Divã Martha Medeiros

Resenhas - Divã

Nay 18/03/2022

Inquietante
Reler "Divã" é tornar a ter um misto de sensações, então eu definiria esse livro em uma palavra: inquietação; é o que eu senti nas duas vezes, a todo momento lendo-relendo, a cada trecho, a cada situação relatada por Mercedes (a personagem principal). Todas as palavras postas por Martha Medeiros fazem com que a história fique ainda mais intrigante, inquietante, e aí surge a vontade de devorar o livro de uma vez só - o que não é impossível, pois a leitura é muuuito fluida. Autoanálise, eis o ponto que se traça do início ao fim no divã. É incrível a capacidade que a escrita traz para o leitor de se sentir ali também, devido aos inúmeros nós existentes nas descobertas da personagem que são REAIS. Há mulheres como Mercedes, problemáticas, que são expostas no livro e que estão contidas na realidade de quem um dia se põe a descobrir quem realmente é. Confesso que o meu interior também foi invadido por essas consultas, em tudo eu me senti inquieta sobre mim mesma, no local de uma mulher de 22 anos, embora a figura protagonista tenha seus 40 anos. Sério, a identificação com esse livro bateu real, e por muito tempo ele será o meu livro de cabeceira. DE FATO, ela deu férias para aquela Mercedes cerebral após compreender suas inconstâncias e desalinhos, e é assim na vida real. Abandonar um pouco a razão, pensar demais, nos coloca frente à frente com nossas emoções mais perturbadoras, mas que não temos como fugir.

Um trechinho do livro:
"Quem pode explicar o que me acontece por dentro? Eu tenho que responder às minhas próprias perguntas. E tenho que ser serena para aplacar minha própria demência. E tenho que ser discreta para me receber em confiança. E tenho que ser lógica para entender minha própria confusão. Ser ao mesmo tempo o veneno e o antídoto."

Ro Ximenes 10/03/2022

Um dos melhores livros que já li, sou fã da Martha Medeiros, do jeito simples e cotidiano como ela escreve.

Elisangela Muniz 05/03/2022

interessante!
Fiquei presa nos relatos da Mercedes do início ao fim. A leitura é bem fluida e ótima pra ser feita em um dia só. Consegui sentir os sentimentos dela e me compadeci com alguns. Algumas vezes até me senti um pouco retratada, compartilhando seus pesares. Gostei.

Ijas 02/03/2022

Inicio citando a própria autora: "somos todas iguais, temos todas a mesma história pra contar".
Leitura leve, divertida e, acredito, verídica para muitas mulheres.
Quantas de nós não nos vimos na experiência/vida de outras?!
É assim que Martha Medeiros nos envolve em sua narrativa.
Não vivi todas, mas vivi muitas das experiências vividas por Mercedes, a protagonista da história.
Bem como desejei viver ainda mais intensamente a vida que tenho, pois o livro não deixa de nos estimular a pensar no quanto se viveu e no quanto ainda não se viveu. Indico se envolver ??

Dori.JR 26/12/2021

Sensacional
Uma escrita leve, leitura fluida e com uma mensagem linda de amor, autoconhecimento, aceitação e, acima de tudo, compreensão. É um dos melhores livros que li e fiz bem em fechar 2021 com ele. Recomendo bastante!

brunapcorreia 28/11/2021

Leitura leve e gostosa para uma manhã de domingo.
Lia bastante a autora há alguns anos e agora resolvi retomar com essa obra.

Dea 11/10/2021

Por fora, bela viola, por dentro? rsrsrs
35º livro de 2021. Narra a história de Mercedes, uma aparente tradicional mulher de meia-idade (heterossexual, casada, com três filhos, professora, pintora nas horas vagas), mas que, ao se deitar no divã de Lopes, seu terapeuta, se revela nada tradicional, como boa parte das mulheres. Quem olha externamente, pensa que está tudo dentro dos padrões, mas só Deus e os mais íntimos sabem que não é bem assim? bem engraçado e profundo ao mesmo tempo? sou fã da Martha Medeiros? ela capta com uma sensibilidade ímpar as coisas do cotidiano e como elas refletem na nossa alma. Ótima leitura. Recomendo. #tksGod #bookaholic

Keila Sousa 08/10/2021

Mercedes
O livro é um relato de Mercedes ao seu analista Dr.Lopes. Ela fala sobre seus pensamentos perversos e tristezas vividas por ela. Um livro com muitos sentimentos e pensamentos ousados vindos de Mercedes, uma mulher que deixa de viver para os outros e começa a viver pra si.

Noronha 01/10/2021

Muito Gostoso e Divertido
Adorei a narrativa deste livro. É uma história contada de uma forma tão espetacular que você nem se dá conta de que está lendo uma história. A autora consegue te transformar no analista que houve a protagonista. É como se você roubasse o diário de sua mãe. Essa narrativa nos faz entrar na cabeça da personagem e viajar junto com ela em cada consulta. Não espere por um livro sobre acontecimentos ou fatos. Não. O livro é sobre pensamentos e sentimentos. Um livro interno e não externo, que facilita a identificação com a personagem. Em alguns momentos você vai parar e pensar: Ei! Tão eu.

sumota 27/09/2021

Divã
As inquietudes da mente de uma mulher em fase de mudanças. Parece um enredo pesado mas Martha Medeiros faz a leitura ser leve e descontraída!

Naiara Heres 11/08/2021

Divã
Não foi o melhor livro da Martha que já tive contato, mas foi muito interessante ver a evolução da personagem conforme os meses vão passando. 4 estrelas, recomendo!

Vick 13/07/2021

Livro bom e com uma leitura leve, apesar de não ser fã de livros com está narrativa, gostei bastante, faz a gente refletir e se indetificar com várias falar e acontecimentos da vida de Mercedes, li em 2:30 aproximadamente e recomendo

kargaute 05/07/2021

Mediano
Curti bastante a história, mas achei um pouco "mais do mesmo". Foi um livro que me ajudou a sair da ressaca literária de mais de 6 meses por ter uma narração fluída e rápida, mas é mais uma história clichê quando se fala de histórias de terapia

Marcio 23/05/2021

Leve e descontraída
Precisava de uma leitura leve e resolvi reler "Divã" da Martha Medeiros. A personagem Mercedes deve ser a minha versão feminina. Fiquei imaginando o que o meu terapeuta tanto anota em seu caderno. Ao chegar a uma idade aproximada com a da personagem e por ter passado por algumas situações similares, será que não somos todas Mercedes? Nossos conflitos apresentados de uma forma cômica a cada página... Um bom livro!

Livro de n° 07 de 2021
????