A classe média no espelho

A classe média no espelho Jessé Souza

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jana 29/01/2022

Gostei bastante do livro, mostra como somos influenciados pela mídia ( essa comprada). Pois o sistema financeiro rouba e a imprensa mente.
Triste ver que a grande maioria das pessoas ainda são escravos ( hj em dia sem violência, é claro). Todos, afinal de estamos nos tornando escravos por escolha, livremente.
Mas com aquela ideia falsa de liberdade.
O capitalismo financeiro mudou o sentido da liberdade e da autonomia individual.

Clara 18/11/2021

o espelho sem máscaras
jessé souza é um escritor contemporâneo que tem elaborado estudos e escritos de uma leitura impecável sobre a historia e a atualidade do brasil.

jessé busca compreender atraves da lente materialista histórico dialética como o passado influencia diretamente na estruturação do presente.

esse livro é basicamente um tapa na cara para aqueles que como eu fazem parte da classe media. é um balde de agua fria e tras ideias essenciais pra desenvolver consciência de classe, ainda mais no contexto brasileiro.

Juliano 07/11/2021

Desconforto
Ao ler as obras de Jessé Souza, sempre fico com um sentimento que comumente seria ruim ao ser humano, mas que no contexto da obra é excelente: desconforto. Me sinto desta forma pois saio da zona comum de manipulação pelas mídias sociais e jornalísticas. Me sinto assim, pois vejo uma forma diferente a relação entre a elite e a ditadura do capital que tanto a classe média anseia.

Na obra, Jessé explica como se dá a corrupção no seio do estado, perpetuado e comandado pela elite, ou seja, os bancos e o mercado financeiro. Pelo raciocínio construído, explica o porquê da massa da classe média ser enganada pela elite, bem como a alta classe média buscar os privilégios que a elite possui.

Recomendo esta obra a todos que querem doar da zona comum, com uma escrita que mescla a simplicidade com o conhecimento sociológico-político do autor.

Italo Ruan 09/10/2021

A realidade nua e crua da sociedade brasileira, mostrando quem manda e desmanda, quem acredita que manda e na verdade é só massa de manobra na mão dos pouquíssimos donos do poder.

Elis 31/07/2021

O retrato da classe média brasileira
A Classe média no espelho traz uma amostra real e inquietante da nossa elite e classe média. São fatos revoltantes e embora não tenha concordado com alguns termos usados pelo autor, contra fatos não há argumentos.
É triste ver a face real dessa elite, em suas próprias palavras, ver o quanto o povo é massacrado e manipulado por uma minoria endinheirada.

Ailauany 31/07/2021

?Só pensamos na corrupção da ?política?, que obviamente existe e é recriminável, claro. Mas a corrupção verdadeira, tanto a ilegal quanto a legalizada, do mercado financeiro e de seus donos, nunca é repercutida e sequer problematizada. Exemplo: só de evasão de impostos, um crime claro, os ricos possuem 500 bilhões de dólares em paraísos fiscais. A ?lava jato?, após cinco anos de scanner da corrupção seletiva da política recuperou menos de um bilhão de dólares. Pergunto, nos meus livros, qual das corrupções deixa o país mais pobre e é mais letal??
bruno quintino 31/07/2021minha estante
Só por ter scanner da corrupção seletiva já me levou, que trecho em ???

Manu 10/07/2021

O livro da uma das melhores imagens da população brasileira de classe média e sua história que eu já li antes. Desmistifica muito mitos e os substitui por visões coerentes e reais.

RNA 03/07/2021

Fantastico
Otimo livro, Jessé destrincha a classe média e faz uma analise
nua e crua.

fevisca 30/05/2021

Lento mas imprescindível
O autor se repete muito, o que torna a leitura um pouco difícil, mas o conteúdo é imprescindível para a compreensão da sociedade e da política brasileiras.

Pamylla.Souza 27/05/2021

Fácil de ler, duríssimo de aceitar
É esclarecedor e triste ao mesmo tempo.
É um conhecimento riquíssimo, mas que poucos sabem e saberão, creio que por um longo tempo.
Ao ler você se percebe como uma partícula de poeira, apenas espectador da história, sem poder lutar contra a narrativa oficial dos jornais, bancados pelos interesses bilionários de manutenção do país como uma mina de carvão, de onde só se extrai, polui, sem se buscar um progresso para a maioria dos mineiros, que ali trabalharão até o fim e morrerão sujos e doentes.

Laertche 18/05/2021

Espetacular!!!
É o livro que todo brasileiro não milionário deveria ler, um tapa na cara daqueles que se acham acima dos demais mas na verdade são apenas lacaios de ricos!!!

Rafael Bezerra 18/05/2021

Confuso no início, já que o escritor tem que desfazer o processo da lavagem cerebral que sofremos durante anos. Leitura importante para atual situação brasileira.

Jader Selleri 21/04/2021

"O real mecanismo da corrupção: o sistema financeiro rouba e a imprensa mente, invertendo causa e efeito".

Luiza 20/04/2021

Apenas leiam esse livro!
Eu poderia tentar resumir o tanto que esse livro abriu meus olhos e, mudou a forma que eu enxergo o Brasil.

Eu poderia tentar resumir o quanto faz todo sentido tudo que é dito.

Eu poderia tentar mostrar para todo mundo que eu sou algumas das pessoas retratadas no livro.

Eu poderia tentar convencer o leitor que tudo ali é de fato real.

Mas, nada do que eu disser aqui será tão intenso quanto ler cada página do livro e, se sentir um completo trouxa, manipulado e sem forças para sair disso como eu me senti.

Eu não sei como mudar o Brasil, porém, certamente, ler esse livro já é o primeiro passo.

?O real poder é invisível! É o isso que o faz verdadeiramente poderoso?.

Paola 19/04/2021

Obrigatório para entender o Brasil
Fiquei indignada ao longo da leitura, mas também tive uns momentos divertidos ao identificar as pessoas nas suas descrições genéricas. Jessé explica a origem da classe média brasileira em suas subdivisões e finaliza com exemplos de entrevistas que realizou.
Apesar do livro ser sobre a classe média, o que ficou forte após a leitura é a raiva dos mecanismos usados pela elite e como os demais são usados, manipulados.

1 | 2 | 3 | 4 | 5