Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Ju Moon 07/02/2024

É um livro forte que mostra a experiência de um psiquiatra em campo de concentração e lá ele observa a si mesmo e a outros ao seu redor, dando início ao movimento importante na Psicologia com a criação da Logoterapia, enquanto tentava sobreviver mais um dia.
Excelente!

Isabel659 03/02/2024

Em busca de sentido
Na parte que ele conta sobre como foi a experiência dele no campo de concentração é muito pesado, e me fez repensar sobre como eu estou dando valor a o que eu tenho.
A parte que ele faz um estilo reflexivo foi de bom entendimento, porém teve algumas partes que foi complicado de entender.
Em termos gerais ele fala que para vida valer a pena tem que ter um sentido
E cita Nietzsche: " quem tem um porquê alguenta o como".

lpriante 01/02/2024

Principalmente a parte final do livro é extremamente edificante, te faz refletir e é difícil não concordar com o autor. Quem tem um porquê suporta qualquer como.

milly 01/02/2024

"somos desafiados a mudar nós mesmos"
Sinto que li esse livro no momento errado da minha vida, talvez se tivesse lido há uns anos atrás ele teria me empolgado muito mais. é triste que usem esse livro pra reforçar a ideia patética da existência de uma psicologia cristã. bom livro, bom autor, grandes ensinamentos.

Pr. Gabriel Costa 31/01/2024

4,5 Estrela
Um livro fascinante é possível sentir fortes emoções, com a narração ainda que não tão detalhada do horrível holocausto humano vivido pelos judeus.

Em minha análise, o livro se divide em duas partes, a primeira sobre as narrativas dos fatos sofridos nos campos de prisão e a segunda uma abordagem sobre psicanálise.

A grande temática ou melhor lição do livro que posso aplicar em minha vida é que todo homem deve entender qual é o seu sentido de viver e imaginar se ao fim da vida não irá se arrepender das escolhas que fez. Parafraseando você pode decidir viver o hoje como se fosse ontem, e ter a oportunidade de não cometer o erro que está prestes a fazer.

Sim, eu posso escutar o seu, ham!?. É tudo uma questão de percepção do motivo da sua vida, onde muitos erros, fobias e traumas são corrigidos e superando, mudando apenas o paradigma.

Valeu cada minuto investido.

Gi Santos 31/01/2024

Em busca de sentido.
O início do livro é bem interessante e ainda mais os relatos sobre os campos de concentração que não me canso de ler sobre é sempre me surpreende muito. Depois vai ficando (na minha opinião) um pouco mais chato, mas ainda sim um bom livro.

Maria 30/01/2024

Encontre sentido em seu sofrer?
Leitura inspiradora!

Recomendo muito para aqueles que assim como eu, tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a Logoterapia e seu fundador.

Sendo um convite a reflexão sobre aspectos da existência humana como sofrimento, morte, aflição e acima de tudo a vontade de sentido (propósito e sentido para o qual viver).

?Quando já não somos capazes de mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós próprios?.

? O sofrimento deixa de ser sofrimento

quando encontra um sentido?.

?Transformar tragédia pessoal em triunfo?.

?Aceite o desafio de sofrer com bravura?.

?Ter sido é a mais segura forma de ser?.

?Quem tem por que viver aguenta quase todo como? ~ Nietzsche

?Temo somente uma coisa: não ser digno do meu tormento? ~ Dostoievsky

Gabriela3445 29/01/2024

Uma história inspiradora
O livro todo vamos nos deparando com a história inspiradora de Viktor, mas no último capítulo somos presenteados com uma explicação sobre a logoterapia.
Viktor afirma que viveu na prática tudo o que estudou, pensou e escreveu sobre a teoria.
Gostei bastante e recomendo, principalmente para quem deseja conhecer um pouco mais desse autor.
Canoff 29/01/2024minha estante
Esse livro é uma análise do livro original ou é uma releitura de Em Busca de Sentido, do Frankl?

Emanuele153 29/01/2024

Em Busca de Sentido
O livro narra um pouco da vida do autor durante o período em que permaneceu nos campos de concentração e traça um paralelo com a saúde mental. Mais que qualquer outra coisa: ele propõe a ensinar sobre o sentido da vida. Viktor E. Frankl relata as fases psicológicas dos prisioneiros de tais campos, como passam de uma falsa ideia de indulto, chegam a parte da apatia (onde nada mais tem significado, deixem de sentir) até a sua libertação.

O livro também trás os conceitos de Logoterapia, um tipo de psicologia desenvolvida pelo autor. Em suma, a Logoterapia é a busca pelo sentido da vida.

Eu amei essa leitura, em vários momentos tive vontade de chorar com os relatos, e com como o ser humano consegue se desligar de todos os seus sentimentos se colocado sob determinadas condições. É interessante citar que, parafraseando Viktor, o sentido da vida não é o mesmo para todos. Pelo contrário, ele é mutável, e também varia de acordo com o momento em que a pessoa se encontra. Assim como uma frase muito famosa aponta "não é possível banhar-se duas vezes no mesmo rio", pois tudo está em constante mudança, assim como o sentido que damos para nossas vidas.

Mareufq 28/01/2024

No que tange ao sentimento de falta de sentido, no entanto, não devemos esquecer que, em si, ele não é uma questão de patologia: mais do que ser sinal e sintoma de uma neurose, eu diria que é a prova da humanidade da pessoa. Mas, embora não seja causado por nada patológico, este sentimento bem pode causar uma reação patológica; em outras palavras, é potencialmente patogênico. Pensamos na síndrome neurótica de massa tão presente na jovem geração: há ampla evidência empírica de que as três facetas desta síndrome - depressão, agressão, dependência de drogas - são devidas ao que se chama em logoterapia "o vazio existencial", um sentimento de vacuidade e de falta de sentido.

Fernanda.Santos 27/01/2024

Simplesmente incrível. Apesar dos termos técnico o autor consegue passar as informações de forma que um leigo no assunto (como eu) consegue compreender.

Ana Caroline 26/01/2024

Esperava mais, mas vale a pena!
Eu esperava mais, achei a segunda parte do livro mais maçante de ler, acho porque ficou muito teórico. Mas enfim, eu achei muito boa a leitura, é um livro denso, difícil de ler sem se impressionar com tantas atrocidades.

Gustavo616 25/01/2024

Interessante
É livro muito sucinto, mas com ótimos exemplos relacionados que o autor deseja apresentar. Para que quer saber um pouco mais sobre logoterapia, o autor separa uma parte do livro apenas sobre o assunto e, particularmente, foi muito interessante saber um pouco mais sobre essa psicoterapia.

Nati 25/01/2024

Todos deveriam ler
Aquele livro que todos deveriam ler, mas de coração aberto para compreender tudo que o autor quis passar nesse livro sobre quem é o ser humano.