No crepúsculo do pensamento ocidental

No crepúsculo do pensamento ocidental Herman Dooyeweerd


Compartilhe


No crepúsculo do pensamento ocidental


Estudo sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico




O filósofo holandês Herman Dooyeweerd já não é um completo desconhecido no Brasil e em anos recentes vieram a lume algumas de suas obras. Sua estatura intelectual e as implicações de seu pensamento, no entanto, ainda não foram plenamente compreendidas por aqui. Por essa razão, julgamos oportuna a reedição deste No crepúsculo do pensamento ocidental, considerado por muitos uma verdadeira porta de entrada ao universo que a filosofia da ideia cosmonômica representa.

Organizado a partir de uma série de conferências proferidas nos Estados Unidos e no Canadá em 1958, Dooyeweerd aborda neste livro alguns dos temas centrais de sua obra: a pretensa autonomia do pensamento filosófico, o historicismo e o sentido da história, a distinção entre filosofia e teologia, e uma antropologia radicalmente bíblica. Em tudo isso, salta aos olhos, nas palavras de Rousas Rushdoony, “a insistência [de Dooyeweerd] em que só a filosofia verdadeiramente cristã pode ser crítica e que a filosofia não cristã é inevitavelmente dogmática”.

Ao chamar a atenção para os compromissos pré- e suprateóricos, o autor apresenta uma espécie de catálogo dos motivos básicos apóstatas dominantes: o motivo grego forma-matéria, o motivo escolástico natureza-graça e o motivo humanista natureza-liberdade. Em seguida contrasta-os com o motivo bíblico radical criação-queda-redenção e, com este conceito, empreende uma “reforma do pensamento”.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
No crepúsculo do pensamento ocidental

Similares


Resenhas para No crepúsculo do pensamento ocidental (3)

ver mais
Gostei muito!
on 21/4/22


Esse livro é o meu primeiro contato com o Dooyeweerd. Ele foi organizado a partir de uma série de palestras proferidas nos EUA e Canadá em 1958. Ele é considerado a porta de entrada ao pensamento de Herman Dooyeweerd. A Filosofia da Ideia Cosmonômico é muito interessante, apesar de não ser de fácil compreensão. Dooyeweerd demonstra nesse livro que todo pensamento teórico não é autônomo, e somente pelo motivo bíblico radical (criação, queda e redenção) se alcança uma compreensão do tod... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam1
Avaliações 4.7 / 25
5
ranking 88
88%
4
ranking 12
12%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

68%

32%

Paulo Marins
cadastrou em:
11/11/2018 10:53:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR