Lampião e Maria Bonita

Lampião e Maria Bonita Wagner Barreira

Resenhas -

Tarsila.Helena 07/01/2024

O cangaço nunca será esquecido
Como Paulista, nascida na década de 1990, pra mim o cangaço estava muito distante. E decidi começar o ano conhecendo melhor histórias de figuras memoráveis brasileiras. Quem são os personagens dos EUA perto dos cangaceiros, não é mesmo?

O livro realmente faz um apanhado geral e passa relatos desde os mais brutais até os mais sensíveis do cangaço. Gostei muito e me deu vontade de ler mais sobre o assunto.

Único adendo é que na minha opinião o título não condiz tanto com o livro no geral, pois não achei tão focado no casal Lampião e Maria. Mas nada disso me incomoda.

Jose213 18/02/2024

Excelente livro. Conta de forma clara e didática a história, sem romantismos, do maior cangaceiro nordestino, o Lampião!

Teresinha 03/05/2024

Lampião e Maria
O livro narra alguns fatos históricos sobre a vida do cangaceiro, seus comparsas e de Maria. Pra quem gosta de ler sobre fatos históricos, é uma ótima leitura... Simples e direto!

xaxaneto 31/12/2023

Meu primeiro livro sobre o cangaço
Ganhei um Kindle e, como assino o Amazon Prime, tenho direito a pegar alguns livros emprestados.

Encontrei esse título por acaso e pensei ?que tal??.

Uma ótima escolha!

Gostei muito de ler sobre a história do cangaço, do capitão Virgulino e Maria Bonita.

Sou mossoroense e, embora reviva a história do confronto do bando de Lampião aqui por meio do ?Chuva de Bala no País de Mossoró?, li sobre detalhes que ainda não conhecia.

O principal: o autor afirma com ênfase sobre como essa foi a pior decisão de Lampião e acabou se tornando o ponto de inflexão para a ruína do bando.

ReinaldoFerraz 19/11/2023

Bom para conhecer um pouco da história de Lampião
Gostei bastante do livro. Leitura rápida e bem direta. Senti falta de fotos e de mais informações que colocam ele e seu bando como heróis, já que o livro aborda bastante os crimes cometidos. Da detalhes da violência (também contra mulheres e criancas) e do racismo da época.

Boa leitura para quem pouco conhece sobre o tema. Creio que depois dessa leitura vou buscar mais informações para entender melhor essa parte da história brasileira.

Sérgey 11/07/2023

Base histórica mas...
Sabemos que muitos se propõem a serem meramente narradores dos fatos de uma biografia. Mas uma figura como lampião merecia pelo menos uma "encenação", ou até mais de uma para nos prender e salpicar de emoções essa aventura da vida de Virgolino. Fica a dica!

Gustavo Rafhael 27/06/2022

O livro é muito bom, muito bem escrito, de forma que prendeu minha atenção do início ao fim.
É uma breve biografia de Virgulino Ferreira da Silva, ou apenas Lampião. E de Maria Bonita, é claro, porque não há de se falar de Lampião sem citar a sua fiel companheira de amor e cangaço.
O livro traz muitas histórias do rei do cangaço, desde como ele entrou para a vida de cangaceiro até sua última peleja que terminou com a sua cabeça, e de mais 10 companheiros, sendo exibidas na escadaria da prefeitura de uma cidadezinha no interior de Alagoas.
Alguns pontos que achei bem interessante foram:
1 - Lampião era aquele cabra machista, valente, matador, ao mesmo tempo em que era vaidoso. Dentro das possibilidades gostava de estar sempre se amostrando, cheio de penduricalhos, com as vestimentas alinhadas e um perfuminho pra disfarçar o futum.
2 - Ele era mestiço e muito racista.
3 - Foi nomeado capitão do exército brasileiro, por intermédio de Padre Cícero. chegando a receber fardas, armas e munições.

Algo que faltou no livro foram fotos, o autor falar muito em fotos durante todo o livro, mas não temos nenhuma foto além da que estampa a capa.
Recomendo muito a leitura para entender que o cangaço não foi um movimento apenas de banditismo desenfreado, há todo um contexto social e político envolto e essa era a forma que aquelas pessoas tinham de bater de frete com o sistema..

Ilma (@unicamente_livros) 22/03/2023

Diferente do que o subtítulo nos apresenta não vamos encontrar nada de romantismo, mas muitas balas.

Maria Bonita aparece apenas nos últimos capítulos, é quando se inicia um relato breve da sua entrada para o cangaço e sua influência nas decisões de Lampião, influência essa que não foi confirmada. Foi a partir da entrada de Maria, que outras mulheres também começaram a fazer parte do bando.

Por fim, é uma leitura fluída, apesar de ser um texto com teor jornalístico e detalhista, o autor fez uso de uma linguagem bem agradável. Vale destacar também, que o cangaço envolveu muitas questões políticas e sociais. E foi através dele que o xaxado, dança típica do sertão, começou a existir.

Paola Gusso 09/02/2023

Livro muito bom o autor consegue descreve muito bem a vida no sertão nordestino, do sertanejo, dos coronéis, das volantes e o cangaço com sua violência e aspectos políticos. O romance com a Maria Bonita e sua importância nos últimos anos do cangaço.

Vit 07/01/2023

Eu amei esse livro do início ao fim. Me deparei com várias situações que eu não tinha conhecimento. Só aguçou ainda mais minha curiosidade com o Cangaço e o Lampião.