Comece pelo porquê

Comece pelo porquê Simon Sinek

Resenhas -

Ricks_ 11/05/2024

Estados Unidos me cansa demais
A ideia core do livro, do Círculo Dourado, é bastante interessante, não só para ser aplicada no meio corporativo como em outras atividades. No entanto, depois de um tempo é tudo repetição das mesmas ideias, embebidas em idealismo estadunidense e mistificação de empresários, além de asserções sociais e antropológicas sem qualquer base.
Bem intencionado, tem um ponto interessante, porém deslumbrado quanto ao mundo do mercado.

Ninive 05/05/2024

Bastante interessante a leitura. Faz você procurar descobrir qual é o seu porquê. Apesar da maioria dos exemplos se tratar do mundo corporativo, saber qual é o seu porquê também se aplica à vida pessoal.

Sarah587 05/05/2024

Concordo porém depende
O livro bateu muito na tecla sobre ter um porque ou um propósito, o que é válido. Ter uma vida sem "rumo" pode ser desanimador e frustrante.
Ele mostra como muitas empresas foram capazes de chegar onde chegaram graças ao entendimento dessa razão, e contra fatos não há argumentos não é mesmo?
Porém, quando ele cita exemplos de trabalhadores eu já discordo um pouco, ele fala que se o colaborador entende o porquê, ele acaba ficando na companhia e não sai apenas por salário... Bom, a menos que você seja o dono do negócio, não faz sentido nenhum olhar apenas para o propósito, é necessário avaliar o todo. Ter um porque é bom, mas só ele não basta.

PS: nunca lembro o emprego correto dos por ques, favor desconsiderar erros. Grata.

Recomendo.

Bel 30/04/2024

Excelente modelo mental
O livro apresenta um excelente modelo mental para ser aplicado não somente no mundo corporativo, mas em nossos contextos pessoais também.
Vale a pena para aprofundar-se no assunto circulo dourado, para mim faz bastante sentido e caso você tenha interesse no tema, acredito que este livro seja útil.
A leitura em si não é das mais divertidas, pois o livro é bastante repetitivo, trazendo cases e mais a frente puxando novamente os cases para corroborar as teorias.

Sch.emanu 27/04/2024

Bom mas não o suficiente
O livro é legal, te ensina a pensar fora do padrão, mas é extremamente repetitivo, intercala sempre uma história, encaixa o pensamento e fala o motivo de encaixar.
Enfim um livro ok.

Thais 19/04/2024

Inspirador
Um livro para ser internalizado e aplicado para a vida, muito mais do que o trabalho. Vale a leitura e também acompanhar o Ted Talk desse tema que é um dos melhores que já vi!

Ana 18/04/2024

O papel da motivação
Este é um livro inspirador que reforça a importância de um propósito bem definido na concepção de sucesso das empresas, o que levanta até a questão pessoal de porquê. Com muitos exemplos, o autor consegue transmitir a sua mensagem de forma interessante e clara.

A 11/04/2024

Ideias interessantes mas repetitivas
O livro apresenta conceitos interessantes como o círculo dourado e a curva da lei da Difusão. No entanto, notei repetições excessivas em diversos capítulos, há capítulos com poucas ideias e muita repetição para explicar os mesmos conceitos. Além disso, parágrafos semelhantes se repetem ao longo do texto. Em geral, considero o livro bom, mas poderia ser mais conciso e direto ao ponto.

Paloma575 11/04/2024

Inspirador
O livro traz muita inspiração e ao mesmo tempo traz soluções do cotidiano.

Apesar de algumas pessoas acharem que é repetitivo eu vejo isso como algo positivo, porque o tema fixou muito melhor.
Claro que existem livros repetitivos que ficam cansativos, mas não acho que seja o caso desse, é uma leitura de muito aprendizado.

Fê Ruas 10/04/2024

Ótimo modelo mental
A teoria de Simon sobre o círculo dourado é incrível e se aplica em diversas áreas e negócios. O livro da muitos exemplos da teoria na prática também.
Minha única ressalva é que em alguns momentos o livro fica um pouco repetitivo/maçante nos mesmos conceitos.

Day Mannrich 10/04/2024

Livro incrível! Muito bom e com ensinamentos práticos - constantemente me questiono o porquê das coisas que faço depois dele e isso dá um sentido diferente :)

Luciana131 07/04/2024

Se você gosta da teoria do circulo dourado, você precisa ler
A sensibilidade do Sinek e seu olhar o tornam um profissional diferenciado, com ensinamentos incríveis.

Para quem busca se aprimorar sempre mais, é uma leitura indispensável.

Recomendo para quem busca se tornar um líder e para qualquer profissional de comunicação.

fernandocarreiro 02/04/2024

Por quê por quê por quê
Na faculdade da pós tive um vislumbre do que é o círculo dourado do Simon mas nunca me aprofundei.
Recebi este livro emprestado e simplesmente fui impactado.
No ato desta leitura estou num momento de um grande passo profissional e acredito que ele será um dos principais pilares desta mudança.
Muito bom !!!!!!!

Francieli 31/03/2024

Um bom livro
Um livro bom. No início achei incrível, superou todas as minhas expectativas. A fantástica explicação sobre o que, como e porque me trouxe vários insights. Porém o livro começou ficar meio repetitivo e cansativo. Se fosse mais breve e objetivo, sem dúvidas seria um livro excelente.

eutilao 29/03/2024

O círculo dourado.
Que o propósito é algo que move pessoas isso já sabíamos. O que Simon traz neste livro é uma trilha de conhecimento para encontrarmos este propósito: o PORQUÊ. Com diversos exemplos de corporações e personalidades que encontraram seu PORQUÊ, Sidek nos convence que o caminho do sucesso (seja lá qual for seu critério de medição) é trabalhar embasado no PORQUÊ. Além disso, existem diversos trechos legais que falam sobre a diferença entre inovação e novidade. O que é carisma e como isso ajuda os grandes líderes. Além de demonstrar que todo grande líder que trabalha com base em um propósito tinha alguém ao seu lado que sabia COMO o disseminar. Sem dúvidas o que mais me fica gravado deste livro é o conceito do círculo dourado e sua ligação com o sistema límbico (sentimentos) e o neocórtex (linguagem). Recomendo a leitura!