Divã

Divã Martha Medeiros

Resenhas - Divã

Julia5628 26/01/2018

Quando comprei esse livro eu não dava nada por ele, na minha mente era só pra passar o tempo, quebrei a cara. Conta a história de Mercedes - uma mulher com mais de 40, casada, filhos - que resolve fazer análise. O que começa como uma simples brincadeira acaba por se transformar num ato de libertação, quer descobrir, entre todas aquelas que ela é, quem é a chefe, quem manda dentro dela. Marinheira de primeira viagem em terapia a personagem encara o consultório como se fosse uma espécie de alfândega que vai dar o visto para ela passar para o lado mais oculto de sua personalidade. É um livro divertido, prazeroso, tem várias situações que você se identifica sim com a personagem, mesmo que a “realidade” dela não seja a sua, tem umas crises existência que você se pega balanço a cabeça e pensando “É exatamente assim”. Fiquei com tanta vontade de fazer terapia também parece ser tão libertador.

cecilia.gonzaga.1 24/09/2017

Maravilhoso
Eu simplesmente adoro este livro , foi através dele que conheci a escritora Martha Medeiros ?

Lígia Costa 13/04/2017

Perfeito
Nunca me senti tão bem representada em um livro como esse.

Falk | @desfalkblog 25/03/2017

Todo dia uma Mercedes diferente
Em 2015, ganhei um livro de amigo secreto que... bem... não era lá muito o meu gosto. Acabei esperando até o último dia pra fazer a troca, pra ter a certeza de que eu realmente não leria o tal livro ganho. Isso porque eu tenho uma coisa, um frivião doido por não doar / trocar / vender livros que ganho de alguém, com aquela finalidade de prolongar o carinho da pessoa pela gente.

Pois bem, cheguei na Livraria Cultura e já sabia que, sem importar o preço, eu levaria algum livro da Ana Miranda. Mas, por uma surpresa divina da vida, o livro trocado era bem carinho e eu ainda tinha uns reais de crédito no meu nome. Foi aí que levei pra casa Boca do Inferno, da Ana Miranda, e Divã, da Martha Medeiros.

No mesmíssimo dia, comecei a ler. Eu já tava lá pela página 50 quando pensei “Porra, tô lendo isso aqui rápido demais, não vai dar pra aproveitar nada!” É, eu tenho essa mania de prolongar pequenos prazeres, e poucas vezes me deixo levar até o fundo da coisa. Mas eu tinha esperado tanto tempo pra finalmente conhecer a Mercedes que, não teve jeito, era melhor ir aos pouquinhos, respirando e suspirando o suficiente a cada parágrafo.

Devo ter assistido ao filme Divã pelo menos 3 vezes e já associei a incrível atriz Lília Cabral à Mercedes em todas as suas nuances. Sério, em nenhum momento do livro eu consegui imaginar outra mulher falando, a não ser a Lília Cabral. Inclusive, é com a voz dela que eu imagino toda a história sendo contada.

Divã conta sobre Mercedes: quarentona, mãe, casada, pintora, culta, inteligente, um pouco tímida, mas cheia de desenvoltura. Tudo se passa no consultório do doutor Lopes, com quem Mercedes inicia sessões de terapia. Daí o título já se explica: cada capítulo é uma sessão, e Mercedes fala da sua vida pouco a pouco, como se fosse um livro que vai se contando a cada página.

site: http://desfalk.com.br/cebolas-mercedes-e-diva/

Luizahk 27/08/2016

História bela e engraçada.

Carla 15/08/2016

Reflexões necessárias.
" Viver é uma caminhada e tanto, não tem essa colher de chá de selecionar onde descer. É preciso passar por tudo: pelo desânimo, pela desesperança, pela sensação de fracasso e fraqueza, até que a gente consiga chegar a uma praça arborizada onde iniciam outras dezenas de ruas, outras tantas passagens, e a gente segue caminhando, segue caminhando".

Divã é um monólogo onde Mercedes, por meio do processo terapêutico, reflete sobre sua vida, escolhas, experiências que no decorrer do livro percebemos as mudanças da personagem que vive um processo de crise da meia idade. Um texto rico, com boas reflexões com uma leitura bem fluída.

Thananda 19/05/2016

Reinventando a vida
Mercedes é uma professora particular na faixa dos 40, casada há vinte e tantos anos, com três filhos e uma vida normal. Um dia, resolve fazer terapia, e com isso ela se redescobre, enfrentando seus medos, seus anseios e desejos mais profundos, questionando sobre sua identidade verdadeira, sua liberdade e a tal felicidade, até então desconhecida. A partir daí, sua vida se torna um caleidoscópio de emoções, com momentos hilários e amedrontadores, cheia de altos e baixos e decisões importantíssimas para o rumo de sua história.

É a primeira vez que leio algo da tão famosa Martha Medeiros, e digo: ela faz jus à sua fama. Um livro delicioso, irreverente, com um toque poético, que, assim como aconteceu com a personagem, nos faz meditar em quem realmente somos, qual é o sentido da nossa vida e das nossas relações e se somos realmente felizes- ou melhor, se sabemos que de fato é a felicidade. Um livro multitarefa, que serve para todos, seja num capítulo ou em outro, que nos faz repensar nossa forma de levar a vida.

Para os amantes da literatura nacional, Divã é uma ótima pedida, rápido de ler e entender, para todas as idades e gostos.

Recomendo:)

site: Twitter e insta=========> @nandatgcs

Samu 16/05/2016

...
Talvez seja um preconceito meu, não sei bem, mas nunca me senti representada por nenhuma mulher escrita por Martha Medeiros, pode ser uma maioria, ou talvez eu em um dia meio ruim, mas acho todas mulheres estranhas para mim. Como falei é algo provavelmente pessoal, mas em Divã me senti muito irritada com essa personagem, mesmo com uma leitura fácil e gostosa até, que te prende, a história me parece sempre mesma, sendo enrolada. :/

KeylaPontes 05/05/2016

"Você me pergunta qual é a minha dor e isso me paralisa. Não sou cleptomaníaca, viciada em drogas ou autodestrutiva, não tenho pânico noturno nem diurno, não ando nem mesmo triste, tampouco é libertadora. Quero saber, entre todas aquelas que eu sou, quem é a chefe, quem manda dentro de mim. Me confundo com tanta autoridade, já não sei bem a quem obedecer."

Em Divã conhecemos a história de Mercedes. Uma mulher de 40 anos, que vive um casamento longo e com filhos crescidos.

É um livro fininho, aqueles que com dedicação você lê em uma sentada, mas, o li lentamente. E esse esquema funcionou bem, pois assim consegui ir no ritmo da personagem. Cada capítulo uma descoberta. Um momento. Uma análise.

"Tenho uma vontade imensa de chorar. chorar pelo que houve de bom entre nós, e pelo que houve de eterno. Chorar pelos olhares telepáticos que trocávamos, pelas mãos dadas no cinema, pelas imitações que ele fazia de mim e eu odiava, mas que era um sinal de que ele ainda me via. Chorar pelo primeiro beijo, na beira da praia, e pelo último, que talvez ainda não tenha sido dado. Chorar porque não o amo mais, ele tampouco a mim, dois adultos que decidiram seus destinos sem facadas, sem tiros e sem vulgaridade, chorar por essa sensatez, esse racionalismo, essas cicatrizes que ficam mesmo assim, chorar pelo instante em que os dois, juntos, desligam-se da tomada e tudo fica escuro. "

Diferente do filme que tem um lado mais pro humor, o livro tem uma pegada mais reflexiva. Com situações do cotidiano
É incrível o poder da autora de conversar com você. É mesmo eu, que não sou casada, mãe ou estou na meia idade, me identifiquei em vários momentos.

Não sei se por eu ser psicóloga, e encontrar "Mercedes" na vida ou até menos por ter sido uma Mercedes deitada no divã do meu analista.

Mercedes é uma personagem carismática (Lília Cabral escolha tão perfeita), é alguém que você possivelmente conhece. Adorei o fato de como ela sempre aproveitava ao máximo as sessões de análise (nós acompanhamos no decorrer só o que se passa nesses encontros) e também de como ela estava ali aberta. Querendo se conhecer, se entender e ser.

Um ponto que amei, foi como a autora colocou o papel da análise. Sem estereótipos de "vou porque sou isso/aquilo, porque tenho problemas". Mostrando que o objetivo da análise não é curar você de uma "doença".

Divã é um livro que toca, te faz pensar, te faz rir e te faz ver muito além das aparências.
Este e o meu primeiro contato com a autora, mas com certeza não será o último! Que delicadeza, que jeito doce de contar a história de uma personagem tão comum de uma forma tão cheia de substância.

No fim das contas, não sei se por ter visto o filme e a minissérie antes de ler, ainda preferi a adaptação. Acredito que pelo toque de humor (tô na vibe tô na vibe!) ela me capturou mais. Mas, recomendo fortemente ambos!

O inferno não são os outros. O inferno são os outros sem atrativos para mim.

Resenha disponível em:

site: http://keylinhastureads.blogspot.com.br/2016/05/resenha-diva-martha-medeiros.html

Wanessa.Oliveira 13/04/2016

Encantador! !!
Estou lendo, cada dia estou mais apaixonada por ele. Vi o filme, mas nem se compara. Um envolvimento, que tu se perde dentro de sim e se encontra entre cada paragrafo. Uma sensacao de liberdade!

Gisa 02/03/2016

Tocante, inspirador, maravilhoso!
Eu já conhecia um pouco da história, pois acompanhava a série. Mas não conhecia o livro e nem o filme.
O livro é ótimo. Tocante, inspirador, reflexivo, engraçado, libertador, feminista, .... enfim. São tantos elogios que se eu começar a citar todos, não saio daqui hahahha. Divã é a história de uma mulher que está fazendo terapia. E suas descobertas, acabam fazendo com que o leitor também se encontre.
Apesar de ter apenas 22 anos ( e a Mercedes ter mais de 40), não ter filhos (enquanto ela tem alguns) e só ter 4 anos de casada (e ela uns 20) me identifiquei bastante com ela. Com a sua força em alguns momentos e com a sua fraqueza em outros que pareciam tão simples.
Depois que li, fui correndo ver o filme. É bom também, mas não chega aos pés do livro.

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2016/02/lidos-mas-nao-resenhados-4.html#comment-form

Ednan 30/03/2015

[Resenha] Divã – Martha Medeiros
“Divã” é um dos filmes nacionais de maior sucesso: levou para as salas de cinema mais de 1,5 milhões de espectadores. O longa foi lançado em 2009 e dois anos depois, em 2011, a história de Mercedes se tornou um seriado de 8 episódios exibido pela Rede Globo. No final de 2014, resolvi ler o texto que baseou para ambas as produções: o livro da autora gaúcha Martha Medeiros.

A trama de “Divã” é simples: Mercedes (interpretada em ambas as adaptações pela talentosíssima Lília Cabral) é uma mulher com mais de 40 anos, casada e com filhos, que resolve fazer análise para ter com que desabafar sobre seus problemas pessoais e familiares. Entretanto, a “brincadeira” se transformou em um ato de libertação em que Mercedes de descobre e redescobre o prazer de viver.

O livro é narrado é primeira pessoa, isto é, Mercedes é a narradora no início ao fim da trama. Esse esquema narrativo deixou a obra um pouco cansativa, pois, é sempre a protagonista que fala. Até mesmo o que o psicólogo pergunta a ele, sabemos através das falas de Mercedes. Creio que esse foi o único ponto que tenha me incomodado. Além disso, a narrativa se passa desde a primeira consulta até a última e durante esse tempo vamos percebendo as mudanças na vida de Mercedes e na sua postura como mulher.

No restante, o texto de Martha Medeiros sabe equilibrar bem as situações cômicas e os dramas da protagonista. Essa foi, a primeira vez que entrei em contato com um romance da autora (às outras vezes eram frases em redes sociais ou alguma crônica que li por aí) e eu gostei muito da forma como ela escreve, mesmo não tendo apreciado tanto a forma narrativa. (Detalhe: eu li o livro todo com a voz da Lília Cabral da minha cabeça.)

Se você está com vontade de conhecer uma autora brasileira de um livro de sucesso, “Divã” com certeza será uma bela escolha. Estou pretendendo ler outros livros de Martha Medeiros, pois essa autora pelo que pude ver tem muito talento. E além de tudo, “Divã” é um livro curtinho que você pode ler em apenas um dia: ele tem apenas 154 páginas. Agora você de animou para ler? Então não perca tempo, e vá acompanhar as peripécias de Mercedes. Deite-se no seu divã e aproveite.

Até a próxima

site: https://convescultural.wordpress.com/