O Planeta dos Dragões

O Planeta dos Dragões Jack Vance




Resenhas - O Planeta dos Dragões


9 encontrados | exibindo 1 a 9


Erich 13/04/2023

Conta uma distopia de um momento onde humanos após dominarem a galáxia simplesmente decaem a uma ciência medieval.
Apresenta na trama algumas linhas claras de mensagens:
- Qual a ordem natural das coisas? Dadas duas raças, qual é "naturalmente" a mestre e a escrava? Isso é respondido aqui confrontando humanos e dragões.
- existe neutralidade em um conflito? Isso é respondido através dos sacerdotes e sua relação com Banbeck.
- e vemos também a velha mensagem dos 3 porquinhos de se prevenir, isso na relação entre Banbeck e Carcolo.

De modo geral, achei a história infantil por um lado. E por outro desnecessariamente confusa. Somos apresentados a uma complexidade de lugares e nomes irrelevantes em um velocidade enorme. Fácil se perder no terreno irregular da trama e nos mil nomes de sub raças geradas a partir dos dragões básicos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
ELIZ 15/06/2022minha estante
Excelente resenha!


Brujo 15/06/2022minha estante
Obrigado, Eliz !


Laís 16/06/2022minha estante
Puxa, a história parece ser das que eu curto muito! Mas fiquei igualmente desapontada hahhaha


ELIZ 16/06/2022minha estante
Curioso que agora, fiquei com vontade de ler, só pra sentir esse descontentamento!!! (rsrsrs)


Brujo 16/06/2022minha estante
Laís, pelo menos não fiquei sozinho no desapontamento então ! ?
Vamos ver os próximos.


Brujo 16/06/2022minha estante
Então Eliz, dá pra se extrair boas experiências até mesmo de livros como esse que não são nenhuma obra-prima, então, nesse sentido, eu recomendo a leitura... Hehe


ELIZ 16/06/2022minha estante
tá certo, vou pensar se coloco no lista. :-)


Cleber 17/06/2022minha estante
Ótima resenha!! ????


Brujo 17/06/2022minha estante
Obrigado, Cleber !!! ?




Victor.mcrv 30/12/2021

Merecia nova edição
Não conhecia o autor e me deparei vom a obra por acaso, pesquisei e descobri que foi e é um autor que tem ótimos títulos. Sobre o livro, é bom e a reviravolta no final quando as peças se encaixam e descobrimos o que o autor nos entrega a conta gotas durante o enredo é incrível.
comentários(0)comente



Emanuel Xampy Fontinhas 09/06/2020

...
A história tem uma boa dose de criatividade, mas é tão sucinta que nada é muito elaborado, não ficamos conhecendo a profundidade de nenhum personagem, nenhuma característica dos mundos e povos que o autor cria. Tem uma ótima e longa (levando em consideração o tamanho do texto) cena de guerra e é o que salva o livro de ser um desastre
comentários(0)comente



Mike 03/11/2019

Repeteco
Anos que não pensava nesse livro. Ele te uma istoria emocionante e que prende o leitor em um novo mundo de fantasia, com direito a aliens e lavagem cerebral, que ocorrem com todas as espécies do livro.
comentários(0)comente



Alec Silva 19/11/2015

Er...
Esperava um pouco mais; demora bastante para mostrar ao que veio, peca nas descrições dos dragões, que deveriam ser o ponto alto da história. Perde páginas preciosas com cenas que em nada acrescentarão no terço final.

Apesar das boas cenas de batalhas, não impressionou tanto quanto deveria.
comentários(0)comente



carlosmrocha 18/10/2012

Interessante
Este livro não estava na minha lista de leitura, mas me animei para ler por ser bem curtinho e por que o autor, Jack Vance, é citado no “100 Must Read Fantasy Novels”. O livro dele que está na fila é “The Dying Earth”. Mas voltemos ao planeta dos dragões (The Dragon Masters, no original).

A história se passa no planeta Aerlith onde vivem (talvez) os últimos seres humanos do universo. A tecnologia que levou os homens até ali já se perdeu há muito tempo e a sociedade tornou-se feudal. É uma mistura de ficção científica com fantasia. Joaz Bambeck é o senhor do Vale Bambeck, um feudo com histórico de lutas contra o governado por seu vizinho Ervis Carcolo. Joaz acredita que os Básicos, alienígenas escravagistas que fazem incursões periódicas em seu planeta, estão prestes a retornar. Carcolo não acredita em Joaz e decide que é hora de acertar as contas com os Bambeck. Os senhores de Arlith criam e treinam dragões para guerras. Em meio à guerra indesejada entre os feudos vizinhos Joaz e Ervis terão de lidar com uma nova incursão dos Básicos.

Outra coisa que chama a atenção nele são os sacerdotes ascetas que andam nus em são devotos da verdade e conhecimento. O conceito de tand introduzido pelo autor no contexto destes sacerdotes é muito interessante.

O Planeta dos Dragões recebeu, em 1963, o prêmio Hugo de melhor conto (mas por seu tamanho beira o tamanho de uma noveleta). Enfim, é um livro curtinho e bom de se ler, com poucos, mas bons personagens e uma trama bem enxuta e sem enrolações.
comentários(0)comente



Marcos Carvalho 05/09/2012

Mais um livro muito interessante de Vance, com seu habitual tema: a aventura sobre um último líder de um foco de resistência em mundo decadente que luta contra ameaças internas e externas, mas agora se utilizando de seus dragões. Vance, em apenas 113 páginas, descreve uma sociedade complexa, com uma riqueza de informações e detalhes, e estabelece vários níveis mútuos de conflito e interação entre quatro culturas, todas justificadas. Óbvio que nenhum dos temas lançados são explorados com profundidade, mas isso não causa nenhuma falta, o que pode desagradar alguns fãs de fantasia, com os atuais romances pesados de caracterização. É com certeza uma excelente leitura, da era de ouro da FC.
comentários(0)comente



Ildo 28/05/2011

a história não pega no tranco
chato.o autor teve idéias demais para laudas de menos.deixa a desejar.não diz a que veio.
comentários(0)comente



9 encontrados | exibindo 1 a 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR