Beleza Negra

Resenhas - Beleza Negra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Franz 22/05/2022

Diamante Negro
   Oi a??ens, terminei a leitura do livro Diamante Negro da autora Anna Sewell, se é que querem saber um pouco mais, foi o autor Monteiro Lobato?? que traduziu o texto do livro, pra te refrescar um pouco a memória Monteiro Lobato foi o que criou o "Sítio Do Pica-Pau Amarelo", autor nacional da literatura infantil.
     Achei muito interessante o modo como os cenários/ambientes são descritos pela autora no texto, pro pessoal que aprecia animais como ??cavalos( já que em primeira estância esse livro foi escrito para pessoas que têm alguma afinidade para com este animal ou o porte),  esse livro trás retratos deste ambiente bem interessante e literalmente você consegue se sentir entrando para dentro da estória, pois fala como os cavalos são tratados de maneiras boas ou ruins pelo ser humano desde quando nascem, e as percepções que os animais adquirem ao estarem em contato com o ser humano.
   O legal é que tudo isso que ocorre se passa na Inglaterra em meados do ano de 1871 e te passa uma extrema nostalgia da época, até por que a autora vivenciava as adversidades e causas, este pode não ser tão famoso aqui no Brasil, mas no ano de 1877, foi o sexto livro mais lido na língua inglesa.

Spoiledcherry 17/05/2022

???,5
Diferente de tudo que eu já tinha lido antes. Afinal eu nunca tinha lido uma história autobiográfica de um animal. Gostei bastante ?

Jessy 07/04/2022

Livro maravilhoso, mas lido num período péssimo?
Sinto que não dei o devido valor a esse livro quando li e não consegui me conectar com ele devido a bagunça que tava minha vida quando li?

É uma história emocionante e que toca no fundo da nossa alma, a vontade de chorar se faz presente do início ao fim, primeiro porque Beleza Negra é inocente demais para entender as atrocidades do mundo e o quanto os seres humanos podem ser cruéis e depois, quando ele vivencia em primeira mão as experiências ruins que tanto ouviu falar e simplesmente aceita o triste destino que ele pensa que será o dele após sofrer tanto descaso, a gente só quer entrar no livro pra poder cuidar dele do jeito que ele merece.

O livro não poderia acabar de jeito mais doce pro pequeno Beleza, ele mereceu demais ter aquele fim e tenho certeza que teve dias maravilhosos depois.

Um dia espero reler o livro com mais calma e atenção para poder captar bem a essência da vida do Beleza!

Luisa938 20/03/2022

Clássico atemporal!
Beleza Negra é um livro que se propõe a falar da história de um cavalo e de muitos dos seus companheiros, de espécie e seus tutores, mas que vai muito além, gerando reflexões acerca dos cuidados que devemos ter com os animais no geral.

?Nós os chamamos de animais, e é o que são, por não conseguem nos contar o que sentem, mas isso não significa que não sofram.?

Essa história emocionante acompanha toda a vida do cavalo, Beleza Negra, do seu primeiro ao último lar. Causando uma montanha russa de emoção, revolta, tristeza, angústia, picos de alegria e afago no coração. É uma daquelas histórias que eu não queria que acabasse só para poder continuar lendo mais e mais, e acompanhando a vida dos personagens.

Vou levar pra sempre comigo os aprendizados e reflexões desse livro!

?Em um mundo no qual mesmo quem é capaz de falar não é ouvido, o que acontece com os animais??

leiturasdaursula 18/03/2022

Manual sobre cavalos
É muito diferente do que imaginei, mas aqui temos um cavalo que vai narrar a sua própria história. Ele começa narrando desde quando é novo até pelas casas onde passou. A autora descobriu que tinha uma doença terminal aos 50 anos e decidiu escrever o livro para conscientizar as pessoas sobre os maus tratos aos cavalos, animais que tanto a auxiliavam. Isso por que a autora não podia andar e dependia dos cavalos para se locomover. Percebe-se que a Anna conhece muito sobre cavalos, porque o livro é realmente um manual de como cuidar da alimentação, bem-estar e dos equipamentos de um cavalo, além dos cuidados que se deve ter em seu manuseio! Amei, mas, como não tenho hábito de montar cavalos, em algumas partes foi um pouco cansativo. Mas que edição linda viuuuu

Barbara.Goes 12/03/2022

Beleza Negra
Que história do Beleza Negra, tão sofrida em alguns momentos e em outros tão feliz, que tristeza ver a crueldade das pessoas com os animais indefesos.

Thales 08/03/2022

Absolutamente incrível
O que posso comentar sobre essa obra, além de que é incrível do início ao fim? Não sei!
Sempre fui fascinado por cavalos e essa leitura me tocou profundamente. Creio que jamais verei um destes animais sem pensar no Beleza Negra.

Como sempre, tenho que deixar os profundos elogios à Editora Wish que trata suas publicações com tremendo carinho e cuidado, da escolha gráfica a do papel.

Didi 06/03/2022

Um livro necessário
Mais de dois séculos se passaram entre a data da publicação da primeira edição do livro (1877) e essa que tenho em mãos (elaborada de forma esplêndida pela Editora Wish, por sinal). É ao mesmo tempo triste e revoltante perceber que tanto tempo tenha se passado sem que nós, humanos, tenhamos aprendido a respeitar o bem-estar, as necessidades e a personalidade de cada animal como um indivíduo único e insubstituível e não como uma ferramenta a ser utilizada de forma arbitrária para satisfazer nossas vontades e necessidades. Em tempos de egoísmo generalizado (que, no momento em que esse resenha está sendo escrita, vigora há 2022 anos), Anna Sewell surge para abrir nossos olhos e tocar nossos corações.

gaby 28/02/2022

A vida dos cavalos
Adorei, é uma leitura simples, rápida, leve, de fácil compreensão, realista, emocionante, alguns momentos de tristeza, agonia, contendo ilustrações lindas. A história deixa claro que animais têm sentimentos, merecem carinho e respeito. Recomendo, é uma história bem legal e interessante.

Jeka 13/02/2022

Achei um ótimo jeito de criticar os modos que cavalos e animais no geral vivam na época ( alguns lugares até hoje) dos bons tratos aos maltrato. Esse livre mostra como muitas pessoas só pensam nos animais como objetos e nao serem vivos.

"Além disso, o cavalo deve aprender a usar um arreio de carroça, com coalheira, rabicho e retranca, e a ficar parado enquanto essas peças são colocadas."

Patty 04/02/2022

Para amar e respeitar os animais
Beleza Negra conta a história de um cavalo todo preto com apenas uma macha branca na testa e em uma pata. Relata toda sua vida e as dificuldades que passou.
Narrado todo em primeira pessoa, como se fosse o próprio Beleza que conta a história, acaba sendo um livro rápido e fácil de ler.
Anna Sewell o escreveu no fim de sua vida, tendo o lançado em 1877 e ela mesma acabou falecendo apenas 5 meses depois.
Ao contrário dos contos de fadas, onde os animais falam, aqui a narrativa é feita como se pudéssemos ouvir os pensamentos e conseguíssemos entender cada relincho do cavalo.
O objetivo da autora foi mostrar a importância de ser gentil tanto com os seres humanos como com os animais, e o fez de forma tão brilhante ao ponto que fica impossível não se sensibilizar com a dor e sofrimento dos cavalos de trabalho, tanto que o livro se tornou fundamental na campanha para a proibição do uso da gamarra, que era moda na Inglaterra vitoriana, onde se deixava o cavalo "mais elegante", porém, com prejuízos enormes para a saúde do animal.
Desde que o livro foi lançado até hoje, muita coisa mudou, o cavalo não é mais o único meio de transporte para o ser humano, mas ainda assim, existem aqueles que sofrem maus tratos, seja os esforçando em trabalho com carga ou não, infelizmente. E como diz um trecho do livro: "Eles não podem nos dizer como se sentem, mas eles não sofrem menos porque não podem falar".
É o tipo de livro que faz quem ama os animais se emocionaram, e quem não ama, talvez possa aprender um pouco a importância da compaixão e um toque de carinho, pois, tanto os cavalos, como qualquer outro ser vivo, só quer ser amado e bem cuidado, a final, ninguém gosta de sofrer não é?

Albertina Maria 03/02/2022

Um livro com ilustrações belíssimas e recontando a história do livro Beleza Negra, que com o tempo pretendo adquiri também!??

drika 17/01/2022

Acredito que seja um livro que cumpre com seu propósito, que é mostrar os efeitos de um bom e de um mau tratamento aos animais. Foi interessante acompanhar a jornada do Beleza Negra, e é ótimo ver que ele teve um final feliz. Não chega a ser um favorito, mas é definitivamente um livro pra se ler ao menos uma vez na vida.

05/01/2022

Beleza Negra - Anna Sewell
Que livro emocionante!
A autora teve uma sensibilidade incrível ao escrever a narrativa como se fosse mesmo o cavalo contando sua própria história e falando dos sentimentos e sensações conforme mudava de dono e de casa.
Beleza Negra era um cavalo bem nascido e bem tratado, sua mãe o educou muito bem, o ensinou a ser um cavalo bem disposto, respeitador e digno. Seus donos tinham muita consideração por ele, mas, devido a alguns fatores ele teve que ser vendido.
Durante toda a sua vida ele passou por diversos donos, alguns o tratavam com muita consideração e outros nem tanto. Fez amizade com outros cavalos, ouviu suas histórias tristes, testemunhou o sofrimento de outros animais.
Levando-se em conta que foi um livro escrito no século XIX, quando os cavalos eram usados como meio de transporte carregando carroças e carruagens, como táxis e cargas pesadas, foi gratificante perceber que muitas pessoas defendiam o bem estar desses animais tão dóceis e denunciavam aqueles que maltratavam seus animais.
Para descobrir o destino de Beleza Negra, recomendo que se aventurem pelas páginas desse belo livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6