Choque de Cultura - 79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige

Raul Chequer

Resenhas - Choque de Cultura - 79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jesus 26/11/2018

Um Livro Sobre Cultura. E Cinema.
Um livro feito para quem não tem tempo pra perder vendo filme.
E pra quem tem também.
Dependendo do filme, eu recomendo ler ele enquanto assiste, aliás.
Pois a história do filme pode se mesclar com as do livro e criar um terceiro filme totalmente novo e inesperado.

Imagina assistir um Rocky, lendo a análise do Exorcista e ouvindo a trilha sonora do Velozes e Furiosos.
Ia virar um filme de um Demônio marrento tomando porrada do Stallone enquanto dirige um Viper.
Muito melhor que qualquer um dos três filmes citados.
Com exceção do Velozes e Furiosos.

Um livro idealizado e desenvolvido especialmente para se ler enquanto dirige (como já está claro no título, caso não tenha percebido).
E essa é a única maneira que esta obra deve ser consumida.
Caso esteja dirigindo profissionalmente, melhor ainda.
Se for pra ler sentado no sofá, eu já não recomendo.
Pois estará indo contra a proposta original.
E rebeldia é coisa de músico.
E músico é drogado.
E esse livro é cultura e não tem nada a ver com música.

E acabou a resenha.

Larissa 31/10/2018

Blog Por Livros Incríveis
Achou que não ia ter livro de crítica também? Achou errado, otário!

Vindo de um quadro do canal omeleteve - que foi criado após verem o trabalho dos atores no canal TVQuase -, Choque de cultura é um programa de humor que segue a linha do "não faz sentido" onde o tema é, teoricamente, cinema. Composto por Maurílio, Julinho da Van, Rogerinho do Ingá e Renan ( Raul Chaquer, Leandro Ramos, Caíto Manier e Daniel Furlan respectivamente), quatro grandes nomes do transporte alternativo, a atração se tornou um sucesso logo em sua primeira temporada e hoje - já na terceira - também está presente na TV Globo, onde comentam sobre o filme exibido na Temperatura Máxima e agora nas livrarias, com seu compilado de críticas cinematográficas.

Com opiniões diretas, sinceras e muito bem humoradas de filmes que vão de Matrix à Crepúsculo (que só graças ao Maurílio eu descobri que na verdade se trata sobre o preconceito com a maquiagem masculina, #ForçaEdward), "79 Filmes pra assistir enquanto dirige" faz jus aos vídeos que o originaram e à proposta de humor dos atores que se saíram muito bem ao trazer seu trabalho para esta plataforma. Mesmo com as diferenças existentes entre vídeo e texto, o conteúdo conseguiu se manter dinâmico e engraçado, provocando boas risadas com as avaliações únicas e quase irreais de grandes títulos do cinema.

Com um texto bastante informal e ágil, fica muito difícil não terminar a leitura em questão de dias ou até mesmo horas (como foi o meu caso: fui dar uma folheada e, opa!, terminei o livro haha), mesmo com as pausas para dar risada e mandar fotos pros amigos das bobagens que encontramos durante a leitura (sim, eu fiz isso). A obra conta também com uma apresentação inicial do livro e da história dos personagens, que confesso me surpreendeu pela criatividade, com um glossário fundamental sobre o cinema mundial e com ilustrações que deveriam ser profissionais mas acabaram sendo desenhos do Renanzinho, filho do piloto Renan, depois que ele engoliu o pen-drive que continha os arquivos (segundo informações, o menino passa bem).

Mesmo com as críticas surreais, por assim dizer, o livro além de divertir funciona como um bom indicador de filmes a assistir uma vez que consegue despertar - por diversas vezes - a curiosidade acerca do título abordado já que mescla filmes dos mais antigos aos mais recentes (menos "Se eu fosse você 2", pois como diz na sinopse o Julinho não entregou a crítica, e da franquia "Transformers" pois o autores não conseguiram conter a emoção que esses filmes trazem).

Com um trabalho gráfico incrível que deixa muito bem explícita a identidade do programa e dos personagens, "Choque de Cultura: 79 filmes pra assistir enquanto dirige" é um título especial para os amantes do cinema, do humor, para os fãs do programa e para aqueles que desejam conhecer - ainda que por uma via diferente - esse fenômeno do humor e dos memes nacionais.

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com/2018/10/resenha-choque-de-cultura-79-filmes-pra.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5