Lampião e Maria Bonita

Lampião e Maria Bonita Wagner Barreira

Resenhas -

Morgana Gomes 11/01/2021

Lampião e Maria Bonita
"Lampião e Maria Bonita - Uma história de amor e balas" é um dos livros que procura se aproximar mais da verdade do que da fantasia. É um pouco da história do cangaço e de suas figuras mais famosas, Lampião e Maria Bonita, na tentativa de relatar o que levou um homem a viver pelos cariris nordestinos guiado pelo sentimento de vingança e pelo ódio que alimentava diariamente.

Lampião não foi o primeiro cangaceiro, mas foi o mais famoso. Histórias que remontam à sua infância, já mostravam as habilidades e a inteligência estratégica de Virgulino Ferreira. O autor do livro, Wagner Barreira, coloca o leitor numa posição interessante durante a leitura. Uma hora você está lá no meio deles, como cangaceiro(a). Outra hora, está do lado oposto tentando exterminá-los.

O fato é que o cangaço envolve muitas questões sociais e políticas. Nada justifica a violência e o "banditismo" que pregavam. Pelo olhar de Lampião, há de se perceber várias facetas, seja no jovem Virgulino recém chegado ao cangaço, ou no comando de um grupo de cangaceiros e seu desejo de vingança pela morte do pai, ou no "Capitão Virgulino, Vulgo Lampião" e o extremo da violência que o levava a invadir cidades se não lhes pagassem o combinado. Dinheiro este que ele usava para manter o bando. O rigor de sua lei era duro. Para uns ele era um verdadeiro Robin Hood, para outros, era o diabo em pessoa.

Maria Bonita escolheu viver como cangaceira, mas a figura feminina no cangaço não tinha a a mesma força que a dos homens. Elas eram mais companheiras do que propriamente cangaceiras. Há registros da influência de Maria no grupo de Lampião que muitas vezes o convenceu a não matar e libertar seus prisioneiros. Mas ela e as outras cangaceiras também tiveram de lidar com homens arrogantes e violentos. Elas chegaram até a presenciar cenas de estupro cometidos pelos próprios companheiros ou tiveram um triste fim por os terem traído.

O lado avesso do cangaço sempre foi cruel assim como a época em que surgiu. Quem o combatia também não era flor que se cheirasse.

Gabriela Leite 18/11/2019

Biografo responsável
Achei o biografo bastante responsável, por vezes indica o que pode ser real ou apenas mito, isso é raro em biografias, porque geralmente seus autores se apaixonam e erotizam o heroísmo do biografado.A Obra mostra inúmeras vertentes do Cangaceiro Lampião, mas tratou pouco da relação com Maria Bonita, o que deveria ser o foco da Obra. Mas pra mim o maior pecado é não terem incluídos as fotos que são citadas, deixaria o livro bem mais rico.

Livros de histórias regionais nordestinas são meus preferidos, então sou muito suspeita, dei 5 estrelas e favoritei.

Luana Fuzzo 18/11/2023

Este livro ressignifica sobre Lampião, idealizado por tantos.

À quem acha que Lampião foi um herói, este livro deve ser lido, para desmistificar o achismo.

A leitura abordou alguns aspectos sobre o cangaceiro e seus apoiadores que eu não conhecia e, portanto, valeu a pena.

Olga 02/09/2023

Bem documental
Não costumo ler livros de não-ficção, mas sempre soube pouco a respeito do cangaço e decidi descobrir mais coisas a esse respeito. Algo que, aliás, não me arrependi.

Descobri muitas coisas que não imaginava que pudessem ter se passado em meu próprio país e, com certeza, vou a procura de mais conteúdos.

Mesmo me interessando bastante, em alguns momentos a leitura foi um pouco arrastada (não sei se foi algo unicamente meu por não ler livros nesse estilo) e fiquei com um gostinho de quero mais a respeito da relação do casal e de Maria Bonita, afinal, imaginei que fossem pontos que seriam mais abordados do que realmente foram.

Independente de qualquer coisa, achei o livro bom e bem informativo.

VinAcius.Dioni 20/09/2021

Explorando o cangaço
O livro se destaca por muitos motivos, mas o principal deles é a exploração do mundo do cangaço, que faz parte da rica cultura brasileira.
Nele acompanhamos a vida de Lampião, um sujeito único na história, e Maria Bonita. Podemos ver o quanto suas movimentações abalaram as estruturas da época.
E de quebra o leitor ainda tem uma dose generosa de história do Brasil, que não foge do contexto e do cenário dos tempos de Virgulino.

Marta 17/03/2020

Impressionante.
Livro histórico sobre o cangaço. Eu realmente não imaginava toda essa trama, entre coronéis, política e até Padim Cícero.
Na verdade Lampião foi praticamente obrigado a entrar pro cangaço, por conta das rixas entre família. A inclusão das mulheres depois, junto à Maria Bonita, é um acontecimento pré-feminista.
Gostei de tudo! Recomendo a leitura!

Inlectus 16/12/2022

Bom!
Uma narratica histórica bem legal, em linguagem agradável, com dinamismo e interessante para pesquesas academicas, em suma, é bom.

Paula Santos 23/10/2022

A história do cangaço e mais especificamente de Lampião e Maria Bonita sempre me intrigou, então sempre que tenho oportunidade leio (ou nesse caso, ouço) um pouco mais sobre essa parte da história do Brasil.
Geralmente os livros que leio sobre Lampião são compilados dos acontecimentos de acordo com entrevistas e depoimentos de pessoas que conviveram com os cangaceiros. Apesar de não ter aprofundamento, podemos ir construindo a imagem de Lampião a cada nova história que lemos sobre ele. Nesse livro, por exemplo, fiquei chocada ao descobrir o quanto Lampião era racista mesmo não sendo um homem branco.
Enfim, tudo que pudermos conhecer sobre nosso próprio passado, sobre a história do nosso país é extremamente válido.

fev 16/04/2023

3,75

A imagem que construí de Lampião na minha cabeça era uma versão de Robin Hood do sertão. Algo meio lendário, mítico. Estava errado e acabei surpreso em conhecer um pouco mais da sua história. Uma história repleta de horror e violência. Mas ainda assim um personagem enigmático e interessante. Além de ser bastante contraditório.

É um bom livro para quem não sabe muito sobre o personagem real e histórico. É um texto fluído, informativo e com bastante referencial. Apesar disso, o livro não foca na relação de Lampião e Maria Bonita como tende a nos fazer acreditar. A personagem feminina, por sinal, aparece bem pouco no livro. As principais histórias são sobre as incursões do bando de Lampião pelo sertão e enfrentamentos com a polícia. O foco não é na relação deles.

Como tinha uma visão bastante diferente sobre esses personagens fiquei bastante surpreso como funcionava as relações de Lampião com coronéis e também com a tamanha violência que agia o seu bando ao longo dos anos.

Enfim, indico a leitura para quem não conhece nada sobre Lampião e Maria Bonita. Acredito que pode ser uma leitura instigante e proveitosa.

Gláucia 17/09/2022

Lampião e Maria Bonita - Wagner Gutierrez Barreira
Ouvido pela plataforma Stoytel e narrado por Julia Ianina.
Sempre tive curiosidade em conhecer um pouco sobre a saga do cangaceiro. O livro faz um resumo não tão aprofundado, trazendo os principais acontecimentos mas senti falta de saber mais sobre as motivações. A maior parte me pareceu vingança com motivação torpe. Me incomodou tanta crueldade, especialmente contra mulheres e idosos. Numa dessas passagens os cangaceiros torturam e marcam a ferro um grupo de mulheres que resolveram defender seu direito de cortar os cabelos.
Apesar do subtítulo: Uma História de Amor e Bala, quase não se fala de Maria Bonita, ela só aparece quase no final do livro. E não há nenhum romantismo, como esse subtítulo nos leva a imaginar. Mas foi bom pra dar uma ideia geral dos acontecimentos.

Caroline 21/06/2023

Boa entrada ao mundo do cangaço
Gostei de entender um pouco melhor sobre as histórias que envolvem o lendário Lampião. Percebi que sabia muito pouco e tinha uma visão um pouco distorcida sobre o cangaceiro. Fiquei bastante impressionada com as relações de poder que envolveram Lampião, os governos, Padre Cícero... enfim..
Este livro é bastante documental, aliás parece de fato um documentário em forma de livro. Gostei da fluidez da escrita, e é notável a preocupação do autor em trazer todos os fatos e separar o que possivelmente foi inventado. Trabalho excelente e visivelmente exaustivo em juntar todas as pequenas peças na história, muitas referências e entrevistas.
No entanto, ainda quero encontrar alguma outra biografia de Lampião e Maria Bonita que trate de mais na forma de "romance".

Confesso que me senti um pouco enganada com o título, pois esperava que seria mais focado na relação dos dois, mas os fatos sobre o casal são a menor parte do livro e pouco é falado sobre Maria Bonita. Mas recomendo muito a leitura especialmente para quem nada ou pouco sabe sobre os fatos históricos do cangaço.

lau 02/02/2022

não gosto quando a linha do tempo é muito confusa mas o livro é bom. gostei de saber mais sobre a história do lampião e de como tudo ocorreu

Lilia Carvalho 01/05/2021

Sensacional
O livro é sensacional... boa escrita, rico em histórias importantes na trajetória do cangaço.
Achei que faltou falar mais da relação deles dois, como sugere o titulo, so por isso eu nao dei 5 estrelas!
Mas vale a pena a leitura. Indico bastante!

Teresinha 03/05/2024

Lampião e Maria
O livro narra alguns fatos históricos sobre a vida do cangaceiro, seus comparsas e de Maria. Pra quem gosta de ler sobre fatos históricos, é uma ótima leitura... Simples e direto!

Ilma (@unicamente_livros) 22/03/2023

Diferente do que o subtítulo nos apresenta não vamos encontrar nada de romantismo, mas muitas balas.

Maria Bonita aparece apenas nos últimos capítulos, é quando se inicia um relato breve da sua entrada para o cangaço e sua influência nas decisões de Lampião, influência essa que não foi confirmada. Foi a partir da entrada de Maria, que outras mulheres também começaram a fazer parte do bando.

Por fim, é uma leitura fluída, apesar de ser um texto com teor jornalístico e detalhista, o autor fez uso de uma linguagem bem agradável. Vale destacar também, que o cangaço envolveu muitas questões políticas e sociais. E foi através dele que o xaxado, dança típica do sertão, começou a existir.