Eu Perdi o Rumo

Eu Perdi o Rumo Gayle Forman

Resenhas - Eu Perdi o Rumo

Yasvie 15/12/2020

Um grande tanto faz
Depois do último livro que li procurei na estante um livro rápido e simples para ler, achei esse que comprei por 14,00 reais em algum lugar a um tempão, eu não esperava nada, não dava nada por ele e até pensei que fosse demorar horrores para terminar por causa disso, mas foi o contrário, li ele em um dia.

No geral o livro conta a história de três pessoas que se conhecem sem querer em um momento em que os três estão sem rumo na vida, eles vão se segurando um no outro enquanto resolvem coisas que aconteceram durante o encontro deles e a cada minuto que passa mais eles se prendem para não ficarem sozinhos de novo.

Ah, e o livro se passa todo em um só dia, o ela vão e voltam no passado contando suas histórias, mas no geral tudo acontece em um dia só.

A primeira coisa que pensei quando comecei foi no quanto Harun é dramático, mas eu percebi que a Freya também é e as vezes o Nathaniel também, é um drama infinito.

Também pensei nos livros juvenis que lia lá em 2013/2014 e achei que eles estão um pouco mais safados hoje em dia, antes não tinha nenhum citação tão explícita, acho que tenho que ler mais romances para entender as mudanças porque não sei quando isso aconteceu

Algumas coisas já eram bem óbvias, a Freya com a irmã, o pai do Nathaniel, a viagem do Harun, tudo bem fácil de decifrar, faz tempo que não leio um romance e só percebi agora o quão fácil é os decifrar.

O livro é engraçadinho, eu dei umas risadinhas as vezes com coisinhas bestas, talvez seja para isso que ele serve afinal, ou talvez ele seja para um público mais novo, talvez a eu mais nova gostasse mais desse livro do que a eu de hoje, pode ser que ele seja para adolescentes ou para gente que lê pouco e nada muito profundo.

Ou seja é um romance simples e meio mais ou menos. Os personagens são mais ou menos e o enredo também, a ideia deles serem perfeitos um pro outro é bem sem noção e vaga de mais, literalmente água com açúcar, só que muito mais água.

O livro tem fim mas ao mesmo tempo não tem, nada de mais acontece, eles não se resolvem com nada, não tem final para nada, não tem um objetivo final nem nada de muito profundo, é isso, é superficial e ponto.

Parece também que está faltando um capítulo no final, que um epílogo resolveria tudo e daria um fim legal para todo mundo, não é um livro que atiça a curiosidade então deveria no mínimo ter dado um final decente para os personagens, que já não são interessantes, e assim ficam ainda mais sem graça.
Kay_ 24/01/2021minha estante
Eu li ele já tem um tempo terminou tão sem final q eu fiquei morrendo de raiva, falei mal desse livro altos

Yasvie 24/01/2021minha estante
Eu também. Pareceu até que o livro veio com defeito e faltava um capítulo.

Kay_ 24/01/2021minha estante
Parecia msm, o livro já n tava emocionante nem nada, chegando na melhor parte do livro parece que cortaram ela no meio
*Eu procurei muito uma continuação eu tinha esperança de ter caído num bait

Yasvie 24/01/2021minha estante
Verdade, eu sentia a mesma coisa kkk
E eu não entendi também o pq que ninguém tava falando da falta de um final, parece que tava todo mundo contente com o fim. Muito bom saber que não fui a única.

Kay_ 24/01/2021minha estante
Simm não vi ngm falando sobre, tava pensando se eu tinha lido errado

Giovannaa1 15/02/2021

Clichê
Eu perdi o rumo é um livro sobre amizade, apoio e amor.
Embora tenha sido uma leitura rápida, do meio pro final o livro perde o seu encanto -e o rumo-. Nada muito importante acontece. Esperei por um final, mas ele foi inconclusivo.
O Harun foi o único personagem que me fez gostar ao menos um tiquinho do livro. A história dele é mais profunda que os outros dois personagens, o que faz o leitor desenvolver uma empatia quase instantânea por ele.

Se você gosta de um YA clichê, esse livro é pra você! :)
Brubs 26/02/2021minha estante
oq é um "YA"?

Giovannaa1 26/02/2021minha estante
Young adult ou jovem adulto. É o gênero de livros com histórias sobre adolescentes ?

Brubs 26/02/2021minha estante
aaah, to por fora dessas novas gírias Kkkkkk obg?

Giovannaa1 26/02/2021minha estante
Kkkkkk eu aprendi essa esses dias tbm. Por nada ?

Victória 21/06/2022

Simplesmente Gayle Forman e seu talento?
Como de costume, a autora me envolveu e me surpreendeu. Sou apaixonada em histórias que conectam-se, e ela elaborou perfeitamente ?Eu perdi o rumo?.
O romance conta a história de Freya, Harun e Nathaniel, unidos pelo destino e ligados por suas perdas.
Alternando a cada capítulo, a narração em terceira pessoa revela a história por trás desses três jovens, misturando o antes X agora em uma ordem cronológica impecável.
Gayle Forman mostra mais uma vez que conexão não é sobre tempo, mas sim um encontro de almas. Mostra a importância de ser fiel a si mesmo e reencontrar-se em meio a sua própria escuridão.
Maressa 21/06/2022minha estante
Me convenceu, coloquei na lista já

Vitoria489 21/06/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso, foi o primeiro livro que comprei .

DANILÃO1505 17/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Desireé (@UpLiterario) 22/10/2018

Perdas e corações despedaçados. (@Upliterario)
Freya é uma cantora a poucos passos de alcançar o sucesso. Depois de 2 anos de treinamento e exposição, ela está gravando o seu primeiro CD com um produtor que lhe promete o estrelado. Só que no meio das gravações Freya perde a coisa mais importante que tinha: a sua voz.
Harun esconde seu segredo terrível de todos, enquanto vive um relacionamento secreto com James. Mas quando as coisas fogem do controle, ele perde tudo, inclusive, seu grande amor.
Nathaniel perdeu sua casa e seu lar. Ele acabou de chegar à cidade de Nova York, quando Freya despenca em cima dele, por acidente, levando-o a nocaute. Ele mal sabia que aquele dia seria o melhor dia de sua vida.
Eu Perdi o Rumo conta a história de três jovens que se encontram em um curioso acidente e cujos destinos se unem como mágica. Todos carregam seus fardos pesados e suas feridas abertas e a força do grupo será capaz de mudar o rumo de suas vidas.
”Harun escuta Freya perguntar a Nathaniel sobre alergias (a resposta é camarão). Sente-se excluído. Queria ter uma alergia para relatar. Só que não é alérgico a nada, exceto, talvez, a si mesmo. Isso existe de verdade. Ele já pesquisou uma vez. Pode ser fatal.”
Um YA fofíssimo, de leitura ágil e emocionante, que traz um pouco de tudo o que a gente gosta, tratando de temas fortes e importantes como: a busca pela identidade, o primeiro amor e o desejo de ser amado. Maravilhoso! Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario
@estantedabrena 16/11/2018minha estante
Olá. Gostei da sua resenha, mas acho que se expressou muito mal em dizer que Harun esconde um segredo "terrível".

Desireé (@UpLiterario) 18/11/2018minha estante
Terrível pra ele, não pra mim. ;) É como ele se sente no começo do livro.

@estantedabrena 20/11/2018minha estante
Por isso ressaltei que se expressou mal. Pois deu a entender que é terrível ele ser gay. Além do mais a autora não usa esse termo para descrever como ele se sente.

Karime 12/07/2020

Comecei a leitura com o pé atrás, achei que seria o tipo de história que não me pega, mas a sinopse me interessou e fui em frente. Depois disso não sei mais.. devorei o livro, queria os detalhes de tudo e de todos, torci até o final.. até que percebi que a história aqueceu meu coração.
João 28/07/2020minha estante
E o canal de resenha no youtube sai quando?

Karime 03/08/2020minha estante
HAHAHAHA vou providenciar!

Maressa 01/07/2022

novo livro conforto
Esse livro me prendeu de uma forma totalmente insana e com certeza se tornou um dos meus livros conforto.

Tem uma escrita perfeita e muito fluída, alterando a narrativa entre os três protagonistas a história não tem espaço pra momentos de tédio.

Os personagens passam por conflitos individuais, mas de alguma forma eles se encontram por acaso, e juntos mesmo sem saber, ajudam um ao outro.

Esse livro é um grito de que você não está sozinho.

A história em si não te dá um final concreto mas foi o suficiente pra mim, fiquei muito feliz por ter descoberto esse livro.

?Portar a perda de alguém é ser o guardião de seu amor. Compartilhar a própria perda com alguém é uma forma de dar o próprio amor?.
manuella.rosasilva 11/07/2022minha estante
Adorei tua resenha!! Combina com o que eu pensei também

Maressa 01/10/2022minha estante
Fico feliizz, esse livro realmente me prendeu!

Nanda 26/01/2022

HÃ...SLA
Só teve final pra um dos personagens, não sabemos oq acontece com a voz da Freya e nem oq acontece com Harun e a família dele.
O livro em si foi uma viagem bem louca kikkkkkk mas pelo menos me tirou umas risadas
Amanda3913 30/01/2022minha estante
Me senti exatamente assim !

Thatis.Teixeira 01/08/2019

Eu perdi o rumo
Falar que eu adoro os livro da Gayle Formam é um clichê completo, porém é preciso confessar que este enredo não chegou nem perto de ser minha história favorita da autora. Em “Eu perdi o rumo” temos as histórias de três joveM que se cruzam da maneira mais inesperada e que veem suas vidas serem transformadas para sempre. Nesta narrativa sobre perdas importantes, encontramos caminhos que levam os protagonistas ( e porque não, nós mesmos) a refletir sobre as escolhas que os fazem seguir adiante todos os dias, mesmo que princípios, coisa e pessoas fiquem para trás.

site: http://thatiteixeira.com.br/?p=670
@bibliotecadedramas 12/12/2019minha estante
qual história dela vc vai gostou?

Tayana Alvez 17/05/2023

Eu nunca vou me cansar dessa sujeita
Amo absolutamente tudo o que a Gayle escreve, com esse livro, não tinha como ser diferente.
É forte, tocante, emocionante.
Ela consegue escrever temas relevantes, representatividade e juventude nesse livro de um jeito que me abraçou.

Honestamente, de verdade, o vestidinho, a partida no meio da tarde e aquele término acabaram comigo.
Danielle.Nunes 17/05/2023minha estante
Eu não lembro direito da história, mas sei que me tocou profundamente ?

Cia do Leitor 04/11/2018

Eu Perdi o Rumo
Eu perdi o rumo é um livro que contém três pontos de vistas. Freya é uma cantora que está deslanchando a carreira porém acaba tendo um problema na voz e não consegue mais cantar. Harun é muçulmano e homossexual, que sofre ao esconder da família sua opção sexual. Nathaniel sofreu com a separação dos pais e foi criado por um pai com problemas psicológicos o que fez com ele crescesse um tanto traumatizado.

Um pequeno acidente faz com que a vida dessas três pessoas se conectem, eles irão passar algum tempo juntos por conta do acidente e vão se conhecendo melhor e essas três pessoas que estão fragilizadas cada uma com um problema diferente acabam se unindo e criando coragem para enfrentar seus medos.

Os três personagens perderam o rumo, Freya está perdeu o rumo porque com a perda da sua voz ela acha que seus fãs irão deixar de amá-la e logo irão esquecê-la, ela também tem uma relação conturbada com a irmã que a faz sofrer bastante. Harun está perdeu o rumo porque acaba de perder seu grande amor por não ter coragem de enfrentar seus costumes, religião e família ao assumir sua condição homossexual. Nathaniel perdeu o rumo porque foi abandonado pela mãe e porque ele praticamente teve que ser pai do próprio pai.

A trama se passa em apenas um dia e autora soube colocar tudo na medida certa, revelando o passado dos personagens através de flash backs o que deixou a leitura mais leve.

Eu particularmente gosto muito da autora e já li vários dos seus livros, gosta da forma como ela constrói seus personagens, são leituras que são românticas sem ser muito melosa e as estórias trazem consigo um carga emocional muito grande, não são apenas simples romances.

Mais uma vez terminei um livro da autora com a sensação de acalento no coração.

Resenha de Danielle Peçanha do blog Cia do leitor

site: http://www.ciadoleitor.com/2018/11/resenha-eu-perdi-o-rumo-gayle-forman.html
camila 24/11/2018minha estante
te deixei uma mensagem!!

@estantedabrena 18/10/2018

ME SURPREENDI
Eu Perdi o Rumo foi minha primeira experiência com a escrita da autora Gayle Forman. Até então não sabia o que esperar do livro, em meio a críticas e elogios dos leitores de Gayle.

Freya é uma jovem cantora que está no auge da sua fama, que é fomentada pela internet. Com milhares de seguidores nas redes sociais ela consegue preencher o vazio que sente. Vazio deixado por seu pai que foi embora, e sua irmã que se distanciou dela, depois de alguns acontecimentos. Tudo parecia ir bem até que de uma hora pra outra, perde sua voz. Não consegue mais cantar. As cobranças de seu produtor, somada o medo de ser esquecida pelos fãs, a faz ficar sem chão. Eu perdi o rumo. Ela pensa.

Harun está apaixonado mas não sabe como contar para sua família. Como falar para uma família paquistanesa que está namorando um rapaz? Seus medos se tornam insuportáveis quando, James, seu namorado o pressiona a tomar uma atitude, e isso pode afastá-los.

Nathaniel literalmente perdeu o rumo.Sua vida não é mais como já foi um dia. Acaba de chegar em Nova York apenas com uma mochila nas costas e um plano desesperado na cabeça.

Os três se conhecem coincidentemente depois de um acidente inusitado que os envolvem, a partir do desenrolar dos acontecimentos eles vão aos poucos se conhecendo, revelando assim seus medos e angústias, suas histórias, embora nem tudo fique bem claro de início. Mas é impossível não notar a conexão entre ambos e acabar nos conectando também.

" Os três podem ser perfeitos desconhecidos, com vidas diferentes e problemas diferentes, mas ali, naquele consultório, estão medindo a tristeza da mesma forma. Estão medindo em perdas."

Eu Perdi o Rumo é um romance jovem narrado em terceira pessoa intercalando entre o passado dos jovens e o presente, num único dia, o dia em que se encontram.

A narrativa é surpreendentemente fluída, há tempos não lia um New Adult, que fosse tão representativo, que fugisse da água com açúcar que estamos acostumados a nos esbarrar de vez em quando.

A forma como os jovens se ajudam reforçam a ideia do quanto é importante ter amigos com quem contar, desabafar e compartilhar momentos. Em uma época onde números na internet são mais importantes do que ser uma pessoa sociável, altruísta, e gentil na vida do lado de fora da tela do celular, onde os jovens se sentem mais solitários do que nunca, onde a depressão é o mal do século, onde as diferenças não são respeitadas é muito importante que um livro como esse seja conhecido e lido pelas pessoas, sobretudo jovens.

As questões familiares bastante presentes no livro mexe com o leitor, porque querendo ou não todos nós passamos por coisas parecidas na nossa adolescência, que nos trás uma sensação de reconhecimento, e somos capazes de identificar o que pode acabar acontecendo com aquela pessoa.

Eu diria que o que prende o leitor vai além da expectativa do que vai acontecer com eles, na verdade se dá mais por perceber que somos capazes de ler e acompanhar o amor e a ligação deles em qualquer situação.

" - Um osso fraturado, quando cicatriza, fica ainda mais forte do que antes. O mesmo vale para corações partidos."

É um livro que encanta desde a capa até a última página. É um daqueles livros que a Arqueiro lança, que somos capazes de ler em um dia só. Além da história cativante da autora, também a edição super confortável de ser lida, mérito da editora.

Terminei o livro com frio na barriga, por conta dos acontecimentos. Eu espero que Eu Perdi O Rumo, venha a ter uma continuação, pois no final fica vários ganchos para a história continuar.

site: https://garotasdepapel.blogspot.com/
Carol 26/10/2018minha estante
Odeio livros com finais vagos..
Mas vou ler mesmo assim!

Ane Carol 24/09/2018

Intercalando a narrativa em terceira e primeira pessoa conhecemos Freya, Harun e Nathaniel três jovens desconhecidos, que acabam tendo suas vidas interligadas após uma acidente no Central Park. A única coisa que eles possuem em comum é conhecer a sensação da perda, de se sentir perdido.

Gayle sabe como criar uma história envolvente e emocionante em poucas páginas. Eu Perdi o Rumo ao meu ver não é sobre descobrir seu lugar no mundo, mas encontrar um meio de mostrar ao mundo quem você é e reivindicar seu lugar de direito, aquele que você sempre soube que era seu, mas por medo foi deixando de lado, até o ponto de você se olhar no espelho e não se reconhecer mais.

Com um final surpreendente Eu Perdi o Rumo é um lembrete de que todos podemos perder o rumo às vezes e que tudo bem isso não é o fim do mundo, que não estamos sozinhos, que as amizade funcionam como um bússola nos mostrando o lugar de casa.

site: http://www.profanofeminino.com/2018/09/eu-perdi-o-rumo.html

Ray (@padawanliterario) 29/09/2018

Pessoas ?
Freya. Nathaniel. Harum.
Se você não acredita em amor a primeira vista, assim como eu, você talvez acredite em amor ao primeiro tombo.
Eu perdi o rumo é uma história de vitórias. Vercer o medo de permanecer em uma vida que te faz miserável.
Mas também é uma história de amor. O amor de pessoas que impulsionam para fora dessa vida.
Três desconhecidos se encontram no Central Park e mudam a vida uns dos outros. Cara, tem coragem que só aparece ao lado de pessoas que vc jamais imaginou.
Amei cada página desse livro.
A fluidez da leitura.
A paz que ela traz ao final.
Personagens bem construídos enfrentando situações que alguns de nós conhecem muito bem.
Super recomendo!

Mari Siqueira 01/10/2018

Um dos melhores livros da autora, Eu Perdi O Rumo é o tipo de história que traz representatividade, conflitos atuais e, principalmente, grandes lições de vida. A delicadeza e sutileza de Gayle Forman para abordar temas complexos continua me encantando e me fazendo enxergar o outro de forma única.

Contando a história de três jovens que perderam o rumo de suas vidas, o livro nos apresenta os pontos de vista de Freya, Harun e Nathaniel. Completos desconhecidos, os três têm algo em comum: a busca por sua própria identidade. Quando se encontram, de uma maneira bem peculiar - a famosa serendipidade que Gayle Forman costuma incluir em seus livros -, eles descobrem que apesar de estarem em busca de um caminho, não estão mais sozinhos.

Freya fez muito sucesso cantando na internet e quando recebeu uma proposta para gravar seu primeiro álbum, descobriu que não conseguia mais cantar. Sua identidade - que sempre esteve atrelada à música - desapareceu e a cantora passou a se perguntar quem ela é sem sua voz.

Harun vive numa tradicional família de imigrantes paquistaneses, os valores passados de geração em geração, no entanto, o forçam a fingir ser alguém que ele não é. Gay, o rapaz é obrigado a esconder sua verdadeira identidade e a manter em segredo o amor que sente por um rapaz. Manter a verdade escondida de todo mundo, no entanto, faz com que ele questione o porquê de não poder ser quem realmente é.

Nathaniel é um rapaz misterioso que viveu a vida toda com o pai. A relação entre os dois apesar de tóxica é seu único refúgio. Quando se vê sozinho numa cidade grande, o jovem precisa descobrir quem ele é sem o homem que o criou e essa busca solitária vai desafiá-lo a deixar tudo para trás.

De uma forma brilhante, Gayle Forman cruza os destinos desses três personagens e nos mostra, aos poucos, os fragmentos da vida de cada um. É emocionante conhecer as histórias e os acontecimentos que os conduziram até aquele ponto. Essa é uma das melhores leituras desse ano e veio a ser lançado num momento em que precisamos falar sobre identidade, medo e depressão. Os protagonistas trazem representatividade e nos fazem pensar sobre o que realmente nos define: palavras, rótulos, sentimentos, habilidades? Somos muito mais complexos e, mesmo que não consigamos enxergar ou definir o que podemos ser, nunca estamos sozinhos. Há sempre alguém disposto a nos ajudar a encontrar o caminho de volta.

site: http://instagram.com/sobreamorelivros

miaurban 26/05/2024

Legal...
Imagino que legal seja uma boa descrição para esse livro, tenho ele na estante há um bom tempo e a razão de ter adiado tanto a leitura, é que eu esperava que fosse um pouco mais profundo, algo sem ser um pouco cliché, que me fizesse refletir ou mesmo fosse exigir de mim um emocional mais intacto, e quando finalmente iniciei a leitura achei um tanto raso, não tão legal quanto eu esperava. Contudo a história é bem construída tem personagens interessantes, com narrativas interessantes, e fica mais gostoso pro meio do livro quando eles começam a criar uma certa intimidade e as interações evoluem. No começo é muito mais uma ambientação da vida, emoções e momentos de cada um deles e como eles chegaram até ali, o que também me atraiu, embora em alguns momentos achei pudesse haver uma explicação maior. No mais eu gostei da leitura, não achei muuito legal, mas gostei de conhecer a autora e a Freya, Harun e o Nathaniel. Inclusive é tão fofinho as interações deles, Nathaniel e Freya