A Menina da Montanha

A Menina da Montanha Tara Westover

Resenhas - A Menina da Montanha

Leiliane 04/07/2023

Inspiradora
A história de Tara, é a prova da importância da educação na vida do ser humano.

Gostei muito da escrita dela, mesmo me perdendo em alguns pontos. Ela relata com clareza e sem julgamentos a vida que seus pais e irmãos vivem, e a forma com que eles não se permitem ver além daquilo que creem.
Menina Ciria 04/07/2023minha estante
Eu amei esse livro!

@Estantedelivrosdamylla 25/06/2023

Um livro impactante
Desde que vi a breve frase que aparece na capa do livro, decidi que "Educated " ou "A menina da montanha" seria uma leitura que eu iria fazer.

Despretensiosamente vi que estava disponível no Kindle Unlimited e resolvi que este mês seria o momento. Porém, quando iniciei não foi o que eu pensava.

A história de Tara Westover me surpreendeu e depois me prendeu. Inicialmente achei que a vida dela longe da escola seria em virtude da falta de recursos financeiros da família, mas não, as razões foram ainda piores.

Com um pai com mania de perseguição, e uma mãe submissa e complacente, além de vários irmãos também alienados, Tara cresceu em um ambiente dominado pela intolerância e violência.

Em razão de alguns transtornos, o pai de Tara era negacionista, violento e dominador. Além disso, transformou sua vida e de seus familiares em uma redoma de ignorância que foi difícil para os filhos se desvencilharem.

Tara sofreu violência física de seus familiares, assim como violência psicológica, o que resultou em uma jovem cheia de traumas e medos para superar. Mas, já sabendo desde o início, ela conseguiu alcançar um nível de educação formal surpreendente.

Uma história difícil, emocionante e eu diria "um soco no estômago ". Nos faz ver até que ponto a brutalidade pode chegar camuflada de amor, e vermos que, até aqueles que mais amamos e acreditamos estarem lá por nós, podem fazer com que sintamos desprotegidos e fragilizados.

camiscaarvalho 24/06/2023

Bonito o relato de superação, mas triste pensar em como o fanatismo religioso e o extremismo podem ser perigosos, mesmo num núcleo tão pequeno como uma família. Essa protagonista (autora do livro) teve sorte de ter sobrevivido a tantos empecilhos para que conseguisse realizar seu único objetivo: estudar. Bizarro! Não sei se perdoaria.

Rafa Francisco 23/06/2023

Libertador e forte.
Pensar que o externo tem tanto poder sobre a nossa vida que nos faz esquecer quem somos de verdade. Assustador.

Tamy 19/06/2023

Melhor livro lido em 2023
Uma das histórias mais emocionantes que já li. Uma biografia brutal e crua.
Recomendaria essa leitura para todas as pessoas possívelmente.

Adri 17/06/2023

Leitura finalizada em sueco ?

Livro muito bom e a história dela e toda sua trajetória é muito interessante e tbm motivacional.

Maria 12/06/2023

Uma história de resiliência
Tara Westover conta uma história nova pra mim, a cultura Mórmon não é uma muito comentado no ensino americano ou brasileiro, então ver as realidades de uma família isolada do mundo, controlada por religião foi fascinante e assustadora ao mesmo tempo.

Lilian 05/06/2023

Uma história arrebatadora!
Esperava ser “só mais uma autobiografia”, mas o que descobri foi uma narrativa profundamente pungente, que aborda não apenas a busca pela educação, mas também a tormenta do fanatismo religioso, os laços familiares complexos e o intrincado emaranhado de transtornos mentais.

Tara Westover derrama sua história de vida nas páginas de forma envolvente, captura a nossa atenção com muita intensidade. A cada vez que a realidade do que estava lendo me atingia – a brutal realidade vivida por Westover – sentia um peso crescente em meu coração.

A história é um carrossel de episódios inimagináveis, que desenrolam-se como uma sequência constante na vida de uma aparentemente simples família do Idaho, uma família que, no entanto, é muito mais do que aparenta.

A narrativa nos faz confrontar a nós mesmos, questionando os limites da lealdade à família, e se é realmente válido perder nossa identidade, nossa essência, em prol dos outros.

As palavras da autora conseguiram, em diversos momentos, roubar-me o fôlego, deixando-me à beira da ansiedade. Ao final da leitura, senti-me estranhamente próxima a Tara, como se fosse uma amiga querida, e tudo que eu desejava era poder saber como ela estava, como estava lidando com o presente após todas as provações do passado.

O livro entrou para minha lista de favoritos.

site: https://lilianfreitas.com/

arlete.augusto.1 03/06/2023

Chocante
A história é quase inverossímil, uma menina criada numa família mórmon, mas fanática ao extremo, onde a loucura, o caos, a violência imperam como sendo normais, pois são os ?escolhidos?, negando o sistema, sem nunca ter ido à escola, ao hospital, sem nem ao menos uma certidão de nascimento, consegue chegar à faculdade, BYU, que mesmo sendo mórmon é muito diferente da doutrinação que recebeu dos pais. Com um brio inacreditável, ela consegue superar a própria ignorância a respeito do mundo e vai vencendo as dificuldades, sem nunca se desligar da família. A cada verão passado em casa, é um retrocesso, as crenças profundamente arraigadas. Numa aula de psicologia, já no segundo ou terceiro ano de faculdade, ela percebe a doença mental do pai, depressivo e bipolar. Nas férias, comenta isso com a mãe, que faz remédios de ervas, num arremedo de homeopatia, que concorda com ela, mas que nunca irá se impor ao marido, como se a loucura fosse contagiosa. Seu irmão, Shawn, é de uma violência cruel, há prazer nos castigos que impõe à Tara, que se submete vezes sem conta, enquanto a mãe faz de conta que não vê e o pai minimiza e valida essa violência, sem nunca procurarem ajuda, deixando essa violência se estender à família que Shawn formará. Lemos incrédulos esperando uma reação diferente de Tara, frente à violência do irmão Shawn, e as imposições do pai, que nunca vem. Só após um mestrado em Cambridge, passando por Harvard, e iniciando um doutorado em Cambridge, a 8 mil quilômetros de distância, ela perceberá que a opção entre a família e uma vida mais normal é inevitável, que ela tem que fazer uma escolha ou nunca conseguirá ser uma pessoa inteira.
É chocante perceber que nesses rincões dos EUA existem pessoas que vivem e acreditam nessas coisas, que há uma verdadeira paranoia coletiva, onde a fantasia se sobrepõe à realidade.
Tara nasceu em 1986, fará 37 anos este ano, sua história é atual, não é do século XVIII ou XIX. Dou meus parabéns a ela por conquistas tão expressivas, mas acredito que ninguém consegue superar a educação que ela teve, sempre será uma pessoa partida, que não pertencerá a lugar algum.
Acabei a história com uma profunda melancolia.

Maria Rolim 01/06/2023

A educação liberta!
Uma leitura fluida e envolvente, não consegui largar o livro.
A autora relata as suas memórias com o tom dramático na medida certa (tem momentos que te fazem viajar como se fosse uma ficção);
A maneira que foi construída a escrita, onde a narrativa amadurece junto com a autora, suas reflexões vão expandindo a partir que o seu universo se expande com a Educação.
A naturalidade que ela narra as violências e agressões na infância e adolescência, nos invoca a refletir com sutileza.

Alice.Delpizzo 14/05/2023

A menina da montanha
Uma história difícil de acreditar, de tão doída. Também é uma história sobre como a educação nos livra das amarras do preconceito, dos extremismos e da culpa.

Recomendo muito