Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Luciana637 14/06/2023

Resiliência
Esse livro é fantástico. Atualmente estou sendo acompanhada por psiquiatra e psicólogo, o livro realmente faz você refletir acerca do sentido da sua vida e o sentindo do sofrimento que estás ou precisarás passar. É um livro sensível e aborda temas como 2 guerra mundial, campos de concentração e como buscar o sentido da vida estando em condições miseráveis. É uma ótima leitura para quem se encontra em um estado de sofrimento como eu, ou para quem quer refletir o sentido de sua vida como um todo. Obrigada, Victor Franck.

Rodrigo946 10/06/2023

O Ser Humano
Livro escrito por Viktor Frankl, pai da Logoterapia, que passou por um campo de concentração na segunda guerra mundial. O livro é interessantíssimo sob o ponto de vista de aprendizado e entendimento sobre nossos comportamentos e vaidades, contudo precisa ser lido de forma imparcial, pois percebe-se um viés pre-conceituoso do próprio autor que, mesmo tendo passado por momentos terríveis da nossa história, coloca-se em certos posicionamentos duvidosos. Enfim, o ser humano.

Juliana Krapas 09/06/2023

Visão diferente
Nunca teria imaginado como seria a visão de um prisioneiro na segunda guerra mundial. Não temos nada nesta vida além da nossa alma.

Moreira 06/06/2023

A psicologia no campo de concentração
O livro é dividido em duas partes. Na primeira, o autor expõe alguns relatos de suas experiências nos campos de concentração durante a segunda guerra mundial. Na segunda, a partir de suas experiências Viktor Frankl discorre sobre conceitos da logoterapia, uma abordagem clínica neuropsicológica focada na busca pelo sentido da vida.

A leitura da primeira parte é de fácil compreensão, fluida, dividida em tópicos curtos. Na segunda, a leitura fica um pouco mais complexa, mas nada tão complicado. O livro é muito bom, tanto para quem busca por relatos dos horrores praticados pelos nazistas, quanto para aqueles que o interesse esteja no estudo da escola de psicologia de Frankl.

Quando prisioneiro no campo de concentração, o autor buscou, na medida do possível, analisar como um observador externo - fundamental para uma análise clínica - os aspectos psicológicos da chegada, do cotidiano e da libertação dos prisioneiros. Tais relatos ora dão dimensão sobre esse período tão sombrio na história humana, ora nos revelam o que se passava no psicológico das vítimas de tamanha crueldade.

Recomendo a leitura.

Barbara193 06/06/2023

?????
Viktor Frankl fundou uma teoria psicológica, embasada na sua vivência dentro dos campos de concentração.

O livro não narra somente a experiência pessoal, mas descreve acontecimentos/vivências de outros aprisionados, com a perspectiva da psicologia. Inicialmente, faz uso da psicanálise e ao longo de sua experiência desenvolve a logoterapia para tentar explicar/justificar o porquê alguns quebraram o paradigma da morte iminente naquele (des)ambiente.

Para ficar mais claro, busquei mais sobre a logoterapia, ela é formada de uma pirâmide, que tem como base o: livre arbítrio, responsável pela liberdade de podermos encontrar sentido nas nossas experiências e no que fazemos; no meio ?desejo/ânsia? por sentido, que é nossa principal motivação para viver e nosso desejo por encontrar o sentido da vida; e no topo: o sentido da vida, que trata de encontrar sentido sob quaisquer circunstâncias, mesmo em situações de extrema vulnerabilidade.

Viktor Frankl tal qual sua pupila/incentivador de Edith Eger (a quem ler essa resenha, recomendo a Bailarina de Auschwitz, que é a Edith) conseguiu transcender a dor e transformá-la em ciência, conhecimento e nos permite aprender, a não repetir e buscar sentido em cada dia da vida.

?Um dia demora para passar, mas a semana é rápida?. Uma frase do livro que cabe para nos olharmos com mais cuidado e analisarmos o que nos faz sentido.

Perfeito!
?????

Suelen.Hornung 06/06/2023

Não gostei do caminho que o livro tomou. Diferente do que dizem, não acredito que seja uma leitura para quem busca "ver o lado bom da vida". No fim eu estava certa porque nenhum livro sobre o holocausto tem (e deveria ter) esse viés.

Marta__A 03/06/2023

Um livro bom, onde o autor fala sobre o sentido da vida e sua experiência nos campos de concentração nazistas, durante a segunda guerra mundial. Uma narrativa que te faz pensar muito, na beleza e crueldade do ser humano, na sua fé e humanidade.

Kellen.Pianetti 31/05/2023

A liberdade espiritual e luta pela vida
No campo de concentração as coisas não são fáceis. Surtos frequentes e a luta por se manter vivo, traz uma reflexão do que realmente é importante para o ser humano

Micaelly.Santos 30/05/2023

Uma boa leitura, trás boas reflexões para vida e a logoterapia é bem interessante. guardarei muitas coisas para a vida.

Catiarribeiro 28/05/2023

Em busca de sentido
Sabe quando você acaba de ler um livro e sua cabeça não para de fazer questionamentos? É assim que estou.

É possível sim, encontrar sentido nos momentos bons e ruins, tudo depende de como enxergamos.
É aquilo?. ?O copo está meio vazio ou meio cheio?? Vc DECIDE como quer ver.

MSaverna 27/05/2023

Arrebatador!
Um livro que mexe com a alma da gente. Estou apaixonada por Viktor Frankl. Que ser humano incrível!! A maneira como ele mostra a realidade concreta do campo de concentração e os caminhos que podem ser escolhidos é de nós fazer parar? respirar e pensar: que sentido estamos dando a nossas vidas e que escolhas temos feito?
Excelente livro! Não à toa, está na 42ª edição!

_anagaiao 25/05/2023

Qual o Sentido da vida?
Certo dia, algumas semanas atrás, a pergunta que escolhi como título resolveu me assombrar. Sorrateiramente, nos meus momentos de prazer. A dúvida é benção e maldição, sendo este segundo para os ansiosos o maior dos tormentos.

Era Terça-Feira, a noite, quando não aguentei mais tanto vazio. Sendo assim, vomitei ao meu psicólogo (em palavras) todas as dores da minha atual existência. E foi assim quando felizmente conheci esta obra. Por meio da indicação daquele quem deveria ganhar o dobro para escutar todos os meus tormentos em plena Terça Feira. Obrigada Danilo, gratidão etern pela indicação.

A logoterapia vai trabalhar, justamente, com a busca pelo sentido na vida. E o genial Viktor Frankl, pai da abordagem, utiliza-se da situação mais capaz de provocar o vazio existencial naqueles em si acometidos: o campo de concentração; O qual ele mesmo vivenciou.

Tanto os relatos de sua horrenda prisão, quanto a tese logoterápica em si são fantásticos.

A logoterapia, ao contrário do que muitos pensam, não é a resposta exata de como preencher esse vazio. Mas sim, age como ferramenta para guiar o indivíduo atingir o objetivo. Afinal, o único capaz de enxergar sentido na própria existência é o ser questionando esta.

Recomendo a leitura para aqueles, como eu, em busca do que viver para, os psicotrabalhistas interessados em aprimorar seu trabalho e os curiosos de plantão.

Denso; Trágico; Genial; Lindo.

Obrigada Viktor Frankl.

lucas.pinheiro.5815 24/05/2023

A busca pelo sentido, apesar do sofrimento.
Título: Em busca de sentido
Autor: Viktor Frankl
Ano: 1946
Publicado em 1946 (no ano seguinte ao final da 2ª Guerra Mundial), “Em Busca de Sentido” é um daqueles livros cuja grandeza é inversamente proporcional ao seu tamanho. O livro foi escrito por Viktor Frankl, um psiquiatra austríaco que viveu por 4 anos em diferentes campos de concentração.
Na primeira parte do livro, Frankl fala de situações vivenciadas nos campos de concentração, destacando como funcionava a mente dos prisioneiros ao passar por situação extremas, com privações totais das mais diversas naturezas. Há relatos de mortes por inanição, crueldade entre prisioneiros e até canibalismo. É um livro duro e, ao mesmo tempo, necessário.
Nessa experiência extrema de convivência, Frankl conta como é surpreendente a capacidade de o homem sempre estar numa situação em que ele é capaz de fazer escolhas, responsabilizando-se pelos seus próprios atos. Há muitas frases e passagens marcantes no livro, mas vou escolher duas que estão diretamente ligadas a essa questão do poder de escolha e denotam uma realidade inafastável (mesmo num contexto em que a liberdade de escolha esteja bastante reduzida e se trate de uma situação de muito sofrimento):
“Podem roubar tudo de um homem, salvo uma coisa: a última das liberdades humanas – a escolha da atitude pessoal frente a um conjunto de circunstâncias – para decidir seu próprio caminho.”
“Dostoievski afirmou certa vez: “temos somente uma coisa: não ser dino do meu tormento””

Cintia 17/05/2023

Reflexão interior
A leitura desse livro é simplesmente necessária a cada um. Viktor relata através de uma visão psicológica os horrores que aconteceram nos campos de concentração de judeus da 2° Guerra Mundial - vivenciados na ?pele? pelo próprio autor. O livro te faz refletir muito e em vários momentos me parecia estar vendo um filme e ao mesmo tempo me pegava surpresa (e horrorizada) pelas coisas que tantos assim como Viktor passaram. Há uma segunda parte no livro, a qual o autor expõe um pouco da sua teoria psicoterápica a ?Logoterapia? que resumidamente é o estudo do sentido da vida. Viktor explica como é vital para os indivíduos possuírem um sentido que norteia a vida, pois é justamente isso que mantém e move a vida de cada um - e que foi justamente as pessoas que tinham um sentido na vida que mais tiveram maiores chances de sobrevivência nos campos de concentração. Indico 100% a leitura, principalmente se você gosta de historia e psicologia!

Luiza 10/05/2023

Quem se interessa pelo assunto abordado, vale a pena a leitura. Confesso que é um assunto muito sensível para mim e quase abandonei o livro?
Chorei em muitos relatos e como me interesso por psicologia, foi interessante conhecer a Logoterapia e o autor.