O assassinato do comendador, volume 1

Resenhas - O assassinato do comendador - Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Juan.Martins 09/12/2021

Boa leitura
A história é bem escrita e detalhada, mas isso torna o livro lento e a história se desenvolve lentamente, essa primeira parte do livro fica a sensação de que o autor está só apresentando a rotina e os personagens, porém a leitura é fácil e tranquila. Só no fim dessa primeira parte que a história começa a se desenvolver e ficar mais interessante.

Hugo 04/02/2020

Apenas o volume 1, no final das contas...
Geralmente quando leio algo do Murakami, a primeira coisa que penso é se eu recomendaria tal livro para um amigo como primeira obra dele. Infelizmente não recomendaria o Assassinato do Comendador. Esse primeiro volume possui muitos dos clichês murakamianos que caracterizam o autor, porém até metade do livro a narrativa não se estabiliza precisamente. Como isso também é algo típico da escrita dele, continuei a ler pois sabia que uma hora me encontraria ali, e agora esperar o por mais respostas com o segundo volume.
Não pretendo escrever muito mais do que isso antes de ler o segundo volume, mas ao mesmo tempo reflito que ao ler 1Q84 em seus três volumes não tive esse mesmo sentimento...
Agora resta dormir e esperar nenhum guizo tocando altas horas da madrugada.
Danielle Aquino 06/02/2020minha estante
fanboy

Felipe.Protti 06/03/2020

Incrível
Segundo livro do Murakami que eu leio, como o outro esse foi incrível. Cada coisa surreal que eu fico tipo, como isso? Kk. Mesmo o livro não ser de terror, em um determinado momento do livro, fio muito mais assustador do que diversos filmes.

Giovanna.Louise96 16/02/2024

Mais um livro que quase faz bingo com todos os itens do Murakami, chega ser patético. Gostei tirando as partes que já sabemos quais são, acho que é um plot curioso e me deixou bem ansiosa pra ler o 2.

Lara 13/05/2020

surpresa feliz
já li outros trabalhos do autor antes, mas nenhuma havia me cativado. leitura intrigante que deixa muitas perguntas para o próximo volume. só não dei 5 estrelas porque o protagonista me pareceu muito repetitivo e enjoativo em alguns momentos

Ana 05/02/2023

Finalmente acabei
Levei um ano lendo esse livro entre trancos e barrancos. E um livro estranho, profundamente interessante e meio perturbado igual Kafka a beira-mar. Eu pessoalmente gostei mais de Kafka a beira mar e não acho que esse seja o melhor livro do autor pra começar.

Isso dito, claramente algumas passagens tem um vibe enormeeeee de autor homem pervertido achando que tá abafando. Mas enfim, e uma característica do autor. Muitas vezes os motivos de eu ter parado foi ser lançada pra fora da narrativa por conta dessas palhaçada mas enfim. É isso.

Lore 22/02/2021

Primeiro de muitos
Primeiro livro do Murakami que li, me surpreendi bastante, a escrita flui muito bem, embora não tenha gostado muito do final, que para mim terminou bem sem sentido, mas já vou ler o segundo pra entender melhor...
Sobre a história, uma mescla de fantasia e realidade conflitantes de um ponto de vista bastante interessante de um pintor. ?

Radamila 04/03/2021

Sou suspeita pra falar. Curto muito esse estilo realista misturado a um leve nonsense. Amo as menções a Kafka e outros autores...
O pintor que encontra uma nova inspiração depois de muito tempo pintando apenas para pagar as contas, o misterioso homem rico, a menina excêntrica que apareceu nos últimos capítulos...
Vou ler o segundo volume. Muito curiosa pela continuação.

@gataleitora 28/02/2019

" As coisas já vinham sendo traçadas em linhas invisíveis para mim. "
Quem acompanha minha trajetória literária sabe como sou apaixonadinha por romances florzinha e livros colegiais,mas este ano inclui em minha resoluções de ano novo, ler livros que se enquadram totalmente fora deste meu perfil. Livros que espero me tirem da zona do conforto e até de uma certa apatia que tenho ao ler histórias às vezes bem parecidas.

Enfim...

A cultura japonesa sempre me fascinou mesmo sem entender muito de suas simbologias. Histórias como a Viagem de Shihiro ou Your Name me desafiaram a ir além do óbvio então quando me deparei com O Assassinato do Comendador, respirei fundo e me arrisquei na leitura.

O Assassinato do Comendador: o Surgimento da IDEA trouxe para mim um universo rico em cultura seja na música, nas artes plásticas, na arquitetura ou nas referências literárias.

Nosso protagonista é um homem sem identidade e perdido que se viu sem chão ao ser abandonado pela esposa por outro depois de um casamento de seis anos que para ele era feliz e tranquilo. Ele se vê sem rumo,abandona o emprego de retratista em Tóquio e começa uma viagem pelo Japão para tentar fugir das lembranças e da crise que essa situação o colocou. Obviamente, não é tão simples fugir das mémorias ruins imagine fugir de memórias que ele considera boas e pode-se dizer felizes .

" Nunca fui tão grato por dirigir um carro manual como naquele dia, porque,em meio aos pensamentos sobre a traição de minha esposa, eu era obrigado a usar minhas mãos e meus pés em ações concretas."

Depois de um tempo vagando sem rumo, ele aceita a oferta de um amigo de passar uma temporada na casa isolada do pai deste amigo ( o renomado artista plástico japonês, Tomohiko Amada que está internado numa clínica para cuidar de Alzheimer) no meio da montanhas e aos poucos entre lembranças e angústias, ele vai se redescobrindo, redescobrindo seu gosto pela pintura e seu amor pela vida sem a esposa,mesmo ainda carregando pensamentos sobre porquê seu casamento não deu certo, porquê ele não foi suficiente para a esposa, porquê ele não percebeu que a estava perdendo.

Em meio a isso, ele encontra um quadro abandonado entitulado O Assassinato do Comendador e diferente do estilo do pintor dono da casa com uma imagem que o lembra da ópera de Mozart Don Giovani e o deixa intrigado sobre o motivo deste quadro estar escondido e sobre a época em que Tomohiko Amada o pintou.

" Um homem vitorioso, outro vencido. Um homem que fere, outro qque é ferido."

Junto com o quadro, a amizade com o misterioso Watasu Menshiki e o surgimento da IDEA, nosso protagonista irá se deparar com situações inusitadas, aparentemente confusas e carregadas de fantasia.

Apesar de achar que em alguns momentos o escritor foi um pouco repetitivo, circulando sempre no ponto da traição e do casamento desfeito, entendi depois o intuito dele de realçar bastante a dor do protagonista e a forma como sua vida mudou drasticamente.

Um detalhe que achei super interessante é que nos casos do livro são as mulheres que traem e querem sexo casual. Algo que de certa forma me surpreendeu um pouco tamanho foi o destaque que o escritor deu neste sentido e já estou com umas suposições sobre a esposa que espero que sejam esclarecidas no livro 2.

A capa é fantástica, passando bem a mensagem do livro da surpresa e choque de se sentir apunhalado.

4/5 estrelas

site: https://www.gataleitora.com/

Agueda.Ruiz 28/08/2020

Leitura viciante, te motiva a ler tudo em poucos dias/horas! Este autor realmente é incrível! Aproveita que já saiu o volume ii e vc não ter que esperar e ficar na curiosidade no final rs certamente irá correr para ele!

anaozao 07/02/2023

fiz do tempo meu aliado
tanto o vol.1 quanto o vol.2 são excelentes. Adorei a escrita do 'harukami', leitura rápida e fácil. obrigada namjoon, vc me fez virar fã desse homem.

Jansen 24/11/2019

Diferente
Um romance sob a visão de um pintor. É muito interessante. Um pintor contando uma história fantástica e romântica. Remontando a fatos da Noite dos Cristais, da II Gerra Mundial e um pintor japonês que está internado com Alzheimer.
Continua com o Assassinato do Comendador 2. Já estou começando.

Leonardo 06/12/2022

Sendo esse livro o 9º livro de Haruki Murakami que leio. E acho inacreditável de como o autor não consegue perder a mão com as suas obras.

Dorian.Bevilaqua 05/06/2024

Hmm... legal até
Gosto do estilo de escrita do Haruki, mas tenho minhas ressalvas kkkk.
Não sei se é algo pessoal meu, mas sinto que em algumas passagens, há uma descrição desnecessária e até um pouco misógina das relações do protagonista com outras mulheres.
Um outro ponto negativo que também me chamou atenção, inclusive nesse mesmo sentido, é o fato do autor meio que incluir na obra certos trechos e ações do personagem que acredito serem dispensáveis (por exemplo, não é necessário descrever o personagem fazendo café a cada dois capítulos kkkk).
Enfim... não lerei o segundo volume, mas não diria que foi uma leitura ruim. O autor escreve bem e a história é muito interessante.

Tuyl 17/01/2022

Como sempre, Murakami é genial!!! Gostei bastante do livro e não vejo a hora de ler a segunda parte!

1 | 2 | 3 | 4 | 5