Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

lpriante 01/02/2024

Principalmente a parte final do livro é extremamente edificante, te faz refletir e é difícil não concordar com o autor. Quem tem um porquê suporta qualquer como.

milly 01/02/2024

"somos desafiados a mudar nós mesmos"
Sinto que li esse livro no momento errado da minha vida, talvez se tivesse lido há uns anos atrás ele teria me empolgado muito mais. é triste que usem esse livro pra reforçar a ideia patética da existência de uma psicologia cristã. bom livro, bom autor, grandes ensinamentos.

Pr. Gabriel Costa 31/01/2024

4,5 Estrela
Um livro fascinante é possível sentir fortes emoções, com a narração ainda que não tão detalhada do horrível holocausto humano vivido pelos judeus.

Em minha análise, o livro se divide em duas partes, a primeira sobre as narrativas dos fatos sofridos nos campos de prisão e a segunda uma abordagem sobre psicanálise.

A grande temática ou melhor lição do livro que posso aplicar em minha vida é que todo homem deve entender qual é o seu sentido de viver e imaginar se ao fim da vida não irá se arrepender das escolhas que fez. Parafraseando você pode decidir viver o hoje como se fosse ontem, e ter a oportunidade de não cometer o erro que está prestes a fazer.

Sim, eu posso escutar o seu, ham!?. É tudo uma questão de percepção do motivo da sua vida, onde muitos erros, fobias e traumas são corrigidos e superando, mudando apenas o paradigma.

Valeu cada minuto investido.

Gi Santos 31/01/2024

Em busca de sentido.
O início do livro é bem interessante e ainda mais os relatos sobre os campos de concentração que não me canso de ler sobre é sempre me surpreende muito. Depois vai ficando (na minha opinião) um pouco mais chato, mas ainda sim um bom livro.

Maria 30/01/2024

Encontre sentido em seu sofrer?
Leitura inspiradora!

Recomendo muito para aqueles que assim como eu, tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a Logoterapia e seu fundador.

Sendo um convite a reflexão sobre aspectos da existência humana como sofrimento, morte, aflição e acima de tudo a vontade de sentido (propósito e sentido para o qual viver).

?Quando já não somos capazes de mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós próprios?.

? O sofrimento deixa de ser sofrimento

quando encontra um sentido?.

?Transformar tragédia pessoal em triunfo?.

?Aceite o desafio de sofrer com bravura?.

?Ter sido é a mais segura forma de ser?.

?Quem tem por que viver aguenta quase todo como? ~ Nietzsche

?Temo somente uma coisa: não ser digno do meu tormento? ~ Dostoievsky

Gabriela3445 29/01/2024

Uma história inspiradora
O livro todo vamos nos deparando com a história inspiradora de Viktor, mas no último capítulo somos presenteados com uma explicação sobre a logoterapia.
Viktor afirma que viveu na prática tudo o que estudou, pensou e escreveu sobre a teoria.
Gostei bastante e recomendo, principalmente para quem deseja conhecer um pouco mais desse autor.
Canoff 29/01/2024minha estante
Esse livro é uma análise do livro original ou é uma releitura de Em Busca de Sentido, do Frankl?

Emanuele153 29/01/2024

Em Busca de Sentido
O livro narra um pouco da vida do autor durante o período em que permaneceu nos campos de concentração e traça um paralelo com a saúde mental. Mais que qualquer outra coisa: ele propõe a ensinar sobre o sentido da vida. Viktor E. Frankl relata as fases psicológicas dos prisioneiros de tais campos, como passam de uma falsa ideia de indulto, chegam a parte da apatia (onde nada mais tem significado, deixem de sentir) até a sua libertação.

O livro também trás os conceitos de Logoterapia, um tipo de psicologia desenvolvida pelo autor. Em suma, a Logoterapia é a busca pelo sentido da vida.

Eu amei essa leitura, em vários momentos tive vontade de chorar com os relatos, e com como o ser humano consegue se desligar de todos os seus sentimentos se colocado sob determinadas condições. É interessante citar que, parafraseando Viktor, o sentido da vida não é o mesmo para todos. Pelo contrário, ele é mutável, e também varia de acordo com o momento em que a pessoa se encontra. Assim como uma frase muito famosa aponta "não é possível banhar-se duas vezes no mesmo rio", pois tudo está em constante mudança, assim como o sentido que damos para nossas vidas.

Mareufq 28/01/2024

No que tange ao sentimento de falta de sentido, no entanto, não devemos esquecer que, em si, ele não é uma questão de patologia: mais do que ser sinal e sintoma de uma neurose, eu diria que é a prova da humanidade da pessoa. Mas, embora não seja causado por nada patológico, este sentimento bem pode causar uma reação patológica; em outras palavras, é potencialmente patogênico. Pensamos na síndrome neurótica de massa tão presente na jovem geração: há ampla evidência empírica de que as três facetas desta síndrome - depressão, agressão, dependência de drogas - são devidas ao que se chama em logoterapia "o vazio existencial", um sentimento de vacuidade e de falta de sentido.

Fernanda.Santos 27/01/2024

Simplesmente incrível. Apesar dos termos técnico o autor consegue passar as informações de forma que um leigo no assunto (como eu) consegue compreender.

Ana Caroline 26/01/2024

Esperava mais, mas vale a pena!
Eu esperava mais, achei a segunda parte do livro mais maçante de ler, acho porque ficou muito teórico. Mas enfim, eu achei muito boa a leitura, é um livro denso, difícil de ler sem se impressionar com tantas atrocidades.

Gustavo616 25/01/2024

Interessante
É livro muito sucinto, mas com ótimos exemplos relacionados que o autor deseja apresentar. Para que quer saber um pouco mais sobre logoterapia, o autor separa uma parte do livro apenas sobre o assunto e, particularmente, foi muito interessante saber um pouco mais sobre essa psicoterapia.

Nati 25/01/2024

Todos deveriam ler
Aquele livro que todos deveriam ler, mas de coração aberto para compreender tudo que o autor quis passar nesse livro sobre quem é o ser humano.

aplocatelli 23/01/2024

Eu esperava mais do livro?
"Em Busca de Sentido" deixou uma expectativa não totalmente atendida em minha experiência de leitura. Embora o autor, Viktor Frankl, ofereça insights valiosos sobre a busca de significado na vida, a narrativa por vezes se torna densa e teórica, dificultando a conexão emocional com o leitor. No entanto, reconheço que a obra possui méritos em suas reflexões profundas sobre a natureza humana e a busca por propósito.

Váh 23/01/2024

Em alguns momentos é uma leitura maçante, mais um livro que nos edifica bastante... Se você começar a ler e sentir vontade de desistir, persista porque vale a pena.

Gabriel1994 17/01/2024

Nós somos o sentido que damos ao que acontecemos !
Viktor E. Frank no livro em busca de sentido, relatando suas experiências no terrível campo de concentração, consegue explicar que mesmo nas mais piores condições da vida o ser humano pode se sobressair quando da um bom sentido, na verdade a vida é muito mais reação do que a ação propriamente dita, mas a reação vai variar de acordo com o sentido que está dentro de você, ou seja, como você vai interpretar cada experiência que você passa nesta vida.

Poderia comentar todos os horríveis detalhes da barbaridade que aconteceu nos campos nazistas contra os judeus, o livro por si só já mostra muito, mas o que é mais importante que isso é a arte de resignificar qualquer evento ruim na nossa vida para que possamos transformar qualquer derrota temporária em triunfo pessoal !