Divã

Divã Martha Medeiros

Resenhas - Divã

Jéh 18/11/2010

É tudo muito direto,mesmo havendo pausas.
Não gostei,porque é só ela que " fala" mesmo o livro sendo isso,eu acho legal que ela conta as coisas que ela passou,que ela passa,e como tá sendo,ela fala dos sentimentos que ela nunca queria comentar,enfim,ela fala,fala,fala e no fim é sempre a mesma coisa,o livro parece nunca ter um fim,nunca uma pausa pra dar vontade de saber mais,comecei a ler o livro com entusiasmo,peguei na biblioteca da escola pra ler,mais enfim,depois que comecei,li por ler mesmo,porque nada mais me interessou. Tirando em que a forma como ela expressa tudo o que ela sente,e passa é muito legal,ela é divertida e ao mesmo tempo sem vergonha de querer dizer tudo o que ela realmente acha!

é isso.

Nessa Gagliardi 23/06/2010

Mediano
O livro é legalzinho. Não vi o filme ainda, mas já me disseram que é super engraçado. No livro, se dei duas risadinhas foi muito.
Adoro a Martha Medeiros, mas a partir de hoje, fico só com as crônicas de domingo.
Não é sacrifício ler "Divã", porém, tampouco foi algo necessário na minha vida.

Nathan 19/05/2010

DIVÃ, um livro que gostei muito. Conta a história de uma mulher - Mercedes - que resolve ir ao psicólogo, lá ela conta as sua história, desabafa sobre os problemas. Mercedes vê que seu casamento não está como antes, passa a gostar de alguém mais jovem que ela. Verdadeiramente faz uma auto avaliação de sua vida e percebe que não está vivendo, começa-se assim uma nova fase após momentos de discussão e reflexão. Agora eu faço a seguinte pergunta, quantas mulheres na realidade não estão vivendo? Muitas vivem para seu marido e filhos, e se deixam relaxar sobre a própria vida. Mercedes teve a coragem e audácia de dar a volta por cima, e você teria? Não falo somente da mulher, mas de todos ser humano que se encontra preso em seu mundo. Devemos conciliar a sobrevivência com a vivência, sei que é difícil, mas como eu, busco ao máximo isso.

Anna 14/04/2010

Gostei bastante, principalmente da maneira como a história é narrada. Acompanhamos o processo de auto-conhecimento e aceitação de Mercedes através de suas consultas com seu psiquiatra, e é dessa maneira que ela é contada, um relato em primeira pessoa cujo destinatário é Lopes, o analista.
Impossível não parar pra pensar junto com Mercedes, refletir junto com ela, e voltar o pensamento para dentro, descobrindo-se simultaneamente. Esse, pra mim, é o trunfo do livro, a abertura que ele nos dá para uma auto-análise.
Isso, somado ao texto leve e fluido de Martha Medeiros, torna a leitura interessante e agradável. Livro pra se ler em uma sentada só.
axoloxia 14/02/2024minha estante
não era psiquiatra amg, psicanalista

Mel 30/03/2010

Muuuito legal!
O livro é super divertido, reproduz apenas as falas da personagem Mercedes durante suas sessões no terapeuta. O tratamento dura três anos, e o leitor vai acompanhando toda a trajetória da vida dela durante esse tempo, as coisas que ela sente, as coisas que ela faz, as coisas que ela pensa.. A gente acaba até se identificando com uma coisa ou outra. Adorei :)

JulianoBonfim 19/03/2010

Otimo
Divã é um livro maravilhoso, os pensamentos de Mercedes, nada mais são do que os pensamentos de todo mundo!

Usei um trecho do livro, que fala sobre o medo, para apresentar uma performace no teatro. Parabens para Martha Medeiros

Felipe 11/01/2010

Quem faz análise é o leitor
Imagine ler um livro em que a personagem principal faz terapia. Imagine ainda que esta personagem tenha sentimentos como angústias, dúvidas que aflige a maioria de nós. Este é o caso da obra-prima escrita por Martha Medeiros. É impossível não se identificar com os sentimentos da personagem, parece que Martha leva o próprio leitor para o divã, parece que cada leitor faz terapia junto com Mercedes (a personagem) e Lopes (o terapeuta).
O livro é dividido em vários pequenos capítulos, capa um para uma consulta ao longo dos três anos que Mercedes faz terapia. Nestes pequenos capítulos ela fala de assuntos tão diversos como a perda precoce de sua mãe aos oitos anos até de sua infidelidade conjugal. O sentimento pelos filhos, o divórcio e a morte de pessoas próximas são alguns dos temas delicados abordados com maestria por Martha Medeiros.
O ponto alto do livro são as frases que precisamos anotar antes de ir a nossa próxima sessão de análise, pois elas parecem ter sidos escritos para cada um de nós. Como na página 26 “Nenhuma vida é original. Nascemos e morremos, e no espaço entre uma coisa e outra estudamos, trabalhamos, casamos, temos filhos e netos, praticamos exercícios, adoecemos. Ninguém escapa deste script, não há opções”. Na página 83 “O que acontece com os outros que possa a vir me interessar? A experiência deles, talvez, mas nunca um fato que seja alheio à minha pessoa, que não me comova ou me alimente. O inferno sem o não são os outros. O inferno são os outros sem atrativos para mim”.
Na página 87 “Eu uso com regularidade expressões como ‘graças a Deus’, ‘pelo amor de Deus’, ‘que Deus te ouça’, mas Deus é o apelido que dou à sorte. Em sorte eu acredito”. Na página 107 “Vou acordar outro dia, escovar os dentes, vestir um casaco, trabalhar e conviver em sociedade com harmonia e educação, e ninguém perceberá a erupção que tento conter. Como somos bons atores”. Na página 123 “As pessoas boas e generosas sabem como fazer um rocambole com a mentira e com a verdade, deixando tudo com o mesmo gosto”.
Na página 124 “Não precisem de mim com hora marcada e por motivo concreto, precisem de mim a todo instante, a qualquer hora, sei ouvir o chamado silencioso da amizade verdadeira, do amor que não cobra, estarei lá sem que vejam, sem que me percebam, sem que me avaliem.” Na página 132 “Mas é fato, ando com preguiça de interpretar o mundo, de entender as pessoas, de procurar os sete erros. Gostaria de ter todas as respostas na última página, de ter um manual de atitudes sensatas, de ter o pensamento voltado pra Meca”.
Página 153 “Nunca assisti a um atropelamento. Nunca ganhei um concurso. O que vivi até agora hoje foi o que costuma ser vivido por todos, não houve nada exótico em minha vida, como não há na vida da maioria das pessoas. Tive um número restrito de experiências, todas bastantes previsíveis, mas enquanto eu estiver em movimento dentro do tempo que me foi dado viver, nenhuma idéia ou vivência poderá ser conclusiva”. E na página 154 “ Ainda não tentei muitas coisas. Não tentei aprender a tocar um instrumento, não tentei escrever um poema, não tentei fazer minha declaração de imposto de renda sozinho, não tentei morar no vigésimo andar, nunca fui a um terreiro, nunca assisti a uma Copa do Mundo, nunca aprendi a linguagem dos surdos-mudos”.
Carla Macedo 28/10/2010minha estante
Felipe.
Só pela parte que você destacou:"Na página 123 ?As pessoas boas e generosas sabem como fazer um rocambole com a mentira e com a verdade, deixando tudo com o mesmo gosto?, morri de rir. Já está na minha estante para a próxima leitura!
Obrigada e boas leituras. Vou te add, tá?
Carla.

Nanda Mello 28/10/2009

Achei tanto o livro como o filme razoáveis. Esperava mais..Achei a história previsível e o livro fácil de ler.

Loraine 06/10/2009

Muito bom!
Adorei! Gosto muito da forma com que a Martha Medeiros escreve. Famosa por suas crônicas, dribla com as palavras de uma forma deliciosa, conseguindo expressar exatamente o que sentimos em diversas situações. Neste livro, Divã, conta a história de uma mulher normal, ex-professora, mãe de três filhos, divorciada, com conflitos e inquietações normais a todas as mulheres, mas com a diferença de que Mercedes mergulha a fundo nos questionamentos em busca das verdades, que talvez não existam. Me diverti bastante em muitas situações relatadas ao psicólogo Lopes e também me angustiei em outras. Um ótimo livro para quem, como Mercedes, não se contenta com o meio termo e quer viver intensamente tudo o que a vida pode oferecer. Leitura fácil e leve que propicia ótimas reflexões. Recomendadíssimo!

Keiko 25/07/2009

Mercedes é uma mulher à beira de um ataque de nervos, que visita frequentemente um psicólogo e que em seu divã conta todos os seus problemas de mulher de meia-idade. Completamente sem sal, sem criatividade do meu ponto de vista. O filme? Pior ainda.

Patricia :) 30/06/2009

Pode até parecer, mas "Divã" não é um mero livro de/para "mulherzinha". É um livro que proporciona uma leitura deliciosa e sem clichês, sobre aspectos que não dizem respeito somente à vida de uma mulher de 40 e poucos anos, mas de qualquer pessoa que se preocupe em entender o que acontece consigo mesma e com o que a cerca. Escrito em forma de monólogos durante sessões de terapia, a linguagem é simples, mas poética. Não tem como não se identificar com pelo menos parte de Mercedes. Adorável!

Juju Pobeda 18/05/2009

Nota 5 !
Achei a história previsível, "bem morninha", mas gostei muito da escrita pela maneira que a autora conduz a história; me cansam livros com diálogos intermináveis ou ainda com muitos travessões. Esse não, a autora vai mostrando o bate papo e a terapia de uma maneira bem sutil. Livro de poucas páginas, muito fácil de ler.

Karina 22/04/2009

Excelente!
Nunca fiz análise, mas por tudo o que li, nesse livro, percebi que pode ser realmente esclarecedor! Achei excelente, com uma pitada de humor, ousadia, angústia, enfim, uma ótima mistura!

Replithgirassol 12/04/2009

As mulheres e o Divã
A escritora Martha Medeiros é maravilhosa,e também poeta. Encontrei este livro, quando estava tentando reinventar a mim mesma.Fala sobre o cotidiano de uma mulher que busca por renovação,e é o que todos nós queremos. Escelente para quem quer descobrir-se , sem as inquietações de Clarice Lispector.

Paetzel 01/03/2009

Excelente e divertido!
Leitura fácil e divertida, sem deixar de nos fazer pensar na vida - no que dá sentido aos nossos dias. Recomendo! Muito bom!Mais um ponto para Martha Medeiros!