A Menina da Montanha

A Menina da Montanha Tara Westover

Resenhas - A Menina da Montanha

Estantedamhy 02/05/2024

Para mim foi muito impactante, uma leitura que todos deveriam ler. Uma história real vivida pela própria autora Tara Westover.

Essa leitura traz muitos assuntos como crenças, religião, saúde, educação e resiliência. Livro bem escrito, de fácil interpretação.

Nele temos o processo de Tara com a educação escolar e sua jornada não foi fácil, sua mãe a ensinou em casa o básico, mas para Tara não era o suficiente.

Sua família me marcou muito na sua educação, ela sofrerá muito (gatilhos) tanto de seu pai e seu irmão, sua mãe que obedecia ao marido. Chorei muito, fiquei com muita raiva, ódio, mas, Tara não deixou isso que a abalasse, venceu seus medos, lutou com seus pensamentos e cresceu intelectualmente, buscando entender sua família por serem deste modo. (Descobrirá na escola que seu pai poderia sofrer de bipolaridade).

História bem forte, Tara poderia ser mais uma jovem na montanha seguindo as crenças da família, mas seu desejo era sair e viver, estudar, ser alguém importante, cortando laços antigos e superando desafios tornou-se TARA WESTOVER que pisou aos 17 anos pela primeira vez na sala de aula e chegou a conquistar o doutorado em Cambridge.

Maria Laura 02/05/2024

Educated
Eu tenho um problema com o estilo de livro Memoir: nunca é informação suficiente pra mim. Gera uma curiosidade absurda sobre a vida da pessoa e das outras pessoas que participam da história. Nesse caso, ainda está sendo mais díficil, porque a vida da Tara Westover é muito privada (e está certíssima, com essa família que ela tem) e eu não consigo descobrir mais nada, além de que ela é incrível.
Uma história de crescimento absurdo, não só por ser narrada desde a infância, mas, porque ela teve que lidar com superação de medos, superação de traumas, mas principalmente lidar com abandono familiar mesmo com a família presente. Além disso, o deixar crenças e convicções de lado e acreditar em si mesma e que ser mulher não a fazia menor e pior do que ninguém, que ela podia buscar uma educação e abandonar a realidade imposta pelo pai faz da Tara uma mulher extremamente forte.
Esse livro me prendeu do início ao fim, e, como a própria autora disse, não é uma crítica à nenhuma religião, mas a história dela e de como as escolhas da família dela a moldaram profundamente.

Julia Tomazin 24/04/2024

Deveria ser leitura obrigatória nas escolas!
A Menina da Montanha, de Tara Westover - O livro é uma biografia que conta a história de Tara, uma mulher conseguiu fazer um doutorado em Cambridge, após começar a frequentar a escola somente com 17 anos de idade. Foi eleito o livro do ano de 2018 pela Amazon, sendo um dos mais aclamados lançamentos do ano, período que ocupou a lista de mais vendidos do The New York Times.

A autora narra a sua infância e a vida de sua família, que vivia isolada do resto do mundo, nas montanhas de Idaho em razão do fanatismo religioso de seus pais que eram mórmons. Assim, Tara nunca havia recebido educação, nunca foi a um médico ou conviveu com crianças que não fossem seus irmãos, além de viver sobre violência física e controle familiar.

A mudança acontece quando seu irmão mais velho foi para faculdade e apresentou para Tara sobre o mundo fora da montanha, o que a fez buscar uma nova forma de vida. Assim, ela aprendeu sozinha sobre matemática, ciência e gramática, chegando na faculdade estudou psicologia e suas pesquisas acabaram levando-a para Harvard e Cambridge.

A história é narrada em primeira pessoa e é surpreendente, como um romance que parece ter sido inventada pela autora. A discussão do livro não visa fazer julgamentos religiosos, uma vez que foi uma universidade religiosa que acolheu Tara, mas busca mostrar o que a educação pode fazer e o como o conhecimento pode te libertar. É uma história de superação, mesmo com fatores externos se opondo constantemente.

“Essa mudança do eu pode ser chamada de muitas coisas. Transformação. Metamorfose. Falsidade. Traição. Eu chamo de educação.”

Meu Instagram literário @fabu.list ou link: https://www.instagram.com/fabu.list?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

Fernando.Subra 24/04/2024

A menina da montanha
Quem imaginaria que no país mais rico do planeta, uma família inteira ficaria sem educação, saúde, tecnologia? Tara é uma garota que passa a infância e grande parte da adolescência sem ir a escola, sem saber ler e escrever, isolada do mundo, apenas na companhia de seus pais.
Vinda de uma família mórmon, eles vivem nas montanhas americanas e não são conhecidos por quase ninguém, exceto uma dezena de pessoas de sua comunidade. Ignorantes no sentido educacional, todos levam uma vida asceta, crentes que a espiritualidade será capaz de resolver tudo, inclusive os problemas graves de saúde. Para evitar contato com a sociedade "má capitalista e controlada por Satanás", seu pai repele qualquer contato com aquilo que o governo pode proporcionar: saúde, educação, segurança, emprego, etc.
Disposta a mudar isso, Tara enfrenta a visão de mundo medieval de seu pai em busca de conhecimento e educação e com isso consegue pisar na escola pela primeira vez aos 17 anos para nunca mais parar, até concluir seu doutorado em uma das universidades mais conceituadas do mundo.

Felipe Oliveira 21/04/2024

Angustiante!
É louco saber que é uma história real e da própria autora que tem propriedade para falar sobre sua vida e sua lembranças mais do que ninguém.
Achei ele cansativo em partes por parecer ser fácil resolver tais problemas e por acabar tendo um pré julgamento das atitudes dessa relação familiar tão tóxica.
O que confortava é saber o final do livro já que foi a própria que escreveu, então a gente fica na angústia de saber quando tudo aquilo iria acabar.

Ana Val 14/04/2024

Amazingly written, this memoir is a unique view of Mormons and religious fundamentalism. It is deeply emotional but also very rational. Tara made an excellent work putting together her memories, along with her brothers. It is crazy to imagine growing up in such environment, particularly in modern days. but it is so well portrayed that you can really connect to her and her struggles. Touching, enraging, and most of all hopeful, this book is one of the best non-fiction I read recently. It deserves all the praise

Cas 05/04/2024

A menina das desgraças
Eu to chocado com esse livro! Eu não sabia sobre o que era exatamente, achei que fosse uma menina pobre que não teve acesso à educação, mas a história mais pesada do que isso. É sobre ser refém da sua própria família, é sobre ser criado de uma maneira tão sensacionalista que você simplesmente fica preso com um visão de mundo que não te permite viver. A coitada da menina vai carregar as cicatrizes dessa criação pelo resto da vida.
Enfim, apesar de pesado, vale super a pena. Recomendo que leiam em clube do livro, que nem fiz, pois gera uma boa discussão.

Andrea 03/04/2024

Adorei! Leitura envolvente e com uma carga emocional gigantesca! Queria abraçar a autora, confortar por todo o abuso e negligência sofridos ao longo da vida dela? nota 10 para esse livro!

Juliane176 18/03/2024

Impactante, visceral e emocionante.
Uma história real que contrasta entre brutalidade e leveza, ignorância e discernimento, luz e sombras, coragem e medos. Impossível não se impactar e admirar a história.

"Primeiro descubra do que você é capaz, depois decida quem você é."

Leticia 26/02/2024

História envolvente
Uma das histórias mais envolventes que já li. História real , mostra como ás vezes as convicções dos pais pode prejudicar a vida dos filhos.

Gabriella756 21/02/2024

MARAVILHOSO
Simplesmente incrível!!!! Muito inspiradora essa história, faz refletirmos como sempre aumentamos os obstáculos no nosso dia a dia e como muitas vezes somos privilegiados e nem percebemos. Depois desse livro me sinto outra pessoa.
Além da história ser envolvente do início ao fim, a leitura é super fácil e divertida fazendo você se sentir próximo da autora.
Amo livros sobra história reais acho que da um "Q" a mais, depois de ler assisti diversas entrevistas da Tara.

Andrea Janaina 17/02/2024

Impactante
A menina da montanha
A filha caçula, de sete irmãos, em uma família sob o domínio de um pai com transtorno bipolar. Até então, ninguém sabe por que ele é contra a medicina, contra a escola, contra o governo, com manias de perseguição. Sempre fazendo a família estocar comida e gasolina, se preparar para o dia da abominação.
Apesar de ser um família religiosa, pratica a religião de outra forma, com muitas restrições de contato com outras pessoas.
Seus olhos perdem o brilho quando percebe que sua mãe é, de certa forma, conivente com o pai e mesmo depois de entender da bipolaridade do marido.
A história é verídica, cheia de problemas, agressões por parte de um dos irmãos, mas o que impressionou foi que depois muitas relutâncias, a Tara conseguiu se convencer de que precisava estudar para sair daquela vida. E como os estudos a levaram para outra visão de mundo, literalmente, conhecer outros lugares, outras pessoas, outras formas mais saudáveis de viver.
É um livro muito impactante! O quão é importante, os pais saberem o seu papel na educação e formação dos filhos.

debora 11/02/2024

Uma autobiografia surpreendente! Senti pena da Tara, por tudo que sua família a fez passar, tantas privações, torturas e abandono.
Ao mesmo tempo, penso que seus pais também tinham seus transtornos, alimentados pela religião e fanatismo. Os absurdos ocorridos nessa família, apoiados pelo pai e também pela mãe me deixaram em choque. Acho que Tara foi forte de uma maneira incrível.