Beren e Lúthien

Beren e Lúthien J. R. R. Tolkien

Resenhas -

vitoria.esteves 10/06/2022

O mortal Beren se apaixona pela dançante élfica Lúthien, mas o pai dela se opõe a relação e propõe um desafio a Beren. Ele só poderá ficar junto de Lúthien se conseguir roubar uma das Silmarils da coroa de Morgoth, um dos mais temidos vilões.
Seu filho Christopher foi responsável por juntar todo o material deixado por seu pai e publicá-lo.
Uma curiosidade: a obra foi inspirada na vida pessoal de Tolkien. No túmulo do casal está escrito Lúthien abaixo de Edith, e Beren abaixo de J.R.R Tolkien.

Machado 20/10/2021

Beren e Lúthien
A história de um amor impossível de uma imortal por um mortal, (risos).

Um dos três grandes contos que compõem a Primeira era da Terra-média, e nesse livro acompanhamos o desenrolar e desenvolvimento dessa lenda por meio das eras e dos diferentes estilos e povos que narram essa história. De fato, é uma excelente aquisição a todo fã de Tolkien, aquele fã que busca aprender mais sobre esse universo maravilhoso. Não é uma leitura fácil, até porque não se trata de uma história "linear e fluída", mas é contada de modo compendioso, misturando poemas, prosa e trechos de contos. Claro, para a leitura ser melhor apreciada, é precioso certo saber, das outras obras de Tolkien  [mais para se guiar :)], mas vale a pena ter esse livro em mãos. Esse livro é de uma arte, apenas leiam...

#LeiamTolkien
@eu_sandroka 21/10/2021minha estante
Aaaaammmmmooooo.

Kezices 17/04/2022

Gostei de "Beren e Lúthien?, de J.R.R. Tolkien (organizado por Christopher Tolkien). Já conhecia a história por conta do "Silmarillion", mas aqui nesse livro são apresentadas também outras versões do conto que o autor foi (re)construindo ao longo dos anos.

É interessante ver o amadurecimento textual dentro do universo maior que Tolkien construiu. Há também versões em poesia, e para essas no livro foram colocadas tanto a tradução como os originais nas páginas vizinhas, permitindo um vislumbre da sonoridade, do ritmo, das rimas e estruturas textuais dos versos originais.

As ilustrações de Alan Lee, ao longo do livro, são excelentes.

As versões da história de amor épica de "Beren e Lúthien", além de serem uma janela que permite ver um pouco do processo do escritor ao longo do tempo, lembram em certa medida as narrativas presentes em várias mitologias que atravessam gerações.

As observações de Christopher Tolkien enriquecem a leitura, recomendada para quem já embarcou antes para a Terra-Média (como em "O Hobbit", trilogia do "Senhor dos Anéis" e "Silmarillion").

daniela!! 18/03/2024

???.*?
Beren e Lúthien foi o primeiro conto perdido que eu li, e honestamente, gostei bastante. Tipo, para ler, entender e achar bom você tem que estar imerso em Eä em um nível doentio, então foi tranquilo para mim por que eu tenho essa obsessão.
É interessante ver a história evoluir e ficar mais complexa até chegar em seus ponto mais desenvolvidos, como a Balada de Leithian, que foi minha versão preferida da história.
Recomendo para quem gostou de Silmarillion e quer saber mais de Beleriand e Valinor!

Tomlucitor23 04/09/2023

A história de amor mais linda que eu já li, sim, vou exagerar aí extremo porque eu sou muito fã de Tolkien e tudo que ele escreve, a história é um conto de fadas lindo, e o pano de fundo com a história de autor só torna tudo mais lindo e apaixonante, todas as intervenções e explicações do livro que o Christopher faz são muito precisas, não acho que esse seja um livro pra qualquer um, no mínimo quem for se aventurar nesse livro deve ter lido o senhor dos anéis e Silmarillion pra entender a profundidade, e importância desse livro, mas ainda assim, é uma grande leitura, e as ilustrações são lindas, fiquei um tempão olhando pra elas sem conseguir parar, volto pra olhar o tempo todo, todas belíssimas.

fatimaria 16/01/2023

muito bom, termino esse livro amando ainda mais essa história PORÉM infelizmente não tem a mesma força narrativa que os filhos de húrin, já que infelizmente existem muitas versões dessa mesma história e todo o livro consiste basicamente no christopher tolkien compilando os diferentes textos com detalhes pontuais se alterando de uma história que eu já conheço de cabo a rabo.

não foi das mais divertidas experiências, já que querendo ou não é um livro bem mais técnico e sem emoção. diferente do outro livro dos três contos que eu já li, os filhos de húrin, esse aqui não é uma versão expandida e melhorada de um dos melhores capítulos do Silmarillion, com mais carga dramática e desenvolvimento de personagens. não tinha como ser de outro jeito, como eu disse antes. simplesmente não tinha material direto e sucinto o suficiente pra isso. pra gostar de beren e luthien ler o capítulos deles no Silmarillion basta.

mas assim sendo, continua sendo uma leitura fascinante pra mim que gosto muito de saber sobre os processos de escrita dos meus autores favoritos. muito bom mesmo, poemas e trechos de escritos muito bem organizados e explicados, enfim, muito bom! recomendo muito se você gosta desse aspecto dos estudos sobre o tolkien!

brenda1 05/02/2024

Como sempre, incrivelmente bom.
Recomendo vivamente a leitura para aqueles que apreciaram o conto de Beren e Lúthien em ?O Silmarillion?. Além de oferecer mais detalhes sobre a história, o livro explora as inúmeras transformações que esse conto sofreu.

Uma das coisas que mais gostei, com certeza, foram os trechos comentados da Balada de Leithian.

Durante a leitura e por meio das anotações, percebi que, embora Tolkien tenha (obviamente) uma afeição pelas histórias de ?O Hobbit? e ?O Senhor dos Anéis?, ele parecia nutrir um carinho especial pelos contos e narrativas dos dias antigos, remetendo às primeiras eras, mas isso pode ser facilmente coisa da minha cabeça. Em resumo, uma leitura excelente que, sem dúvida, enriquece a compreensão global do universo criado por Tolkien.

Keylon 17/03/2022

TINÚVIEL, TINÚVIEL
Essa foi uma das histórias que mais me encantou em Silmarillion e estava muito curioso quanto ao material que veria aqui... e fiquei feliz com a leitura.

O amor e a relação de Beren e Lúthien é cheio de reviravoltas e momentos bem tensos, não atoa o romance que mais repercutiu na história de toda a Terra-Média. Nada muito diferente do que é visto em Silmarillion, já que aqui existem várias versões diferentes mas mantendo os pontos centrais. A leitura é bem parecida com o que é visto em os Contos Inacabados.

As ilustrações de Alan Lee deixa tudo ainda mais perfeito e imersivo, vale muito a leitura.

Ronan.Azarias 08/12/2020

Epico
Sou muito fã de Tolkien e esta balada é o que mais espero tradução desde que conheci o Senhor dos Anéis. Então não tenho palavras para descrever o quão maravilhoso foi conhecer a balada na sia forma original.

Cássius 23/04/2022

Uma história de amor
Beren e Lúthien é um conto de uma paixão proibida entre um mortal e uma imortal e a sua busca daquilo que os permitiria ficar juntos. Grande jornada contada em verso e em prosa, com o adicional de como o Professor Tolkien fez e refez algumas partes do conto.

Talita Hanna Cabral 21/05/2021

Amor entre humano e elfa
Beren e Luthien conta muito da era anterior a terceira era da terra média e esclarece as bases do que se tem no Senhor dos Anéis. Leitura indispensável para entender esse universo tolkieniano.

Mauricio Gonçalves 15/07/2021

Maravilhoso
O que mais chama a atenção nesse livro é a evolução do autor e da escrita ao longo dos anos. Quanto ao conto em si, ele não é muito mais extenso ou detalhado do que a versão presente em O Silmarillion; a extensão se dá pelo desenvolvimento que o autor trouxe para o conto ao longo de tantos anos. Há mudanças de estilos literários e profundidade textual. Notamos como a mente do autor estava sempre buscando que o mundo criado fosse coeso e sem pontas soltas.
O mais interessante para mim foi o toque mais sombrio, podemos dizer assim, que foi surgindo no conto. Podemos notar claramente como saímos de uma versão "mais infantil" do conto para uma versão com mais camadas de suspense, expectativa, construção de características de personagem e mais "adulto", mais complexo.
É muito interessante notar também como às vezes a mudança de enredo e de suas características é justificada dentro da própria narrativa, visto que, nas primeiras versões, o conto é narrado muitos anos após a saga de Beren e Lúthien por um dos personagens, e não pelo autor, o que traz uma interpretação sob uma segunda ótica: não é só sobre o conto mas também sobre o porquê dele ser contado dessa maneira.
Os personagens são incríveis e suas mudanças e evoluções ao longo dos anos em que a obra foi escrita é notável. Beren é talvez o melhor personagem de toda a história de Arda.

Tião 06/11/2021

Um dos contos que mais gosto do legendário. Em Beren e Luthien Tolkien nos dá a conhecer essa história de amor e aventura, e nessa edição, é possível acompanhar a evolução da história em suas várias versões, por meio de anotações reunidas pelo filho de Tolkien, e que demonstram como a história é completamente bem desenvolvida e amarrada. Sem contar as imagens e ilustrações que facilitam a imaginação e imersão com o livro.

LuizaSH 17/01/2022

Este livro foi organizado pelo Christopher Tolkien baseado em escritos que seu pai deixou.
É sobre a história de amor entre o homem Beren e a elfa Lúthien, e as batalhas pelas quais eles passaram.
O texto contém algumas versões diferentes, conforme o autor foi escrevendo, deixando de lado, ou não curtindo o que tava fazendo, e foi mudando alguns detalhes aqui e ali. Então a obra traz tudo isso, explicando o que se passou no processo de criação. Os poemas/canções vêm em edição bilíngue, ou seja, em uma página está a tradução em português e, na página ao lado, o texto em inglês para quem tem curiosidade de conferir.
Além da capa, ao longo do livro existem algumas ilustrações de cenas da história, criações do Alan Lee.
É uma obra interessante para os fãs do universo Tolkien, que pretendem se aprofundar um pouco mais e conhecer personagens importantes dos primórdios de todo o mundo criado pelo autor.

Jean 14/09/2023

A história gira em torno de Beren, um Edair (homem) mortal, e Lúthien Tinúviel, uma elfa filha de Doriath e Melian a Maia. Na floresta de Neldoreth, no reino de Doriath onde existia uma barreira conhecida como Cinturão de Melian formada pelo poder da mãe de Lúthien, Beren viu Tinúviel dançando pela primeira vez e se apaixonou pela mesma já que sua beleza era divina, e sua dança jamais poderia ser repetida. Beren fora exilado por seu próprio povo, ele vagava para além das terras que os mortais conheciam e não demorou muito para começar a se aproximar de Tinúviel e ambos se apaixonarem. Doriath, porém não aceitou a união dos dois, e propôs a Beren um desafio impossível; roubar uma Silmaril do Senhor do Escuro Morgoth. Apaixonado e determinado a conquistar a confiança do pai de sua amada, Beren partiu nessa missão suicida, tal ato mais tarde fez Tinúviel fugir dos domínios do pai e seguir seu coração para enfim, salvar Beren e ficar com ele.