Comece pelo porquê Simon Sinek

Resenhas -

caroline.Andreia 29/03/2024

Favorito da vida
O livro mais impactante que já devo ter lido. Me fez pensar tanto, me clareou à mente ao mesmo tempo que criou nós! TODO mundo deveria ler esse livro.
Pensar sobre o porquê fazemos o que fazemos é dar sentido a nossa existência e aplicar isso nos negócios só aumenta as chances de sucesso e de impacto na vida das pessoas. Incrível!

Anderson_Candido 21/03/2024

Comece pelo porquê
Neste livro o autor fala da importância do ?PORQUÊ? em nossas ações, nossos negócios, nossos projetos etc.

Ele trata de um conceito interessante chamado de O Círculo Dourado composto de um PORQUÊ, COMO e O QUÊ. É realmente inspirador e apaixonante como ele trabalha a ideia do círculo dourado, por isso eu o li entusiasmado até metade do livro que foi onde começou a ficar chatíssimo!

São 200 e poucas páginas falando da mesma coisa de perspectivas diferentes sem qualquer valoração a mais (de minha visão)

Se o livro tivesse 100 páginas a menos, teria sido muito melhor a experiência de leitura.

Paulo Henrique 18/03/2024

A teoria que não pode ser refutada.
Fiquei curioso para entender porque tantas pessoas gostaram e tornaram esse livro interessante. Fica fácil escrever quando seus exemplos trazem que as empresas de sucesso são aquelas que praticaram a teoria desenvolvida pelo autor, e as que deram errado fizeram o contrário. Nesse casos, refutar a teoria seria ignorar a realidade e portanto a teoria do autor é a real causa do sucesso, e se no futuro as empresas de sucesso vierem a fracassar é porque pararam de praticar a teoria do autor. Assim fica fácil né!!!

Jéssica Duarte 17/03/2024

Um bom livro
Já queria ler esse livro faz tempo por acompanhar os TED talks de Sinek. Finalmente li para elaborar um treinamento para lideranças. Gostei da teoria, acho que hoje em dia já replicaram muito os conceitos dele mas realmente o vejo como um pioneiro quando se fala em propósito nas organizações. Porém achei que algumas partes se estendem mais que o necessário, todo capítulo fala da Apple e vai cansando o quanto ele cita sempre a mesma empresa, mas no mais é um bom livro.

Agatha 16/03/2024

Não considero a leitura essencial, achei o capítulo final mais interessante que o livro inteiro.
Considerei repetitivo e com poucos insights pro meu ramo que é varejo.

Demorei bastante pra conseguir terminar, considero um bom livro, mas não leria novamente.

Michelli.Krelling 10/03/2024

Comece lendo Comece pelo Porque
Este livro trouxe uma grande reflexão, a importância do propósito e sua clareza também. Com certeza figura entre minhas leituras preferidas.

deh.mogli 09/03/2024

Vira de chave
Saba quando você quer respostas pra um propósito em vida? Achei esse livro com esse direcionamento voltado para a área profissional, mas que no fim é muito sobre a nossa verdade interna. Gerou muitos insights e por isso é um livro marcante pra mim. Vale a pena ter, ler e reler anualmente.

Alcenise 09/03/2024

Um livro inspirador!
Um livro que fala e nos faz pensar sobre propósitos. Qual o nosso propósito na vida, no trabalho, nas relações?
Sem um propósito tudo o que fazemos é vazio, sem sentido e não gera os resultados esperados.
Fazer algo por fazer, porque a maioria faz, ou simplesmente por ego, é o erro que muitos cometem em várias áreas da vida.
Começar um negócio apenas por vaidade, fama e dinheiro não garante sucesso, geralmente é o contrário!
Os grandes líderes e pessoas que obtêm/obtiveram sucesso, tinham um propósito e esse propósito não era voltado para si, era para ajudar os outros, era em prol de algo maior do que a fama.
Mas ter um propósito também não é garantia de sucesso se você não souber divulgar e espalhar a mensagem a fim de atrair aqueles com o mesmo propósito, o mesmo sonho.
Com certeza uma leitura que me ensinou muito e me fez refletir profundamente sobre algumas ações em minha vida!

Rfgaugustin 21/02/2024

A ideia do livro é bacana, mas tenho a sensação de que ela poderia ser transmitida em 1 ou 2 capítulos. Definitivamente não é meu tipo de livro. Achei chato.

As citações que gostei:

"Nossa necessidade de pertencer não é racional, mas uma constante que existe em todos os indivíduos de todas as culturas. É um sentimento que temos quando as pessoas à nossa volta compartilham nossos valores e nossas crenças. Quando vemos que pertencemos, nos sentimos conectados e seguros. Como humanos, ansiamos e buscamos esse sentimento"

"É claro que há mais fatores que fazem alguém se apaixonar do que só personalidade e competência. Racionalmente, sabemos que a explicação não expressa o motivo real ? que é como nossos amados nos fazem sentir, mas esses sentimentos são bastante difíceis de colocar em palavras. Assim, quando solicitados, começamos a falar de forma vaga. Somos até capazes de dizer coisas que não fazem sentido do ponto de vista racional. ?Ela me completa?, dizemos, por exemplo. O que isso significa? E como você vai buscar uma pessoa que realmente faça isso para poder se casar com ela? Este é o problema com o amor: só sabemos quando o encontramos porque ?simplesmente sentimos que é o certo?."

"Quando se sente que uma decisão é a certa, temos dificuldade para explicar por que fizemos o que fizemos. De novo, a parte do cérebro que controla a tomada de decisões não controla a linguagem, e assim nós racionalizamos"

"O motivo para as decisões do fundo do coração serem entendidas como certas é que a parte do cérebro que as controla também controla nossos sentimentos"

"Somos amigos de pessoas que enxergam o mundo da mesma forma que nós, que compartilham nossas ideias e nosso conjunto de crenças."

"Quando compete com outras pessoas, nenhuma quer ajudar você. Mas quando compete com você mesmo, todos querem ajudar você."

Clara Xavier @araclana 19/02/2024

Comece pelo porquê
"Comece Pelo Porquê" é um livro inspirador de Simon Sinek que destaca a importância de entender o propósito central, o "porquê", antes de iniciar qualquer jornada. Sinek argumenta que organizações e líderes eficazes começam com uma clara compreensão de seus propósitos, o que não apenas impulsiona a motivação, mas também influencia positivamente o sucesso a longo prazo. O livro oferece insights valiosos sobre liderança e estratégia, enfatizando a importância de cultivar um propósito significativo em tudo o que fazemos.

Thiago Franci Souza 17/02/2024

Boa colocação
A ideia geral do começar pelo PORQUE é bem interessante, o PORQUE seria a ?alma? de qualquer projeto. Apesar de ter achado o livro meio prolixo, com muitas repetições e muitos exemplos somente dos EUA comentado várias vezes, eu gostei do geral, o último capítulo considero o melhor do livro.

Thannyth 13/02/2024

Livro bom, mas superestimado
Hoje eu trouxe a resenha do livro Comece pelo Porquê do Simon Sinek e confesso que ela seria extensa e incrível, mas não é bem assim. O fato é que eu fui com muita sede ao pote, já que admiro demais o autor, mas o livro não é lá tudo isso. Já o motivo é muito simples: o conteúdo é bom mas enrolado DEMAIS e limitado DEMAIS.

Infelizmente o autor passa páginas e páginas enrolando sobre o mesmo ponto de vista, passa o livro inteiro dando os mesmos exemplos de empresas dos países considerados "primeiro mundo", tanto é que eu fiz um texto da minha versão Curitibana com uma empresa de exemplo real. O autor ainda tem a pachorra de dizer que eles inventarão o avião. Como brasileira me senti ofendida, mas nada incomum para um escritor britânico.

Às vezes tenho a vontade de sacudir esse pessoal e falar: acorda, galera! Essa histórinha de primeiro mundo não existe mais e o sol não gira ao redor de vocês não, beleza?

Enfim, dito isso a mensagem do livro é muito simples, o que me deixou um pouco indignada pela falta de profundidade: PROPÓSITO.

As pessoas não vão comprar o quê você faz ou como você faz, elas vão comprar PORQUÊ você faz, isso se chama propósito e é o combustível mais importante dos seus negócios. Ah, detalhe: precisamos entender que o Golden Circle (círculo de ouro) que ele menciona traz as 3 vertentes, ou seja, é necessário que sua empresa tenha pessoas que vão espalhar o propósito, que saibam como fazer isso e o que fazer para que isso seja verdade.

Não me entendam mal, o livro é bom. A mensagem que ele passa é importante e eu acredito realmente que devemos ter e expor nossos propósitos se quisermos que alguém compre nossa ideia. Isso vale não apenas para grandes empresas mas para gestores, que precisam ter funcionários parceiros, para líderes de outras áreas das nossas vidas e até para nós mesmos, pois sem um norte não saberíamos para onde estamos indo.

Porém, como todo livro de desenvolvimento pessoal, eu sinto um pouco de falta da realidade. A vida não é um conto de fadas, propósito não paga boleto e os empresários, normalmente, não tão nem aí para você e para o porquê das empresas, o avanço de muitas fintechs só demonstra que o idioma falado é singular: DINHEIRO.

Eu acredito, verdadeiramente, que a implementação de valores que são vividos e não apenas escritos na parede, que funcionar através de um propósito e com funcionários que entendem a sua mensagem, compartilham dela e estão dispostos a te ajudar a levar ela ao longe assim como gestores devidamente preparados para liderar essas equipes, o dinheiro e o sucesso serão uma consequência atingível. Com isso, faz sentido, mas não é um plano de curto prazo e cada vez mais as pessoas estão imediatistas. Prova disso é a certeza de que eu tenho de que nem todos lerão essa resenha até o final, já que ela é longa e cheia de surtos.

Então não adianta querermos treinar a base para ser incrível e cheia de propósito se o topo da pirâmide não tá nem aí para isso e só visa o retorno.

Pessoas instruídas, com conhecimento, que leem, que se especializam e que se recusam a ser massa de manobra são pessoas "difíceis" porque elas sabem que um empresário sem propósito, sem visão e sem o mínimo de conhecimento para gerenciar uma empresa, não trará uma empresa com bons frutos para a mente das pessoas. Talvez com dinheiro, mas às custas de quê?

Essas pessoas são as mesmas que questionam, que se importam e verdadeiramente poderiam fazer a diferença, mas elas também são exigentes com quem estão seguindo e nem todos os empresários estão prontos para ter essa conversa.

Com isso eu concluo dizendo: se aperfeiçoem, sejam chatos, insuportáveis até, mas questionem e não aceitem, nem como profissionais e nem em qualquer outra área da vida de vocês, o mínimo. Sejam pessoas de porquê e engrandeçam o mundo começando por si mesmos.

site: https://thannythcarneiro.com.br/2024/02/13/comece-pelo-porque/

Wadi 11/02/2024

Ótimo livro, que reforça a ideia de dentro pra fora
Quando eu comecei a ler esse livro, pensei "devia ter lido ele depois, porque agora estou em um momento na minha vida onde eu ainda não tenho o meu próprio negócio, mas acho que no final a leitura valeu a pena para me dar essa compreensão, e quando eu começar já saber que tenho que começar com o porque e não pelo como ou pelo o quê.
E mesmo assim acho a ideia do livro mais profunda, não é apenas para os negócios, mas para começar qualquer coisa na sua vida pelo porquê e deixar que ele te guie na sua jornada.
Enfim, ótimo livro recomendo a leitura