Comece pelo porquê

Comece pelo porquê Simon Sinek

Resenhas -

Mi Hummel 05/01/2024

A falta de um propósito pode ter um custo muito alto.
Facilmente se tornou um dos meus livros favoritos. Eu já conhecia Sinek por sua participação no TED sobre a teoria do Círculo Dourado e, por isso, tinha interesse no livro.
Surgiu a oportunidade. Peguei emprestado e devorei o livro em menos de uma semana.

Eu tenho um mantra e que sigo em relação ao trabalho que realizo com meus clientes: Marcas são feitas por pessoas para pessoas e sempre acreditei que sim, embora exista o fator lucro, as marcas são ativos importantes nos movimentos sociais.

E fiquei muito feliz ao encontrar alguém que pensava como eu.

Explico melhor: Comecei uma pós em marketing há alguns anos atrás. Uma das aulas foi com um professor de renome na área empresarial e ele fazia questão de defender que as empresas devem focar sobretudo no lucro nem que para isso tenham que tornar o clima organizacional uma verdadeira competição entre funcionários, manipulando-os com bônus e outras estratégias. Tudo o mais, como propósito, conceitos humanitários e clima organizacional positivo era bobagem. E, para o meu espanto, muitos dos meus colegas concordaram. (Ressalto que poucos deles eram empresários. O que torna mais interessante.)

Eu fiquei em silêncio naquele dia. O professor simplesmente rechaçava qualquer outro pensamento e acredito que, por seus longos anos na área (estamos falando de um senhor) deve ter presenciado e participado de muita coisa. Não o julgo e decidi não questionar a sua competência, mas fiquei bastante decepcionada. Com o mundo, eu acho. rsrs
Portanto, o livro de Synek injetou um pouco de ânimo em mim. Eu não estava sozinha.

De forma resumida, Synek se propôs a estudar grandes companhias\ marcas para entender qual era a fórmula do sucesso. Por que algumas companhias obtinham respeito na mente do consumidor e portanto longevidade e credibilidade? A partir deste estudo, monitorando marcas com Apple, Walmart, Starbucks e seus idealizadores, Synek desenvolveu a teoria do Círculo Dourado.

A teoria se baseia na importância do propósito. Quanto mais uma companhia está próxima de seu propósito e consegue comunicá-la com clareza, está garantindo o seu lugar na mente e coração de quem consome ou trabalha por ela.

Sabe o que é mais legal nesse livro? Assim como compartilhei com vocês a minha experiência em um pequeno relato logo no início dessa resenha, ele faz o mesmo a partir do Capítulo 8. Assim, eu sentia que Synek e eu estávamos na mesma vibe.

A falta de propósito custa muito alto. Custa saúde mental. Custa uma vida mais plena. Não só para empresas, mas para seus donos e colaboradores. Para a sociedade.

Fazer parte de algo mais é fundamental para todo Ser Humano.

" Grandes organizações não se restringem à obter lucros, elas lideram pessoas e mudam o curso de setores, e às vezes, as nossas vidas no processo. Essas poucas companhias não funcionam como entidades corporativas, eles existem como movimentos sociais." pag. 160.

" A tarefa do líder não é mais fechar todos os acordos; é inspirar." pag. 169

skuser02844 31/12/2023

O porque é a chave
Esse é um tema que me interessa muito.
Começar pelo porque para mim diz respeito em começar pelo que você acredita.
Muito bom aplicar esses princípios para todas as áreas da nossa vida.

Jaini3 30/12/2023

Ótimo livro!
necessário para todo empreendedor, trás uma visão maravilhosa sobre à importância de ter a ordem correta nos negócios e na vida.

Pedro1769 26/12/2023

Empreendedorismo na sua essência
Um dos melhores livros que eu li. O fato de eu particularmente estar interessado em entender sobre o empreendedorismo com certeza ajudou na minha impressão sobre o livro. Mas achei o autor muito objetivo na sua mensagem. Fala sobre o que move cada um ao abrir ou ter o seu próprio negócio.

Valesi 21/12/2023

Ad nauseum
O autor teve um bom insight e resolveu escrever o livro. Mas a ideia central poderia ser bem explanada em um artigo.
O que acontece é que a obra inteira fica se revolvendo em torno daquela premissa inicial (que, reforço, é interessante), e se torna extremamente chata e repetitiva. Cada capítulo explica exatamente o mesmo que o anterior, de um ponto de vista ligeiramente diferente, e com exemplos similares.
Esse é outro problema: os exemplos. São três ou quatro empresas (todas norte-americanas, como se não houvesse sucesso fora dos "istêites"), endeusadas como se não tivessem problemas.
Se encontrar um resumo por aí, leia que vale a pena.

Rayene.Esteves 10/12/2023

O melhor livro de Empreendedorismo
Pra mim, toda pessoa que quer empreender ou até que já empreende deveria ler esse livro. Deveria, inclusive, ser livro didático em colégios.

Julia.Roloff 10/12/2023

Perfeito.
Sou analista de marketing e esse livro me ajudou muito a repensar a estratégia junto da minha equipe. Na verdade ele foi um presente da nossa coordenadora e foi um grande acerto.

Acho que esse tipo de leitura é essencial para quem trabalha com publicidade e marketing, porque nos ajuda a ser menos mais críticos não só com o nosso trabalho, mas também com análise de trabalhos alheios.

Super recomendo.

BeToO ... 05/12/2023

Não é o melhor, mas não o classifico como ruim.
O livro não me cativou, nem me inspirou. Não sei se por falha minha ou apenas um gosto que não sintonizou com meu.
Apesar disso, o livro aborda um tema interessante. Talvez, leia novamente em uma outra fase da vida.

Lucas 20/11/2023

Motivação, propósito, razão e sentido
"Comece pelo Porquê" de Simon Sinek aborda a importância de identificar o propósito fundamental por trás de ações e empreendimentos. Sinek argumenta que compreender o "Porquê" inspira e motiva, sendo mais significativo do que focar apenas no "O quê" ou "Como". Ele utiliza exemplos de líderes e empresas bem-sucedidos para ilustrar como a clareza do propósito impulsiona o sucesso a longo prazo. O livro oferece insights sobre liderança e estratégia, enfatizando a importância de começar qualquer empreendimento com uma compreensão profunda do motivo subjacente.

Clara 14/11/2023

Vale a leitura
É um ótimo livro para quem está empreendendo, tem uma empresa ou está em uma posição de liderança. Me trouxe diversos insights sobre o mundo dos negócios e sobre como pessoas que entendem o "por que" traduzem muito mais verdade para o "o que".
Gostaria que tivesse maior desenvolvimento sobre como o sistema límbico entende o propósito das empresas, antes mesmo de entender sobre os produtos ou serviços em si. Mas ainda assim, foi esclarecedor entender como as pessoas compram mais pelo emocional do que por razões racionais, ou seja pelo "por que" ao invés do "o que".
Acho que os exemplos citados no livro se tornaram repetitivos, mas isso ajuda na fixação do conceito, então é compreensível. Vale muito a leitura!

majuluna 08/11/2023

Repetitivo
A ideia do livro é extremamente interessante, porem o desenvolvimento das pautas no livro são exaustivamente repetitivas. Exemplos repetidos para dizer a mesma coisa, ao invés de evoluir no tema o autor da muitas volta.

Dinh@ 31/10/2023

Inspirador
Acho que nunca demorei tanto para ler um livro, foram 4 meses e meio, mas isso explica muita coisa, se trata de uma leitura densa, cheia de histórias e ensinamentos, a mensagem precisa ser absorvida e não apenas lida.
Super indico!!!

Erick.Oliveira 27/10/2023

Para todos interessados no tema de liderança
Embora bastante repetitivo, o livro traz diversos exemplos e insights que considero ótimos para todas as pessoas interessadas pelo tema de liderança.

O livro é um clássico e sempre recomendado em diversos podcasts e artigos por empreendedores, grandes executivos profissionais de investimentos.

E agora eu entendo o porquê e recomendo que você também o descubra.

Alexandre 23/10/2023

Comece pelo Porquê
Apesar de ser bem claro e a regra de ouro do livro estar bem clara, a escolha do porquê que você faz algo é uma decisão, as vezes difícil e complicada. É.uma reflexão profunda o tema que pode levar um bom tempo para ser respondida.

eduanton 06/10/2023

Chato, Repetitivo, leitura arrastada?
O autor deveria ter se perguntado o porquê escrever este livro e ter sido mais conciso. Se o livro tivesse umas 200 páginas e o autor não divinizasse somente a Apple, focando em pessoas e não em empresas, o livro teria sido ótimo. O livro Essencialismo é muito melhor que este.