Velhos são os outros

Resenhas - Velhos são os outros

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Emmanuela1 18/02/2023

Velhos são os outros
Para quem é idoso e, principalmente para quem ainda não é. Vai trazer reflexão sobre esse momento da vida: existe vontade, desejo, sonhos, paixões e é preciso respeito e compreensão.

A gente nega a velhice, mas ela é inevitável para todos.

Trecho do livro:
"Mesmo sabendo que a morte não manda avisos nem notificações, vivemos como se nunca fôssemos morrer."

Carol 31/01/2023

Li A VIDA NAO É JUSTA no ano passado, e estava ansiosa para ler mais Andrea Pachá. A autora, mais uma vez, trás suas historias e experiências na magistratura. O tema velhice nos faz refletir sobre os velhos que convivemos e sobre a nossa futura velhice. Amei!

Bernal 21/01/2023

As histórias abordam o tema do abandono, traição, perdão, saúde mental, sexualidade etc. sempre com uma linha muito tênue entre essas esferas e a justiça. Alguns exemplos são a narrativa de uma ?paixão adolescente? depois dos 70; o receio de uma senhora em morrer e deixar um filho deficiente desamparado; o zelo excessivo por parte dos filhos que confundem a viuvez do pai com o fim da felicidade, dentre outros casos. Destaco ?Somos Memória?, crônica que mais gostei, sobre a relação de uma filha única com sua mãe em estado de Alzheimer.

Resenha completa no IG @be.thereader

Pâmela Cristina 02/10/2022

Segundo livro que leio da Andréa Pacha. Que magistranda humilde e de uma sensibilidade impactante. Nesta obra é presente a reflexão sobre a velhice, seus encontros e desencontros.

Maria1290 22/08/2022

Magistratura é profissão pra quem gosta de gente.
Absurdamente gostoso, bonito e fofo, assim como são os velhinhos para mim.

Os contos são apresentados por uma juíza pra lá de empática que passou a atuar no Direito de Família - dono das melhores histórias - com um olhar humano, como se deve ter.

Andrea, com sua seleção impecável de aprendizados, me fez ter ainda mais certeza dos meus rumos profissionais: há muita beleza, força e dor ao longo da vida de todos nós, é preciso muita inteligência emocional pra lidar com decisões importantes que influem na vida de um outro alguém. Magistratura é profissão pra quem gosta de gente.

Larissa3637 09/08/2022

Lindo demais
Estou apaixonada!

Sou muito interessada pelo tema do envelhecimento, e quando vi esse livro à venda não resisti. Todas as histórias retratadas nos trazem um ensinamento sobre este momento da vida, e nos vão abrindo os olhos sobre como somos cruéis com nós mesmos e sobre os outros quando se trata do envelhecer!

Foi uma leitura que ao mesmo tempo que é tranquila de acompanhar, nos pega em diversos momentos com reflexões muito importantes!

Simplesmente um livro que vale muuuito a pena ler

Camila2076 16/07/2022

Velhos são os outros.
Me trouxe um outro olhar sobre viver o estagio final da vida .
saber que todos nós ainda podemos realizar ,sonhar,viver experiências novas ,errar. Enfim , são crônicas de pessoas que viver de maneira que os outros respeitem suas escolhas.
um livro maravilhoso!

Karen 13/07/2022

Vida real e o que se acha ser real
Um recorte de "vou morrer e não vou ver tudo", as estórias (verídicas) brilham aqui.
O livro condensa interpretações dos casos ministrados pela autora (juíza), o que por vezes soa arrogante diante de tantas "impressões" e julgamentos da mesma sobre a vida alheia.
Pule as interpretações de quem se julga magnânima sabedora de todas as mentes e se emocione, e aprenda com a verdade da vida real ali contida.
"Podia passar o resto da vida lembrando o tanto que vivi e experimentei.
Mas não gosto de viver no passado.
Isso é coisa de velho.
E ficar velho é uma merd@!".

Gabi 01/07/2022

Leve e sensível
Um olhar sensível e atento à velhice. Por meio de diversas histórias curtíssimas, Andrea Pacha nos mostra as consequências do envelhecimento - na justiça e fora dela. Uma lição pra todos que ainda não chegaram lá - recomendadíssimo! Rápido de ler mas com aprendizados para a vida toda.

Rebeca 29/06/2022

Pra mim, esse livro chegou como um amigo em um momento em que precisei lidar com a velhice de frente e não entendia os efeitos que ela trás. Infelizmente não o conhecia antes.
Recomendo para filhos e netos, que queiram entender sobre a velhice e, mais ainda, aprender com os mais velhos, conhecer o ponto de vista deles.

Achei as histórias lindas e amei a escrita da autora.

Isabel.Costa 24/06/2022

Sobre velhice e finitude!
Ótimas reflexões! Gostei bastante dessa leituras!
A escrita da juíza Andrea Pachá é muito fluída, gostosa de ler!
Visão muito humana sobre velhice, envelhecimento e finitude!

Ianara 21/06/2022

????????
Gostei de refletir junto da autora com histórias curtas e cotidianas.
Pretendo ler outros livros dela. ?

Edy 29/05/2022

Uma literatura leve. Crônicas que relata histórias de pessoas idosas que buscam manter uma vida dentro da normalidade diante das limitações que a idade impõe

@quixotandocomadani 02/05/2022

"As rugas são histórias pessoais e intransferíveis, como impressões digitais."
Livro escrito pela Juíza Andrea Pacha com base na experiência dos casos quejulgou e pessoas que conheceu. Temos vários minicontos fictícios que narram os dramas humanos: a dor das rupturas, paixões, vinganças, doenças, recomeços, reconciliações e tbm de encontros. Todas as situações que fazem parte do viver.

A maioria das histórias contam situações ligadas ao envelhecimento: o zêlo excessivo dos que cuidam, respeitar as escolhas dos mais velhos, seus desejos e suas vontades, o direito de ir e vir. " Um filho não tem o direito de se apropriar da vida do pai. Em nenhuma circunstância."

Todos esses casos ajudam a entender a sociedade em que vivemos: uma sociedade patriarcal, injusta, violenta e desigual. Nada melhor do que ouvir as histórias de quem vivenciou no dia a dia, durante anos, a sua profissão. São histórias deliciosas e envolventes sobre o ser humano que me fizeram ver que há muita vida após os 70 anos!

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/

Bruna Beatriz 23/04/2022

Velhice e seus desafios
Bem, digamos que não foi nem ruim nem tão bom, foi ok. Gostei de todo o enredo, da proposta, etc. Mas não me pegou tanto, conclui o livro pensando ?é isso?? talvez não seja pra mim no momento, talvez eu não entenda no exato momento da minha vida, com 19 anos, mas quem
sabe, em outra época, eu volte e releia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5