Carol

Carol Patricia Highsmith

Resenhas - Carol

Ester.Magalhaes 19/02/2021

O descobrimento e o amadurecimento
Muitas partes desse livro me intrigaram, mas a principal delas foi o diálogo escasso entre as protagonistas, isso afetou muito a relação delas e deixou a leitura um pouco tediosa, mas apesar de alguns defeitos gosto do aspecto que esta história trás, gosto das viagens, das relações dos personagens e gostei de ver o amadurecimento de alguns, gostei do fim do livro, e gosto ainda mais dele por saber em que época foi escrito.

Jupiter 08/01/2021

Esse livro definidamente vai pra estante dos favoritos.
A escrita da Patricia é leve e envolvente, as dores e temores de Therese, angústia, o medo e a dúvida do sentimento por Carol, tudo descrito da forma mais sutil e natural possível numa época onde falar sobre romances homoafetivos era ainda muito difícil.
Sem dúvidas indicarei este livro eternamente

Taísa Barbosa 27/12/2020

O bom de ler depois de já ter assistido o filme é poder imaginar a Cate Blanchett por todas as páginas

Ariadne 22/12/2020

Slow burn exagerado
Lido para o desafio Leia Mulheres pela categoria "Livro LGBTQ+"

O livro conta a história de amor entre duas mulheres e por ter sido escrito e publicado na década de 1950, é um feito memorável.

Uma pena que o livro não corresponda às expectativas já que o romance entre Carol e Thesere acontece de forma extremamente morosa e tediosa.

Esperava mais de um romance tão aclamado.

fernwndaz 21/12/2020

Carol
O livro conta uma relação amorosa entre duas mulheres, na década de 50, o típico amor épico que surge para mudar nossas vidas; Therese Belliver é uma garota de 19 anos que trabalha em uma loja de departamentos na épica do natal, apenas um emprego temporário para juntar dinheiro e, que não lhe agradava nem um pouco. Em um de seus dias tediosos uma mulher mais velha chamada Carol Aird, uma mulher que possuía uma beleza extraordinária, e desde o momento em que a vê sente uma atração por ela. Então, decide mandar um cartão para ela e, com esse ato é convidada para um almoço. Após esse encontro houveram outros, que nos faz descobrir mais sobre o relacionamento entre elas. Essa relação começa calma mas depois acaba se tornando um turbilhão de emoções, especialmente por parte da Therese, que nutre uma dependência emocional muito forte por Carol pois ela e mais velha.
A narrativa segue o ponto de vista de Therese, e como ela se sente sobre tudo, desde o sentimento por Carol até os pequenos detalhes nas paisagense e ambientes que ela enxerga. A autora narra de forma
abstrata e emocional todos os sentimentos e experiências de Therese.
Carol está em processo de divórcio e resolve realizar que uma viagem por algumas cidades do Estados Unidos . Ela convida, Therese que já possui sentimentos pela loira e, na hora aceita viajar. Deste ponto é que a trama do livro se desenrola.
Therese até este agora tinha um relacionamento com Richard, com quem não sente uma grande conexão emocional e muito menos sexual, a falta de garantias e segurançãs familiares e financeiras . Ele mesmo vê que a namorada estava criando sentimentos pela outra mulher, e tenta alertá-la, ao saber que ela deixaria tudo para viajar com Carol. No decorrer do livro é possível perceber o quanto ele despresava Therese por ter dexado-o por outra mulher.
A viagem foi realizada de carro por várias cidades no Oeste do país e se torna o foco principal do livro a partir de seu início. Entre um hotel e outro, o amor entre as duas se solidifica, mas também é cheio de reviravoltas (muitas vezes desagradáveis), o que não tira a força de Carol e a esperança de Therese, mas por um motivo de força muito maior. Carol tem que cortar suas relações com Therese, A jovem garota nesse momento se ergue como uma nova mulher, mas sempre tendo em mente o seu amor por Carol.
Nesse surgem muitas dificuldades para Carol ficar com a guarda de sua filha, pois seu quase ex-marido Harge, paga um detetive particular para segui-las e assim consegue provas de que ela estava tendo um relacionamento amoros com a garota, o que era considerado errado na época. Por fim Carol não consegue ficar com a guarda da sua filha, o que a deixa muito abalada, junto com o fato de estar afastada de sua
amada.
No fim, Therese quase desiste de Carol, mas de repente vê que é possível reatar a relação com a mulher.

Thamine 03/11/2020

Uma ótima experiência!
Nós temos pouquíssima representatividade lésbica nos livros e ter contato com a obra tanto literária como cinematográfica que tem como foco principal um relacionamento lésbico foi muito bom. É um livro muuuuuito fluido e eu amei conhecer a história desses duas mulheres! :)

Marcela 01/11/2020

A verdade é que sou completamente apaixonada por tudo sobre essa história.
Vi o filme antes de ler o livro e amei. Li o livro e amei também.
Muito bem escrito, envolvente, me apeguei aos personagens. Se tivesse como dar 6 estrelas, eu dava.
Um dos meus preferidos.

lari 20/10/2020

fiquei com uma visão bastante negativa dessa leitura por alguns trechos conterem um teor racista. pra mim não importa se o livro tava fluindo, se a leitura tava interessante. eu tenho um carinho profundo pelo filme, mesmo com essa problemática de raça que também surge no longa. por isso, a decepção ao ler a obra foi ainda maior. a nota é um 0 bem redondinho.

Ewy 14/10/2020

Ah Carol!
Uma história tão envolvente, uma narrativa tão intensa que nos deixa a beira das lágrimas. Patrícia conseguiu colocar sentido em cada palavra escrita e trazer a vida personagens tão marcantes.
O livro aborda a história de Therese e Carol que se conhecem em uma loja de departamento e desde esse momento seus destinos parecem estar ligados, em pleno anos 50 pode-se imaginar o quão difícil e perigoso poderia ser um romance desses, as duas passam por mudanças quando descobrem esse sentimento que ao ver de todos parecia errado mas para as amantes era tão certo. É impossível ler sem se pôr no lugar das personagens, sentir cada emoção passada, eu simplesmente amei o modo que foi abordado e o mais incrível é que este é o único romance publicado por Patrícia, ela realmente não deixou a desejar.
Se tornou um dos meus livros favoritos.

malu 14/10/2020

deu a louca e resolvi refazer a resenha
Therese trabalha em uma loja de bonecas, em um dia qualquer, ela atende uma mulher, Carol, e se encanta por ela. O que seria um encontro qualquer, se transforma em uma linda história de amor.

deu a louca e resolvi refazer a resenha pq senti que não tinha demonstrado o quanto esse livro é perfeito.
nunca tinha lido algo assim (não um que não ficasse cansativo), com páginas inteiras sem diálogos, muitas vezes descrições de lugares ou de sentimentos. nossa, esses sentimentos foram o que realmente me cativaram e me conquistaram.
esse foi o romance mais bem desenvolvido que eu já li, e tenho quase certeza que vai ser um dos únicos que vão me encantar dessa forma como ele me encantou.
diversas vezes durante da leitura eu me sentia na pele da therese, me via encantada pela carol e também me sentia angustiada pela as coisas que se sucederam na narrativa.
as duas personagens são tão perfeitas, cada uma com uma personalidade tão única e marcante, e ainda temos os outros personagens q são igualmente importantes para todo o contexto da história.
é muito intenso ver o desabrochar da atração, para o gostar, para o se apaixonar e para o amar, e isso tudo sem um pano de fundo trágico. nunca uma história de amor me marcou tanto assim, vou levá-la para sempre no meu coração.

Isabella 08/10/2020

Como é bom ler um romance entre duas mulheres em que não há elementos trágicos por trás. Tudo gira em torno do romance entre Carol e Therese, e o amor que vai se desenvolvendo dentro de cada uma. Foi lindo! Fiquei muito contente com o final.

Juh Saint 16/09/2020

MINHA NOSSA que estória apaixonante e envolvente, e tudo nesse livro funciona tão bem.
Somos apresentados a duas mulheres Carol e Therese e elas vão construindo uma relação amoroso, que no inicio começa calma e depois se torna um turbilhão, especialmente por parte da Therese, que nutre uma dependência emocional muito forte por Carol pq ela e mais velha entao.....
pois e vira a sugar mommy dela opaksksa
acho que a escritora conseguiu deixar o laço delas bem realista, ao mesmo tempo que deu aquele toque de romantismo epicamente meloso que nos fingimos que achamos brega mas no fundo todos nos amamos de fato.
É muito bom ver isso em um relacionamento entre duas mulheres, sem ocorrer nenhuma fetichização direcionada aos homens, é claro que é uma autora mulher e isso tem menos chances de acontecer, dou os creditos pra Patricia igual !!!
E o final da estória é lindissimo, pode nao ser o que todos esperam mas é tão emocionante, principalmente para a Therese. Só palmas para essa obra prima, com certeza um dos melhores do genero !!
Alcione13 17/09/2020minha estante
Também li e me surpreendi. Além da escrita incrível temos uma relação bem construída.
Simplesmente amei

Juh Saint 17/09/2020minha estante
É tãoo bom né ? To encantada !!

Alcione13 18/09/2020minha estante
Incrível. Se achar mais alguns nesse estilo aceito indicação.
Bjs

Bruna 21/08/2020

Não sei se amo mais o livro ou o filme... Apesar de sentir algumas diferenças entre o comportamento da Carol nos dois, achei incrível. Vale muito a pena ser lido! E a carta para Therese, sem condições... difícil não se emocionar.