A classe média no espelho

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

LP_Chaun 15/04/2021

Um tapa na cara...
Livro fortemente ideológico e marca claramente o posicionamento do autor, apesar disso tem observações interessantes sobre pensadores que até pouco tempo eram impassíveis de crítica como Gilberto Freyre e Sergio Buarque.
Foi muito esclarecedor no que tange as explicações e o acesso ao público leigo que adquire bagagem para argumentações.
O ponto negativo fica pela caricatura da classe que tenta atacar onde, segundo palavras do próprio autor, foi a representação das entrevistas que teve em perfis bem firmes. Entendo essa representação, mas ela é perigosa e corre risco de ser nomeada como tendenciosa.
Livro excelente, recomendo para todos os públicos que possuem o mínimo de interesse em política.

Carla.Scopel 14/04/2021

Pior livro que já li
Não sei como o autor chama seu livro de ?estudo sobre a classe média brasileira?, pois de estudo e análise não tem nada... Jessé é totalmente parcial e tendencioso em suas colocações, nos perguntando constantemente: ?Preciso desenhar mais ainda, caro leitor e cara leitora??

Sadraque 11/02/2021

Jessé Souza nos conta a formação da visão de nós mesmos enquanto povo brasileiro. Nos é apresentado como foram criados os mito vira-lata brasileiro e a ideia de existência de corrupção apenas na política como os maiores problemas para vivermos em uma sociedade atrasada. Ele apresenta o quanto a elite manipula a classe média e se usa Déa pra manter seu poder e perpetuar uma classe de pessoas consideradas sub-humanas no país.

Clara Farah 17/01/2021

Esperava mais, mas me abriu portas
O livro fica melhor do meio pro final.
Comecei a ler o livro esperando imparcialidade e preto no branco. Jessé explica os processos de formação da classe média e faz entrevistas (que acredito que foi o que mais achei de legal no livro), porém, página ou outra sinto ironia nas palavras dele e nuances caricatas nas opiniões dele sobre determinados segmentos da classe média. Como não tenho costume de ler esse tipo de leitura, não sei se é bem isso que acontece em livros de análise sociológica ou se ele deixou as opiniões dele bem claras e tendenciosas com toques irônicos e muitas alfinetadas.
A leitura é interessante em algumas partes, me abriu os olhos e as portas pra um novo mundo de leitura e visão de mundos. vale conhecê-la, apesar de eu não ter caído de amores.

CAMBARÃ 30/12/2020

Não me foi surpresa
Desde bem cedo já tinha em mente como a política bancos e empresários se comportavam por isso não foi um choque. Mas o livros é ótimo e um tapa na cara dos inocentes

Isa 23/12/2020

A classe média realmente refletida no espelho?
Demorei mais tempo do que pensei que demoraria para terminá-lo mas finalmente terminei. No decorrer da leitura o leitor observa várias alusões históricas, o que inclusive auxilia no entendimento do livro. O autor durante a trajetória da chamada ?classe média? e ?classe média alta? utiliza fatos históricos e sociólogos importantes para enfatizar suas críticas acerca do tema. O foco central do livro não é a política mas durante quase toda a leitura é perceptível a influência da política. Justamente por isso eu não gostei muito ( já que não é um dos meus temas favoritos, para quem gosta é ótimo!). O autor também faz críticas extremamente importantes para o amadurecimento intelectual do leitor.
No geral, eu indicaria o livro para aqueles que gostam ou querem se aprofundar em temas políticos. Como todo o livro lido esse agregou de certa forma positivamente para meu amadurecimento intelectual e pessoal. Entretanto, confesso que ao comprá-lo imaginei que me surpreenderia bem mais.

David William da Costa 22/12/2020

Um estudo imperdível sobre classes no Brasil
Este livro é/contém uma overdose de informação sobre o que é a classe média brasileira e o que achamos que ela é.

Achei fantástica a visão que o Jessé trás para nós leitores sobre o tema, ele explora desde a origem da classe média nos recôncavo do capitalismo, passando pela subordinação da classe média que ele chama de normal a classe média alta e elite e descreve com clareza que quem mais perde neste jogo de cartas marcadas é a classe mais pobre.

Como Jessé tem uma visão a esquerda, ele explora o golpe contra a presidente Dilma e a ascensão de uma direita neo-liberal (a meu ver de faixada) ao poder.

O mais interessante é que o autor deixa claro o quanto somos influenciados pelo capitalismo, pela mídia e pelo ódio que levou um fascista ao poder (o livro foi escrito um pouco antes das eleições de 2018).

Lukita 08/12/2020

Ler Jessé é sempre um conjunto de dores e prazeres imensos. Leitura deliciosa e super recomendada!!

hdcavalcante 07/12/2020

A classe média no espelho
Uma reconstrução histórica das classes, em específico da classe média brasileira. Um estudo bem fundamentado e conduzido, que mostra a classe média como o fiel da balança no processo hegemônico capitalista da elite, demonstra e derruba o mito nacional do jeitinho brasileiro, debate aspectos morais e históricos com uma profundidade que jamais tinha visto e torna-se portanto uma leitura fundamental para entendermos a dinâmica social de classes e traz uma nova ótica, se não a única e verdadeira, sobre as desigualdades do Brasil.

Leandro.Mageste 25/11/2020

Por um lado, é possível reconhecer os méritos da obra no tocante a sua difusão por um público mais amplo, não necessariamente acadêmico. Assim como em outras obras do autor, a intepretação da sociedade brasileira, fundamentada na escravidão e na construção de um complexo de ?vira-lata liberal? é provocante, um bom ponto de partida para refletir sobre a organização de novas práticas e discursos políticos. Contudo, por outro lado, me incomodou bastante a falta de detalhamento dos aspectos metodológicos que tornaram possíveis as entrevistas e intepretações, bem como os parâmetros que permitiram o autor a sistematizar as narrativas referentes aos seus sujeitos. As análises referentes aos governos petistas são rasas, o que deixa pouco espaço para pensarmos justamente nas contradições internas e suas consequências em termos de redimensionamento da política no pré e pós-golpe de 2016. De toda sorte, a despeito dos pontos que me incomodaram, é um trabalho que merece ser lido e confrontado, na medida em que fortalece de uma maneira acessível uma tese original para entender o Brasil na contemporaneidade.

Gustavo Mahler 24/11/2020

A Classe que define o Brasil.
É duro ver que, para a desgraça do próprio país, temos que contar com a classe média para vislumbrar uma possível mudança estrutural em todos os setores da nossa república. É duro ver e entender que a história do Brasil é moldada pela desunião, maldade e opressão em uma escala vertiginosa.

Jessé explora aqui um pouco do que foi visto em A Elite do Atraso, apenas para nos situar. Em seguida, volta arrasador ( como sempre ) indo de forma cirúrgica em pontos nevrálgicos da sociedade pós escravista. A escravidão, aliás, se torna um ponto que o Brasil não superou e talvez demore muito para suplantar esse estigma onipresente em nossa vida. O Brasil vive do mito do ?homem cordial ? mesclado com a subjugação do outro como uma forma inconsciente ( ou não, como visto em alguns casos ) de auto afirmação de poder sobre o outro ? uma característica vista em adolescentes e talvez seja esta uma analogia indireta da nossa imaturidade como nação. Depois de uma rápido panorama Jessé explora ( partir da metade do livro ) a classe média atual, nua e crua, com entrevistas que nos dão uma ideia (não tão velha, mas ainda assim chocante) daquilo que temos de dominante: uma parcela grande da população que se mostra mesquinha e rancorosa para com as classes inferiores.

Na mão de poucos ? são estes os detentores conhecimento ? o Brasil historicamente depende da classe média; mas a mesma, desde o movimento tenentista até o impeachment de 2016 ( este usada descaradamente como massa de manobra ) só busca uma revolução para manutenção de poder e perpetração dos estigmas da Casa Grande.

juliabmelo 15/10/2020

Análise histórica e visceral da classe média brasileira
através da história, Jessé constrói um grande e coeso retrato do porque a classe média é o que é- a classe espremida que morre de medo de ser rebaixada em um país em que se respira os mesmos ares da época da escravidão. o racismo é a raiz de todos nossos problemas, e o asco ao populismo é o seu filho mais forte.

o que acho questionável, porém, é a postura arrogante que o autor tem com a Academia- embora por tantas vezes critique a imagem de ingenuidade que é construída da massa mais pobre. não entendo aonde essa postura crítica dele quer chegar. ademais, bom livro e ótimas análises

Diego Cruz 07/10/2020

Execelente reflexão acerca da realidade que muitas vezes a gente nem tem muita noção. De como a classe média utiliza um discurso anti corrupção, mas desejam apenas a manutenção dos seus privilégios. A parte das entrevistas é uma das melhores do livro. Indico muito para quem quer entender um pouco esse processo da clase média no Brasil e como isso está inserido desde a escravidão em nossa sociedade.

Ju Perissê 21/09/2020

Para entender o cenário político e social do Brasil
O livro debate o cenário social e político do país. Trata da formação das classes sociais no Brasil, a qual vai muito além de renda, relaciona-se à reprodução de privilégios. A escravidão tem reflexos na dinâmica social do Brasil até hoje. A degradação do trabalho manual, por exemplo, é uma das heranças perversas do escravismo. A leitura nos mostra a importância de exercitarmos a nossa capacidade de refletir com autonomia, apesar de todas as forças mobilizadas que bloqueiam nosso potencial de desenvolvimento humano.

Marcus.Paulo 16/09/2020

Livro interessante para entender o modo de dominação da burguesia sobre o proletariado, onde percebemos que a escravidão é a base da nossa estrutura social.

1 | 2 | 3 | 4 | 5