Anna Kariênina

Anna Kariênina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Cris Lasaitis 28/12/2010

Conhece a biografia do Tolstói? Não? Eu tenho a impressão que depois de passar uns minutinhos consultando a wikipedia você vai sentir um influxo de respeito cada vez que se deparar com a música deste nome: Tols..tói.

Deixando de lado as ideias revolucionárias, as atitudes inusitadas e o romantismo quixotesco que cerca a sua morte quase heróica, para entender por que Tolstói é considerado um dos grandes escritores da literatura mundial, só lendo.

O exemplar que li (velhinho e ao mesmo tempo virgem) comprei a 15 mangos num sebo. É uma tradução portuguesa da tradução francesa do original russo, ou seja, tem muito pouco de Tolstói de facto. E apesar do telégrafo sem fio passando por terras francesas e lusitanas, o romance me soou perfeitamente belo e brutal. Imagino como deve estar boa essa edição nova da editora Cosac Naify (capa acima), traduzida para o português brasileiro diretamente do russo.

Fui ler Anna Karenina de tanto que foi recomendada por um professor meu. Fisgou minha atenção o fato da obra ser praticamente um tratado sobre o amor em todas as suas formas, cores e fases, abordado com uma delicadeza que me deixou boquiaberta. As cenas em que o amor acomete os personagens são mágicas, há desde o encantamento da paixão à primeira vista, o amor-babão, o amor-devoção, o ciúme, o amor autodestrutivo

O romance é praticamente uma novela, no sentido telenovelesco do termo (mas sem a ingenuidade implícita). Existem vários núcleos dramáticos entrelaçados. Anna Karenina não é exatamente uma protagonista, ela divide a cena com uma dúzia de personagens principais, e a cada momento da narrativa um deles é colocado sob o holofote para que seu drama seja dissecado até a última frestinha da alma. Impressionante é a habilidade com a qual autor comunica a tensão de cada cena. A descrição da agonia de um homem morrendo de tuberculose, por exemplo, me deixou paralisada no meio do metrô de São Paulo, idem para a narração de um parto que só faltou me fazer gemer. É bem o tipo de narrativa que transporta o leitor para outro mundo.

Liev Tolstói transportou a si mesmo para o romance na forma de um personagem (não vou dizer qual é, mas quem ler vai identificar fácil), que dá vazão às suas ideias pessoais (e incomuns para a época) em relação a política, religião, convívio em sociedade, entre outras coisas. Ele consegue pintar um quadro perfeito da vida burguesa na Rússia czarista, criticando-a não com palavras diretas, mas com a retratação desconcertante de uma alta sociedade frívola, ociosa, entediada, artificial e profundamente blasé.

E tem mais: nunca vi outro escritor do sexo masculino com uma sensibilidade tão aflorada, afiada e potente quanto a de Tolstói. Me deixou sem palavras! Para ele rasgo todas as sedas, os veludos, as rendas, e também as musselinas e os brocados
Sabrina 19/07/2011minha estante
Excelente texto! Muito bem escrito, tive que parar a leitura no meio por problemas operacionais, mas voltei logo, pois de fato me prendeu. Comecei a ler a sua resenha pra ver se valia a pena o livro. Apenas pelo resumo tinha ficado em dúvida, apesar de ser um clássico. Mas você me convenceu. Parece, de fato, ser emocionante.

Ricardo Rocha 19/08/2014minha estante
Que bonito...

carol 21/09/2014minha estante
alguém poderia me ajudar a encontrar esse livro em português? pois só encontro em inglês em todas as livrarias que procuro..

Thiago 05/01/2015minha estante
Assisti o filme e foi depois que soube que era um livro, gente, a fotografia do filme e tudo ficou bem artístico, quase poético aos olhos, me encantei e quis adquirir o livro. Deve chegar logo logo.

Nat @nat.amora 21/10/2020minha estante
Belíssima resenha!

Bruna.Medeiros 05/11/2020minha estante
Adorei seu texto! Sei de que personagem você está falando é também me identifiquei com ele, principalmente em suas reflexões sobre a vida, nosso papel nesse mundo, Deus... Livro maravilhoso!

Carme 01/08/2021minha estante
Que resenha sensacional! Escrita linda, chega a ser poética.

Francisco633 26/02/2024minha estante
Mt bom

Ana Mend 24/04/2024minha estante
Esse livro já estava na minha lista e lendo sua resenha, me animei mais ainda. Só preciso achar a versão em português ??

Ana 17/05/2020

Eu nunca vou ler algo tão bom, eu sei que não vou
Há uma razão pela qual Anna Karênina é considerado um dos maiores romances da história. Tolstói é... assombroso. Não foi minha primeira experiência com o autor, mas foi a mais rica e impactante, sem sombra de dúvidas. Com sua escrita até simples, ele trata de tantos temas que sua obra nos traz uma experiência completa e instigante. Seus personagens são tão complexos em suas atitudes e seus pensamentos que, pelo menos comigo, foi possível amá-los e odiá-los diversas vezes durante toda a leitura. Que livro enriquecedor, extraordinário, maravilhoso! Uma incrível aula de história, além de todas as discussões sobre política, economia, filosofia, amor. É lindo, é poderoso. Eu nunca vou esquecer esse livro o quanto ele me engrandeceu como leitora. Bons livros são aqueles que transformam nossa vida, e esse aqui com certeza faz isso.

site: https://www.instagram.com/_literariana/

Rosangela Max 20/01/2022

Maravilhoso, conforme esperado de um Tolstói.
Anna é uma mulher egocêntrica, manipuladora e perturbada. Usa sua beleza e encantos para conseguir o quer, mas isso não a impediu de ser infeliz.
Entendi que ela é considerada a personagem principal porque toda a história é desenvolvida a partir de uma atitude dela. Mas, pra mim, ela está longe de ser a principal. Ela divide o palco com outros personagens incríveis, cujo meu preferido é o Liévin.
Como típico da literatura russa, na história se fala muito sobre política, sociedade e religião. Nessa, especificamente, os temas sobre a vida no campo e as questões existenciais estão fortemente presentes.
Sobre a escrita do Tolstói, não tem nem o que falar. Ele é o meu autor russo favorito!
Super recomendo a leitura.
Victor.Oliveira 20/01/2022minha estante
Nossa, parece ser muito bom. Obrigado pela resenha

Gio 20/01/2022minha estante
Estou com este para ler, me deixou mais ansioso agora rs

Rosangela Max 20/01/2022minha estante
Acredito que vcs irão gostar. ??

Alan kleber 20/01/2022minha estante
Anna Kariênina ou Madame Bovary?

Rosangela Max 20/01/2022minha estante
Eu ainda não li Madame Bovary, mas dizem que é bom também. . Está na minha interminável lista de espera.

Souza.Barbosa 08/07/2023minha estante
Eu sempre tento acompanhar você e não me decepciono, gostaria de ler algo da minha área (educação) mas estou desanimada com ela.

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Anna Kariênina, Liev Tolstói – Nota 10/10
Anna Kariênina não é um clássico por acaso! O leitor é levado a uma imersão profunda nos contrastes da Rússia do século XIX: o campo e as grandes capitais; as intrigas da aristocracia e e a simplicidade dos mujiques; os costumes das classes mais características do país. Tomando como pano de fundo a vida de Anna e Lievin - dois protagonistas que se encontram apenas uma vez ao longo da obra, mas possuem muito em comum -, Tolstói criou um romance muito agradável. O autor ainda consegue trazer uma série de reflexões acerca do papel da mulher na sociedade, os valores dos habitantes do campo, a ganância da aristocracia das cidades.... Enfim, é um livro completo!

site: https://www.instagram.com/book.ster
Debora.Andrade 22/07/2020minha estante
Que show! Estou no início de, página 70, mas estou sentindo isso: é um livro completo!
Incrível como envelheceu bem.

Regis 04/08/2022

Real...
O livro gira em torno do caso extra-conjugal da Anna Kariênina, uma aristocrata da Rússia Czarista que, a despeito de parecer ter tudo (beleza, riqueza, popularidade e um filho amado), sente-se vazia até encontrar o impetuoso oficial Conde Vronsky, com quem inicia um caso amoroso.

No princípio do livro a falta de responsabilidade emocional de Vronski com Kitty, já era um grande indício do seu caráter.
O achei fraco, vaidoso, dependente da aceitação da sociedade e incapaz de compreender a enormidade do sacrifício de Anna.
Anna Kariênina me fez questionar a mesma coisa vezes sem fim: Será que vale a pena o rastro de devastação deixado para trás, apenas para perseguir um desejo ardente, que pode vir a destruir não apenas você, mas pessoas queridas e alguns inocentes pelo caminho?
Anna se ressente de uma humilhação ainda não sofrida, e sofre por um amor que ainda não perdeu.
?As palavras mais cruéis que um homem rude poderia dizer ele lhe dissera em sua imaginação, e ela não o perdoava, como se ele de fato as tivesse dito?
As partes que tratam dos diálogos internos dela são riquíssimas, e mostra a inconformidade dela para com um destino onde continuará a não ser dona de si mesma.

Em meio a trajetória desses personagens, vemos traições, equívocos e má sorte.
As partes de Konstantin Levine são lentas (apesar de suas conversas com seu irmão, Sérgio Ivanovitch, serem meus diálogos favoritos do livro).
Kitty é fútil e vazia no começo do livro, demorando para entender sua primeira decepção amorosa.
Alexey Karenin, me pareceu um homem indeciso diante do que deve ser feito. Seu conflito entre o que sentia e o que precisava fazer de acordo com o código de conduta moral da sociedade é muito interessante.

No fim se trata de um tácito retrato social da classe alta de seu tempo e mistura a trama com discussões ideológicas, filosóficas e morais.

É um romance muito interessante e rico.
Gostei muito da história, a grandeza dos diálogos (quase sempre internos) e seus questionamentos, me fizeram continuar a leitura apesar de não conseguir amar nenhum personagem em especial.

Pretendo ler outros livros do autor, seus questionamentos e retrato de mundo social e político é maravilhoso e só isso já transforma todas essas páginas em ouro.
Recomendo esse clássico.
Alex 04/08/2022minha estante
Dele li apenas crime e castigo, e é realmente de uma de uma riqueza sem tamanho.

Núbia Cortinhas 04/08/2022minha estante
Adorei a resenha! ?

Dhewyd 07/08/2022minha estante
Terminei de ler recentemente... que livro maravilhoso.

Regis 09/08/2022minha estante
Ana Karenina é de Tolstói e Crime e Castigo é de Dostoievski Alex.

Obrigada Núbia. ?

Alex 09/08/2022minha estante
Kkkkk verdade. Por um lapso coloquei tudo no mesmo balaio. Efetivamente de Tolstoy nunca li nada. Ato falho.

Regis 09/08/2022minha estante
Confesso Alex, que gostei mais da escrita de Dostoievski. ?

Alex 09/08/2022minha estante
Todo mundo fala em Guerra e Paz. Nunca tive coragem, nem mesmo de comprar, pois nunca achei uma edição boa e com bom preço. Talvez seja um sinal rssss

Lerei Guerra e Paz Alex, e espero apreciar mais os personagens. Rsrsrs

Alex 09/08/2022minha estante
Eu seguirei na busca por uma boa edição. De preferência comentada, pq é uma cultura muito distante da minha. Se souber de alguma me indique por favor.

Josy 14/08/2022minha estante
O tamanho do livro foi um incomodo?

Regis 15/08/2022minha estante
Sei sim Alex, a da Companhia das Letras é comentada e possui uma tradução muito boa, e tem alguns textos extras para te contextualizar sobre alguns assuntos da história e da cultura russa no período.
A da Editora 34 também tem, e a diagramação é ótima e o tamanho da letra é perfeito. Eu indico uma dessas duas. Mas prefiro a Editora 34, pois a capa mais molinha é melhor para ler esse calhamaço.

Regis 15/08/2022minha estante
Li no físico Josy, e é muito pesado, mas fora isso os capítulos são bem fáceis de ler e a história é muito boa e envolvente, meio que compensa o peso. E foi mais rápido de ler do que eu imaginei que seria. ?

Maria, lua do Lucy 06/10/2022minha estante
Nunca tinha ouvido falar desse livro. Com essa resenha cheia de detalhes, me passou essa vontade.

Regis 06/10/2022minha estante
Leia ele Maria, acho que vai gostar. ?

@aprendilendo_ 09/10/2022

Resenha de Anna Karênina
De Otelo, de Shakespeare, a Dom Casmurro, de Machado de Assis, o adultério sempre foi um dos temas mais abordados e marcantes da literatura mundial, sendo responsável por trazer consigo uma diversidade de histórias tristes e personagens conturbados. Nesse sentido, quando a discussão é sobre os grandes clássicos da temática, poucas são as obras capazes de rivalizar com a monumental Anna Karênina, de Liev Tolstói. Publicado entre os anos de 1875 e 1877 na forma de folhetins e depois concretizado em um livro, o clássico do grande escritor russo é considerado uma das narrativas mais complexas e profundas da história.

Sobre a trama, quando Dolly Oblonsky descobre a traição de Stepan, seu marido, ela toma a decisão de se divorciar até que Anna, irmã de Stepan, é chamada para acalmar os ânimos do casal. No entanto, quando Anna, já casada e com um filho, conhece o militar Vronsky no período de estadia na casa do irmão, tem-se o início de uma intensa paixão entre os dois. A partir disso, acompanha-se os dias dos diversos personagens afetados direta e indiretamente pelo controverso caso de amor.

Com uma escrita serena e descritiva, o livro é narrado em terceira pessoa e intercala as histórias de diversos personagens, tendo, como principais, Anna e Konstantin Levin, grande amigo de Stepan. Nesse contexto, a forma sútil com que a história é desenvolvida é essencial para uma construção singular de personagens, a qual explora com perfeição as complexidades e os dilemas do ser-humano em seu cotidiano. Assim, apesar do desenvolvimento um tanto quanto devagar, o livro conquista o leitor justamente pela maneira como o imerge nos sentimentos e reflexões extremamente reais descritas na obra, as quais vão ganhando contorno aos poucos até alcançar o seu ápice.

Como consequência da estrutura narrativa e do intenso foco nos diálogos e atitudes dos personagens, a história em si acaba por se tornar tão somente um elemento secundário. Dessa forma, com um tom novelesco, os acontecimentos relevantes na trama são pontuais e acontecem apenas depois de um grande desenvolvimento emocional de cada personagem. Tal característica torna a obra mais propícia para uma leitura vagarosa e calma durante os dias, o que pode vir a decepcionar aqueles em busca de uma história repleta de grandes eventos e aventuras. Isso, no entanto, não traz ao leitor uma experiência ruim ou cansativa, mas tão somente uma experiência literária diferente e que demanda muito mais concentração e paciência para a devida imersão.

Anna Karenina, de Liev Tolstói, traz consigo uma das grandes construções de personagens da literatura mundial, com sujeitos intensos e extremamente complexos, os quais apresentam uma imensidão de dilemas em seus cotidianos. Vale a pena a leitura.

Nota: 9.9
Stuart.Gregory 10/10/2022minha estante
amo amo amo ??

Japa91 11/10/2022minha estante
Amei este livro ?

keyla 13/02/2022

Anna Karienina, em um simples resumo, trata-se de análises críticas às traições, as relações sociais da burguesia russa e as dualidades da vida em geral. Tolstoi, partindo das reflexões individuais dos personagens tais como as razões de ser, a insegurança e as diferenças entre as classes sociais (o que é justo e o que é injusto) expande a proposição a ser discutida a modo universal.
É um romance russo com mais de 800 páginas, então é de se esperar que seja lento, rico em detalhes. Todas as complexidades dos assuntos tratados e dos próprios personagens nos proporciona esse imenso livro que pode ser chamado de genialidade.
E que complexidade tem Anna Karienina? é alguém inesquecível, assumo, e faz parte de duas cenas emocionantes do livro as quais nunca esquecerei. É uma pena que ela tenha se envolvido com o mesquinho do Vronski, o motivo da sua chegada ao precipício.
Não tem como não comentar sobre Liovin, um cara tão gente fina que estranhamente tem várias semelhanças com o autor? e que final nos proporciona Liovin!
Michela Wakami 14/02/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostado, Tolstói arrasa, ele arrasa tanto, que eu fiquei tão irritada com alguns personagens, de tão realista que é, que quase coloquei fogo no livro kkkkkk.

keyla 14/02/2022minha estante
kkkkkkkk concordo com você, tive que parar a leitura diversas vezes por motivo de raiva. Algumas pessoas reclamam que Anna aparece pouco e que deveria aparecer mais, mas se isso acontecesse eu não terminaria o livro?.

Michela Wakami 14/02/2022minha estante
Se ela tivesse aparecido mais, eu com certeza teria praticando um vandalismo.?????

keyla 14/02/2022minha estante
kkkkkkkkkk Tolstoi teria que ficar de joelhos para pedir meu perdão

??????

CPF1964 16/02/2022minha estante
Gostei da resenha. Ficou ótima.

keyla 16/02/2022minha estante
obrigada, Francisco!!

Aline Oliveira 21/01/2024

Anna Kariênina
Finalizando mais uma leitura dirigida com Maria Camila Moura, e que leitura! Eu simplesmente amei este livro, poderia ficar lendo e lendo... Apaixonada pela escrita de Tolstói, com personagens reais e marcantes, é difícil não se apegar em alguns.

As reflexões de Liévin mexeram muito comigo, tanto questionamento sem resposta, e apesar de ser um personagem chato ele foi adorável.

"Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira..." Ah que saudade deste início!
Cleber 22/01/2024minha estante
Também adorei a leitura com a Maria Camila ??????

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: Anna Kariênina, de Liev Tolstói
“– O consolo, como naquela prece de que sempre gostei, está em que posso ser perdoado não pelos meus méritos, mas por misericórdia.”
“– Mas meu irmão, as mulheres são a hélice em torno da qual tudo gira.”
“– De que adianta discutir? Afinal, nunca uma pessoa consegue convencer a outra.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/08/anna-karienina-liev-tolstoi.html

fermata.literaria 28/01/2021

Obra Prima!!
Gente esse livro é sensacional. Estava morrendo de medo achando que seria super difícil, mas Tolstói é um amorzinho e palpável. Não é nenhum bicho de 7 cabeças. Enquanto você está lendo, parece que você está assistindo uma novela da Globo cheio de dramas familiares.

Gilberto Alves 19/02/2021

Anna Kariênina ou Konstantin Liévin?
Talvez este livro não merecesse 5 estrelas. Há momentos que realmente cansam, maçantes, capítulos desnecessários, há personagens inacabados, há personagens em excesso, mas sinceramente, eu não me importo. Nomes, sobrenomes, apelidos, apelidos dos sobrenomes (e tudo isso em russo ainda!), é claro que não ajuda.
Mas, dei 5 estrelas, e tentarei explicar o porquê.

Anna Karenina é uma grande novela, tipo aquelas que passam na TV mesmo. Têm intrigas, paixões, traições, reviravoltas, nobres e plebeus, pensadores e idiotas, enfim, todos os elementos da vida como ela é, não?
Nesta grande novela somos transportados para a Rússia do século 19, onde literalmente vivemos a vida de uma dúzia de personagens, que de alguma forma têm a vida entrelaçada entre si.

Este é um livro com duas facetas. Dois lados. Duas histórias. Enquanto temos em Anna a representação do amor, dos dramas do coração, da feminilidade, dos nuances que só uma alma feminina consegue exprimir; temos do outro lado Konstantin Liévin (Liévin para os intimos), nosso querido personagem cabeça dura que nos conduz a críticas a sociedade da época, dramas internos de uma mente inquieta, questionamentos sobre fé, deus, amor, etc..

Apesar de dar nome ao livro, Anna Kariênina não é a única nem a principal personagem. Na verdade, acho que pôr o nome desta senhorita na capa, não passou apenas de uma jogada de marketing.
Há quem diga que Liévin é a própria representação de Tolstóy em vários momentos de sua vida. Para mim, Liévin é de longe o principal personagem deste livro (e na minha opinião, o melhor).

Dei 5 estrelas para este livro, pois de certa forma me abriu os olhos a um receio que eu tinha, (ou quem sabe até preconceito mesmo) que ler esses russos de séculos passados é algo enfadonho, difícil, chato, ou algo ultrapassado. E é claro que não é nada disso. Também fiquei impressionado com a profundidade dos personagens. O jeito que Tolstoy nos transporta para o interior da mente destes personagens é algo que me deixou embasbacado.
Se você ler com carinho; sem pressa; degustando de fato este livro; vai perceber que a construção dos personagens é real a ponto de ter momentos que parece que eu conseguiria toca-los. Parece que conheço Liévin de verdade, tanto que gostaria muito mesmo de um dia encontra-lo para entabular alguma discussão sobre todos aqueles questionamentos dele sobre a alma, a sociedade, os mujiques, a fé, o amor, a necessidade das escolas, dos hospitais, do orgulho dele, enfim, da vida em si.

Espero um dia poder ler tudo que eu quero ler, para então voltar e reler essa obra grandiosa. Já parto com saudades e vontade de visitar novamente Moscou, Petersburgo, ir até a casa de Liévin para falar da colheita, visitar a encantadora Anna para um chá, encontrar Stepan e dar-lhe uns tapas na cara e ensinar-lhe como se trata uma esposa, ou então até quem sabe compartilhar as amarguras de Alexei Alexandrovich.
Para mim, foi um livro incrível, apesar de Anna beirar a loucura, chegando a ser irritante em alguns casos. Liévin por vezes é mais teimoso que uma mula. Vronsky não passa de um playboy meio sem sal na maioria das vezes. Mas é isso tudo que tornou a experiência que esse livro deu, muito mais completa e real para mim.

Muito bom! Recomendo muito!
Seza 19/02/2021minha estante
?Parece que conheço Liévin de verdade, tanto que gostaria muito mesmo de um dia encontra-lo para entabular alguma discussão sobre todos aqueles questionamentos dele sobre a alma, a sociedade, os mujiques, a fé, o amor, a necessidade das escolas, dos hospitais, do orgulho dele, enfim, da vida em si. ?
Gostei dessa parte da crítica. Mostra o quão bem-sucedido o livro é. Se você quer conhecer os personagens depois que o livro terminou, isso mostra o quanto eles significaram para você, o quanto eles realmente tocaram você.
Esta é a prova de que ele lhe proporcionou uma experiência real e enriquecedora para a alma. Apesar de algumas conversas chatas e desnecessárias no livro, tornar capaz a reflexão com precisão sobre a sociedade e os personagens é uma grande conquista para o escritor. E Tolstoy foi capaz de fazer isso.
Infelizmente, muitos autores se perdem em seus objetivos usando uma linguagem incorreta ou exagerada ao tentar refletir sobre a vida. Enquanto tentam representar a vida, mais parece que nos mostram um teatro com muitos personagens secundários. Mas não neste livro. Aqui o leitor pode lembrar dos personagens mesmo após o término do livro. Pode sentir-se como se uma nova pessoa entrou em sua vida.
Mesmo eu estando ainda na metade, posso dizer que também gostei. Embora os discursos em alguns capítulos possam ter sido um pouco enfadonhos no início, vou terminar este livro porque ele reflete a vida. Mais um livro para nossa biblioteca que enriquece nossa alma e coração... A propósito, muito obrigado por me recomendar este livro, meu querido ;)

Seza 19/02/2021minha estante
?Parece que conheço Liévin de verdade, tanto que gostaria muito mesmo de um dia encontra-lo para entabular alguma discussão sobre todos aqueles questionamentos dele sobre a alma, a sociedade, os mujiques, a fé, o amor, a necessidade das escolas, dos hospitais, do orgulho dele, enfim, da vida em si.?

A propósito, muito obrigado por me recomendar este livro, meu querido ;)

Débora 19/02/2021minha estante
Adorei sua resenha, Gilberto!!!

Leandro M. 19/02/2021minha estante
Essa é uma ótima resenha para quem ainda está em dúvidas se ler ou não esta grande obra da literatura mundial. Eu já o li e amei a história do início ao fim. Agora eu estou planejando relê-la em breve, pois essa merece ser lida por mais de uma vez nessa nossa vida que é tão breve.

Oi Seza :)
É exatamente isso que vc falou. Parece que de fato alguém entrou em minha vida (personagens), após terminar esse livro. Foi mais do que apenas páginas e palavras. Foi uma experiência que gostei muito de ter vivido. Tolstoy é incrível nesse quesito.
Espero de coração que vc goste nem que seja pelo menos 50% do que eu gostei ;)

Gilberto Alves 19/02/2021minha estante
Muito obrigado, Débora! :)

Muito obrigado Leandro!
Isso mesmo, este é um livro que merece ser relido, revisitado. Me identifiquei muito com muitos personagens, e acho que em apenas uma leitura, não aproveitei tudo que poderia.

brentlejuice 14/07/2021

Sempre achei que seria uma leitura muito complicada, mas na verdade é bem simples e isso me fez não querer largar do livro. Sim, existem momentos em que fui consumida pelo tédio, mas não significa que não tirei nada das cenas/conversas. Os personagens são tão bem feitos e suas evoluções também.
A Anna é uma personagem incrível desde o começo e seus questionamentos são válidos, mas o que me surpreendeu positivamente foi Liévin (principalmente no final).
Não é o meu favorito do Tolstói, mas criei um carinho por ele... talvez por ter me apegado aos personagens como se eles fossem reais? Talvez por ser um romance e ter muito mais que isso? Ainda não sei, mas agora entendo os elogios de quem fala sobre o livro.
Li 14/07/2021minha estante
O Lievin também me surpreendeu muito. Se tornou minha personagem favorita.

Joyce429 11/02/2022

Tolstói nos traz em Anna Kariênina uma escrita linda, e em diversos momentos de uma delicadeza sem igual ao descrever algumas cenas.

O livro é muito humano, nos deparamos com personagens extremamente reais, complexos, contraditórios e cheios de conflitos, com os quais muitas vezes conseguimos nos identificar, sentir compaixão, amar, odiar e voltar a amar no decorrer da história.

Como disse Matthew Arnold ?não se deve tomar Anna Kariênina como uma obra de arte, deve-se toma-la como um fragmento de vida.?

Vale a pena destacar o prefácio escrito por Thomas Mann, pois é uma preciosidade a parte, e nos deixa ainda mais ansiosos pela leitura.
Wendel 12/02/2022minha estante
Essa obra é simplesmente perfeita!!

Jécyka 20/02/2022

A primeira frase do livro já anuncia o quanto ele vai ser completo.
Terminei a leitura e já o coloquei na fila para ser relido. Recomendo muito!
As melhores cenas pra mim são a corrida de cavalos e a do parto. Eu vibrei e senti junto com os personagens.
Luiz.Ricardo 20/02/2022minha estante
Esse livro é perfeito mesmo

agathatriste 20/02/2022minha estante
Perfeito!

Freezerburn 20/02/2022minha estante
Obrigada pela recomendação

Pedro 20/02/2022minha estante
Aos poucos me preparo para encarar essa leitura!

Marielly30 13/11/2022

Leiam!
Tolstói retrata o polêmico tema da infidelidade de forma magnífica, crua e real. Devo dizer que durante a história me senti muitas vezes inclinada à simpatizar com o casal infiel, de tanto que a narrativa de ambos parecia comovente. Mas logo a moral e a razão me voltava e me pergunto se não foi a intenção do escritor ao retratar tão detalhadamente os pensamentos de ambos.
Ademais, são personagens reais e não é uma história genérica. Definitivamente foi um livro que me fez refletir.