Anna Kariênina

Anna Kariênina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Raiza Boger 03/10/2020

A escrita do Tolstói é perfeita e o Lievin talvez seja o meu personagem favorito da vida. E honestamente não entendi porque que tem gente que fica pagando tanto pau pra Anna.
dialogonoslivros 03/10/2020minha estante
Lievin com certeza é meu personagem favorito da literatura! Eu adorei a Anna, achei que ela é tão profunda que nem o mestre Tolstói conseguiu encontrar palavras para descreve-la. Esse livro é perfeito do início ao fim. ?

Ana 17/10/2020

Que livro maravilhoso! E quão incrível relato da vida comum.
Mayhara 26/02/2022minha estante
Queriaa uma promoção :'( kkkkkk
Vi uma resenha num canal e achei mt interessante a história
Tá na lista.

Janisfrai 27/04/2021

Um livro longo. No início, tive dúvidas se daria conta da leitura, mas dei. Tolstoi, como exímio escritor do realismo Russo, não deixa escapar nada, você sabe o que acontece, o que as personagens pensam, você tem total controle da história junto ao narrador. Inúmeros personagens, todos com sua característica ímpar e impacto na obra. Uma narração dupla (Ora sobre uma personagem principal ora sobre outro) mostrando a elite do pensamento russo para os leitores e como eles se comportam
Renata Rezende 27/04/2021minha estante
Livro maravilhoso!

Jóice 05/03/2022

Eu acredito que tem momentos para se ler um livro, certamente esse não foi o no momento para mim. Achei muito enrolado e personagens chatos e mimados. As partes de diálogo até fluíam bem, mas as descrições e divagações dos personagens demoravam muito. Quero lê-lo em outro momento para ver se mudo de opinião.

Drica Feitosa 27/07/2020

Um clássico com uma boa linguagem...
Não foi difícil de ler, apesar de eu ter demorado quase 20 dias... Um livro singular, onde os detalhes são extremamente explorados tanto na construção dos personagens quanto na história em si.
Confesso que fiquei num sentimento ambíguo com relação a Anna, as vezes a entendia, as vezes a considerava egoísta.
O mesmo acontece com Lievin, mas não por sua persona (esta muito me encanta) mas principalmente pq no seu núcleo há demasiada narrativa filosófica sobre agricultura, sociedade e religião.
Tolstoi aborda de forma brilhante a diferença como eram tratadas as ações das mulheres com relação as mesmas ações dos homens.
Vale muito a leitura... e se quer começar um clássico, recomendo Anna Kariênina.

Kess 08/10/2022

O romance começa na casa dos Oblónski, depois de Dolly ter descoberto que Stiva, seu marido, está tendo um caso com a babá de seus filhos. Quem chega para aconselhar a esposa a desistir do divórcio é Anna, irmã de Stiva, que vive um casamento aparentemente feliz com Aleksei Aleksándrovitch. No entanto, ao decorrer da história, Anna conhece o conde Aleksei Vrónski, um jovem militar, por quem se apaixona e com quem inicia uma relação extraconjugal (que desgraçará sua vida social, como era de se esperar para uma mulher adúltera no século 19). Anna abandona o marido e vive uma vida de casada com Vrónski, enquanto adia o pedido de divórcio, pelo medo de perder a guarda do filho, Serioja.

A história também traz uma visão da sociedade russa da época com seu cotidiano, questões políticas, religiosas, modernização do trabalho do campo, injustiça, distribuição de renda, serviço público, entre outros, e ele faz isso, na minha opinião, de forma fantástica, pois os personagens são muito bem construídos, assim como os cenários e ambientações (a gente consegue imaginar as cenas facilmente).

Sobre os dois personagens principais que se destacaram:

Anna foi uma personagem complexa, lutando com suas emoções e todos os seus sentimentos. Ela certamente tinha uma personalidade muito volúvel e egoísta, mas ao mesmo tempo que seus conflitos iam crescendo ela NÃO DEIXOU DE SER INTERESSANTE.

Do outro lado temos Lievin, um personagem mais voltado para as reflexões da vida e do trabalho. Esse trás as visões filosóficas, sociais, políticas e EXTREMAMENTE CHATAS.

Esse livro foi um desafio no começo, ele é complexo, com muitos personagens principais e os nome são repetidos muitas vezes e de variadas formas o que me confundiu muito quando comecei. O que facilita a leitura é porque ele é dividido em oito partes e com capítulos curtos. Fora que, Anna Kariênina é um livro de 808 páginas que tranquilamente poderia ser contado em 200. Meu deus, que maçante!

Mas enfim, vou deixar um dos trechos que me deixou reflexiva:

"Não, eles têm de nos ensinar como viver. Não fazem a menor ideia do que é a felicidade, ignoram que sem esse amor não existe, para nós, nem felicidade, nem infelicidade? Não o existe vida."

Vanessa2056 17/08/2021

Drama, romance, traição, sociedade rica, política, ...
A minha experiência com o Tolstoi foi bem melhor do que com o Dostô (Crime e Castigo).
A história é bem construída, os aspectos e características da época fazem o leitor se sentir no ambiente da história, mas para mim o final foi um tanto óbvio. Eu recebi um spoiler do final do livro, enquanto via uma série (?), mas quis ler pra saber como que chegaria àquilo de fato.

Pode ser um bom livro para quem quer começar a ler clássicos russos. Os capítulos são curtos e as traduções estão ótimas. Não tive nenhuma dificuldade quanto a isso.

Letticia 31/08/2022

Critica ratatoulliana sobre a fofocaiada que é Anna Karênina...
Vou escrever como se fosse o Anton Ego de Ratatoullie.

De certa forma o trabalho de uma leitora é fácil, nos arriscamos pouco e temos prazer em avaliar com superioridade os que nos submetem seu trabalho e reputação. Ganhamos fama com criticas negativas que são divertidas de escrever e ler. Mas a dura realidade que nós críticos devemos encarar é que no quadro geral a mais simples porcaria talvez seja mais significativa do que a nossa critica. Mas há vezes em que um critico arrisca de fato alguma coisa, como quando descobre e defende uma novidade. O mundo costuma ser hostil aos novos talentos, as novas criações, o novo precisa ser incentivado. Ontem a noite eu experimentei algo novo. Um livro extraordinário de uma fonte inesperadamente singular. Dizer que tanto o livro, quanto quem o escreveu desafiam minha percepção sobre literatura é extremamente superficial. Eles conseguiram abalar minha estrutura.{...} Nem todos podem se tornar grandes artistas, mas um grande artista pode vim de qualquer lugar. ´É difícil imaginar origem mais humilde do que a desse gênio que escreveu Anna Karênina que é na opinião dessa leitora, nada menos do que um dos melhores livros que já li, voltarei em breve a escrita de Tolstói com muita fome.

joobeew 29/08/2022

como resenhar um livro do porte de anna kariênina? esse livro é um dos primeiros clássicos da literatura estrangeira que realmente li por conexão com a história e pelo desejo de saber o que iria acontecer no fim de tudo. anna kariênina é moldado por uma das escritas mais incríveis que tive a oportunidade de ler, uma escrita que intercala entre os detalhes excessivos e a falta deles, em alguns pontos. foi incrível a maneira como tolstói demonstrou os sentimentos e realidades de cada um dos personagens ao longo da trama, os dramas do liévin com administração da sua propriedade e a relação dos trabalhadores com a terra, a sensibilidade na narrativa de um homem morrendo de tuberculose, o parto feminino naquela época e suas nuances e, ainda mais MAGNÍFICO, o contraste entre os romances de kitty e liévin e anna e vrónski, da trágedia ao sucesso e do amor à tragédia, respectivamente. tolstói mostrou os detalhes da vida na sociedade russa tsarista, a sombra e a luz. anna kariênina é repleto de grandes reflexões, seja elas religiosas, filosóficas, políticas e, acima de tudo, humanas. é apaixonante a sensibilidade da escrita do tolstói e a maneira como ela faz o leitor mudar de posicionamentos ao longo do livro. anna kariênina é uma das maiores personagens femininas que tive o prazer de ler sobre, foi doloroso ver a forma como ela se perdeu em um amor que poderia ter sido épico, e foi mais doloroso ainda ver que todos os sentimentos e reflexões dela provinham de uma sociedade favorável ao homem, desde sempre. anna perdeu seu propósito como mulher em sociedade por consequência do fracasso do casamento, e quando notou que o amor de vrónski era tudo o que tinha, e que com a falta dele nada restaria a ela, tudo se perdeu ali.

?E, de forma viva e clara, a morte afigurou-se a Anna como o único meio de restabelecer no coração de Vronski o amor por ela, o único meio de castigá-lo e de alcançar a vitória na luta que um espírito maligno, alojado em seu coração, travava contra ele.?

acredito que todos um dia deveriam passar pela experiência de ler anna kariênina, deveria ser um daqueles livros obrigatórios da escola. a quantidade de ensinamentos e reflexões nele, podem sim mudar o processo de evolução de alguém!!!

?E atacam Anna. Por quê? Por acaso sou melhor do que ela? Pelo menos, tenho um marido a quem amo. Não do modo como eu gostaria de amar, mas eu o amo, enquanto Anna não amava o seu marido. De que ela é culpada? Ela quer viver. Deus introduziu isso em nossa alma?

pra finalizar, meu ponto de vista favorito do Liévin:

?Tendo, então, compreendido claramente, pela primeira vez, que todas as pessoas e ele mesmo nada tinham a sua frente senão sofrimento, morte e esquecimento eterno, Liévin resolveu que não era possivel viver dessa forma e que era preciso ou explicar sua vida de um modo que ela não se afigurasse uma zombaria cruel de algum demônio, ou então matar-se com um tiro.
Mas ele não fez nem uma coisa nem outra e continuou a viver, a pensar, a sentir, e até, nessa mesma ocasião, veio a casar-se, experimentou muita alegria e sentia-se feliz, quando não pensava sobre o sentido da sua vida.?
tayná. 29/08/2022minha estante
amiga, curte aqui p eu ler depois
tô lendo esse livro e tô amando!!!!

joobeew 29/08/2022minha estante
amooo!! é o maior sim, vou até te seguir pra ver seus comentários tb

Rafael 13/03/2021

"Ninguém está satisfeito com os bens que possui, mas todos estão satisfeitos com a inteligência que têm (...)"

Quando imaginamos iniciar um grande clássico russo, com mais de 800 páginas e escrito no século XIX, podemos injustamente boicotá-lo, questionando se vale a pena ou não ler uma obra desse tipo. Mas queria enfatizar que vale muito a pena! Liev Tolstói é sem dúvidas um grande escritor e sua capacidade de manter o leitor entretido e apegado aos diferentes enredos que se entrelaçam no decorrer do livro é ímpar.

Uma grande novela a qual os núcleos e personagens construídos são interligados por diferentes vínculos e despertam no leitor diferentes sentimentos, desde identificação à rejeição completa. Um dos grandes destaques dessa obra, surpreendam-se, não é Anna Kariênina, que dá nome a obra, mas Konstantin Liéven, um russo dono de uma grande propriedade rural, intelectual e que a todo momento lida com reflexões filosóficas bem profundas (que por vezes o perturbam) a respeito de diversos temas como a vida, a política, a economia e a religião. Ele com seu jeito reservado, sua firmeza em relação aos seus ideais, a paixão pelas atividades e rotina do trabalho no campo e sua bondade e docilidade com os mujiques, contribui para que o leitor crie boas conexões com esse personagem.

Uma ótima oportunidade para mergulhar nas questões da Rússia do século XIX, como o czarismo, as marcas deixadas pelo regime de servidão, a geografia e os conflitos políticos da época, e ainda, a paixão do povo russo pela bebida (especialmente a Vodca) e pelas caçadas. Todas essas questões são colocadas pelo autor de forma leve e didática. A leitura desse clássico é bem tranquila.

Por fim, para não deixar essa resenha longa, concluo indicando fortemente essa leitura. Dessa forma, será possível adentrar no universo dos Oblónski, dos Cherbátski e dos Kariênin. Agora, preparam-se! Levará um tempo para se adaptar aos nomes próprios de difícil pronúncia, tão característicos da Rússia.
Aninha 13/03/2021minha estante
Estou louca pra ler mas sempre fico um pouco intimidada haha mas ja ta na lista de proximas leituras

Mawkitas 23/04/2023

O texto manteve seu frescor numa segunda releitura
Relendo Anna Kariênina constatei que o prazer de ler Tolstói ainda estava lá todo inteiro, ainda que eu já soubesse quais seriam os rumos da trama. Esse continua sendo o maior romance da literatura mundial, na minha opinião!

Agora foi o questionamento existencial de um Liévin que está se havendo com o sentido da vida que me chamou mais atenção na leitura, possivelmente porque eu mesma penso cada vez mais nessas coisas conforme envelheço. A frustração de gerir a propriedade rural e lidar com os mil e um problemas que vão aparecendo também me fez pensar no meu trabalho no qual tudo poderia funcionar melhor, mas não funciona. Anna sofrendo sofrimentos que hoje em dia seriam muitíssimo atenuados ou inexistentes devido aos avanços nos direitos das mulheres me fez, novamente, respirar aliviada por viver em uma época diferente - o que não quer dizer que este presente seja "fácil", infelizmente.

Marcus 27/02/2023

Humanos sendo humanos
Apesar de escrito no século retrasado, e tendo com cenário um país tão distante, o livro conta a história de pessoas e, como tais, iguais a todos nós. Me impressionou a qualidade do texto, e a capacidade de retratar em detalhes situações, sem se tornar enfadonho. Um grande livro!

Carolinad 03/07/2022

Uma obra-prima
Um clássico da literatura russa que vale o título de "clássico"! Simplesmente incrível! É até difícil resumir uma obra desse porte em poucas palavras em uma resenha, mas o livro trata de personagens fictícios e complexos, que quase vivem fora das páginas pelo o que eles representam. E é uma obra que tem de tudo um pouco: religião, política, tradições culturais, diferenças sociais pela classe, a vida na aristocracia e a hipocrisia do ser humano.

Quando ouvimos falar de Anna Kariênina, ouvimos muito sobre adultério ou relacionamentos extraconjugais. Porém, é muito mais do que isso! Tolstói apresenta relações familiares conflituosas, momentos de tristezas, sofrimentos e alegrias com ações corretas ou egoístas. Ele consegue narrar da melhor e mais perfeita forma a complexidade dos relacionamentos.

Como leitora, era como se eu fizesse parte daquele universo, daquele círculo social. Foi uma leitura fácil, divertida e que me fez rir e sofrer em diversas partes. Sem dúvidas é um dos melhores livros que já li na vida!