Velhos são os outros

Velhos são os outros Andréa Pachá

Resenhas - Velhos são os outros

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Neide22 08/06/2021

"Queremos ser adolescentes para experimentar as novidades que a vida traz. Queremos amadurecer para ter autonomia, segurança, liberdade. Mas quem quer envelhecer? Depois que a velhice chega, o que vem?"
Através de vários contos, este livro nos mostra a velhice de várias perspectivas.

Cadu 18/05/2021

Gostei
Algumas crônicas são melhores que outras. Mas cada uma tem sua particularidade, gostei bastante!

thelondonriver 24/04/2021

Muito interessante e divertido, realmente faz a pessoa refletir sobre o futuro que é tão incerto e sobre como vivemos numa cultura em que as pessoas acham que morte é algo que só acontece com outras pessoas; o título realmente define bem o conteúdo desse livro, ninguém nunca se sente velho kkkkkk

Maria.Angela 05/04/2021

Me emocionei em várias passagens pois o livro dá voz a situações que passamos com nossos parentes ! Sensível , leitura simples e de fácil compreensão mas que toca o coração!

Luiza2527 01/04/2021

Andréa Pachá, né?
Mais uma vez, tenho que aplaudir a sensibilidade da querida Andréa Pachá.
Aqui você lerá crônicas sobre a velhice e as questões jurídicas e individuais que vêm com ela.
A autora traz um olhar que para muitos será diferente diante dos idosos e eu não poderia recomendar mais a tentativa de entender esse olhar.
"Velhos são os outros" traz grandes aprendizados e te impulsiona a exercitar a empatia.

Andrea M 25/03/2021

Viver é um enigma maravilhoso.....
Fiquei curiosa no título do livro e quis ler imediatamente. Quando reparei que a autora era uma juíza me interessei ainda mais para saber que histórias ela poderia contar pela sua visão nos tribunais.
Achei as histórias tristes, mas necessário para entender como é o processo da velhice.
Não é nada fácil mesmo... Mas como dizem por aí, se não quiser envelhecer morra jovem !!
E, é exatamente o que todos também não querem não é mesmo ?!
Viver e morrer continuará sempre um mistério e só nos resta aproveitar cada pedacinho dos anos que passam voando.

André 23/03/2021

Uma leitura fundamental! Gostei muito das situações descritas que envolvem os limites impostos pela velhice, bem como a violência do tempo sobre a mente dos idosos. Os casos, embora tenham um tratamento quase poético em alguns capítulos, em outros se mostram drásticos e inelutáveis, tal como a morte. Certamente lerei outros de Andreia Pachá.

@leituras_sa 01/02/2021

“Queremos ser adolescentes para experimentar as novidades que a vida traz. Queremos amadurecer para ter autonomia, segurança, liberdade. Mas quem quer envelhecer? Depois que a velhice chega, o que vem?”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 Apaixonar-se, ter um filho, dançar até o dia clarear, são coisas comuns na vida de muitas pessoas. Mas, e se tudo isso acontecesse na terceira idade? Inspirada pela vivência com interdições, curatelas e heranças tratadas na Vara de Sucessões, a juíza Andréa Pachá divide com o leitor histórias reais de pessoas com mais de 70 anos nesse livro da editora Intrínseca.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗨️ Indicado à categoria “crônicas” do prêmio Jabuti em 2019, “Velhos são os outros” é uma leitura repleta de aprendizados. Com prefácio de Luis Fernando Veríssimo, a edição conta com uma capa encantadora. Andréa Pachá trata com sensibilidade o tema, que, por sinal, achei bem interessante, pois não tinha visto ninguém abordá-lo até então. Algumas histórias tem finais felizes, outras nem tanto, mas em todas elas a autora consegue captar a essência humana e nos mostra que a vida é feita de momentos. Ao final da leitura, compreendi que a velhice está mesmo na cabeça de cada um. Velho é quem não vive os seus sonhos, quem não permite amar e ser amado, quem não percebe que a vida é feita aqui, agora.
Por @varlene.santos
🔹 Número de páginas: 208
🔹 Avaliação: ⭐⭐⭐⭐

site: https://www.instagram.com/p/B7JzkoEjr5F/

Dani Pontes 31/01/2021

Um olhar sobre o envelhecer
Causos de justiça sobre famílias e seus idosos escrito de forma extremamente humana e fluida. Me fez chorar e rir e pensar mto sobre a finitude da vida mas tb sobre como viver a velhice... como encarar a idade de quem amamos com mais leveza e carinho e empatia.

Letícia Vincenzi 14/01/2021

Sobre parar para pensar na velhice
Lindo, um receptáculo do talento que a juíza Andréa Pachá possui de transformar o pragmatismo jurídico em arte, sobretudo à condição humana da velhice. Este livro me fez refletir sobre os meus pais, que em algum momento da vida terei que acalentá-los respeitando as suas individualidades, e me deixou saudosa em relação aos meus avós, que partiram sem ter a chance de providenciar que as suas últimas vontades fossem cumpridas, já que traz à tona um aspecto da vida que silenciosamente domina o nosso discernimento, ressaltando a importância de projetar nossos sonhos e desejos enquanto temos autonomia. Eu mesma, que durante o processo do inventário do meu avô, vi a família do meu pai se desestruturar e tive que ouvir meus tios recusarem o convite para a minha formatura, me imaginei em uma das crônicas desse livro.
Everton 14/01/2021minha estante
Que resenha maravilhosa, obrigado por compartilha-la e parabéns pelas palavras carregadas de emoção!

Letícia Vincenzi 17/01/2021minha estante
Obrigada você pelo elogio ?? é um livro breve mas que me despertou uma série de emoções, escrevi a resenha no calor da melancolia após ter finalizado a leitura, super indico

Diego 08/01/2021

Andréa Pachá tem uma "sensibilidade racional" que nos faz refletir sobre o outro lado dos tribunais e os conflitos dos rompimentos familiares. Excelente.

Tiago 05/01/2021

Excepcionalmente incrível
Não sei se foi a época da minha vida, relatividade astral ou coincidência cósmica, mas eu adorei demais esta belezura. Entrei numa livraria de Brasília e encontrei o dono conversando com os clientes, explicando do negócio comercial, falando sobre livros, autores e melhores temas. Me interessei, cheguei mais perto e logo estava papeando.. Neste contexto, ele me indicou Andréa Pachá... Foi como luva.
Fiz a leitura de todo o livro na volta para casa, durante check-in - uber - aeroporto e voo.
Foi incrível a experiência de pensar sobre a velhice e sobre a morte entre as nuvens.
A escrita é impecável, a mudança de contos e histórias é algo extremamente valoroso e a reflexão final, cativante, comovente e pertinente.
Achei o material incrível, com um português perfeito (palavras bem escolhidas que dá gosto de ler) e uma temática surpreendente.
Vai para os meus favoritinhos!

Náthali 29/09/2020

Importantíssimo
Um livro especial que me mostrou o lado das pessoas idosas, que normalmente vemos de maneira idealizada, como essas pessoas são seres de vontade, desejo, falha etc. Foi capaz de me mostrar a vida por outras perspectivas, um livro extremamente empático. Tem histórias felizes e histórias tristes. Chorei em várias kkkkkk. Acredito que seja essencial especialmente para estudando de Direito :)
Náthali 29/09/2020minha estante
estudantes*