O Mundo que não Pensa

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rob13 04/11/2019

Cansativo
O livro empolga nas primeiras páginas. Achei que seria uma leitura de fácil entendimento, porém no meio o autor confere vários termos técnicos sobre o assunto que tornou se difícil para acompanhar e depois entender o que ele queria apontar, defender ou denunciar com o livro.
Renata Martins 20/12/2019minha estante
Achei extremamente cansativo!! Só terminei pq não sou de abandonar livro! 4 meses pra terminar...

Jose.Cicero 18/03/2020minha estante
Se eu soubesse antes desses comentários não teria comprado :(

Fabricio268 23/08/2023

O conforto é um perigo
Costumo dizer que o controle remoto foi uma das piores invenções da humanidade.
Por causa dele ficamos cada vez mais preguiçosos. A preguiça e a comodidade são um dos nossos maiores flagelos.
A internet e o tempo exageradamente longo que passamos olhando para uma tela, seja para os diversos afazeres da vida, por diversão ou trabalho, também nos deixa mais preguiçosos e pior, totalmente dependente dos algoritmos.
Os algoritmos nos conhecem profundamente e, aceitando ou não, somos manipulados por eles e por quem tem o comando sobre eles. Aí é que mora o verdadeiro perigo. Sem que percebamos eles são capazes de mudar nosso pensamento e conduzir nossa vontade para outro caminho. Quem se beneficia com isso? Para início de conversa a classe política, grandes empresários e quem mais tem acesso ao poder de dominar e manipular.
Fato. Isso acontece o tempo inteiro e em todo planeta.
O que podemos fazer para mudar isso? Só em termos conhecimento desse controle diário que sofremos já é um primeiro passo. A partir disso podemos ter uma postura mais critica de forma a ficarmos mais atentos a avalanche de informações que recebemos. E quem sabe um dia deixaremos de ser mais um camarão levado pelas ondas do mar.
Michela Wakami 23/08/2023minha estante
Parabéns pela resenha, amigo.???

RogerBoy 10/11/2019

Muito interessante!
A obra traz uma detalhada reflexão sobre o oligopólio exercido pelas gigantes Amazon, Google e Facebook, o qual influencia o mercado editorial, monopoliza dados e conhecimento e orienta padrões de consumo e escolha. É um alerta bem escrito e empolgante sobre as implicações dessa dominância que pode levar a uma restrição gradual, não só dá concorrência, mas também da privacidade e liberdade de escolha.

Litchas 02/01/2020

Muito interessante... traça a origem e influencia na economia, na política e na população dos monopólios e oligopólios da Google, Amazon e Facebook.
Ilustra os experimentos e venda de datos de cidaãos como forma de vender publicidade e ideologias. Até mesmo as eleições estão a mercê desta indústria.

Nader 14/01/2020

Uma mistureba de dor de cotovelo, demonização de algoritmos, influências de comidas industrializadas, veganismo, sofrimento de jornalistas e técnicas de bait digital.
Assuntos até interessantes, mas achei a conexão entre eles muito fraca.

Carlos.Magalhães 03/04/2020

Em tempos de redes sociais esse livro é de leitura obrigatória, a fim de que nós percebamos o quanto somos conduzidos a pensar e decidir segundo as grandes corporações.

Vânia Sousa | @vania.clsousa 04/04/2020

O Mundo que não pensa
Algumas histórias e pontos de vista interessantes, mas um grande rancor e, ao meu ver, temor desmedido em relação aos gigantes da tecnologia e seu domínio sobre nossos dados pessoais. Não concordo quando na urgência de intervenção estatal para regulação da internet, até mesmo porque várias diretrizes já foram adotadas neste sentido. Não acho que a internet deve ser uma terra sem lei, mas não deve 'pertencer' ou ficar sob o domínio exclusivo do governo. Enfim, creio que minha expectativa foi maior do que encontrei, mas, ainda assim, foi uma leitura válida.

Guilherme.Acacio 03/05/2020

O mundo que não pensa é uma análise genial, no mesmo espírito

Lu Tibiriçá 11/05/2020

Somos vigiados?...
Que livro interessante... Ao nos "limitarmos" a receber as informações, passamos a seres passivos, "impensantes". O domínio das mega empresas de tecnologia controlam nosso acesso às informações e assim, quem somos.
Os últimos capítulos do livro são extremamente interessantes. Resgatam a importância da leitura e a relevância dela pra nos mantermos pensantes e capazes de controlar nossos passos e decisões.

Fábio Perrucci 17/05/2020

Desmascarando a manipulação digital
Um livro para parar e repensar o mundo digital em que vivemos, no qual um punhado de coglomerados gigantes da internat ditam a nossa forma de pensar, enxergar e agir. Assutador e fascinante ao mesmo tempo!

Alê 28/05/2020

Ser buscador.
Quando comecei esse livro achei que não fosse ser bom. Mas logo no início ele fala das mudanças da humanidade, comportamentos e etc de uma forma não muito comum. Depois fui ficando apreensiva, pois trata da tecnologia de forma perigosa; comecei a pensar em como estou utilizando da tecnologia não como algo ruim, mas que pode ser perigoso, como algo que pode colaborar com a vida e não ser o centro. Uso, estou imersa nela-tecnologia- mas ela não pode comandar quem eu sou.

Luis Gustavo 05/07/2020

O mundo que não pensa
Franklin foer. Quando foi a última vez você decidiu, por si próprio...

Raquel 07/07/2020

Nota: 2/5
Livro razoável, não me prendeu muito, a tradução do título poderia ser diferente, não acho que tenha sido a tradução mais adequada. Acho que o livro é mais relevante para escritores e estudantes de jornalismo.

Rê Lima 20/08/2020

O livro é interesse, mas achei repetitivo, apesar das poucas páginas.
Por fim, acho que fiquei com uma sensação de desesperança.

1 | 2 | 3 | 4 | 5