No crepúsculo do pensamento ocidental

No crepúsculo do pensamento ocidental Herman Dooyeweerd

Resenhas - No crepúsculo do pensamento ocidental

Rodrigo.Dias 21/04/2022

Gostei muito!
Esse livro é o meu primeiro contato com o Dooyeweerd. Ele foi organizado a partir de uma série de palestras proferidas nos EUA e Canadá em 1958. Ele é considerado a porta de entrada ao pensamento de Herman Dooyeweerd.

A Filosofia da Ideia Cosmonômico é muito interessante, apesar de não ser de fácil compreensão. Dooyeweerd demonstra nesse livro que todo pensamento teórico não é autônomo, e somente pelo motivo bíblico radical (criação, queda e redenção) se alcança uma compreensão do todo. Essa é uma forma muito simples de dizer o pensamento do autor kkkkk.

?Dooyeweerd é o filósofo mais original que a Holanda já produziu?. - Langemeijer

?A razão humana não é uma substância independente; é antes um instrumento. O eu é o músico oculto que se utiliza dele. E o motivo central que rege tanto o pensamento humano quanto o próprio ego humano é de natureza central religiosa. A questão "O que é o homem? Quem é ele?" não pode ser respondida pelo próprio homem. Mas foi respondida pela Palavra-revelação que desvela a raiz religiosa e o centro da natureza humana em sua criação, queda no pecado, e redenção por Jesus Cristo. O homem perdeu o verdadeiro autoconhecimento desde que perdeu o verdadeiro conhecimento de Deus. Todos os ídolos do ego humano, que o homem projetou em sua apostasia, se quebram quando confrontados com a Palavra de Deus, que lhes desmascara a vaidade e o vazio. Somente esta Palavra, por meio de sua influência radical, pode gerar uma verdadeira reforma de nossa visão do homem e de nossa
visão do mundo temporal; e tal reforma interior é o extremo oposto do esquema escolástico de acomodação?.

Mari 20/04/2022

O propósito do livro é mostrar como o pensamenro filosófico não é autonômo. Para isso, Dooeyweerd vai desconstruindo aos poucos as falácias que foram construídas com o tempo.

O último capítulo sobre antropologia fechou o livro com chave de ouro.

A leitura do livro não é nada fácil, por isso indico que seja feita de forma lenta, sempre pesquisando o que cada coisa significa. Só descobri depois, mas ao final do livro tem um glossário que pode facilitar bastante.

marcelinho 02/08/2021

Herman Dooyeweerd, foi um dos principais nomes do neocalvinismo holandês. Dooyeweerd, foi um professor de direito e jurisprudência na universidade Livre de Amsterdam. Um dos principais filósofo neocalvinista, Dooyeweerd dedicou sua vida ao desenvolvimento de um filosofia cristã, criacional e reformada.

Esse livro, No Crepúsculo do Pensamento Ocidental, foi uma série de palestras que ele ministrou na América do norte, para difundir sua filosofia reformada. Esse livro é um resumo e guia para sua principal obra, A New Critique Of Theoritical Thought (4 volumes).

Dooyeweerd, acreditava que o homem é um ser religioso por natureza. E o coração do homem é o centro religioso. Tudo o que o homem faz, pensa e acredita, são respostas religiosas. O homem é aquilo que ama, aquilo que adora. Segundo Dooyeweerd, todas as respostas da cosmovisão de cada indivíduo, antes procede de fatores espirituais, religiosos, que está no coração. Dooyeweerd afirmava que, o coração do homem é altamente religioso. O homem foi criado para adorar. Depois da queda, o homem adora qualquer coisa, menos o Deus verdadeiro. Então, toda resposta cultura que o homem da, é uma resposta religiosa, isto inclui as revoluções.

Então, segundo Dooyeweerd, é necessário uma conversão no coração do homem. Pois a religião do coração é a causa; as filosofias e as cosmovisões são o efeito cognitivo.

Nessa obra, Dooyeweerd também fala sobre os compromissos pré- e suprateóricos. Apresenta a presença autonomia do pensamento filosófico, e outros temas. Também vale muito a pena ler o capítulo sobre história e historicismo. Dooyeweerd foi um dos principais nomes da filosofia reformada. Deixou um grande legado para a cosmovisão cristã reformacional.

Anderson Theodoro 01/05/2021

Um bom panorama
Para quem tem interesse em compreender um pouco da teologia reformada e sua visão com relação à filosofia vale a pena ler esse ensaio de Dooyeweerd.
Anderson Theodoro 02/05/2021minha estante
Na verdade é uma compilação de palestras de Dooyeweerd.