Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Thais.Gama 01/05/2023

Compreendendo como é possível sobreviver ao sofrimento
O livro relata a experiência do próprio autor nos campos de concentração pelos quais passou e como sua visão de psicanilista faz a leitura desses anos, tantos seus quanto de companheiros, relatando momentos de alegria, de fuga mental para poder aguentar os horrores vistos e vividos diáriamente.

No final apresenta a logoterapia, fundamentada por ele mesmo, que busca levar ao paciente a consciência pelo seu propósito de vida, seu sentido para fazer o que faz, que é sempre individual e pode ser encontrado em 3 esferas: através de um trabalho ou realização de um ato; experimentando algo como a bondade, verdade, beleza, cultura ou encontrando lguem, ou seja, amando verdadeiramente, através do amor poder enxergar potencialidades no outro e capacitá-la; pela atitude que tomamos frente ao sofrimento inevitável, em converter essa dor em uma conquista.

Também relata que a função do terapeuta é sempre entender a realidade do paciente e apresentar as ferramentas dentro do universo dele. Que não existe um propósito de vida coletivo, que o ser humano escolhe esse sentido. Que somos mutáveis, assim como o nosso sentido. Nunca SOMOS e sempre ESTAMOS, o meio não dita nossas ações, ESCOLHEMOS como agir.

Eduardo 27/04/2023

119.104
Eu reli o livro e mudei a nota de 4,5 para
5!

Muito bom! O autor é um sobrevivente!
O livro é excelente! O relato dele sobre os campos de concentração é impressionante!
William Camargo 02/05/2023minha estante
Eu tenho esse, tão logo lerei também!

Susana.Claro 26/04/2023

Em busca de um sentido
Gostei muito de ler. Faz-nos refletir e damos por nós a pensar "é verdade". Uma boa forma de colocar as coisas em perspetiva, e de iniciarmos a nossa própria busca de sentido nesta vida.
"Vive como se estivesses a viver pela segunda vez e tivesses feito tudo mal na primeira vez!"

Dominoni 25/04/2023

Para quem busca a área da psicologia
Ele é um livro bem diferente dos demais sobre sobreviventes, faz toda uma análise como uma pessoa se sente sendo isolada e sofrendo no campo de concentração.

Isadorarofrt 21/04/2023

Quem tem por quê viver, aguenta quase qualquer como.
Essa foi a frase central do livro. Obrigada por ela, Nietzsche. Obrigada por esse livro, Viktor. Obrigada por nos mostrar a essencialidade de ter um propósito na vida, por mostrar como suportar TANTO sofrimento. Não sei se posso classificar esse livro, já que se trata de uma não-ficção, mas retirei 1 ?? porque não gostei muito da parte final do livro onde ele fala sobre a logoterapia, provavelmente estudantes de psicologia irão adorar, eu fiquei um tanto quanto sem paciência?. Mas é um livro e tanto!

Laís 19/04/2023

O sentido da vida
Livro excelente que conta com um relato sensível e ao mesmo tempo embasado na perspectiva de carreira do autor. Possui muitas reflexões interessantes sobre a vida e sobre a morte e, principalmente, sobre o sentido da vida.

manuslibrary 17/04/2023

Profundo.
A história do Frankl é incrivel, ele divide seu livro entre: relato dentro do campo de concentração e a filosofia da Logoterapia. Se você não está tão acostumado a ler livros mais reflexivos e filósoficos, como eu, pode ficar travando em alguns momentos rsrs. Demorei um tempo pra conseguir ler tudo e digerir bem, mas com certeza vale muito a pena.

Julio.Roncato 14/04/2023

Incrível
Simplesmente uma história muito triste só de a realidade dos prisioneiros no campo de concentração. Mas, ao mesmo tempo uma aula de desconstrução das respostas humanas em meio aquele inferno. Além disso, o autor mostra as bases da Logoterapia, sua linha de tratamento psicológica.
Simplesmente uma obra de arte para engrandecer o leitor.

Fernanda 13/04/2023

Há sentido no sofrimento?
Incrível como o autor conseguiu encontrar sentido na vida em meio a dor de ter sua família separada pelos campos de concentração e de receber o tratamento brutal dos nazistas dos campos. Ao ser liberado, ao fim da guerra, soube que seus pais, esposa (que estava grávida quando foi enviada ao campo) e irmão não estavam mais vivos.
A descrição de suas vivências no campo até a metade do livro é de extrema importância para a compreensão da Logoterapia e sua forma de abordagem no tratamento de pessoas que perderam ou não encontram sentido na vida.
A leitura não é densa, é de fácil compreensão e provoca diversas reflexões. Ainda preciso reler minhas anotações sobre o livro e digeri-lo um pouco mais.
Deixo aqui alguns trechos que me marcaram.

?Quem não vivenciou pessoalmente a situação reinante num campo de concentração não faz a menor idéia da radical insignificância a que se reduz o valor da vida do indivíduo ali internado.?

?Quem tem por que viver pode suportar quase qualquer como.?, Nietzsche

?O ser humano é capaz de mudar o mundo para melhor se possível, e de mudar a si mesmo para melhor se necessário.?

?O amor pouco tem a ver com a existência física da pessoa.?

?Confundir a dignidade do ser humano com mera utilidade surge de uma confusão conceptual que, por sua vez, pode ser atribuída em suas origens ao neolismo contemporâneo transmitido em muitas universidades e psicanálises.?

?Porque o mundo está numa situação ruim. Porém tudo vai piorar ainda mais se cada um de nós não fizer o melhor que pode.?

Michelle 09/04/2023

Em busca de sentido
Que livro!
Excelente e com muito conhecimento pra vida, para refletirmos, e oportunidade de mudanças de olhares e comportamentos.

Sergio139 07/04/2023

Liberdade e responsabilidade
Uma história inspiradora, onde damos valor a vida, a liberdade e a responsabilidade individual, não achando desculpas, mas respostas sinceras e observações verdadeiras, sem julgamentos precipitados. Em busca de sentido é leitura obrigatória para quem quer se tornar forte, diante de um mundo cada vez mais frágil. Boa leitura a todos que aceitarem esse desafio.

alibookks 05/04/2023

Essencial!!!!
É um livro voltada para uma das linhas da psicoterapia: a logoterapia, Victor Frankl( "Pai da logoterapia") trouxe uma vertente na qual trás questionamento e sentido sobre um propósito de vida e como desenvolvimento, ele trouxe contando sobre sua história como judeu em 4 campos de concentração, pra mim foi inédito e interessante, porém, chegou na segunda parte do livro que trata-se da tese e desenvolvimento da logoterapia, e achei arrastada.( p.s: eu contando com esse, estava lendo 3 livros ao mesmo tempo, então não sei se ajudou). E para aqueles que estudam psicologia ou que gostam da área, leiam!!!!!

Arthur Bernard 05/04/2023

Uma leitura de amadurecimento e clareza
Diante de uma sociedade que gosta de culpar terceiros por causa de suas dificuldades pessoais e que gosta de potencializar seus traumas para justificar seus fracassos, esse livro é um saudável banho de água fria.

Para aqueles que não vivem nessa condição de projetar suas limitações no outro, é um renovo é uma aula de como lidar com a sociedade covarde e apática em que vivemos.

Paty AZ 03/04/2023

Reflexões sobre o sentido da vida
Acredito que a obra traz reflexões importantes sobre o sentido do sofrimento, analisando, em conjunto, questões como liberdade e responsabilidade.
Não se trata de uma reflexão rasa sobre adaptação a uma situação corriqueira e sim sobre sofrimentos extremos dos quais o autor foi vítima e testemunha e de como pessoas se tornaram algozes de outras.
A frase "o que é, então, um ser humano? É o ser que sempre decide o que ele é." é marcante e profunda. Como psicóloga, me sinto desafiada a pensar a subjetividade humana como atravessada pela sociedade, pela cultura e por fatores biológicos. O livro ajuda a refletir sobre outros fatores: o intrínseco, a dignidade e o poder de decisão.