Em Busca de Sentido

Em Busca de Sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Neila Porto 14/06/2024

Impactante!
"Em Busca de Sentido" é um livro seminal escrito por Viktor Frankl, psicólogo e sobrevivente dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A obra não apenas relata suas experiências pessoais nos campos de concentração, mas também explora profundamente os conceitos da logoterapia, uma abordagem psicológica que Frankl desenvolveu baseada na busca do sentido da vida como força motivadora primordial do ser humano.

Frankl inicia o livro descrevendo sua chegada aos campos de concentração, onde ele enfrentou condições extremamente desumanas e crueldades inimagináveis. Apesar das adversidades, ele observou que alguns prisioneiros conseguiam manter um senso de propósito e esperança, enquanto outros sucumbiam ao desespero e à desumanização. Essa observação foi fundamental para o desenvolvimento de sua teoria psicológica.

Ao longo da obra, Frankl explora como a busca por sentido pode ser uma poderosa fonte de resiliência e capacidade de sobrevivência, mesmo em circunstâncias terríveis. Ele argumenta que, mesmo diante do sofrimento mais intenso, os indivíduos podem encontrar um propósito que os motive a seguir em frente. Frankl usa sua própria experiência e a de outros prisioneiros para ilustrar como a logoterapia pode ajudar as pessoas a encontrar significado em suas vidas, mesmo nas situações mais desafiadoras.

Além disso, "Em Busca de Sentido" oferece uma crítica profunda às teorias psicológicas predominantes da época, especialmente aquelas que priorizavam o prazer ou o poder como motores fundamentais da existência humana. Frankl argumenta que o sentido da vida é o que nos mantém vivos e nos dá a força para superar dificuldades, e que essa busca é universalmente relevante, não importando o contexto.

O livro é não apenas uma obra de testemunho histórico, mas também uma contribuição significativa para a psicologia e para o entendimento da condição humana. A prosa de Frankl é direta e profundamente reflexiva, oferecendo aos leitores insights poderosos sobre como enfrentar desafios pessoais e encontrar um propósito que dê sentido às nossas vidas.

O livro é, portanto, não apenas uma leitura inspiradora e educativa, mas também um lembrete eloquente da resiliência do espírito humano e da importância de buscar significado em todas as circunstâncias da vida.

Fabkathleen 12/06/2024

Em busca de sentido
Publicado em 1946 Em busca de sentido é um autobriografia do psicólogo Viktor E Frankl, dividida em dois momentos, o primeiro narra o período no qual foi mantido prisioneiro em diversos campos de concentração e a segunda parte do livro reune os fundamentos da logoterapia.
Destaque de trechos que gostei:
" O que importa, por conseguinte, não é o sentido da vida de um modo geral, mas antes o sentido específico da vida de uma pessoa em um dado momento"
" Viva como se já estivesse vivendo pela segunda vez, e como se na primeira vez você tivesse agido tão errado como estás prestes a agir agora."
" De acordo com a logoterapia, podemos descobrir este sentido na vida de três diferentes formas:
1) criando um trabalho ou praticando um ato
2) experimentando algo ou encontrando alguém
3) pela atitude que tomamos em relação ao sofrimento inevitável "
" Todo o ser humano tem a liberdade de mudar a qualquer instante"

" Pessoas humanas tem dentro de si ambas as potencialidades, qual ser concretizada, depende de decisões e não de condições"

Giohpny 09/06/2024

"Nossa geração é realista porque chegamos a conhecer o ser humano como ele de fato é. Afinal ele é aquele ser q inventou as câmaras de gás; mas ele é tbm aquele ser q entrou naquelas câmares de gás de cabeça erguida, tendo nos lábios o Pai-Nosso ou o Shemá Yisrael"
ViniSantip 10/06/2024minha estante
Eita como é filósofo

Larissa 09/06/2024

Indispensável para os pensantes crônicos
Como ex-paciente psiquiátrica, sobrevivente da depressão e ansiedade desde a infância, digo que esse livro é leitura obrigatória não só para todos aqueles que estão em sofrimento, mas também para todos que receberam alta mas não sabem o que fazer depois disso.

É uma leitura rápida, não é necessário ser psicólogo para ler. Tanto é que li metade em um fim de semana, mas a indigestão das situações contadas e o convite a refletir nossa vida nos obrigam a diminuir o ritmo.

O mais importante de saber é que esse livro não te dá as respostas da vida, mas te ensina a fazer as perguntas certas e a reescrever sua história.

Jhully P 07/06/2024

Entrei na leitura com expectativas muito altas e me senti frustrada pela forma ?rasa? com que o autor vai contanto as suas experiências. Embora eu saiba que o intuito do livro não é focar nos acontecimentos e sim no processo psicológico durante a vivencia do ocorrido. Mas sai de outra leitura de um sobrevivente dos campos e acabei esperando outro coisa do que recebi aqui.

Isa_Andradre 06/06/2024

Não tenho muito do que comentar, um livro bom com um enredo digamos emocionante e ótimo para quem quer saber sobre os conceitos básicos da logoterapia

Luiza.Abdala 05/06/2024

Livro muito bom, principalmente pra quem gosta de história. Eu, particularmente, não sou fã de história, mas esse livro é maravilhoso. Não considero um livro longo, então pra quem quer ter conhecimento mas não gosta de nada muito longo, esse livro é perfeito. Chorei horrores lendo. No livro o autor aborda sobre vários cenários que passou dentro de um campo de concentração, e acredite, vai mexer com você.

Rafael 04/06/2024

Assustador
A primeira parte do livro que traz relatos que o autor viveu durante os tempos em campo de concentração são talvez o ápice de crueldade da história humana, simplesmente assustador.

A segunda parte que traz os conceitos da logoterapia e uma perspectiva de vida muito interessante que vale a reflexão.

skuser02844 03/06/2024

Sou terrível com resenhas, but..
Frankl foi um cara f*da! Ele próprio teve uma vida cheia de sentido e que bom que ele compartilhou muito do que viveu.

O livro tem uma leitura muito simples, não precisa ser da área da psicologia pra entender muito do que ele traz, isso é ótimo!

Lau borri 02/06/2024

Miguel me paga ?
Li pq meu terapeuta mandou, demorei tbm p ler pq tenho que ler coisa p escola aí dificulta minha vida. Enfim, li aos poucos pq realmente é muito difícil digerir tudo o que aconteceu e a leitura é meio difícil. Mas assim, se os judeus conseguiram achar um pouco de felicidade durante os campos de concentração e depois deles se encontraram novamente e atingiram uma felicidade, pq eu não conseguiria ser feliz tbm, sendo que eu não passei por nada dessas dificuldades. O mundo é muito grande para ficar focado nos problemas de agora e não seguir em frente e não enfrentá-los. Acho que minha perspectiva mudou muito com esse livro, virou um dos meus favoritos.

null 31/05/2024

Releitura simplesmente perfeita! Frankl foi uma pessoa extraordinária e um grande psicoterapeuta!
Desde Aushwitz nós sabemos do que o ser humano é capaz. E desde Hiroshima nós sabemos o que está em jogo.

Mariana 31/05/2024

Incrível, emocionante, humano.
Não é todo mundo que tem estômago para ler o que Viktor Frankl escreveu nessas páginas. É surreal
Imaginar que tudo isso aconteceu e que a humanidade parece ter evoluído muito pouco até então.

Catpetta 24/05/2024

Impactante
É um livro que eu recomendo para todo mundo. Ele é potente, marcante, e é daqueles que tem o potencial de mudar sua vida.
A logoterapia foi fundada a partir da experiência do autor em quatro campos de concentração. Se você ler só os fundamentos da logoterapia ao final do livro, já vale a leitura. Porém recomendo fortemente ler o relato completo do livro.
Tem passagens que me marcaram muito e lembro com frequência delas no meu dia a dia.

Ruth 22/05/2024

Fazendo o seu melhor
Aprende-se a fazer o melhor, com pouco e com muita vontade.
A vontade de sobreviver é superar um campo de concentração é tudo que ele tem