai
Uma pena que Sibylle tenha sofrido tanto com a ausência de seu pai. Mas não achei ele de todo mal... Cada experiência é subjetiva e só ela sabe o que sentiu, né. Leitura rápida e tranquila.

Retalhos e Prefácios 12/10/2023

Médio.
Acabei criando muita expectativa e isso, raramente, é bom. Me frustrei um pouco!

Sibylle está terceira filha do renomado psicanalista, Jacques Lacan. Ela nasce em um momento que o casamento de seus pais já está afundando, pois, Lacan está apaixonado por outra mulher.

O casamento acaba, e ele tem uma filha com essa nova mulher que terá idade bem próxima de Sibylle.

Lacan não deixa apenas a ex-esposa. Mas se afasta, também, dos filhos que tem com ela. Eles crescem sem a presença do pai. A paternidade fica resumida em alguns encontros, jantares e mentos esporádicos.

Por outro lado, Judith, a outra filha, é criada com amor e atenção desse pai.

Essa discrepância poderia ser a história de qualquer pessoa, visto que todos os dias vimos essa situação se repetir. O que chama atenção e faz esse ser um livro que vale a pena ser lido, é o fato de tratar-se do profissional que reforçou, em sua prática clínica, questões sobre o ofício paterno.

Em todo caso, considero sempre bom humanizar grandes personas assim...

Marcelo 09/10/2023

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
O livro "Um Pai (Puzzle)" é um curto livro de memórias escrito por Sibylle Lacan, filha do psicanalista Jacques Lacan. Logo de início ela alerta que não pretende falar do homem de forma geral, muito menos do psicanalista, mas sim do pai que Jacques Lacan foi para ela. O relacionamento entre pai e filha é sempre complexo, e Sibylle busca explorar as nuances desse relacionamento específico.

O livro é uma comovente exposição de memórias e sentimentos da relação entre Sibylle e seu pai. Ela se sentia enjeitada por ele e carregava um profundo ressentimento, ao mesmo tempo em que ansiava por sua aprovação. Nesse texto ela revela suas lembranças e sua busca por autenticidade através da expressão.

Sibylle Lacan, como a terceira filha de Jacques Lacan, teve uma vida marcada pela complexidade da relação entre seus pais. Seu nascimento ocorreu em um momento de crise no casamento de seus pais, quando Jacques Lacan já estava envolvido com outra mulher, com quem teve uma filha pouco mais nova que Sibylle. Essa situação tumultuada desde o início de sua vida teve um impacto duradouro em sua experiência e perspectiva.

O livro também lança luz sobre a figura controversa de Jacques Lacan, um psicanalista renomado, mas também alvo de críticas e desconfianças, inclusive entre os próprios psicanalistas lacanianos. Sibylle revela as dificuldades de seu relacionamento com seu pai, que muitas vezes parecia distante e indiferente a suas necessidades emocionais. Isso contrasta com a ideia de que um pai desempenha um papel fundamental na vida de seus filhos, estabelecendo limites e organizando a dinâmica familiar.

O livro aborda temas complexos, como a função do pai na psicanálise, e como a realidade da relação entre pai e filha pode ser muito diferente do idealizado. Sibylle expressa seus ressentimentos, suas expectativas não atendidas, o ciúme e a inveja que permearam seu relacionamento com seu pai. No entanto, também reconhece a natureza humana da família e como cada membro lida com seus próprios fantasmas e cria narrativas para enfrentar a realidade.

"Um Pai (Puzzle)" oferece uma perspectiva única sobre a vida pessoal de Jacques Lacan, bem como uma exploração profunda das complexidades das relações familiares e das expectativas em torno do papel do pai. É um relato emocional e revelador que destaca a natureza imperfeita e multifacetada das relações familiares.

Para quem gosta de conhecer o lado pessoal de pessoas famosas e/ou mesmo apenas gosta de livros de memórias como eu, essa é uma boa indicação