Beren e Lúthien

Beren e Lúthien J. R. R. Tolkien

Resenhas -

Mauricio Gonçalves 15/07/2021

Maravilhoso
O que mais chama a atenção nesse livro é a evolução do autor e da escrita ao longo dos anos. Quanto ao conto em si, ele não é muito mais extenso ou detalhado do que a versão presente em O Silmarillion; a extensão se dá pelo desenvolvimento que o autor trouxe para o conto ao longo de tantos anos. Há mudanças de estilos literários e profundidade textual. Notamos como a mente do autor estava sempre buscando que o mundo criado fosse coeso e sem pontas soltas.
O mais interessante para mim foi o toque mais sombrio, podemos dizer assim, que foi surgindo no conto. Podemos notar claramente como saímos de uma versão "mais infantil" do conto para uma versão com mais camadas de suspense, expectativa, construção de características de personagem e mais "adulto", mais complexo.
É muito interessante notar também como às vezes a mudança de enredo e de suas características é justificada dentro da própria narrativa, visto que, nas primeiras versões, o conto é narrado muitos anos após a saga de Beren e Lúthien por um dos personagens, e não pelo autor, o que traz uma interpretação sob uma segunda ótica: não é só sobre o conto mas também sobre o porquê dele ser contado dessa maneira.
Os personagens são incríveis e suas mudanças e evoluções ao longo dos anos em que a obra foi escrita é notável. Beren é talvez o melhor personagem de toda a história de Arda.

Tião 06/11/2021

Um dos contos que mais gosto do legendário. Em Beren e Luthien Tolkien nos dá a conhecer essa história de amor e aventura, e nessa edição, é possível acompanhar a evolução da história em suas várias versões, por meio de anotações reunidas pelo filho de Tolkien, e que demonstram como a história é completamente bem desenvolvida e amarrada. Sem contar as imagens e ilustrações que facilitam a imaginação e imersão com o livro.

Pedro.Junger 08/12/2020

A obra mais poética de Tolkien.
Achei o livro, num todo, ótimo. Com todo um viés poético (tanto que, versões da história são escritas em formas de poemas). Porém, algumas decisões de Cristopher fizeram, essa obra cair no meu conceito. Em minha opinião, o editor deveria ter reunido as versões. E apresentar uma versão definitiva, dessa história. Semelhante, ao que foi, o livro "Os Filhos de Húrin". Mas tirando essa opinião pessoal, gostei bastante das versões diferente. Que funcionam com um grande emaranho de variáves que, transformam cada versão, em algo único. Recomendo aos fãs de longa data da Terra-Média. E que, Eru Iluvatar nos abençoe!

Sandra Rosa 27/04/2020

Tinúviel
Esse livro é um copilado de informações de como Tolkien criou sua fábula sobre Beren e as várias versões criadas, e contém o poema original. Serve com apóio a leitura do Silmarillion.

Estante.dabru 30/11/2022

Beren e Luthien
Gosto muito de O senhor dos anéis e para mim é muito legal conhecer outras histórias desse universo, porém ler Tolkien é muito difícil. Os livros são densos e são muitos detalhes e personagens e é fácil se perder. Teve momentos que eu fiquei igual ao meme da Nazaré, mas no final deu tudo certo ??

Iniciei essa leitura com um pé atrás pq comecei a ler O silmarillion e abandonei, mas me surpreendi pq no fim eu acabai gostando mais do que achei que iria gostar. A história é cativante e surpreendente, eu imaginava algo totalmente diferente e reascendeu minha vontade de retomar O silmarillion.

A jornada de Luthien é incrível e eu adoraria ver uma adaptação desse livro. Vemos aqui que não só Eowyn ou Arwen são mulheres fortes, Luthien com certeza é uma lenda e sem ela nada seria disso possível! ??

Cesar Garcia 18/03/2023

Uma linda obra de Tolkien
Essa é uma obra que complementa a história de Beren e Luthien contada no Silmarillion, com as primeiras versões do conto, sua versão em versos e mais algumas curiosidades que o autor inseriu.
Maravilhoso como toda a obra de Tolkien.

Wandrovski 13/07/2023

Funciona pra quem já é fã
Eu gostei mas sinto que não o li no momento certo. eu estou me introduzindo ao universo agora e escolhi começar a ler os livros pela ordem cronológica dos acontecimentos então sim a história desse livro se passa antes do senhor dos anéis mas creio que ele deverá ser lido depois de você já está por dentro do universo, aconselho então não ler em ordem cronológica

Bruna 19/09/2023

Beren e Luthien
Acho incrível a forma de narração do Tolkien, a ambientação das histórias dele sempre tão maravilhosa, com uma natureza vasta. É tão gostoso de ler!

iwillianreis 07/09/2022

As diversas transformações de uma lenda.
Primeiramente, essa edição física é linda: toda a diagramação, a capa dura, as ilustrações; é sensacional! Quanto ao conteúdo em si, não vou dizer que é uma decepção literária, pois se trata de um universo que eu gosto bastante, e de uma das principais estórias desse universo. Mas não é o que eu estava esperando.
Achei que leria uma versão única e definitiva do conto com uma riqueza maior de detalhes e tal, seja em prosa ou em verso; mas não. O que temos aqui, é quase que um livro de estudo e curiosidades sobre o desenvolvimento da lenda em si, desde os primórdios de sua concepção.
O autor e organizador do livro, Christopher Tolkien (que era também o filho do J.R.R. Tolkien), fala de todo o processo de criação e desenvolvimento do poema, e toda sua evolução, dede os primeiríssimos textos, antigos rascunhos, que gerou o 'Conto de Tinuviel' em prosa, até a criação da 'Balada de Leithian' em versos. Fala dos momentos de abandono, e a retomada, após a publicação da obra comercial "Senhor dos Anéis". Passamos por Contos Perdidos, Balada de Leithian, Quenta Noldorinwa, Conto perdido do Nauglafring, Quenta Silmarillion; sempre com notas de rodapé ou observações em colchetes contendo alguma curiosidade ou informação, decorrente das mudanças que sofreu a lenda com o passar dos anos. A verdade, é que a grande paixão do J.R.R. Tolkien, eram essas lendas da primeira e segunda era, onde entram O Hobbit e O Senhor dos Anéis na terceira era. Após o sucesso da publicação de O Hobbit (1937), o que Tolkien realmente desejava, era publicar essas histórias que ele criou (com o objetivo inicial de inserir os idiomas que ele inventou). Mas meio que foi forçado a deixá-las de lado e dar uma continuidade as histórias com hobbits. Daí a sequência em forma de trilogia: O Senhor dos Anéis.
Acredito que Beren e Luthien (último livro publicado por Christopher Tolkien) seja um livro para fã, para quem curte realmente saber sobre detalhes minuciosos, e fazer quase um trabalho de estudo da obra. Mas o saldo final não é negativo, fiquei sabendo de várias informações interessantes, coisas que nem passavam pela minha cabeça. E criei mais afinidade e admiração por esses personagens. Amei o Conto de Tinuviel original... Estava apenas com as expectativas basicamente erradas para essa leitura.
iwillianreis 15/10/2022minha estante
Errata: este não é o último livro publicado pelo Christopher Tolkien; o último foi A Queda de Gondolin.

Rodrigo 07/09/2021

Várias versões de uma narrativa sobre o amor
Uma obra que não se limita apenas a um conto fantástico. Ela se expande trazendo outras versões da incrível estória de amor entre Beren e Lúthien e suas aventuras na Terra Média.

A quantidade de detalhes e curiosidades na edição tranformam o livro em um material de estudo sobre a obra de Tolkien, tão bem resgatada pelo seu filho...

Editada em 18/02/2024
Seria demais uma adaptação para filme ou série dessa história. A cada página fico imaginando esses personagens ganhando forma física e sendo interpretados por bons atores... sonho..

Reis 08/12/2020

Apenas para fãs
Neste livro é relatada a evolução do conto de Beren e Luthien desde sua forma original em poemas na Balada de Leithian até sua forma em prosa com narrativa muito modificada. Não é uma forma extendida da história contada em O Silmarillion, e sim a reunião de vários trechos em formas diversas do mesmo conto, aqui há inúmeras repetições e indico apenas para leitores realmente fãs de Tolkien que desejam se aprofundar no universo literário criado por ele e estudar a fundo, para os curiosos a leitura parecerá cansativa e muitas vezes entediante e sem graça, principalmente a aqueles que odeiam poesia, pois grande parte da escrita são os trechos originais escritos por Tolkien em poemas. A quem realmente deseja ler este livro então deve começa pelo O Silmarillion e então partir para esse.

"Aonde você vai Sam?" 21/07/2022

Os seres mais perigosos de Arda
Está para ser conjurado um demônio mais poderoso que alguém apaixonado.

Está para sair do Caos um poder maior que o do amor!

Cris 04/06/2020

O conto de Beren e Luthien é o meu preferido do Silmarillion. Mas não achei esse luvro só da história deles muito interessante.. eu esperava uma história mais completa e com mais detalhes que no Silmarillion, mas neste livro a primeira parte é uma história um pouco diferente, a primeira versão do Tolkien. E a outra parte é a história em formato e poema. Como não sou fã de poemas acabei não curtindo muito.

Sabrina382 03/04/2022

Beren e Luthien
Talkien nos apresenta a história de Beren e Lúthien e suas aventuras para conseguir uma Silmarillion e viver seu amor de forma livre.

É um livro repleto de aventuras, seres diferentes ao estilo Tolkien. Uma leitura bem densa e a segunda parte do livro é a mesma história da primeira só que em forma de poema é mais detalhado ( o que o Talkien faz de maneira formidável).

Eu adoro Talkien, porém como já havia lido os primeiros livros e conhecia a história deles, o livro não funcionou tão bem pra mim. O conto em forma de poema nao é o meu estilo preferido de narrativa e como grande parte do inicio é repetida em poema, o livro se tornou bem cansativo.

Apesar disso, vale a pena ler pela riqueza dos detalhes, a forma como o autor trabalha com as palavras e nos leva ao ambiente de fantasia de uma maneira única.

Fabricio.Campelo 11/10/2022

Quase a mesma fórmula da Queda de Gondolin, porém melhor!
Eu não sei se foi por que me apaixonei pela história de Beren e Lúthien já no Silmarilion, só sei que, mesmo lendo a mesma coisa 4 vezes, com pequenas mudanças, eu amei de novo!

A história dos dois é linda, tem amor, drama, tragédia, abdicação?

Mesmo tendo achado A Queda de Gondolin desnecessária, eu amei esse livro, pois trouxe mais pontos que agregaram demais a história já consilidada.

Além do que, achei lindo demais Tolkien se inspirar na esposa pra criar Lúthien?.

Maravilhoso!