Mi Hummel 05/01/2024
A falta de um propósito pode ter um custo muito alto.
Facilmente se tornou um dos meus livros favoritos. Eu já conhecia Sinek por sua participação no TED sobre a teoria do Círculo Dourado e, por isso, tinha interesse no livro.
Surgiu a oportunidade. Peguei emprestado e devorei o livro em menos de uma semana.
Eu tenho um mantra e que sigo em relação ao trabalho que realizo com meus clientes: Marcas são feitas por pessoas para pessoas e sempre acreditei que sim, embora exista o fator lucro, as marcas são ativos importantes nos movimentos sociais.
E fiquei muito feliz ao encontrar alguém que pensava como eu.
Explico melhor: Comecei uma pós em marketing há alguns anos atrás. Uma das aulas foi com um professor de renome na área empresarial e ele fazia questão de defender que as empresas devem focar sobretudo no lucro nem que para isso tenham que tornar o clima organizacional uma verdadeira competição entre funcionários, manipulando-os com bônus e outras estratégias. Tudo o mais, como propósito, conceitos humanitários e clima organizacional positivo era bobagem. E, para o meu espanto, muitos dos meus colegas concordaram. (Ressalto que poucos deles eram empresários. O que torna mais interessante.)
Eu fiquei em silêncio naquele dia. O professor simplesmente rechaçava qualquer outro pensamento e acredito que, por seus longos anos na área (estamos falando de um senhor) deve ter presenciado e participado de muita coisa. Não o julgo e decidi não questionar a sua competência, mas fiquei bastante decepcionada. Com o mundo, eu acho. rsrs
Portanto, o livro de Synek injetou um pouco de ânimo em mim. Eu não estava sozinha.
De forma resumida, Synek se propôs a estudar grandes companhias\ marcas para entender qual era a fórmula do sucesso. Por que algumas companhias obtinham respeito na mente do consumidor e portanto longevidade e credibilidade? A partir deste estudo, monitorando marcas com Apple, Walmart, Starbucks e seus idealizadores, Synek desenvolveu a teoria do Círculo Dourado.
A teoria se baseia na importância do propósito. Quanto mais uma companhia está próxima de seu propósito e consegue comunicá-la com clareza, está garantindo o seu lugar na mente e coração de quem consome ou trabalha por ela.
Sabe o que é mais legal nesse livro? Assim como compartilhei com vocês a minha experiência em um pequeno relato logo no início dessa resenha, ele faz o mesmo a partir do Capítulo 8. Assim, eu sentia que Synek e eu estávamos na mesma vibe.
A falta de propósito custa muito alto. Custa saúde mental. Custa uma vida mais plena. Não só para empresas, mas para seus donos e colaboradores. Para a sociedade.
Fazer parte de algo mais é fundamental para todo Ser Humano.
" Grandes organizações não se restringem à obter lucros, elas lideram pessoas e mudam o curso de setores, e às vezes, as nossas vidas no processo. Essas poucas companhias não funcionam como entidades corporativas, eles existem como movimentos sociais." pag. 160.
" A tarefa do líder não é mais fechar todos os acordos; é inspirar." pag. 169