Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Di Morais 20/10/2023

Em busca de sentido. Bom
Escrito em nove dias, publicado em 1945, é uma autobiografia sobre o período em que Viktor passou no campo de concentração nazista. Um relato chocante de todo o sofrimento que o autor passou e seus demais colegas naquele tenebroso local.

Carolina.Noriega 18/10/2023

Decidi ler porque ele é mencionado no livro ?A bailarina de Auschwitz? como o livro que a inspirou escrever, então me interessei por ele, porém não é o tipo de leitura que eu gosto, quem gosta de ler livros da área de psicologia pode ser que goste mais

Kellen.Pianetti 16/10/2023

Como você vê o sofrimento
A força do ser humano nos momentos mais difíceis. Quando vc tem fé e consegue dsuperar momentos que fisicamente são impossíveis no nosso pensamento diário. Como a dor de viver no campo de concentração mudou a forma como Vitor vê a vida.

gustavo francisco 15/10/2023

Uma agradável surpresa.
Iniciei a leitura pensando muito mais em algo filosófico e/ou científico. Apesar de também versar sobre esses conteúdos, o livro possui uma narrativa autobiográfica que casa os dois mundos: a ciência e a experiência pessoal de um judeu em um campo de concentração nazista. Incrível! Apesar de ser uma leitura um pouco arrastada e maçante, o livro merece 5 estrelas por sua incrível história.

Mandy_ 09/10/2023

Interessantíssimo
Livro explica com detalhes a experiência do autor no campo de concentração e também explica como funciona a Logoterapia de uma forma que leigos conseguem compreender.

Richarla.Lopes 08/10/2023

Pra mim, a leitura não foi fácil, me pegou em alguns momentos, e em outros, precisei reler para absorver melhor e tentar entender/descobrir o que o autor quis passar, para mim. No final, valeu muito, muito a pena a leitura! Indico com certeza.

Alexandre.Sattler 02/10/2023

Relatos e experiências duras com conclusões importantíssimas
Excelentes avaliações sobre a história de um psiquiatra prisioneiro de Campos de concentração nazistas na segunda guerra mundial.
Leitura indispensável para que quer encontrar um propósito real (muito na ?moda? atualmente) em sua vida.
Praticamente livro didático obrigatório para estudantes de psicologia

Itallo Nardi 30/09/2023

Excepcional
Sem dúvida, um dos melhores (se não for o melhor) livro que já li. Apresentou-se como ferramenta para o exercício de minha busca pessoal por sentido na vida.

Viktor Frankl demonstra em sua obra, a abordagem psicoterapêutica - logoterapia - fundada através de suas observações clínicas e como prisioneiro - judeu - em campos de concentração da Alemanha nazista, na segunda guerra mundial.

Ele nos mostra uma perspectiva diferente daquela onde buscamos um sentido objetivo na vida. Ao contrário, mostra-nos que a vida, em suas configurações, quem nos convoca ao exercício de nossas responsabilidades, alcançando através dessas responsabilidades também o exercício dos nossos sentidos.

Sim, é irônico que após ler Frankl, aquele que buscava encontrar o sentido de sua existência, agora entenda que a vida não tem somente um sentido a ser exercido, mas vários, em diferentes momentos e em diferentes situações.

Para Frankl, até o mesmo o sofrimento - quando inevitável - pode exercer sentido. Mas podemos encontrá-lo sobretudo no exercício do trabalho (o trabalho que doa-se ao outro, não o trabalho numa perspectiva individualista) e no amor.

O livro dá uma série de outras perspectivas, de maneira que mesmo relativamente curto, precisei de razoável tempo para lê-lo sem me deixar engasgar pelo capítulo anterior ainda não digerido.

Percebemos, ao longo do livro, como uma vida ancorada em uma visão de mundo individualista e cada vez mais afastada das tradições, do pertencimento das comunidades tradicionais e das responsabilidades por elas transmitidas através das culturas, estão conferindo um vazio existencial praticamente generalizado à vida humana.

"Em Busca de Sentido" não é somente uma obra que introduz uma abordagem de psicoterapia mas, antes, uma leitura para a vida.

ahcorsuehtam 26/09/2023

Logoterapia
Histórias relacionadas ao período de guerra não me atrai muito, por isso pulei 1/3 da primeira parte e fui direto a explicação sobre a logoterapia.

achei essa abordagem fantástica e me ajudou muito com reflexões sobre meu estilo de vida atual. fazendo muito sentido para mim esta teoria.

Nelci 21/09/2023

Livro verídico que passa uma mensagem maravilhosa pra quem está em depressão não curto muito auto ajuda mas esse vale a pena

Adriana.Karimi 17/09/2023

Tudo que é grande é tão difícil de compreender...
"Todos temos nossos sofrimentos. O segredo é escolher como sofrer.
Desde Auschwitz nós sabemos do que o ser humano é capaz. E desde Hiroshima nós sabemos o que está em jogo."
Esse livro realmente é muito necessário. Ele nos faz refletir o que realmente é sofrimento, o quanto o ser humano pode ser resiliente mesmo em situações muito devastadoras se tiver um propósito nobre de vida. E também nos faz entender melhor que cada um da o que tem. "Afinal o ser humano é o que é de fato. Aquele ser que inventou as câmaras de gás de Auschwitz; mas ele também é aquele ser que entrou naquelas câmaras de gás de cabeça erguida, tendo nós lábios a Pai-Nosso ou o Shemá Yisrael." Oremos pela nossa perversidade que muitas vezes construímos uma "câmara de gás" para o nosso semelhante através de difamação e falsos ou injustos julgamentos.

Rafa 15/09/2023

Legal
Podemos dizer que o livro se divide em duas partes:

A Primeira parte são os relatos de vivência dentro do campo de concentração, levantando também algumas questões interessantes como religião,política, fé...dentro da experiência do campo de concentração.

A segunda parte, é uma abordagem mais teórica voltada para experiências e análises psicológicas. Introdução da logoterapia.

As experiências vividas pelo autor, são relatadas de uma forma bem detalhada, isso foi um ponto interessante, conhecer a vivência dele dentro do campo de concentração, é sua luta mental com seus próprios dogmas, medos é angústia, mas também com esperança de sair vivo de tudo aquilo.

Um livro interessante. Acho que esperava mais por isso não dou 5 estrelas.

Daileon 14/09/2023

Viva sua vida como se fosse a segunda vez
Achei muito interessante o ponto de visto do autor em relação ao existencialismo. Ele adota uma postura de evidenciar o aspecto da responsabilidade, entretanto de um ponto de vista mais prático. Acho muito legal o texto apresentar a passagem do autor pelo campo de concentração, acredito que essa experiência super ruim, foi capaz de fazer com que o autor desenvolvesse suas ideias. Recomendo fortemente o livro.

Graziela.Leslie 12/09/2023

Muito interessante. Gostei!
Achei o livro interessantíssimo. Apesar de não ser uma leitura fácil, que requer muita atenção (sem distração), quando você entende a ideia que o Autor quer passar parece que um mar se abre na sua frente, e tudo começa a fazer sentido. Não sou da área de psicologia ou psiquiatria, mas, pra quem trata saúde mental (como paciente), vale muito a pena a leitura.

Mayara Guedes 08/09/2023

Que leitura! Eu penso em escrever várias coisas e não consigo alinhar kk Hitler, campos de concentração, câmara de gás, tortura, sofrimento? o que é o ser humano? Qual o sentido de tudo? Qual o sentido da vida em meio a tanto? Que leitura! Apenas. Leiam.