This Is How You Lose the Time War

This Is How You Lose the Time War Max Gladstone
Amal El-Mohtar

Resenhas - This Is How You Lose the Time War

rafaella 28/04/2021

"at the end as at the start, and through all the in-betweens, i love you"
quando eu comecei a ler esse livro, eu entendi pq ele era tão 8 ou 80: ou as pessoas amam, ou odeiam. pois pra mim foi 8 mil.

a atenção aos detalhes, a prosa super poética, as metáforas, a viagem no tempo. tanto a red quanto a blue são personagens muito complexas e interessantes, em todas suas semelhanças e oposições, e amei as duas igualmente. as subjetividades do texto em si também acabaram comigo - principalmente toda a conversa sobre o conceito de fome.

tudo nesse livro tem um motivo, e as vezes demora pra você entender por não ser uma história lá tão linear. eu particularmente gosto desse tipo de leitura, que nada é muito explicado e você vai se contextualizando com o passar da história. também sou cadelinha por histórias com viagem no tempo e troca de correspondências, então já esperava curtir. mas mesmo assim excedeu minhas (já altas) expectativas e entrou, sem dúvida, pros favoritos da vida. apenahs apaixonadah e não vejo a hora de reler!

biacs 07/06/2023

Nunca li nada igual
GENIAL! Um universo bem específico, demorei um pouco para entender que ?espécie? as personagens eram e quais as regras da realidade que viviam. Assim que você pega a dinâmica do livro, passa em um segundo.

Sério, poesia pura. A linguagem dos autores (sim! Autores! Demorei para descobrir que eram dois, esse é o nível que a dupla consegue se entrelaçar e pensar juntos para escrever esse livro) é incrível, não fiquei surpresa ao ler que eram poetas publicados. É simplesmente lindo, essa é a palavra que quero usar.

Achei essa indicação no Twitter, com a frase ?só leia, sem saber nada. Simplesmente leia.? E deixo aqui a mesma orientação: torna a história 100% melhor e mais surpreendente quando você não sabe nada sobre. Se faça o favor e dê uma chance para ser cativado por essa leitura.

I. de Rohan @izabelderohan 14/12/2021

Não é para todo mundo.
Esse livro é tão sensível que talvez não seja, por todo, inteligível e visível. As ideias dos autores são difíceis de visualizar e até interpretar, muito disso vem do fato de cairmos nesse universo sem qualquer explicação inicial (ou tardia) e irmos entendendo esse futuro através do contexto, e o momento temporal do livro também não ajuda. É um futuro muito distante, com aspectos que não conhecemos, os recursos que conhecemos são o "enemies to lovers" entre as duas protagonistas que narram igualmente o livro e o amor que vai nascendo entre as cartas trocadas por dimensões. Não são conceitos fáceis os apresentados e talvez seja necessário reler várias vezes passagens já lidas muitas páginas atrás.

Além do enredo, universo e temas, a linguagem também não é fácil, não indico para novatos da língua inglesa. É um livro para poucos, só aqueles que gostam de coisas mais complicadas, universos enormes, sensibilidade exarcebada e longas descrições. Se você for essa pessoa, vai amar.

kiu_m 21/04/2022

Um início maravilhoso pras leituras do ano. Esse livro é de uma prosa poética e cativante. Acompanhar a jornada dessas duas personagens é marcante e deixa rastros no leitor, assim como Blue e Red deixam suas correspondências. Uma das coisas mais legais que eu li nos últimos anos.

oiaumguinomio 28/01/2024

I want to meet you in every place I have ever loved.
Se você é alguém que gosta de uma leitura fácil, esse livro não é para você. A complexidade e o abstrato dessa obra faz parte da mágica e experiência da leitura. Realmente inesquecível, esse livro me quebrou e sempre vou sentir falta do sentimento que foi ler ele pela primeira vez.

?I'll be all the poets, I'll kill them all and take each one's place in turn, and every time love's written in all the strands it will be to you.?

Evelin 28/03/2021

"The ends don't always resemble our means."

Inovador, e nada parecido com algo que eu já tenha lido antes. Mas pra mim, não funcionou. Muitas metáforas e muito confuso.

notmuchcompany 18/01/2021

"Have you ever had a hunger that whetted itself on what you fed it, sharpened so keen and bright that it might split you open, break a new thing out?"

Eu tinha lido ótimos comentários sobre esse livro, então quando vi que ele havia sido traduzido e estava em pré-venda no Brasil, encabeçou minha lista de leituras.

E não decepcionou em nada. Embora complicado de entender no começo, aos poucos as imagens foram se formando e fui vendo a lógica do mundo que os autores construíram, os significados das palavras e termos criados e o papel das personagens.

Então temos um ponto de vista e uma carta, alternando entre a Red e a Blue e achei fantástico como vemos primeiro as reações delas às palavras e depois acessamos também o conteúdo. Como fã de romances epistolares, eu devorei cada uma das correspondências, repetidas vezes, e quando terminei a leitura, comecei de novo, pra usar melhor o que eu tinha captado da história, pra ver as dicas espalhadas tão sutilmente.

Ameeei a situação da reviravolta! Histórias sobre viagem no tempo sempre me empolgam (não à toa, De Volta para o Futuro é minha trilogia favorita de filmes) e essa não foi diferente. Ainda conseguiu carregar a narrativa sem encher nossa cabeça de informação técnica idiota. É tudo emoção, do início ao fim, profundo no drama das personagens e com um setting criado para servir à elas, não o contrário.

É um texto pra ser ouvido e sentido, mais do que compreendido, mas amei a linguagem, o humor e as pequenas referências à cultura contemporânea. Foi interessante ver como essas coisas foram utilizadas de maneira a gerar identificação. Acho que teria sido uma leitura bem truncada se não fosse por elas.

Apesar de curtinho, foi um livro que despertou bastante coisa em mim e teve horas em que cheguei a me arrepiar (quando descobrimos quem é a tal Seeker, por exemplo). Escrita poderosa! Fazia um tempo que eu não ficava investida assim em uma leitura.

Se fosse pra apontar alguma coisa negativa seria a vontade que fiquei de ter um vislumbre a mais do final. Poxa, acho que a gente merecia. Mas não chega a ser algo que realmente incomode.

Tô bem curiosa pra saber como ficou a adaptação brasileira. Claro que já garanti o meu em português também, heh.

.".. and every time love's written in all the strands it will be to you".

Kylen 25/04/2024

Um pouco chato mas a história é linda!
Antes de tudo, tirei uma estrela só por causa da escrita. Achei monótona, cansativa e bem chata. Mas o que mais me irritou foi não conseguir diferenciar as metáforas do que era real pois as coisas são meio jogadas e você que lute pra interpretar. Cheguei na metade do livro sem saber direito o que tava acontecendo e quais eram os objetivos das personagens?

Eu entendi que a Red precisa salvar ?conhecimento? e pessoas importantes da história para um futuro tecnológico.
Já a Blue precisa salvar o planeta da destruição que o avanço tecnológico causa à natureza e ao meio ambiente.

Sei que falei da escrita antes mas? Tem algo um tanto poético no jeito que elas escrevem uma pra outra e é bem dolorido, ao mesmo tempo lindo, de se ler. Tem um tipo de leveza, mas é possível perceber uma profundidade por trás das palavras delas? Não consigo explicar muito bem?
Não gostei da narração da história, mas amei ler as cartas (nas fotos que tirei todos os trechos são apenas das cartas)??
E é lendo as cartas que você conhece as personagens e (acho) elas conhecem a si próprias?

A primeira e ?última? carta são lidas em momentos bem parecidos: no fim do mundo. Quando tudo foi destruído e o planeta tá dando seus suspiros (é assim que o livro começa).

Cheguei num ponto que comecei a ter dor de cabeça por causa do nó que tava na minha garganta. Fiquei com os olhos cheios de lágrimas várias vezes, mas elas se recusavam a cair. Como se tivessem prendendo a respiração. Só consegui chorar quase no final quando a ficha começou a cair.

Se você conseguir ignorar algumas coisas em relação à escrita, leia por sua própria conta e risco (e prepare um balde de 15L pra não inundar sua casa?).

Bia Alper 15/01/2022

Eu de verdade li metade do livro pensando: meu deus pq as pessoas ficam lambendo esse livro pra que eu quero saber essa coisas. Ai chega a segunda metade e eu morri, chorei, morri de novo, falei que eu nunca mais ia ler e no final eu chorei coisas que eu nem sabia que eu precisava chorar. Eu vou passar anos lembrando dessa história e chorando de novo e vou reler mil vezes so pra ligar aspectos do início com o final.

Rai 25/02/2023

É um livro bom mas demorei pra gostar e pegar o gosto da história. Gostei muito das personagens e não tava preparada pra o final.
Blue e Red sempre serão minhas queridas

Sil | @silestalendo 30/04/2021

Poético, lento, mas que vale a pena
É até difícil falar sobre esse livro, já que foi desafiante de várias formas. Mas vamos lá!

Achei que essa seria uma história rapidinha de ler (e não foi!), mesmo sendo um livro curto e fluído, precisava ler aos poucos a fim de tentar absorver melhor o que estava acontecendo. Esse é o tipo de livro que exige reflexão, até porque é bem poético e cheio de simbolismos por trás do que está sendo contado.

De início não estava gostando muito, mas confesso que depois fui pega totalmente e acabei me apaixonando. É claro que continua sendo um livro lento, difícil de se ler em inglês e que pode ser entediante para alguns, mas eu acho que merece uma chance. Ah, e é uma boa pedida para quem gostou de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil.

yas :) 09/05/2021

Um dos melhores romances enemies-to-lovers que já li! Lindíssimo (apesar de as vezes ser bem confuso) recomendo demais.

Yuririn 02/06/2022

ok... when the subject is time travel i'm usually lost hahaha. First things first, i enjoyed the narrative, the letters felt real and were funny. But i think (to appreciate the story better) this is a book to be actually reread. Specially because the scenes are in different time periods and you don't have a lot of context throughout the narrative. It's basically a lot of scenes that together make Red and Blue's romance story happens, but you can't ask when or how things worked out. Like, i got lost when i started wondering how did they send/receive each others letters and how many times did they have to time travel to get a good correspondent system hahahaha. We also don't have a lot of info about the war itself which is a shame, cus i would like to know more about it. Anyway, i think it was my first lesbian romance book, and even though some parts could have been deepened, i really enjoyed the way it was written... I'll have to reread to understand it better though hahaha.

bubbleart 28/07/2020

Poetry, letters and so much more
Incredibly beautiful and heartbreaking. I feel like I need to reread it as soon as I can... there’s so much I’m missing.
I love their letters with all my heart. It’s definitely not a book to understand, but to feel it in your deepest breath and exhale love in its purest form.
I could give all stars to this one.

site: https://www.instagram.com/alicescreve/