A Carícia Essencial

A Carícia Essencial Roberto Shinyashiki

Resenhas - A Carícia Essencial

134-340 11/05/2024

A Carícia Essencial
Li esse aqui pq fiquei totalmente entediada mas acabou sendo uma leitura muito muito interessante !!

Jordana.Hartmann 28/12/2023

Psicologia do afeto
Sinceramente, eu nunca tinha lido um livro assim, desse assunto, e julgava quem lia e no fim decidi dar uma chance, e por que não? refleti bastante enquanto lia, e foi sim uma leitura de conforto e eu realmente gostei.

Carla.Parreira 25/10/2023

A carícia essencial
O livro trata dos estímulos que damos e recebemos nas nossas relações interpessoais e demonstra como todo e qualquer estímulo pode nos modificar positiva ou negativamente. Mesmo sem perceber, inúmeras vezes somos afetados pelas palavras dos outros, principalmente dos familiares. O autor afirma: pessoas que na infância foram privadas, por algum motivo, da carícia e do afeto, em suas variadas formas, podem apresentar quadros de retardo mental, personalidade antissocial ou mesmo psicoses. Se uma criança recebe estímulos positivos, ela se sentirá bem, porém, se ela não recebe as carícias positivas de que necessita, por uma questão de sobrevivência emocional, começará a experimentar diversas condutas insalubres. Poderá passar a ficar doente com a intenção de receber algum tipo de comiseração familiar, ou então ser ?boazinha? eternamente, ou no oposto disso, se tornar uma pessoa rebelde. Temos fome de estímulos, de contato, de conhecimento, de sexo, de estruturas e de acontecimentos. O autor fala inclusive da extorsão afetiva onde a vítima sente-se forçada a dar carícias, mesmo que não queira dá-la. Torna-se difícil negar carícias a quem está se queixando de infinitos problemas, arrumando dificuldades o tempo todo, procurando nos dar 'toda atenção' do mundo ou ainda a quem durante todo o tempo quer nos dizer o que temos que fazer. Se nós tivermos consciência do que estamos disposto a dar, podemos deixar isto claro para a outra pessoa. A extorsão só funciona porque a vítima tem medo de, posteriormente, também ficar na privação do afeto. Eis alguns trechos: ?...Freud ajudou a atrapalhar mostrando o quanto nós escondemos de ruim; mas é fácil ver que nós escondemos também tudo o que é bom em nós, a ternura, o encantamento, o agrado em ver, em acariciar, em cooperar, a gentileza, a alegria, o romantismo, a poesia, sobretudo o brincar, com o outro. Tudo tem que ser sério, respeitável, comedido, fúnebre, chato, restritivo, contido... Diz o psicanalista que todos nós sofremos de mania de grandeza, de omnipotência. A mim parece que sofremos todos de mania de pequenez... Sofremos de megalomania porque no palco social nos obrigamos a ser, todos; anões. Ai de quem se salienta, fazendo de repente o que lhe deu na cabeça. Fogueira para ele! Ou pensa que a fogueira só existiu na Idade Média? Nós nos obrigamos a ser, todos, pequenos, insignificantes... Quem é o iluminado? No seu tempo, é sempre um louco delirante que faz tudo diferente de todos. Ele sofre, principalmente, de um alto senso de dignidade humana, o que o torna insuportável para todos os próximos, que são indignos... O insaciável é o comumente chamado saco sem fundo. É o tipo de pessoa que quase nunca está satisfeita, sempre quer mais. Ela está sempre pedindo, cobrando, e correndo atrás dos outros para obter proteção, carinho e atenção. Geralmente são pessoas que quando crianças recebiam muitas carícias por comportamentos auto desqualificativos; quando estavam doentes, confusas, raivosas, arrumando problemas, recebiam muitas carícias ? mas não por serem elas mesmas, nem agirem saudavelmente; por isso, apesar de receberem suas carícias, continuavam com fome e sempre cobrando mais... O indiferente é o tipo para quem os sentimentos das pessoas, e os outros, têm muito pouca importância. Quando criança, depois de muito lutar para receber as carícias que necessitava, acabou perdendo a esperança de consegui-las e resolveu ?se virar? sozinho. A partir daí procurou cortar qualquer manifestação de emoção e de necessidades. Estrutura sua vida para manter os outros o mais longe possível, não procura chamar a atenção sobre si, e até prefere passar desapercebidamente... O intocável é o tipo de pessoa para quem os outros descobrirem o seu mundo interno é uma situação de extremo perigo. Quando criança, apesar de ter decidido ?se virar? sozinho, não conseguiu manter essa decisão, pois o ambiente em casa era ameaçador. Então, essa criança se sentia ameaçada e aprendeu a ficar na defensiva. As pessoas para ela são importantes, porém tem medo delas e uma apreensão muito grande de que esse medo seja descoberto... Esses tipos não são estáticos: as pessoas quando em uma situação de falta de carícias podem passar de um estado para outro... Pêssegos são muito saborosos, e nós sempre temos a opção de procurarmos laranjeiras se realmente fizermos questão de laranjas. É importante que saibamos que existem outras pessoas para nos dar os estímulos que estamos precisando... Podemos pedir um outro tipo de carícias para as pessoas que estão ao nosso redor... Como dizem os orientais: Você nunca se decepciona com o outro. Você, quando se decepciona, o faz com você mesmo, por não saber respeitar as possibilidades do outro. Você sempre sabe o que esperar do outro; é uma decisão sua esperar algo que ele não tem para dar a você... Esteja consciente que sua mudança vai afetar os outros, mas não deixe que as reações dos outros sejam desculpas para você retroceder no seu crescimento. Afinal de contas, você só pode ter certeza de uma companhia na sua vida. Você! Somente você está presente em sua vida, todo o tempo. Por isto é importante que essa convivência seja muito agradável... É importante para essas pessoas terem consciência do seu direito de ter a felicidade plena e que não precisam viver de partes de felicidade!... Algumas pessoas escutam tantos nãos que acabam sentindo medo indiscriminado; quando têm qualquer desejo, pensam restritivamente: 'Eu não posso fazer isso.' ou 'Não fica bem a alguém como eu fazê-lo.' Para essas pessoas faltaram permissões quando eram crianças... A alegria de viver relaciona-se com essas permissões. Permissão para simplesmente viver. Permissão para ser feliz e ser autônomo. Para sentir as próprias sensações. Para sentir e demonstrar as emoções. Para desfrutar a vida, o contato com as pessoas, as interações. Para pensar, decidir e realizar a própria vida... Os problemas são sustentados por permissões e proibições exageradas... É incrível como as pessoas procuram dar o poder de suas vidas aos outros. Como, de determinadas maneira, querem fazer os outros responsáveis por suas dificuldades... A maioria das pessoas quer e necessita ser entendida no seu crescimento. O problema é que muitos relacionamentos são simbióticos, ou seja, relações onde quando um não consegue realizar algo, geralmente responsabiliza o outro por isto, ou exige que o outro o faça. As simbioses são relações em que duas pessoas ?incompletas? se unem esperando que, com o modelo e convite do outro, conseguirão realizar-se. Assim como o encontro entre o cego e o manco, em que o cego passa a enxergar com os olhos do manco e este a andar com as pernas do cego. Então ao invés de ficarem juntos por suas potencialidades, o fazem por suas fraquezas... As relações evoluem, e a riqueza suprema dessa evolução é que as relações acompanham o crescimento das pessoas...?

Amanda 23/09/2023

Carícias
Elas são tão essências para ser humano que alguns estão dispostos a recebê-las de forma negativa apenas para tê-las. Aqueles que acreditam que as carícias são desnecessárias precisa ler esse livro e ver o quanto as pessoas se tornam amargurados sem elas.

WellingtonBSA 06/07/2023

O livro faz algumas análises sobre o ser humano e sua necessidade de estímulos, sejam eles positivos ou negativos. Ele ajuda a detectar o tipo de comportamento que nós temos e, principalmente, reforça a necessidade de carinho que está dentro de casa pessoa.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Cansativo
Eu li por falta de algo melhor, não sei como até hoje eu consegui terminar de ler achei chato mas foi possível terminar

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Franciele.Paula 29/05/2023

O livro mostra de uma forma clara como podemos impactar a vida das pessoas conforme as carícias que liberamos em diversos relacionamentos da vida.

Miriam172 10/05/2023

Interessante, mas superficial. Pelo menos com tudo o conhecimento que eu já tenho no assunto. Talvez se eu tivesse lido há uns anos eu tivesse aproveitado mais.

Carol 19/10/2021

gostei da leitura, apesar de ter ficado incomodada com a abordagem, e também por não conhecer, fiquei com a impressão de ser uma parada meio auto ajuda com uma base epistemológica bem questionável
mas aí eu me quebrei em várias partes porque tem algumas reflexôes realmente interessantes, e me trouxeram algum interesse no tema

Amanda | @ttsablo 17/04/2020

Livro mágico e imensamente esclarecedor, algumas vezes repetitivo que me levou muitas vezes ao cansaço. Contudo, a forma clara em que Shinyashiki desenha como a humanidade lida com os próprios sentimentos e com os alheios me fez querer continuar.
De modo geral o autor ensina como devemos nos portar diante dos mais diversos estágios de sentimentos, maneiras de como aceitar divergências, separar, agir, não desqualificar, cuidar e dar valor a si mesmo e aos outros.
Enfim, ‘’A carícia essencial’’ é uma leitura leve e necessária que reforça a cada capítulo a importância de demonstrar afeto e reconhecimento de graça, e como não podemos nos esquecer disso.

Felipe 16/06/2015

auto ajuda é bobagem...

Wilton 16/02/2015

Bom livro
O livro é ótimo. Abandonei por causa de minha lista de prioridades.

Elaine 27/06/2014

Gosto muito dos livros do Roberto Shinyashiki porque acho a linguagem dele de fácil absorção.
Mas confesso que essa não foi a obra que mais gostei.
Claro que como um livro de auto ajuda ele te dá alguns toques para você introduzir em sua vida, mas há livros melhores do próprio autor.