Comece pelo porquê

Comece pelo porquê Simon Sinek

Resenhas -

@carletogabriel 14/09/2021

Interessante
Interessante teoria de comercarmos pelo porquê, o livro nos mostra varios exemplos de pessoas e empresas que expondo os seus porquê's alcançaram muitas pessoas transformando elas em fãs e não apenas seguidores, creio que este livro e essa teoria merecem não apenas uma leitura mas sim um estudo e ja vou preparar para ler a continuação "Encontre o Seu Porquê" e nos agradecimentos o Autor Simon Sinek deixa vários livros que o inspirou, achei esta lista bem atrativa também.

Marcelo.Hallack 19/09/2020

Inspire com um "Porquê", tenha um time que saiba o "Como"
O "Porquê" fornece clareza.
O "Como" fornece a disciplina.
O "O Quê" fornece a consistência.

O "Como" são os valores. E valores devem ser sempre descritos com verbos, e não palavras. Ao invés de "honestidade", "fazer a coisa certa".

As pessoas seguem líderes quando tem certeza que eles tomam decisões pensando nelas, e não somente nos próprios interesses.

Recrutar funcionários alinhados com a cultura da empresa, com o porquê da empresa é fundamental. Mas geralmente os anúncios de recrutamentos focam somente no porquê.

Um exemplo é o anúncio publicado por Shackleton para recrutar a tripulação do Endurance:
"Precisa-se de homens para uma jornada arriscada. Salários baixos, mito frio, longos meses no escuro total, perigo constante, retorno seguro duvidoso. Horna e reconhecimento em caso de sucesso."

Um líder não deve ser responsável por ter todas boas idéias. Mas deve sim ser responsável por criar um ambiente onde as boas idéias surjam, um ambiente que favoreça as pessoas terem boas idéias.

Se uma empresa fala para seus funcionários o que devem fazer, é isso que eles vão fazer. Se a empresa fala o porquê fazer, eles podem trazer boas idéias.

Quanto maior a rede de segurança, mais as pessoas se dispõem a assumirem riscos. Os riscos levam às novas ideias, às inovações. A rede de segurança que as pessoas precisam é a confiança na empresa, nos líderes. De que as decisões serão tomadas visando seus interesses. De que podem assumir riscos sem serem penalizadas.

A empresa deveria sempre colocar o funcionário em 1o lugar. Funcionários satisfeitos e engajados geram clientes felizes que geram acionistas felizes.

"Cuide das pessoas e as pessoas cuidarão de você."

A adoção de inovação pelo público/clientes obedece a curva de adoção de inovação. Existem 2,5% de inovadores, 13,5% de adotantes iniciais, 34% de maioria inicial, 34% de maioria tardia e 16% de retardatários. A maioria só vai adotar uma inovação depois que outros tiverem adotado. Esses outros são os inovadores e os adotantes iniciais, que precisam ser abordados com o "porquê". Não adianta tentar chegar a todos logo no início. Vai sair caro e será pouco efetivo.

O "porquê" inspira, mas o como viabiliza.
Em uma organização geralmente o porque vem do fundador, do CEO. O como vem de sua equipe gerencial. Sem o "como", as coisas não acontecem.
Mas se o "porquê" não foi comunicado de forma ampla, as coisas também não acontece. Um "porquê" comunicado de forma ampla, mais do que clientes, cria um movimento social.

Na prática, as únicas interações que o mercado - clientes, concorrentes etc - têm com uma empresa é através do seu "o quê". O "porquê" vem do CEO, o "como" da sua equipe de líderes. O "o quê" é tudo que a empresa faz, sua base, seus produtos ou qualquer outra coisa.

Em empresas pequenas o próprio fundador é o "porquê", o "como" e o "o quê".
Em empresas maiores, o CEO precisa inspirar para garantir que o "porquê" aconteça em tudo que a empresa faz.

É necessário colocar o "Porquê" no papel, para garantir sua perpetuidade na empresa.
Quando existe uma ruptura, o afastamento do fundador, uma transição no comando, se porquê não estiver documentado, claro, registrado, ele pode se perder ao longo do tempo.
Isso é ainda mais crítico quando o novo comando se preocupa mais em "definir seu novo porquê" do que dar continuidade e consistência ao "porquê" original da empresa.

Como descobrir o "Porquê"? A recomendação é buscar no passado.E não tentar "inventar" um porquê. Busque por consistência.
Marcelo.Hallack 03/10/2020minha estante
Link para o comercial da Apple que o autor cita no livro (e citado em diversos outros livros):

Eliseu 01/02/2023minha estante
Análise sensacional,meu amigo!

Bual 28/05/2021

Chacoalhou minha percepção sobre tudo
Se eu tivesse o direito de te indicar somente um livro, seria esse.

Ele tem me inspirado a pensar, agir e comunicar de uma forma diferente. Tenho colhido frutos garças aos ensinamentos retirados dele.

? Imagine se toda organização começasse pelo PORQUÊ. As decisões seriam mais simples. A fidelidade seria maior. A confiança seria moeda corrente. Se nossos líderes fossem diligentes quanto ao PORQUÊ, o otimismo iria reinar, e a inovação, prosperar. Como ilustra esse livro, há um precedente para esse padrão. Não importa o tamanho da organização, não importa o tipo de atividade, não importa o produto ou o serviço, se todos assumirmos a responsabilidade de começar pelo PORQUÊ e de inspirar outros a fazerem o mesmo, então, juntos, podemos mudar o mundo.

? E isso é muito o inspirador.?

Camila 23/09/2020

Não é só liderança nem só marketing...
... de que se trata esse livro. Trata-se sobre uma breve pincelada sobre neurociência, uma visão mais profunda sobre a liderança e sobre técnicas de marketing que leigos compreendem.
A liderança é exemplificada, e desenhada, literalmente. E passa do organizacional para o pessoal, instigando o leitor a reavaliar seu ambiente de trabalho, suas companhias, seu estilo de vida.
Todo conteúdo fortemente embasado na história de grandes empresas americanas e CEOs por trás dos feitos e desfeitos.
Recomendo fortemente !
Layane38 23/09/2020minha estante
Excelente! ????

Camila 23/09/2020minha estante
Obrigada!

Francieli 31/03/2024

Um bom livro
Um livro bom. No início achei incrível, superou todas as minhas expectativas. A fantástica explicação sobre o que, como e porque me trouxe vários insights. Porém o livro começou ficar meio repetitivo e cansativo. Se fosse mais breve e objetivo, sem dúvidas seria um livro excelente.

Mariana 15/04/2022

PORQUÊ
Foi um livro e tanto. Que experiência maravilhosa e não foi cansativa a leitura. Esse livro estava na minha lista há tempos, eu nem sei quando o comprei, mas para tudo há um tempo certo.
Simon Sineck discorre plenamente sobre grandes corporações e seus CEOS, e o que fizeram de certo e o que fizeram de errado

O porquê, é o centro de tudo e de nossas realizações, quando sabemos o porquê fazemos o que fazemos, as coisas fluem e as pessoas se juntam a nossa causa.

Achei super interessante o Círculo Dourado, estratégia criada por ele, Porquê, Como e O quê. Nos dá uma ótima definição de realização de nossas funções, sonhos. Em quem devemos investir e o resultado que produzirá, não buscar primeiro o resultado e depois em que...

Exemplos plausíveis de marcas como Apple, Starbucks entre outras, meneiam essa conversa super produtiva que é esse livro, teorias temos e que é muito bem enfatizada para não chegarmos ao final e esquecermos.

Começar pelo Porquê norteará todo o restante da sua vida.

Agora vou rumo ao livro 2, e encontrar os Porquês.

Aline.Zancani 27/01/2021

Início da jornada
?Comece pelo porquê? é um livro inspirador pra quem quer encontrar ou redescobrir seu propósito, mas também oferece importante método para quem deseja apenas se comunicar melhor e engajar pessoas utilizando o Círculo Dourado.
O autor ao longo do livro traz diversas histórias de figuras e empresas emblemáticas que nos ajuda a tangibilizar a importância de ter um porquê claro.
Embora em alguns momentos os exemplos sejam bastante repetitivos a leitura é agradável e sem dúvidas promove algumas reflexões bastante pertinentes!

Peterson.Donizete 02/04/2021

Por que começar pelo por quê?
No começo o livro pareceu ser mais um sobre técnicas para empresas serem bem sucedidas.

Mas depois que começa a entender que ter a clareza do porquê é importante e pode ser aplicada até mesmo na hora de enviar um e-mail, em realizar uma palestra, ou conseguir clientes para sua empresa, ou em relacionamentos, fez mudar o conceito.

Em 14 capítulos e pouco mais de 200 páginas, entre histórias de empresas e pessoas de sucesso e de fracassos o autor vai explicando o porquê de começar pelo porquê. Também é preciso entender o O QUÊ e O COMO, para colocar nas devidas ordens.

O livro traz técnicas para isto e também aborda outros assuntos, o que tornou uma leitura melhor do que o esperado.

Muita vezes até sabemos o porquê do que fazemos, se perguntar porquê vai trabalhar vai dizer que precisa de dinheiro, esta é a diferença de saber de um porquê e de o porquê deve estar alinhado com um propósito.

Do livro:

"Existem apenas duas maneiras de influenciar o comportamento humano: você pode manipulá-lo ou inspirá-lo".

"Não importa aonde vamos, confiamos naqueles nos quais somos capazes de perceber valores ou crenças comuns."

"A ação de inspirar começa com a clareza do PORQUÊ".

"Cumprir com todas as suas responsabilidades não gera confiança".

"A energia pode empolgar. Mas só o carisma é capaz de inspirar". (minha parte favorita)

Rodrigo 05/08/2020

Aprender
Quando vc entende o seu pq, tudo faz sentido. A clareza de se ter ou fazer alguma coisa é importante no processo de crescimento e desenvolvimento pessoal.
Recomendo a leitura.

nataliafmachado 27/09/2023

Interessante
Interessante e cumpre seu papel, cheio de excelentes referências de grandes marcas e lideranças como Apple e Southwest Airlines. Repetitivo do meio ao fim.

Wagner.Ferreira 14/03/2021

Comece Pelo Porquê
O livro ensina que a principal meta de uma empresa deve ser transparecer o seu porquê

Elton.Oliveira 31/07/2022

Qual é o seu "porquê " ?
No começo não senti tanta atração pelo conteúdo pois vi algo básico demais sendo trabalhado sem ligações com minha vida ....

Após esse início comecei a me identificar com esse sentido do "porquê" tão forte , tão imperativo em um negócio ou em qualquer um de nós !

Para a visão de um empreendedor, Simon Sinek , explora muito bem as nuances de um negócio prosperar e atingir seu ponto de virada .... Consegui extrapolar esse sentimento para minha vida pois ainda não sou um empreendedor mas quem sabe um dia serei e agora compreendo um pouco dessa visão ... bem superficial mas entendo o "porquê" das coisas prosperarem !

Um adendo fantástico do livro , foi o autor nos mostrar a visão de empresas famosas e suas razões de negócio ....

Gostei bastante do livro , recomendo a leitura !

Diego.Barbosa 28/03/2021

Breve relato
O Livro oferece os conceitos de Como, O que e por quê de maneira muito instrutiva, o autor conduz BEM o caminho, mas em determinado momento pode ser meio chato de ler. Um conselho, persista o fim do livro é onde está o tesouro.