Beleza Negra

Beleza Negra Anna Sewell

Resenhas - Beleza Negra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

z..... 06/10/2020

Edição Maravilhosa Nº 108 (1955)
A HQ creditou a obra como "A cabana do Pai Tomás" dos animais. Curioso e engraçado o fato, baseando-se na docilidade de Beleza Negra por onde passou. Por outro lado, reforçou o que já vinha pensando da obra, de sugestionar uma história de oprimidos.

Como era de se esperar a partir do texto de apresentação, a quadrinização deu ênfase a docilidade do animal frente a situações nem sempre recíprocas. No romance há uma certa rebeldia, inconformismo e ideal de liberdade. Seja como for, a sugestão do amor aos animais é instigada, como desejou a autora.
Os desenhos são toscos, mas a idealização do cavalo pareceu-me bem feita em quase todas as ilustrações. Ah, cadê a Girger na história? Sumiram com ela...

Leitura do livro: confere. Leitura de versão em HQ: confere. Agora falta-me apenas o filme...

Obra lida nos idos da pandemia em Macapá...

z..... 05/10/2020

HQ Portuguesa (1985)
A questão do amor aos cavalos é clara também por conta da experiência de vida da autora, que na adolescência teve acidente que tornou permanentemente a necessidade de deslocamentos com ajuda deles. É dessa estreita relação com o animal, tão presente em sua vida, que idealizou a obra, cheia de acertos e erros no trato com animais, numa sensibilização de despertar crítico, de valorização ao amor.

Quanto a HQ, não achei de leitura muito empolgante, como os títulos dessa coleção costumam ser. Faltou um pouco mais de visceralidade em certos momentos, que são multifacetados em emoções.

Tal qual a história em prosa, fiquei sem saber o que aconteceu com a Ginger... Merecedora de palavras saudosistas de Beleza Negra em seus devaneios finais...

Ah, também acho que a obra é uma ilustração ao oprimido.

Leitura na quarentena em Macapá...

z..... 05/10/2020

Edição RIDEEL (Aventuras Grandiosas, 2004)
A edição é em resumo, transparecendo sensibilização de bons tratos aos animais, especialmente em relação aos cavalos, afinal, é uma autobiografia de um equino. Beleza Negra conta suas aventuras e desventuras, a la Jack London, numa história com momentos de alegrias e tristezas, villanias e boas disposições entre os homens.

Quer saber da maior! Não sei se foi idealização da autora uma mensagem antiescravagista, mas em termos práticos, subjetivamente acaba sendo, com o leitor deparando-se com situações de perda da liberdade, abuso de poder, exploração, trato tirânico e o desejo e sonho de liberdade no ideal de vida.
Fiz uma breve pesquisa para entender o contexto, o livro é de 1877, Inglaterra e EUA tinham abolido recentemente a escravidão em seus domínios, mas em termos práticos muita intolerância e exploração perdurava. É... A autora pode até ter escrito sem viés político, de certo, numa construção de valorização a vida, mas involuntariamente contou uma história de oprimidos.

Obra um tanto água com açúcar, mas curti, em mais uma leitura aqui na minha terrinha, nos idos da pandemia em Macapá. O Senhor nos guarde e proteja, em nossas lutas e projetos...

Moises Celestino 11/08/2020

Revisão deste clássico...
Livro muito bonito! "Beleza Negra", um clássico contagiante, valorizado pelo texto sublime de Anna Sewell. Recomendo para o público juvenil e...por que não? Indico para os saudosistas também!

Milena 10/05/2020

O meu livro favorito
Eu conheci essa história através do filme de desenho animado, esse filme realmente é o que eu mais amo e o que eu mais aluguei pra assistir, pq ainda sou do tempo que se alugava filmes.
Hoje, dia 10/05/2020, foi que eu descobri que existia o livro que deu origem ao meu filme favorito, e corri pra achar e poder ler ele o mais rápido que eu podia. Claro que há muitas mudanças entre o livro e o filme, mas a essência dele é a mesma e eu amei muito o livro, ele continua sendo fofo, encantador e verdadeiro.

ð» Millena ð» 27/04/2020

Muito lindo. ??

Angel 24/04/2020

Era um dia meus livros favoritos na infância e tive o prazer de ler novamente. Encantador, comovente e emocionante.

Gizalyanne 25/07/2019

Uma leitura doce e rápida!
O livro é contado do ponto de vista de um.cavalo a estória se passa no Século passado. Eu li em um pouco mais que uma hora , mas isso é porque essa é uma versão resumida, a estória original tem mais de 200 páginas.
Super recomendo!

Sebo Gato Bibliotecário 14/01/2017

Edição resumida
A história é linda, o livro contém informações sobre manejo de cavalos e costumes da época, belas ilustrações porém esta edição da editora "Companhia das Letrinhas" tem apenas DEZ capítulos quanto a história original tem QUARENTA. Para quem procura a história completa, não recomendo.

Nat 20/10/2015

Na Inglaterra vitoriana, nasce um belo cavalo chamado pelo seu dono (amo) de Beleza Negra. Muito bem cuidado e treinado, o cavalo acaba passando por vários donos e várias situações (boas e más). Após sair da quinta onde havia nascido e deixar sua mãe para trás, Beleza Negra passa a morar em Birtwick Park, local que marca sua vida, onde faz grandes amizades com os cavalos Ginger e Merrylegs. Inclusiva sua convivência com Ginger muda o temperamento da bela égua. De Birtwick Park, ele e Ginger passam a morar em Earlshall, e sua nova dona é uma dama muito exigente com os animais que possui. O tratamento não é ruim, o problema são as amarras apertadas que fazem Ginger lembrar de quando foi maltratada e com isso seu temperamento piora. A vida de Beleza Negra é boa, apesar de certos incômodos, mas uma irresponsabilidade de seu tratador o leva a sofrer um grave acidente e carregar uma cicatriz para o resto da vida. Só que um cavalo aleijado não serve de nada para os donos de Earlshall e assim Beleza Negra passa por mais uma mudança, desta vez drástica, pois se torna um cavalo de aluguel e sofre todos os maus tratos possíveis. Sua vida muda novamente quando é vendido para um dono de fiacres (o meio de transporte da época), por cuja família é bem tratado. No entanto, por problemas financeiros, Beleza Negra acaba sendo vendido de novo e vai parar nas mãos de um dono severo e que o maltrava. Vendido pela última vez, desta vez para Thoro Ughood, Beleza Negra goza de seus últimos dias bem tratado e em liberdade.

A primeira vez eu vi esse livro foi quando eu xeretava uma das coleções da casa do meu avô. Sempre havia sido fascinada por uma certa coleção colorida que ele tinha, com vários clássicos e Beleza Negra me chamou atenção porque eu sempre fui apaixonada por animais. Apesar de ter adquirido a certeza, após ler este livro, de que todos os livros que contam histórias de animais não terão o que eu sempre acreditei ser um final feliz (não me entendam mal, a história de Beleza Negra é linda e sim, o final é bonito, mas para mim final feliz seria ele ter passado sua vida no lugar onde nasceu sem sofrer maus tratos), foi esta história que me levou a me interessar tanto por clássicos quanto por histórias sobre animais. O fato do livro ser narrado em primeira pessoa é o que fascina, porque ao invés de termos uma visão distorcida sobre o tratamento aos animais (aos cavalos), o que seria o caso se fosse narrado por uma pessoa. Beleza Negra narra sua própria história e através de sua visão, percebemos a denúncia que a autora faz contra as crueldades sofridas por cavalos na época. Além disso, a narrativa de Beleza Negra aborda os tipos de doma, tipos de cavalos e suas funções, tratamentos e cuidados que devem receber. Um livro encantador e maravilhoso, um verdadeiro clássico que, apesar de ter obtido maior popularidade entre as crianças quando lançado, é indicado para todas as idades, por abordar assuntos cotidianos e sérios e que são mais atuais que nunca.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2015/10/beleza-negra-de-anna-sewell-dl-do-tigre.html

Katherine 27/06/2015

Para aqueles que amam os animais, mas principalmente aos que não amam
Esperava algo diferente desse livro, algo mais leve.
Beleza negra não se trata de um livro fofinho, como eu pensava, mas de uma estória de sofrimento.
Me emocionei com a vida do Beleza negra, suas incontáveis mudanças de lar e seus diferentes donos. Mas o que mais me emocionou foi a estória da egua Gengibre.
Vale a pena a leitura!
Daiane Amanda 29/06/2015minha estante
Você viu que tem filme Katherine?
Eu assisti há muito tempo atrás, mas é bem legal, só que é triste realmente. Achei legal quando vi que você tava lendo o livro porque me lembrei do filme =)

Livretando 16/01/2014

Resenha Beleza Negra: A autobiografia de um cavalo
O título desse livro é bem autoexplicativo. A história acompanha um cavalo de ‘Pedigree’ com um lindo pelo negro desde as primeiras lembranças quando ‘ainda era muito novo para comer grama e só me alimentava do leite de minha mãe’ e segue durante vários anos, acompanhando a história do protagonista em cada lugar para onde é vendido. É preciso entender que este clássico foi publicado pela primeira vez em 1887. Isso é importante porque o papel dos cavalos na sociedade daquela época era outro. Não existiam carros e a própria máquina a vapor ainda era uma raridade, o transporte, assim como boa parte da força produtiva, vinha dos cavalos.

Eu confesso que li o livro despreparado. Quando iniciei a leitura eu não sabia que se tratava de um livro infantil, por isso passei a primeira parte dele com uma má impressão da narrativa, por ser simples e amaciada demais, só quando pesquisei sobre o livro é que reparei esse pequeno ‘detalhe’. Quando isso se tornou oficial eu parei de focar na narrativa e comecei a perceber o propósito real do livro, educar.

O livro serve como uma ‘Cartilha de Cuidado com Equinos’ onde encontramos várias dicas para tratar esses animais com o cuidado e dignidade que eles merecem. Da mesma forma o livro também exemplifica, pelos vários amigos de Beleza Negra, o que acontece com os cavalos que não recebem essa atenção. Tudo isso, lembrando mais uma vez, contado a partir do ponto de vista daquele que está sendo maltratado. Os casos são diversos e as histórias individuais bem dramáticas, a intenção da autora certamente era chocar os leitores da época, porque as cenas que ela descreve faziam parte do seu dia-a-dia.

Apesar do excesso de conteúdo ‘didático’, o livro passa uma ótima mensagem que correlaciona à natureza humana com a forma com que ela trata as pessoas e animais ao seu redor, mas ela também foge dos extremos de dividir todos entre ‘bons’ e ‘maus’, como o caso do pai de família que só consegue o sustento para sua casa se explorar os animais com quem trabalha.

Foi uma leitura rápida e interessante, mas não me chamou atenção o suficiente para ler outra vez. Já fiquei satisfeito quando percebi que um de meus livros favoritos, ‘O Cavalo e Seu Menino’, a terceira das Crônicas de Nárnia, foi claramente influenciada por essa obra. Ao ler um clássico eu procuro entender porque ele merece tal classificação. Talvez esse livro tenha sido o primeiro a ser contado do ponto de vista de um animal, ou talvez a primeira autobiografia [supostamente] voltada para crianças, mas a minha impressão é que o público alvo dessa obra em específico já tenha deixado de existir.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2013/07/beleza-negra-autobiografia-de-um-cavalo.html
Gustavo 22/04/2014minha estante
melhor terminar assim:
... o publico alvo dessa obra em específico já tenha deixado de existir ou você tenha deixado de sê-lo. rs

Júlia 10/09/2013

Amo
Esse livro é lindo, conta a história desse cavalo, e como tenho uma queda por Cavalos acabei me apaixonando por essa história, e como essa edição é "resumo" pretendo comprar outro *-*

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6