O que Aprendi com Hamlet

O que Aprendi com Hamlet Leandro Karnal

Resenhas - O que Aprendi com Hamlet

Nathy 25/04/2024

Aprendendo com Hamlet
Este livro me foi sugerido como leitura de apoio à peça de William Shakespeare, Hamlet. O autor, que particularmente, admiro bastante, faz várias reflexões sobre a peça em si, associando-a à outros livros de diversos autores e até a outras obras de Shakespeare. Considero uma obra muito rica, que me fez, além de entender melhor a peça Hamlet, ter curiosidade por algumas obras associadas a ela, completamente desconhecidas para mim, antes de ouvir este audiobook.

Inglethe 16/04/2024

Eu gosto mesmo é de entretenimento kkkkk li um livro baseado em uma peça que nunca assisti e aprendi com Hamlet que preciso vê-la.

Gezebel 26/01/2024

Eu voltei a ler por causa desse livro
Obrigada, Hamlet, por me mostrar que o mundo é o espaço de performatividade de cada identidade que nele habita. E muito obrigada, Leandro Karnal, por mostrar a cada análise sobre cada ato dessa peça GRANDIOSA como somos todos humanos, repletos de complexidades e camadas subjetivas. Uma baita reflexão sobre as nossas escolhas de ser ou não ser rsrs

Liv 23/01/2024

E o resto é silêncio.
Leandro Karnal faz uma excelente análise de uma das obras mais famosas (como deveria ser) da história.
O autor faz um verdadeiro tuor pela obra Shakesperiana, apresentando minuciosos comentários acerca de cada personagem e seu impacto prático na trama.
Karnal faz apontamentos muito interessantes sobre como Shakespeare constrói certos conceitos sob a ótica do príncipe. Nesse sentido, aborda temáticas como a morte, através do luto poético que o príncipe guarda pelo pai ou por sua indiferença para com a morte de personagens que, por sua vez, foram causadas por ele mesmo. Aborda a temática do feminino, explorada (ou melhor, não explorada) e a visão da sua fragilidade constantemente apontada na peça, seja através da falta de pulso da rainha, mãe de Hamlet, ou ainda da jovem Ofélia, que teve sua existência resumida à submissão familiar.
Ao analisar a figura de Horácio, faz excelentes apontamentos acerca da amizade, do valor de um bom amigo e como essas relações se desdobram na nossa vida. Essa, talvez, seja minha parte favorita do livro.
De modo geral, é uma leitura riquíssima em elementos incorporados no texto Shakesperiano pelo Karnal que, ao revisitar a obra clássica, faz diversos links históricos e à nossa estrutura social contemporânea.
Uma leitura fundamental para quem quer se aprofundar na análise Shakesperiana, ou, simplesmente, para quem gosta de um bom livro, cheio de "fun facts" pouco convencionais sobre clássicos.

LuzmarinaFG 22/11/2023

Entre cantos fúnebres e celebrações de festas seguimos todos, junto ao príncipe Hamlet. Como nos movemos entre dor e júbilo registra a resposta do nosso próprio "ser ou não ser". Aprendi isso com Hamlet.

Maria10402 29/08/2023

Porque o mundo é um teatro.
?O que aprendi com Hamlet? é um livro que vai explicar essa obra maravilhosa de Shakespeare, trazendo lições valiosas e realizando comparações com o século da obra e o nosso século atual.

Eu conhecia a obra só pela famosa frase ?ser ou não ser, eis a questão?, mas com esse livro vi que além dessa frase, existem inúmeras outras, atos e momentos que são de extrema importância para todos nós, os famosos ?tapas na cara? necessários.

Na capa temos a seguinte frase ?porque o mundo é um teatro?, assunto esse que vai ser muito tratado no livro, mostrando como vivemos em um mundo seja ele digital ou não em que todos estão fingindo, usando máscaras como em uma peça de teatro.

Me chamou bastante a atenção que o autor trouxe cada ato e os descreveu de uma maneira muito clara, deixou-me ainda mais com vontade de ler e assistir a essa obra. Esse livro veio abrir as portas de Shakespeare na minha vida.

Recomendo essa leitura para os amantes de Shakespeare e para aqueles que assim como eu querem mergulhar mais nas obras do escritor.

? ?quando todos dizem a mesma coisa, eu preciso dizer que ser louco é a única possibilidade de ser sadio nesse mundo doente.?

??Nada é bom ou mau em si; depende do julgamento que fizermos.?

??Todo o mundo é um teatro, parodiando outra peça do bardo.?

?Me conta aqui se conhece a obra de Hamlet, se já leu Shakespeare ou algum livro do Karnal.

Mais resenhas e conteúdos me acompanhe na minha página no Instagram, Facebook, Tiktok e Youtube @escrevinocosmos ??

PaixAo 04/07/2023

Sobre a minha experiência de " O que aprendemos com Hamlet, sem nunca ter lido Hamlet "

O seu Hamlet nunca será o meu, e isso é absolutamente maravilhoso.

O amadurecimento do protagonista, é de nós mesmos.
E eu achei que faz um super sentido essa fala, porque a partir do desenvolver da história, quando a gente se conecta com o protagonista, nós meio que amadurecemos mesmo junto com eles, entendemos os principais motivos das suas atitudes.
Exemplo: A Liene no livro Por uma semente de paz,( livro de estopim ) no começo do livro ela estava com medo de se relacionar com os alunos, e de certo modo ela poderia até ser considerada meio preconceituosa por ser uma escola de subúrbio ( e eu digo porque a minha antiga escola lá em perus, tinha uma péssima reputação e os professores que iam pra lá pela primeira vez, tinham até medo ), mas a gente entende que depois, quando ela começa a conhecer e a se desenvolver como professora deles, ela até vai na casa de uma aluna pra ajudar ela durante a grávidez.

A definição estranha de literatura como " palavras palavras palavras " SIM

Tudo isso e só estou na página 11

Ler é uma viagem ao redor de si mesmo

Hamlet ensina sendo e ensina evitando ser

A cadência é a forma dos versos shakesperianos
( Cadência? Ritmo agradável)

Shakespeare é o banquete dos sentidos e eu sou o convidado penetra que, sem ter condições de ombrear com o brilho inglês e sequer com seus bardolatras de plantão, vem dizer isso aqui: Aqui Hamlet deu a mão e me ajudou, segurou a vela e iluminou minha vida comum

Não se assuste com os fantasmas, eles falam da maldade dos vivos e não dos riscos da morte.

Somos feitos da mesma matéria dos sonhos que podem caber numa casca de noz.

A luz de Shakespeare apenas fica nos pontos que desejaríamos esconder

A leitura do Leandro Karnal não é difícil, mas no livro não a falas descritas, o que deixa um pouco cansativo

Vivemos num mundo desencantado. A maioria de nós ainda acredita em forças de Deus ou deuses invisíveis a guiar nossa existência. Cremos sem a menor dúvida que está vida é um período de provação é que a existência sem dor e percalços está num plano metafísico acessível apenas após a morte.

A questão cunhado;

Se seu irmão for vivo, trata-se de imundice e não haverá filhos dessa união ( Lev. 20,21 ). Se o irmão tiver morrido sem deixar herdeiros, pelo contrário, é dever do cunhado assumir a esposa do segundo e dar ao primeiro filho o nome do falecido, garantindo - lhe descendência

Catarina engravidou seis vezes de Enrique, só uma sobreviveu e isso era normal na época??????

As mulheres deveriam seguir o exemplo de Maria mãe de Deus e ser como ela, mas isso é obviamente impossível porque ela engravidou virgem, e por não poderem ser tão castas como ela, elas eram todas consideradas pecadores e agentes de data por causa disso

A dor gera mais rebentos do que a felicidade

Fui amado, é isso é um privilégio.

Mais conteúdo e menos arte

Se nós enamorados nós mesmos, atrairemos bajuladores como moscas são atraídas pela luz.

A bajulação é um veneno pois entorpece os sentidos

Achados da loucura que a razão e sanidade nunca encontrariam

Preciso que o mundo curta a vida que acho insuportável

Precisamos de hospício para imaginar que, estando fora, não somos loucos

Ser louco é a única possibilidade de ser sadio nesse mundo doente

Será que o que penso é sempre o certo ou é o que revela o certo pra mim?

Todos somos contraditórios, heróis com traços de vilania

SER OU NAO SER É DE HAMLET

A cada cinco anos um de vocês será promovido ou muito bem preço parte que todos imaginem que o benefício e possível para todos

Ser o óleo que lubrifica a engrenagem destruidora do sistema

Sta trancado em minha mente
E só tu mesmo tens a chave dela

Pereira 10/06/2023

?Ser ou não ser, eis a questão?
"Ler Hamlet reelabora nossos mundos e nossas concepções sobre o que somos, o que não devemos ser e aquilo a que aspiramos ser."

Uma obra magnífica com uma análise magnífica, Leandro Karnal deu um show ao escrever este livro!

Larissa Dalper 27/05/2023

Karnal traz reflexões interessantes sobre a leitura de hamlet, trazendo uma perspectiva que até então eu não tinha observado.

natiimartinello 21/04/2023

Aprendendo com o Karnal o que aprendi com o Hamlet
Terminei Hamlet recentemente e decidi ler esse livro em seguida para ter a história fresca na memória e é algo que recomendo muito!
Hamlet é uma história muito rica, mas difícil de ser lida, a linguagem não é das mais fáceis e o texto faz uso de muitas metáforas. Logo, esse livro me ajudou a aprender coisas que tinham passado batidas na história principal e, no fim, me fez gostar mais da tragédia de Shakespeare.

Jonatha8 13/04/2023

Excelente análise da obra.
O livro não é um resumo da obra hamlet e sim uma análise sucinta da mesma. Nesse livro o autor analisa muito bem as partes mais marcantes da obra.

Stephanie 09/04/2023

O resto é silêncio
O livro retrata a visão do historiador Karnal sobre a peça Hamlet ... Embora não tenha lido e nem assistido a peça , o leitor consegue se familiarizar com o texto, pois a todo momento em sua análise o autor relata trechos da obra de Shakespeare.
Esperava mais da leitura , porém a escrita do Karnal nos faz querer finalizar o livro.

Queila.Assis 30/03/2023

Amor X ódio
Leia primeiro Hamlet de Shakespeare antes de O que aprendi com Hamlet. Fica mais fácil dialogar com o autor. Uma visão mais contemporânea trazendo o contexto hamletiano para os dias atuais, acredito que várias séries que já vi tinha Hamlet como base exemplo GOT.