A Menina da Montanha

A Menina da Montanha Tara Westover

Resenhas - A Menina da Montanha

Niájera 05/03/2020

Tocante.
Essa história doeu na minha alma porque eu sabia que era real. O que mais me impressiona é que hoje Tara é uma mulher de 33 anos, ou seja, toda ignorância e brutalidade com a qual ela foi criada, aconteceu nos dias atuais.
Não há como terminar esse livro sem admirar essa mulher e principalmente, ter a certeza que estudar transforma e nos leva a ter a capacidade de sair do mundo da ignorância e pensar com as suas próprias ideias. Leitura imprescindível!
Stella F.. 05/03/2020minha estante
Esse livro é demais.

Niájera 05/03/2020minha estante
Muito mesmo.

Stella F.. 05/03/2020minha estante

Janete 26/07/2020minha estante
Gostei muito! Ela escreve com naturalidade sem autopiedade apenas conta os fatos... impressionada! Adorei conhecer a história da Tara!!!

Stella F.. 26/07/2020minha estante

Niájera 26/07/2020minha estante
Janete concordo com você!!

Rafa 14/01/2021minha estante
Gente, achei um dos piores livros da minha vida. :(

Sabrina.Lima 17/05/2021minha estante
Não gostei muito do início, mas depois me conectei bastante com a história dela. Muito interessante esse livro.

Marina 04/09/2022minha estante
Estou sofrendo com o relato

Sandra 22/12/2023minha estante
Historia impactante!

Day 25/01/2022

Um dos melhores da minha vida.
Sempre tenho um pouco de medo de falar sobre os livros que realmente me tocaram. São poucos, talvez três ou quatro em toda a minha vida (não que eu tenha lido muito), mas acontece que é sempre o mesmo medo de não fazer jus às milhares de coisas que a história significou, me ensinou e me fez sentir enquanto lia.

A Menina da Montanha é uma autobiografia, a minha primeira, e isso é importante porque jamais tinha lido um livro consciente de que todas as coisas absurdas que acontecem nele aconteceram de fato. Quando penso nisso, me lembro de um momento em que Tara, já na faculdade, fica chocada ao descobrir que um acontecimento histórico ocorreu na mesma época em que sua mãe estava viva, porque percebe que aquilo à aproxima da história de uma forma que vai além da relação estudante×matéria.

Da mesma forma, também fico chocada ao pensar que muito do que aconteceu com Tara aconteceu enquanto eu já tinha nascido e já caminhava pelo mundo.

Tendo crescido em meio a uma família cujas algumas das principais crenças eram a de que o governo usava as escolas para fazer lavagem cerebral e o Sistema Médico era perigoso, Tara Westover passou a metade da vida privada de educação e teve de enfrentar diversas situações em que a medicina profissional deveria ser a primeira opção e não foi. Isso, somado aos abusos físicos e psicológicos, à exploração e à negligência de membros importantes de sua família, tornaram para Tara o processo de encontrar a si mesma e seguir seus objetivos um caminho de luta, que deixou traumas com os quais ela teve de lidar na outra metade de sua vida. Hoje, uma doutora formada pela Universidade de Cambridge, que estudou também em Harvard e escreveu um livro que alcançou o topo do New York Times, Tara Westover, embora afastada dos pais e de alguns dos irmãos, diz estar em paz consigo mesma e suas escolhas, o que, depois dessa leitura difícil, me deixa encantada e inspirada por sua força.

Demorou um pouco após o início da leitura para que eu percebesse como ficaria encantada, mas tendo visto o quanto seria bom, não quis mais parar.

Eu e a autora temos, com certeza, histórias completamente diferentes, mas foram mais que um fascínio pelas coisas que ela viveu ou pela sua superação que me permitiram ser amarrada a esse livro como fui a pouquíssimos outros. É nesse momento que eu sei não explicar exatamente o motivo de ter amado e tenho medo de não fazer jus ao que sinto, mas, se tivesse que chutar, diria que o que me une a Tara, o que me fez querer chorar em alguns momentos, o que me fez marcar diversos trechos, o que me fez sentir mal em muitos outros, é alguma coisa mais universal, alguma coisa que não fala só sobre Tara ou sobre mim, mas sobre outras tantas pessoas que leram esse livro e ficaram sem palavras ao terminá-lo. Alguma coisa sobre andar pelo mundo e descobrir a si mesmo à medida que o desbrava, alguma coisa sobre identidade, sobre dever, sobre o desejo e o medo de desejar. É como se, por mais que sua história seja tão singular, assim como é a de todos os seres humanos, Tara também contasse uma história comum a muita gente, o que permitiu que eu me identificasse com ela e, assim, não pudesse esquecê-la.

É o que A Menina da Montanha se tornou para mim: inesquecível. Por isso, se tiver lido até aqui, espero que não descarte a possibilidade de fazer essa leitura também, porque pode se identificar também, porque pode amar também.
taisamavaz 25/01/2022minha estante
Já coloquei na lista! Parece realmente muito interessante!

Anya 25/01/2022minha estante
Esse é simplesmente perfeiot

Paty 25/01/2022minha estante
Que linda resenha

Day 25/01/2022minha estante
@taisamavaz, vc não vai se arrepender, é fantástico!

Emilia.Reis 25/01/2022minha estante
Sua resenha me fez ter vontade de ler esse livro, soube expressar bem o que o livro acrescentou pra você

Muito obrigada @Paty ?

Day 25/01/2022minha estante
@Emilia.Reis, obrigada!!! Espero que vc leia sim e goste muitoooo ?

Gabs 29/01/2024

Mais uma autobiografia incrível pra conta.
Tara foi uma pessoa que teve a vida completamente transformada pela educação. Uma história inspiradora e emocionante de uma garota que, mesmo tendo crescido em meio a uma família pirada de fundamentalistas religiosos que sequer permitiam que ela frequentasse a escola, conseguiu quebrar barreiras e tornar-se Doutora em História entre duas das melhores universidades do mundo.
Leitura muito boa.

Elisa.Pavesi 29/01/2024minha estante
Caramba, me interessei muito

rfalessandra 22/04/2022

"A menina da montanha"
A história é tão tensa e cativante quanto qualquer ficção, o fato de ser real torna tudo mais intenso.
E que vida cruel a Tara Westover teve que viver até se libertar da culpa por achar que estava fazendo algo abominável ao sair de casa.
Ela lidou com tantas questões importantes e impactantes: a bipolaridade e o fanatismo religioso do pai, conviver com um irmão abusivo e a mãe submissa... toda a violência física e psicológica...
Teve fatos chocantes que nos fazem refletir, como podem ter pessoas ainda nos dias de hoje, vivendo à margem de ignorância.
Mas a história deixa uma mensagem, é que a educação transforma vidas.
Leia você não irá se arrepender.
EuSouGabryel 22/04/2022minha estante
nossa esse livro parece ser impecável! o fato dele ser baseado em uma história real deixa tudo melhor

rfalessandra 22/04/2022minha estante
Eram mórmons radicais ao extremo a família, dá arrepios até de lembrar dos relatos.

Nadia.Peroto 22/04/2022minha estante
Essa resenha transmitiu exatamente o q eu achei qdo li, parabéns pelo texto

vanessa.gaudencio 09/07/2023

Opinião sobre " a menina da montanha"
Após a conclusão desta obra fenomenal, fica evidente o quão prejudicial é a religiosidade de alguns indivíduos. compreendendo o período histórico de cada pessoa, a religiosidade se tornou um mal na sociedade.
digo isto com maior convicção.
as pessoas interpretam muitas vezes errado as escrituras (falo das religiões proveniente do judaísmo) e atribuem suas ignorâncias ao demônio.
este livro deveria se tornar obrigatório em alguns países.
sem sombra de dúvidas indicarei a meus amigos e aqueles que tenham vontade de estudar sobre religião.
meu professor da faculdade pediu para que minha turma fizesse uma resenha sobre este livro e agradeço por isso. ainda mais por ter interesse em estudar a área da religião
ainda fico em choque ao ver o que a má interpretação pode ocasionar em uma família.
abdicar de uma filha ( no caso do livro) por uma crença acima de suas compreensões é doença
entendo que mesmo em outras religiões acontece o mesmo por conta da sexualidade.
enfim, triste a realidade!!!
me dói ao saber que neste livro, tudo escrito é real.
autora incrível, quero ler mais sobre

apenas digitei minha opinião
ealveselis 09/07/2023minha estante
Amei sua resenha! Vou ler ?

vanessa.gaudencio 09/07/2023minha estante
leia! garanto q não vai se arrepender

Susan.Kelle 23/10/2023

Histórias reais sobre criação "não convencional" dos filhos sempre acabam por me deixar impactada, não tanto pela falta de tradicionalismo, mas pelo excesso de situações de risco a que as crianças são expostas. Acho que de certa maneira esse livro reforçou em mim a importância de impormos regras e criarmos nosso filhos de acordo com nossas crenças, claro que não demonizando as crenças diferentes. Uma vez que nossos filhos têm uma base sólida, não há conhecimento que os afaste dela ou de nós, mas liberdade para repassarem essas crenças e as adaptar de acordo com suas realidades. A base de Tara era muito muito forte, porém se perdia nos abusos da família, na cegueira a cerca das demais realidades, na falta de conhecimento do mundo que os cercava, de Idaho até a história da humanidade. Apesar de Tara ser engolida pelos abusos da família e pela visão limitada de si mesma, pouco a pouco ela contornou e superou esses obstáculos usando tudo aquilo que a limitava, confundia ou mesmo sufocava, os temas de estudo dela sempre estavam relacionadas ao pessoal e por isso ela foi tão bem sucedida, a busca pelas resposta mais do que acadêmicas eram uma demanda interna.
Marília Martins 06/12/2023minha estante
Gostei muito da sua reflexão. Que outros livros neste tema educação não convencional você recomendaria? Estou começando a ler Garotas Madalena, acho que será bem interessante também.

Susan.Kelle 31/12/2023minha estante
Não necessariamente sobre educação, mas sobre a criação de filhos desapegado do convencional e muitas vezes atingindo o irresponsável, cultivando o antagonismo ao serviços públicos, com amor mas nem sempre medindo consequências, Jeanette Walls conta sua história em Castelo de Vidro. Uma leitura muitas vezes chocante, com situações muito diferentes das enfrentadas por Tara, mas também com uma boa dose de sorte, porque juízo nem sempre os pais tinham.

Évelin Noah 28/06/2020

Incrível!
Me faltam adjetivos para descrever esse livro. Receio também que qualquer possibilidade de descrição ou elogio acabe gerando um spoiler.

O que posso afirmar, é que, a história de Tara é a mais incrível e inacreditável que eu já li nos últimos anos.

É necessário relembrar a todo instante que o livro não retrata uma ficção ou algo ocorrido a décadas passadas. Muito pelo contrário. É algo muito recente.

A cada momento que eu lia, onde ela citava datas e anos, eu pensava: - Meu Deus! Enquanto eu tinha uma vida perfeitamente normal, essa garota passava por toda essa loucura. Inacreditável!

Enfim, mais do que recomendo. Leitura obrigatória para todo ser humano!
MDSN 09/07/2020minha estante
imagino como foi difícil para ela relembrar e sentir o seu passado encarnado nas páginas do livro.

Évelin Noah 09/07/2020minha estante
Com certeza!
Difícil e provavelmente confuso. Afinal, aquela vida que ela viveu não existia mais para ela. Deve ser bem estranho olhar para o passado como se fossem lembranças de um pesadelo.

Tatiane 01/09/2020

Vale muito a leitura!
Esta é uma história real, em pleno final de século XX até nossos dias. Parece loucura, insanidade total, mas mostra bem como pessoas perturbadas podem mergulhar em fundamentalismos religiosos e criar seus próprios tentáculos.

Mexeu profundamente comigo, principalmente nesse momento em que estamos vivendo a deterioração da escola, a desvalorização dos professores e a destruição de um ensino livre em um estado laico, com base em mentiras e falsas premissas de um conservadorismo cego e hipócrita.
danimaccedo 01/09/2020minha estante
É tanta loucura que as vezes parecia que estava lendo uma estória de ficção e não uma autobiografia. Sem falar que se trata de uma história muito recente.

Tatiane 01/09/2020minha estante
Exatamente!

Bruno 10/10/2022minha estante
Tem A Cidade do Sol. Se quiser passar tanta ou mais raiva de novo.
Em A Garota da Montanha há passagens tão absurdas, que é difícil crer que seja uma história real.

Mima 23/10/2022minha estante
É tão pesado que é realmente difícil de acreditar que seja real. Obrigada pela dica! Mas por hora acho que vou tentar ler alguns livros mais ?leves?.

Fernando.Subra 24/04/2024

A menina da montanha
Quem imaginaria que no país mais rico do planeta, uma família inteira ficaria sem educação, saúde, tecnologia? Tara é uma garota que passa a infância e grande parte da adolescência sem ir a escola, sem saber ler e escrever, isolada do mundo, apenas na companhia de seus pais.
Vinda de uma família mórmon, eles vivem nas montanhas americanas e não são conhecidos por quase ninguém, exceto uma dezena de pessoas de sua comunidade. Ignorantes no sentido educacional, todos levam uma vida asceta, crentes que a espiritualidade será capaz de resolver tudo, inclusive os problemas graves de saúde. Para evitar contato com a sociedade "má capitalista e controlada por Satanás", seu pai repele qualquer contato com aquilo que o governo pode proporcionar: saúde, educação, segurança, emprego, etc.
Disposta a mudar isso, Tara enfrenta a visão de mundo medieval de seu pai em busca de conhecimento e educação e com isso consegue pisar na escola pela primeira vez aos 17 anos para nunca mais parar, até concluir seu doutorado em uma das universidades mais conceituadas do mundo.
Ingrid.Menezes 16/05/2024minha estante
Amei sua resenha

Fernando.Subra 16/05/2024minha estante
Obrigado !!!

Leticia 21/10/2021minha estante
Neide, eu tive as mesmas impressões que você. É uma família extremamente disfuncional, tóxica e manipuladora. A Tara possui feridas enormes, e eu percebo muito daquela "culpa cristã", tem que perdoar acima de tudo, é a sua família, você tem que amar a sua família não importa o que aconteceu, ela se sente mal em guardar mágoas dos pais, em se afastar, já que honrar pai e mãe é um mandamento bíblico. Ela vive uma ambivalência muito grande.
Sobre o fanatismo religioso, o estado de Utah é o estado com a maior número de mórmons nos EUA, cerca de 70%, o que acontece é que existem alguns grupos dissidentes que pegam elementos do mormonismo e misturam com insanidades, e existem MUITOS desses grupos em Utah, só que o governo não interfere por ser escolha religiosa. Existem muitos livros e séries abordando esses grupos em Utah. Existe uma série de TV "filhas da poligamia" que aborda esses grupos fundamentalista de Utah, é chocante.

Roneide.Braga 22/10/2021minha estante
Não tinha essa informações, Ana. Sua análise foi em cima! Até agora não sei te dizer se eu gostei ou não do livro ?

MMo 12/06/2022

A MENINA DA MONTANHA
Tara Westover, nascida em Idaho, morou grande parte de sua vida numa montanha, longe de uma educação formal, criada numa família tóxica, fanática e abusiva. Nunca alimentou sonhos enquanto lá viveu.
Sua história inspiradora e emocionante é, ao mesmo tempo, angustiante e assustadora. Uma leitura que sensibiliza, alimenta e nos permite uma análise do verdadeiro significado da educação: a transformação.
Uma história de vida que jamais passará desapercebida, pois a perseverança, a resiliência e a libertação são fatores que fazem de Tara um ser de infinita admiração.
DANILÃO1505 14/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

MMo 14/06/2022minha estante

Viviane Alves 20/09/2021

História impactante, de superação, medo, vontade, descobertas...
confesso que senti raiva em muitos momentos, sentimento de impunidade, mas também de motivação e força.
Valeu a pena!!
Leonardo.Broinizi 23/09/2021minha estante
Esta história é incrível mesmo! E ainda não pode ter um desfecho melhor, dependendo do pai dela aceitar uma reaproximação menos tóxica.

Ca Vie 13/10/2021

Expectativa X Realidade
O livro é bom, mas esperava mais. A primeira parte é arrastada para desenvolver o perfil psicológico da familia. Mas esse é compreendido logo cedo. A parte três melhora o livro. Mas a reflexão final é muito boa.
Roneide.Braga 15/10/2021minha estante
Glória!!! ??
Bom saber que vai melhorar!

Aline 07/02/2021

Um alerta para o efeito do desequilíbrio dos pais sobre a vida dos filhos
História interessantíssima de uma menina, caçula de 7 irmãos, criada em uma comunidade mormón. Seu pai era um fanático religioso, que desprezava o Governo, o ensino formal, a medicina alopática. Tara não teve um registro de nascimento, nunca foi à escola, ao dentista ou ao médico. Enxergava o mundo com "as lentes" de seu pai e, por isso, tinha ideias distorcidas sobre diversos assuntos e sobre si própria. Aos 17 anos passou no exame adimissional para uma faculdade mormón, ingressando assim no mundo do ensino formal. Aos poucos Tara vai formando sua própria visão de mundo e de si própria. Só ao romper definitivamente com o pai consegue se livrar da síndrome do impostor que a acompanhava e consegue adaptar-se em fim ao mundo fora da casa de seus pais.
Como mãe me chamou atenção principalmente o fato de, mesmo após sair da casa dos pais, mais ainda sofrendo a influência deles, Tara não conseguir romper com a imagem que seu pai havia criado dela. Como é forte o poder do discurso paterno/materno! Ainda após Tara ter clareza de que seu pai sofre de algum desequilíbrio mental (que no livro ela diz suspeitar ser bipolaridade, mas me pareceu mais esquizofrenia) ela ainda tem dificuldades
em romper aquela imagem que o pai criou para ela.
A história é angustiante em muitos pontos, quando percebemos que a loucura do pai e a complacência da mãe colocam em perigo diversas vezes os filhos, e nenhum parente ou entidade governamental intervém por eles. Reforçou em mim o sentimento negativo em relação à educação domiciliar (se eles estivessem indo à escola haveria mais chances dos efeitos devastadores da loucura do pai sobre os filhos serem percebidos por terceiros).
adijobs 08/02/2021minha estante
Não conhecia essa história. Muito interessante. Suas impressões despertaram o meu interesse.