Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Daniaquarela 04/04/2024

A importância de um propósito
Na primeira parte do livro o autor relata sua experiência no campo de concentração, e mostra a desumanização e perda da vontade e expectativa de vida. E entre diversos temas trabalhados no livro, ele destaca a compreensão do sofrimento humano e a importância de ter um sentido, propósito na vida, o que leva à segunda metade do livro.

A logoterapia, conhecida como psicoterapia do sentido da vida, concentra-se na busca por sentido da existência humana e podemos aprender muito ao ler sobre ela, pois nos traz uma nova perspectiva. Recomendo muito a leitura do livro, é emocionante e impactante.

"A busca por sentido certamente pode causar tensão interior em vez de equilíbrio interior: Entretanto, justamente esta tensão é um pré-requisito indispensável para a saúde mental. Ouso dizer que nada no mundo contribui tão efetivamente para a sobrevivência, mesmo nas piores condições, como saber que a vida da gente tem um sentido."

myhtuck 02/04/2024

Em busca de sentido
Viktor Frankl, médico psiquiatra, foi prisioneiro da Gestapo por 3 anos. No livro, relata sua experiência em meio a pés atrofiados pelo frio, sujidades, violência gratuita e refeições reduzidas a sopas ralas e pedaços de pão.

"Todos sabiam o que significava Auschwitz."

Nota: 3/5

Jéssica 31/03/2024

É possível aprender muito com o livro todo, mas a última parte me impactava a cada novo parágrafo. Vontade de reler a cada crise depressiva.

Francisco 29/03/2024

Gostei
Acho que agora respeito mais a psicologia que antes

é bonito o amor que ele tem pelo que faz

e muito doido como as conclusões dele conversam com várias coisas da cultura tipo fernando pessoa, vinicius de moraes e "about time" (filme)

achei otimista demais, talvez o sofrimento dele tenha permitido desenvolver essa resiliência sei lá

talvez volte a ler mais livros de intelectuais dessa área

Lara 26/03/2024

Recomendaram essa leitura em uma crise depressiva, repensar o sentido da minha vida depois de uma perspectiva desesperadora de um campo de concentração interessante, não por comparação, mas pelo sentido da logoterapia.

Lucas1429 26/03/2024

O livro que te leva pro outro lado
Confesso que foi uma leitura difícil para mim, mas que valeu a pena. Ler as memórias de Viktor é como vivê-las por um vislumbre de dor e felicidade.

Felicidade? Sim. Apesar de toda a dor e sofrimento, de dias em que a vontade de desistir foi grande - ele provou que ter um propósito na vida pode te fazer criar raízes no chão capazes de te levar aos céus. Um propósito não pode ser concreto, cada um tem o seu e se não tem, precisa criá-lo.

Há também descrito, o desenvolvimento e a explicação breve da logoterapia e como poderíamos aplicar um pouco de sua sabedoria em nossas vidas.

Trecho favorito:

"Se naquela ocasião tivesse sabido: minha esposa está morta - acho que este conhecimento não teria perturbado meu enlevo interior naquela contemplação amorosa. O diálogo intelectual teria sido intenso e gratificante em igual escala. Naquele momento, me apercebo da verdade: põe-me como selo sobre o seu coração... Porque o amor é forte como a morte. (Cântico dos cânticos 8.6).

Nil 25/03/2024

Um livro sobre sentidos
O autor, como todos sabem, passou pelos campos de concentração nazistas onde os prisioneiros eram muito humilhados, maltratados, onde ele passou por muitas situações difíceis. Não havia chance de fugir e todos tinham uma sobrevida naquele lugar.
Mesmo em um situação tão degradante ele conseguiu sobreviver devido pois acreditava que a vida esperava muito dele ainda.

NatAlia351 24/03/2024

Uma nova perspectiva sobre a vida
O livro é autobiográfico, mas não busca ser simplesmente isso. O foco dele é analisar psicologicamente os prisioneiros judeus durante a segunda guerra mundial e como era a rotina deles dentro dos campos de concentração.

É uma obra muito boa exatamente por mudar o foco de abordagem do nazismo para algo mais importante: a capacidade do homem de buscar um sentido pra vida e manter a esperança de que coisas melhores acontecerão.

A linguagem é simples e é bem objetiva. Gostei muito do livro, porque foi escrito com muita simplicidade, mas densidade de conteúdo.

Vale a pena dar uma chance, principalmente se sua vida anda meio sem propósito ou se você enfrenta alguma crise existencial.

gustavoclr 24/03/2024

Autoajuda
Fui ler acreditando que fosse relatos dos campos de concentração com alguns insights de psicologia. E ate é! Mas os 40% final do livro são puramente discursos de autoajuda e teorias da psicologia, extremamente entediante pra quem não é da área.

Gigio 22/03/2024

Neste livro, Frankl explora suas experiências nos campos de concentração nazistas e como encontrou significado e propósito mesmo diante do sofrimento extremo. Ele desenvolve a teoria da logoterapia, que enfatiza a busca do sentido da vida como a força motriz fundamental dos seres humanos. A obra oferece uma perspectiva poderosa sobre a resiliência humana e a capacidade de encontrar esperança mesmo nas circunstâncias mais desumanas. Com uma escrita perspicaz e comovente, nos inspira a refletir sobre nossas próprias vidas e a encontrar significado em meio aos desafios. Este livro atemporal continua a impactar e transformar vidas ao redor do mundo, sendo uma leitura essencial para todos que buscam compreender o poder da esperança.

Eduarda2472 18/03/2024

Acho que todo mundo em algum momento da sua vida deveria ler esse livro. é um livro pequeno mas cheio de questionamentos, ensinamentos e histórias. em vários momentos me vi tendo a necessidade de fechar o livro para conseguir raciocinar tudo que li, porque certas cenas eram fortes demais para que pudesse passar como se não fosse nada.
além do autor retratar o que milhares de pessoas, infelizmente, tiveram que passar,ele também mostra como é possível encontrar um sentindo nos momentos mais conturbados.

Edianara.Lino 18/03/2024

Obra maravilhosa, todo mundo deveria ler ao menos uma vez na vida. Viktor Frankl passou por experiência própria o despojamento da dignidade humana e até aonde o ser humano pode ir. Pode apreender sua própria teoria no corpo e na mente.
"Quem tem por que viver aguenta quase todo como" - Nietzsche

Mariana113 16/03/2024

Criador da Logoterapia.
?Nossa geração é realista porque chegamos a conhecer o humano como ele de fato é. Afinal, ele é aquele ser que inventou as câmaras de gás de Auschwitz; mas ele é também aquele ser que entrou naquelas câmaras de gás de cabeça erguida, tendo nos lábios o Pai-Nosso ou o Shemá Yisrael.?