Beren e Lúthien

Beren e Lúthien J. R. R. Tolkien

Resenhas -

@pedro.h1709 21/01/2019

Leia com ânimo!
Admito que a leitura da literatura tolkiniana exige bastante ânimo e força de vontade devido às suas extremamente detalhadas descrições de naturezas e paisagens, e das muitas canções que envolvem a narrativa.

Em "Beren e Lúthien" não poderia ser diferente, e o número de páginas escritas em verso superam facilmente as narrativas e adendos de Christopher Tolkien. A principal dificuldade encontrada por mim é a ausência de melodia para acompanhar as estrofes, o que acaba tornando as rimas um tanto cansativas e a leitura forçosamente cantada.

Por outro lado, a apresentação do conto em tal molde é genial pelo fato de trazer mais veracidade à forma de transmissão das histórias, através da oralidade, como a praticada pelos trovadores de outrora. O quê torna os poemas mais válidos também  são os muitos diálogos entre os protagonistas ou antagonistas durante os momentos de ápice de tensão.

A história de Beren e Lúthien é fantástica por si só, e é muito interessante ver como ela melhora cada vez mais conforme se entrelaça com os demais acontecimentos de grande vulto na Terra Média, além das adaptações de personagens, das motivações e das adversidades presentes. Criação que levou vários anos; Tolkien certamente não brincava de escrever... mais que isso, havia grande dedicação e prazer em seu trabalho.

Siga o @Leitor Casual no Facebook.

Maxuel.Lemos 04/12/2022

Esse é mais daora pra quem curte uma estrutura de poema, não sou muito chegado. O interessante fica com a discussão sobre a evolução do conto e a transposição em prosa. (Agr meu gato preto chama-se Tevildo kkk). Depois de ler o Silmarillion e o Contos Inacabados, esse livro pode ser cansativo, se lido em um intervalo de tempo próximo.

@leituras_sa 12/06/2021

“Foi sobre as passagens das Montanhas Azuis que os homens entraram em Beleriand, nessas montanhas estavam as cidades dos Anãos, Nogrod e Belegost; e foi em Ossiriand que Beren e Lúthien habitaram depois de Mandos lhes dar permissão para retornar à Terra-média.”

📖 No conto “Beren e Lúthien” J.R.R Tolkien conta a história de amor e muitas aventuras entre um homem mortal chamado Beren e a elfa Lúthien. O conto já foi mencionado em “O Senhor dos Anéis” sofreu diversas mudanças ao longo de toda a vida de Tolkien. Neste livro, seu filho, Christopher, reuniu pela primeira vez as diferentes versões.

💭 Sempre amei a escrita de Tolkien, mas nunca havia me interessado pelos contos, esse foi o primeiro, e foi uma experiência incrível, no começo não me conectei tanto, mas conforme os personagens e cenários já conhecidos do Senhor dos Anéis vão aparecendo é impossível não se lembrar e se aproximar. A história de Beren e Lúthien é comovente, acredito que todos que gostam de Tolkien deveriam ler este livro, é surpreendente! É muito bom ver o processo de compilação feito por Christopher, para construir esse livro super especial.

📋Ficha Técnica:
por: @dreamer3t

site: https://www.instagram.com/leituras_sa/

Isa 30/09/2020

Sobre Beren e Lúthien
Eu, particularmente, me emocionei mais com o prefácio do que com o livro em si. Porém, a história é muito linda e mágica e com certeza foi uma experiência maravilhosa ler essa história de amor ?

Boni 16/09/2021

Beren e Luthien é uma das histórias mais clássicas de Tolkien e também uma das mais bonitas, é um livro de fácil leitura e muito bom de ler

Andre Souza 24/07/2022

Interessante porém difícil
Nao é uma leitura simples pois o estilo do Tolkien é bem peculiar, vai agradar fãs e quem curte poesia mas não é uma leitura das mais simples na minha opinião.

Mirtes.Tatiane 22/07/2021

Beren e Luthien
Uma das histórias de amor mais lindas da vida. Gostei muito desse livro pois ele apresenta a evolução da lenda.

Mariazinha 22/01/2022

Confesso que fiquei um pouquinho chocada com a história, depois que terminei o livro fiquei uma semana sem rumo.

Gabrieli 05/05/2020

Balada de Leithian
Quando estava lendo esse livro fiquei sabendo que Christopher Tolkien veio a falecer, é um pouco triste pensar que somente ele na família cuidava das obras e acompanhava com cautela a Cultura Pop baseadas nas obras de seu pai. Tenho medo do que podem fazer com as histórias, enfim. O livro é excelente, no entanto, demorei para finalizar a leitura, uma vez que esta se torna, algumas vezes, repetitiva, haja vista que Christopher reúne todas as versões do conto no livro. O indefinido, definitivo, o poema e etc. Recomendo a leitura prévia de O Silmarillion.

Lêla 05/05/2021

Cansativo, porém maravilhoso.
É um livro muito bom, eu não gosto muito de ler versos, mas gostei bastante. São várias versões da mesma história, você tem a sensação de ter várias pessoas te contando como sabem dela. Maravilhoso, mas cansativo.

Davi.Martinelli 08/05/2021

O livro retrata a evolução história do conto de Beren e Luthien, presente no Silmarillion, que nao me interessa muito. Gosto apenas ler e saborear a história completa. Ler a evolução acaba confundindo ainda mais uma história que tem certo grau de complexidade, ainda mais porque troca nomes de personagens importantes. O livro contém também a história do conto em verso, que também não me interessa muito. Nada de errado com o livro, só não é para mim.

emlindh 13/05/2020

Não é só uma fase, Mãe!!
Claro que deve-se ler o Silmarillion antes de iniciar Beren e Lúthien, principalmente pra que faça mais sentido o motivo da paixão insana entre os dois. Meu ponto favorito sobre esse livro é a mudança entre cada versão da história ao longo de vários anos, e a poesia é uma obra prima de Tolkien.
Mas só pra falar, Beren não teria chego na metade da história sem a ajuda da Lúthien.

Edson Silva 24/12/2022

Em “Beren e Lúthien” Christopher Tolkien apesenta várias versões de uma das principais histórias escrita por seu pai sobre a Primeira Era de Arda. Ao escrever “O Senhor dos Anéis”, J.R.R. Tolkien já possuía, como pano de fundo, um vasto conjunto de histórias que compunham a mitologia do universo onde Frodo cumpriria sua jornada. Uma dessas histórias é a de Beren e Lúthien que, em sua forma mais atualizada, narra a história de um Homem que se apaixona por uma Elfa depois de a encontrar na floresta. A mesma cena se repete, milhares de anos mais tarde, com Aragorn em seu encontro com Arwen. Nesse momento, o herdeiro de Elendil cantava a Balada de Leithian, uma versão em versos da mesma história de Beren e Lúthien, que curiosamente, são seus antepassados, assim como de Arwen, desta pela linhagem éfica de Elrond e daquele pela linhagem de Elros, que escolheu a vida mortal dos Homens e foi o primeiro rei de Númenor.

Além da Balada de Leithian, já mencionada, o livro traz versões de O Livro dos Contos Perdidos, O Esboço de Mitologia, O Quenta Noldorinwa e o Quenta Silmarillion. Christopher Tolkien apresenta essas versões e comenta brevemente as alterações entre elas. Vale destacar a alteração que vemos em um dos vilões da história, na primeira versão temos Tevildo, o prícipe dos gatos, que posteriormente dá lugar a Thû, mestre dos lobisomens, que, por sua vez, antecipa Sauron, o futuro Senhor dos Anéis. É com a mudança de Tevildo para Thû que também temos a adição de Felagund (conhecido posteriormente como Finrod), é o confronto entre eles que serviu de base para a motivação da personagem Galadriel na série da Amazon.

Existem, obviamente, várias outras alterações que não cabe mencionar aqui, mas não é apenas por elas que o livro é interessante. Como em “O Silmarillion” Christopher apresenta apenas uma versão (que é escrita de modo um tanto resumido), é só em “Beren e Lúthien” que conhecemos vários elementos que fizeram parte dessa história, mas que não apareceram em outras publicações (no Brasil). Ter esse livro em mãos é ter, de uma maneira mais completa, uma das principais histórias concebidas por Tolkien. Por fim, preciso acrescentar, não fiquei convencido de que não valeria a pena tentar “costurar” todas essas versões em uma única e mais completa /atualizada possível, tal como Christopher fez em “Os Filhos de Húrin”, seria interessante pensar em uma versão mais completa possível do Silmarillion, mas talvez isso seja trabalho para alguma adaptação futura.

Lobinha Sincera 26/07/2023

As ilustrações desse livro são maravilhosas demais AAA... Esse livro é mais prós fans que querem mais sobre o conto ... muito bom